Buscar

ATIVIDADE AULA 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
8a aula
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Conceitua-se como Cobertura cambial :
		
	
	Valor passível de pagamento ao exterior em conseqüência de importação ou exportação realizada por pessoa física ou jurídica domiciliada no País.
	
	Valor passível de recebimento do exterior em conseqüência de importação realizada por pessoa jurídica domiciliada no País.
	
	Valor passível de pagamento ao exterior em conseqüência de exportação realizada por pessoa física domiciliada no País.
	
	Valor passível de pagamento ao exterior em conseqüência de importação realizada por pessoa física ou jurídica domiciliada no País.
	
	Valor passível de pagamento no mercado interno em consequência de importação realizada por pessoa física ou jurídica não domiciliada no País.
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	É importantíssimo para os governos manter o controle cambial do país, visando aumentar as exportações e tentando diminuir as importações. Quando o real se encontra desvalorizado em relação ao dólar, ocorre:
		
	
	Aumento das importações em razão da diminuição de preços dos produtos brasileiros.
	
	Aumento das exportações em razão da diminuição de preços dos produtos brasileiros.
	
	Aumento da inflação para suprir o aumento de preço dos produtos.
	
	Diminuição das negociações em razão dos produtos ficarem mais caros 
	
	Aumento da taxa de juros para segurar o consumo interno.
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Na modalidade de pagamento internacional conhecida como Remessa sem Saque ou Remessa Direta o exportador embarca diretamente a mercadoria sem o documento de saque. O documento de saque é representado por:
		
	
	Uma garantia bancária que dá ao exportador o direito do recebimento antecipadamente ao embarque.
	
	Uma Carta de Crédito que garante o pagamento ao exportador.
	
	Uma letra de câmbio ou título de crédito endossado ao exportador.
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O Pagamento Antecipado é uma modalidade de pagamento que deixa o importador absolutamente vulnerável. Por quê?
		
	
	Porque o importador efetua o pagamento da mercadoria antes da mesma ter sido despachada (embarcada) para o país de destino.
	
	Porque o importador, mesmo tendo dúvidas com relação à idoneidade do exportador, enviou o pagamento antes de receber os documentos.
	
	Porque o importador não enviou para o exportador a garantia (Refundment Bond) de que se a mercadoria/serviço não chegasse os pagamentos já efetuados deveriam ser restituídos.
	
	Porque esta modalidade de pagamento ocorre somente entre empresas interligadas e na venda de produtos fabricados por encomenda, visto representar uma garantia contra o cancelamento do pedido.
	
	Porque o exportador recebe o dinheiro do importador e, imediatamente, coloca a mercadoria no primeiro voo que sair com destino ao local de consumo.
	
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	A forma de pagamento intitulada Carta de Crédito ou Letter of Credit apresenta garantias formais ao comprador (importador) e vendedor (exportador). Devido a esta característica específica, a carta de crédito vem a ser a forma de pagamento mais usada nas primeiras operações de importação e exportação entre parceiros sem tradição comercial. As partes intervenientes na Carta de Crédito são as seguintes: Assinale a única opção incorreta: 
		
	
	Banco Pagador (paying bank) 
	
Explicação: 
Banco pagador.
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A legislação aduaneira da Receita Federal do Brasil estabelece que podem existir importações de mercadorias sem cobertura cambial. Que significa "sem cobertura cambial"?
	
	
	
	São importações que não correspondem a uma operação de compra e venda, portanto não há necessidade de pagar o exportador estrangeiro.
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Ao receber uma carta de crédito, referente a um embarque a ser realizado em 18 de julho de 2017, o exportador entrou em contato com o importador combinando uma nova data de entrega, em 15 de agosto de 2017. Pediu que o importador lhe enviasse uma correspondência confirmando a novo acordo, o que foi feito. Concluído o embarque, em 15 de agosto, o exportador dirigiu-se ao banco designado com a documentação requerida para receber o pagamento. O banco, para sua surpresa, apontou uma discrepância fatal, pois o embarque foi efetuado após o prazo de 18 de julho. O exportador informou da concordância do importador, mas o banco manteve-se irredutível. Isso ocorreu porque: 
	
	Toda e qualquer alteração na carta de crédito deve ser feita através de uma emenda, emitida e enviada pelo banco emitente.
	
	Explicação: Toda e qualquer alteração na carta de crédito deve ser feita através de uma emenda, emitida e enviada pelo banco emitente. Os bancos são obrigados a considerar apenas as informações e instruções constantes da C.C., qualquer outra informação externa deve ser ignorada.
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O exportador recebeu um aviso do banco cobrador dizendo que a falta de um documento fez com que o importador recusasse a reconhecer e a pagar a transação. Tal situação pode ocorrer em que modalidade de pagamento?
		
	
	Remessa
	
	Carta de crédito 
	
	Cobrança documentária
	
	Pagamento antecipado
	
	Carta de crédito confirmada
	
Explicação: Apenas na cobrança documentária haveria a possibilidade do importador examinar os documentos entregues pelo banco e recusar-se a pagar. Na carta de crédito, confirmada ou não, esse exame seria feito pelo banco designado, ainda no país do exportador. Na cobrança simples, o documento teria ido direto ao importador, não havendo a interveniência de um banco. No pagamento antecipado isso não seria um problema, pois o pagamento já teria sido feito.

Continue navegando