Logo Passei Direto
Buscar

Prova Objetiva Questão Social - UNIASSELVI

User badge image
Evy Sousaah

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Alguns autores passaram a discutir e enfatizar o termo 'nova questão social', apoiando o surgimento do conceito. Eles questionam se realmente floresceu uma nova questão social, se o que emergiu foram novas e mais diversas expressões sociais, além de diferentes e complexas manifestações, novos dilemas e entraves sociais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A nova questão social é aprofundada por Castel. Em seu livro, 'A insegurança social: o que é ser protegido', de 2005, destaca que existem múltiplas manifestações da questão social.
II- A questão social não é considerada como um novo termo, pois não era discutida antes do capitalismo.
III- Devido a inúmeras expressões que apareceram com o surgimento e avanço do capitalismo, pode-se dizer que a questão social é um termo novo.
IV- O profissional não precisa romper com a prática rotineira, crítica e burocrática.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Percebemos que as políticas sociais são colocadas como mediações concretas para fortalecer a cidadania. Assim, o profissional de Serviço Social é aquele que, através da intervenção neste campo, procura intervir no sentido da conquista dos direitos sociais e do fortalecimento da cidadania, das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, sobre o exercício profissional do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
A) A estratégia básica fundamental do Serviço Social é orientar as intervenções para a garantia da cidadania e dos direitos sociais. Assim, a ação profissional se direciona para um exigir e lutar por um Estado de direitos e por propostas e projetos alternativos de inclusão social.
B) Torna-se necessário que o assistente social seja apenas um administrador de recursos junto à população em situação de vulnerabilidade social e procure viabilizar demandas para os projetos que referenciem a cidadania e a conquista de direitos.
C) A estratégia básica fundamental do trabalho do assistente social é ajudar a quem precisar, visto que a ajuda é a base primordial do Código de Ética Profissional.
D) O assistente social deve prioritariamente criar vínculos entre o poder público e privado, a fim de que consiga arrecadar fundos para os projetos sociais de inclusão social e garantia de sobrevivência.

Sempre que for identificada alguma fragilidade na vida dos indivíduos, é necessário analisar a questão central ou o foco gerador da situação. Por isso, é imprescindível identificar o real sentido da palavra ?questão? e sua repercussão, e os sentidos que realmente se quer expressar.
Associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Sentido de desavença. II- Sentido de problema. III- Sentido de assunto. ( ) Pode ser identificado a partir de um capítulo ou de uma pesquisa. ( ) Adversidade ou contradição de posicionamento. ( ) Situação ocasionada principalmente por conflitos individuais ou coletivos. ( ) Situação de resistência ou obstáculos impostos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) III - II - I - II.
b) III - I - III - II.
c) I - II - II - III.
d) II - III - I - I.

O Estado de Bem-Estar tinha preocupação com a pobreza e seu crescimento, assim, através da assistência social, procurava harmonizar os problemas sociais. Sobre as ações e interesse do Estado de Bem-Estar Social, assinale a alternativa CORRETA:
A) O Estado de Bem-Estar Social também era chamado de Estado Social Democrático, pois procurava harmonizar os interesses do Estado com os da população que sofria com o desemprego.
B) O Estado de Bem-Estar, além de ter preocupação com a pobreza e seu crescimento, também priorizava os movimentos e as lutas sociais no combate à pobreza.
C) A política do Estado de Bem-Estar Social tentava compensar os problemas que eram criados pelo crescimento industrial pela política de desenvolvimento social e serviços sociais, fazendo com que a questão social e suas expressões fossem apaziguadas.
D) O “Welfare State” desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura crítica e revolucionária, propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos direitos sociais.

O Projeto Ético-Político do Serviço Social tem seus contornos claramente expressos na Lei 8662/93, no Código de Ética Profissional de 1993 e nas Diretrizes Curriculares e possibilitou aos profissionais do Serviço Social a construção de novas respostas às demandas da sociedade.
Refletindo sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social, analise as afirmativas a seguir: I- Não necessariamente o projeto ético-político da profissão fez o rompimento com a perspectiva conservadora, ele apenas maquiou uma vertente funcionalista e neoliberal. II- No caso do Serviço Social, o projeto ético-político representa uma recusa e uma crítica aos métodos conservadores e tradicionais utilizados na prática profissional. III- Com o Projeto Ético-Político, houve a construção de uma nova moralidade profissional atrelada à participação política. IV- O projeto profissional do Serviço Social também é conhecido como Projeto Ético de Reconceituação Política Liberal, pois teve apoio dos democráticos liberais quando surgiu. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Para o assistente social, a Carta Magna é a base de referência para a sustentação da garantia dos direitos sociais à população. Conforme a Constituição Federal de 88, ela representa um marco nacional no que diz respeito ao cumprimento dos direitos sociais na área da saúde, assistência social e previdência social.
Nesse sentido, referente aos direitos relativos à seguridade social, com base nos seus objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Universalidade da cobertura e do atendimento. ( ) Universalidade integral no valor dos benefícios e serviços. ( ) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. ( ) Seletividade na forma de participação dos custos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - V - F.

O Serviço Social é uma profissão de nível superior devidamente regulamentada. Nesse sentido, a assistência social, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é entendida como uma política pública prevista na Constituição Federal e direito dos cidadãos.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA, que diz respeito à centralidade da ação profissional do assistente social:
a) As políticas sociais e universalização dos serviços sociais, pois tudo depende das políticas públicas.
b) O processo de reprodução das relações sociais, a luta de classes e a classe trabalhadora.
c) O combate unicamente à pobreza e a garantia universal dos direitos sociais.
d) A questão social e as diversas expressões sociais.

O Serviço Social como profissão emerge na sociedade capitalista em seu estágio monopolista, contexto em que a questão social, pelo seu caráter de classe, demanda do Estado mecanismos de intervenção não apenas econômicos, mas também políticos e sociais.
Referente à questão social na sociedade contemporânea, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Foram as lutas sociais que fizeram com que a questão social se transformasse numa questão política e pública. ( ) A questão social é a expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas na dinâmica contraditória das relações sociais. ( ) A questão social é objeto de intervenção profissional do assistente social e pode ser considerada como base estrutural de fundação do capitalismo. ( ) As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - F.

O Serviço Social, como profissão, atua nas variações e nas mudanças que acontecem na sociedade. Sendo, sobretudo, uma questão política e social, não podemos considerá-lo como processo isolado do sistema em que vivemos, pois a questão social passa por enraizamento na contradição capital trabalho, ou seja, no modo capitalista de produção. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, como falta de recursos financeiros, nos conflitos entre capital e trabalho, no cotidiano da sociedade entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades sociais.
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, dúvidas e incertezas no cotidiano da sociedade, entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades e exclusão nas relações de poder.
( ) A questão social, no contexto social, passa pela manifestação dos indivíduos na contradição do modo capitalista de produção.
( ) A questão social constitui a representação das manifestações do cotidiano nas desigualdades e nas situações mais empobrecidas da população.
a) V - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Alguns autores passaram a discutir e enfatizar o termo 'nova questão social', apoiando o surgimento do conceito. Eles questionam se realmente floresceu uma nova questão social, se o que emergiu foram novas e mais diversas expressões sociais, além de diferentes e complexas manifestações, novos dilemas e entraves sociais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A nova questão social é aprofundada por Castel. Em seu livro, 'A insegurança social: o que é ser protegido', de 2005, destaca que existem múltiplas manifestações da questão social.
II- A questão social não é considerada como um novo termo, pois não era discutida antes do capitalismo.
III- Devido a inúmeras expressões que apareceram com o surgimento e avanço do capitalismo, pode-se dizer que a questão social é um termo novo.
IV- O profissional não precisa romper com a prática rotineira, crítica e burocrática.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Percebemos que as políticas sociais são colocadas como mediações concretas para fortalecer a cidadania. Assim, o profissional de Serviço Social é aquele que, através da intervenção neste campo, procura intervir no sentido da conquista dos direitos sociais e do fortalecimento da cidadania, das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, sobre o exercício profissional do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
A) A estratégia básica fundamental do Serviço Social é orientar as intervenções para a garantia da cidadania e dos direitos sociais. Assim, a ação profissional se direciona para um exigir e lutar por um Estado de direitos e por propostas e projetos alternativos de inclusão social.
B) Torna-se necessário que o assistente social seja apenas um administrador de recursos junto à população em situação de vulnerabilidade social e procure viabilizar demandas para os projetos que referenciem a cidadania e a conquista de direitos.
C) A estratégia básica fundamental do trabalho do assistente social é ajudar a quem precisar, visto que a ajuda é a base primordial do Código de Ética Profissional.
D) O assistente social deve prioritariamente criar vínculos entre o poder público e privado, a fim de que consiga arrecadar fundos para os projetos sociais de inclusão social e garantia de sobrevivência.

Sempre que for identificada alguma fragilidade na vida dos indivíduos, é necessário analisar a questão central ou o foco gerador da situação. Por isso, é imprescindível identificar o real sentido da palavra ?questão? e sua repercussão, e os sentidos que realmente se quer expressar.
Associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Sentido de desavença. II- Sentido de problema. III- Sentido de assunto. ( ) Pode ser identificado a partir de um capítulo ou de uma pesquisa. ( ) Adversidade ou contradição de posicionamento. ( ) Situação ocasionada principalmente por conflitos individuais ou coletivos. ( ) Situação de resistência ou obstáculos impostos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) III - II - I - II.
b) III - I - III - II.
c) I - II - II - III.
d) II - III - I - I.

O Estado de Bem-Estar tinha preocupação com a pobreza e seu crescimento, assim, através da assistência social, procurava harmonizar os problemas sociais. Sobre as ações e interesse do Estado de Bem-Estar Social, assinale a alternativa CORRETA:
A) O Estado de Bem-Estar Social também era chamado de Estado Social Democrático, pois procurava harmonizar os interesses do Estado com os da população que sofria com o desemprego.
B) O Estado de Bem-Estar, além de ter preocupação com a pobreza e seu crescimento, também priorizava os movimentos e as lutas sociais no combate à pobreza.
C) A política do Estado de Bem-Estar Social tentava compensar os problemas que eram criados pelo crescimento industrial pela política de desenvolvimento social e serviços sociais, fazendo com que a questão social e suas expressões fossem apaziguadas.
D) O “Welfare State” desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura crítica e revolucionária, propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos direitos sociais.

O Projeto Ético-Político do Serviço Social tem seus contornos claramente expressos na Lei 8662/93, no Código de Ética Profissional de 1993 e nas Diretrizes Curriculares e possibilitou aos profissionais do Serviço Social a construção de novas respostas às demandas da sociedade.
Refletindo sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social, analise as afirmativas a seguir: I- Não necessariamente o projeto ético-político da profissão fez o rompimento com a perspectiva conservadora, ele apenas maquiou uma vertente funcionalista e neoliberal. II- No caso do Serviço Social, o projeto ético-político representa uma recusa e uma crítica aos métodos conservadores e tradicionais utilizados na prática profissional. III- Com o Projeto Ético-Político, houve a construção de uma nova moralidade profissional atrelada à participação política. IV- O projeto profissional do Serviço Social também é conhecido como Projeto Ético de Reconceituação Política Liberal, pois teve apoio dos democráticos liberais quando surgiu. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Para o assistente social, a Carta Magna é a base de referência para a sustentação da garantia dos direitos sociais à população. Conforme a Constituição Federal de 88, ela representa um marco nacional no que diz respeito ao cumprimento dos direitos sociais na área da saúde, assistência social e previdência social.
Nesse sentido, referente aos direitos relativos à seguridade social, com base nos seus objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Universalidade da cobertura e do atendimento. ( ) Universalidade integral no valor dos benefícios e serviços. ( ) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. ( ) Seletividade na forma de participação dos custos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - V - F.

O Serviço Social é uma profissão de nível superior devidamente regulamentada. Nesse sentido, a assistência social, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é entendida como uma política pública prevista na Constituição Federal e direito dos cidadãos.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA, que diz respeito à centralidade da ação profissional do assistente social:
a) As políticas sociais e universalização dos serviços sociais, pois tudo depende das políticas públicas.
b) O processo de reprodução das relações sociais, a luta de classes e a classe trabalhadora.
c) O combate unicamente à pobreza e a garantia universal dos direitos sociais.
d) A questão social e as diversas expressões sociais.

O Serviço Social como profissão emerge na sociedade capitalista em seu estágio monopolista, contexto em que a questão social, pelo seu caráter de classe, demanda do Estado mecanismos de intervenção não apenas econômicos, mas também políticos e sociais.
Referente à questão social na sociedade contemporânea, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Foram as lutas sociais que fizeram com que a questão social se transformasse numa questão política e pública. ( ) A questão social é a expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas na dinâmica contraditória das relações sociais. ( ) A questão social é objeto de intervenção profissional do assistente social e pode ser considerada como base estrutural de fundação do capitalismo. ( ) As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - F.

O Serviço Social, como profissão, atua nas variações e nas mudanças que acontecem na sociedade. Sendo, sobretudo, uma questão política e social, não podemos considerá-lo como processo isolado do sistema em que vivemos, pois a questão social passa por enraizamento na contradição capital trabalho, ou seja, no modo capitalista de produção. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, como falta de recursos financeiros, nos conflitos entre capital e trabalho, no cotidiano da sociedade entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades sociais.
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, dúvidas e incertezas no cotidiano da sociedade, entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades e exclusão nas relações de poder.
( ) A questão social, no contexto social, passa pela manifestação dos indivíduos na contradição do modo capitalista de produção.
( ) A questão social constitui a representação das manifestações do cotidiano nas desigualdades e nas situações mais empobrecidas da população.
a) V - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - V.

Prévia do material em texto

10/06/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/4
Acadêmico: Eveline Sousa da Silva (1788728)
Disciplina: Questão Social e Serviço Social (SES50)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639520) ( peso.:3,00)
Prova: 19975130
Nota da Prova: 8,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Alguns autores passaram a discutir e enfatizar o termo "nova questão social", apoiando o surgimento do conceito.
Eles questionam se realmente floresceu uma nova questão social, se o que emergiu foram novas e mais diversas
expressões sociais, além de diferentes e complexas manifestações, novos dilemas e entraves sociais. Sobre o
exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A nova questão social é aprofundada por Castel. Em seu livro, "A insegurança social: o que é ser protegido", de
2005, destaca que existem múltiplas manifestações da questão social.
II- A questão social não é considerada como um novo termo, pois não era discutida antes do capitalismo.
III- Devido a inúmeras expressões que apareceram com o surgimento e avanço do capitalismo, pode-se dizer que
a questão social é um termo novo.
IV- O profissional não precisa romper com a prática rotineira, crítica e burocrática.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
2. Percebemos que as políticas sociais são colocadas como mediações concretas para fortalecer a cidadania. Assim,
o profissional de Serviço Social é aquele que, através da intervenção neste campo, procura intervir no sentido da
conquista dos direitos sociais e do fortalecimento da cidadania, das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nesse sentido, sobre o exercício profissional do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A estratégia básica fundamental do trabalho do assistente social é ajudar a quem precisar, visto que a ajuda é a
base primordial do Código de Ética Profissional.
 b) A estratégia básica fundamental do Serviço Social é orientar as intervenções para a garantia da cidadania e dos
direitos sociais. Assim, a ação profissional se direciona para um exigir e lutar por um Estado de direitos e por
propostas e projetos alternativos de inclusão social.
 c) O assistente social deve prioritariamente criar vínculos entre o poder público e privado, a fim de que consiga
arrecadar fundos para os projetos sociais de inclusão social e garantia de sobrevivência.
 d) Torna-se necessário que o assistente social seja apenas um administrador de recursos junto à população em
situação de vulnerabilidade social e procure viabilizar demandas para os projetos que referenciem a cidadania e
a conquista de direitos.
10/06/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/4
3. Sempre que for identificada alguma fragilidade na vida dos indivíduos, é necessário analisar a questão central ou o
foco gerador da situação. Por isso, é imprescindível identificar o real sentido da palavra ?questão? e sua
repercussão, e os sentidos que realmente se quer expressar. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sentido de desavença.
II- Sentido de problema.
III- Sentido de assunto.
( ) Pode ser identificado a partir de um capítulo ou de uma pesquisa.
( ) Adversidade ou contradição de posicionamento. 
( ) Situação ocasionada principalmente por conflitos individuais ou coletivos. 
( ) Situação de resistência ou obstáculos impostos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) III - I - III - II.
 b) III - II - I - II.
 c) I - II - II - III.
 d) II - III - I - I.
4. O Estado de Bem-Estar tinha preocupação com a pobreza e seu crescimento, assim, através da assistência social,
procurava harmonizar os problemas sociais. Sobre as ações e interesse do Estado de Bem-Estar Social, assinale a
alternativa CORRETA:
 a) O ?Welfare State? desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura crítica e revolucionária,
propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos direitos sociais.
 b) A política do Estado de Bem-Estar Social tentava compensar os problemas que eram criados pelo crescimento
industrial pela política de desenvolvimento social e serviços sociais, fazendo com que a questão social e suas
expressões fossem apaziguadas.
 c) O Estado de Bem-Estar, além de ter preocupação com a pobreza e seu crescimento, também priorizava os
movimentos e as lutas sociais no combate à pobreza.
 d) O Estado de Bem-Estar Social também era chamado de Estado Social Democrático, pois procurava harmonizar
os interesses do Estado com os da população que sofria com o desemprego.
5. O Projeto Ético-Político do Serviço Social tem seus contornos claramente expressos na Lei 8662/93, no Código de
Ética Profissional de 1993 e nas Diretrizes Curriculares e possibilitou aos profissionais do Serviço Social a
construção de novas respostas às demandas da sociedade. Refletindo sobre o Projeto Ético-Político do Serviço
Social, analise as afirmativas a seguir:
I- Não necessariamente o projeto ético-político da profissão fez o rompimento com a perspectiva conservadora, ele
apenas maquiou uma vertente funcionalista e neoliberal.
II- No caso do Serviço Social, o projeto ético-político representa uma recusa e uma crítica aos métodos
conservadores e tradicionais utilizados na prática profissional.
III- Com o Projeto Ético-Político, houve a construção de uma nova moralidade profissional atrelada à participação
política.
IV- O projeto profissional do Serviço Social também é conhecido como Projeto Ético de Reconceituação Política
Liberal, pois teve apoio dos democráticos liberais quando surgiu.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa II está correta.
 b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
 c) As afirmativas II e III estão corretas.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
10/06/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/4
6. Para o assistente social, a Carta Magna é a base de referência para a sustentação da garantia dos direitos sociais
à população. Conforme a Constituição Federal de 88, ela representa um marco nacional no que diz respeito ao
cumprimento dos direitos sociais na área da saúde, assistência social e previdência social. Nesse sentido,
referente aos direitos relativos à seguridade social, com base nos seus objetivos, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Universalidade da cobertura e do atendimento. 
( ) Universalidade integral no valor dos benefícios e serviços.
( ) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. 
( ) Seletividade na forma de participação dos custos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) F - V - V - F.
 c) V - V - F - F.
 d) F - F - V - V.
7. O Serviço Social é uma profissão de nível superior devidamente regulamentada. Nesse sentido, a assistência
social, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é entendida como uma política pública
prevista na Constituição Federal e direito dos cidadãos. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA, que diz
respeito à centralidade da ação profissional do assistente social:
 a) As políticas sociais e universalização dos serviços sociais, pois tudo depende das políticas públicas.
 b) O processo de reprodução das relações sociais, a luta de classes e a classe trabalhadora.
 c) O combate unicamente à pobreza e a garantia universal dos direitos sociais.
 d) A questão social e as diversas expressões sociais.
8. O ServiçoSocial como profissão emerge na sociedade capitalista em seu estágio monopolista, contexto em que a
questão social, pelo seu caráter de classe, demanda do Estado mecanismos de intervenção não apenas
econômicos, mas também políticos e sociais. Referente à questão social na sociedade contemporânea, classifique
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foram as lutas sociais que fizeram com que a questão social se transformasse numa questão política e
pública.
( ) A questão social é a expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas na dinâmica
contraditória das relações sociais. 
( ) A questão social é objeto de intervenção profissional do assistente social e pode ser considerada como base
estrutural de fundação do capitalismo.
( ) As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da
questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - V.
 b) F - V - V - F.
 c) V - F - F - V.
 d) F - F - V - F.
10/06/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/4
9. O Serviço Social, como profissão, atua nas variações e nas mudanças que acontecem na sociedade. Sendo,
sobretudo, uma questão política e social, não podemos considerá-lo como processo isolado do sistema em que
vivemos, pois a questão social passa por enraizamento na contradição capital trabalho, ou seja, no modo
capitalista de produção. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas:
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, como falta de recursos financeiros, nos conflitos entre capital
e trabalho, no cotidiano da sociedade entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades sociais. 
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, dúvidas e incertezas no cotidiano da sociedade, entre a lógica
do mercado político e a realidade das desigualdades e exclusão nas relações de poder. 
( ) A questão social, no contexto social, passa pela manifestação dos indivíduos na contradição do modo
capitalista de produção. 
( ) A questão social constitui a representação das manifestações do cotidiano nas desigualdades e nas situações
mais empobrecidas da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V.
 b) V - V - F - V.
 c) F - F - V - F.
 d) V - F - V - V.
10. A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ? ABEPSS, criada em 1946, é uma entidade civil
de âmbito nacional sem fins lucrativos, com foro jurídico em Brasília, tem como finalidade elaborar as Propostas de
Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social no Brasil. Sendo assim, a ABEPSS enfatiza que a questão social
deve ser compreendida de uma maneira bem peculiar. Refletindo sobre este enfoque, assinale a alternativa
CORRETA:
 a) A questão social deve ser compreendida como um processo em suas diversas manifestações universais,
particulares e singulares, seus significados objetivos e subjetivos devem ser analisados, visto que emerge da
desigualdade deste sistema capitalista.
 b) Nem sempre a questão social foi tema de preocupação, tanto é que nem é função da ABEPSS se preocupar
com o seu significado e manifestações, visto que seus princípios estão de acordo com o Código de Ética
Profissional que necessita ser adequado constantemente.
 c) A questão social é uma categoria que requer intervenção profissional, independente de seu entendimento ou
não, pois aparece e reaparece conforme o período histórico.
 d) A ABEPSS enfatiza que a questão social deve ser compreendida como um entrave ao desenvolvimento social,
produto alheio às classes sociais, desprovida de significado que precisa ser ignorada.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina