A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
RELATORIO 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

INCLUDEPICTURE "https://static.docsity.com/documents_pages/notas/2010/12/27/87e4e82f5abe25e6aff5cb99c4376958.png" \* MERGEFORMATINET 
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA: AULA 1
Acadêmico: JANIANE DE OLIVEIRA
Data: 13/05/2020
	Unidade de Ensino: Uniasselvi Chapecó
	Assunto: Aula prática de Anatomia e morfologia 
Carga Horária da Prática: ______________
	Objetivos: 
Melhor conhecimento do sistema digestório, endócrino, urinário, reprodutor.
	Metodologia: Estudo da anatomia e morfologia de sistemas corporais através de meios virtuais de estudo, laboratório virtual da uniasselvi e o livro didático e pesquisar no google.
	 BOCA TEM FUNÇAO DE: ingestão, mastigação, lubrificação, deglutição do alimento. Ocorre a primeira etapa da digestão química do alimento.
FARINGE: é um tubo muscular membranoso que ao receber o alimento transporta-o para o esôfago.
ESTRUTURA HISTOLOGICA DO ESOFAGO serve para conduzir o alimento até o estomago. 
 Estrutura 1
Fígado: é um órgão de funções múltiplas e fundamentais para o funcionamento do organismo, ele secreta a bile, armazena a glicose, produz proteínas nobres, desintoxica o organismo, filtra microrganismo, transforma amônia em ureia.
	INTESTINO GROSSO E DELGADO: principal função do intestino é da digestão de alimentos e absorção de nutrientes e água, para manter o corpo nutrido, hidratado e funcionando corretamente. E também elimina as toxinas e outros produtos que não pode ser absorvidos pelo corpo, que é eliminado pelas fezes.
 ESTOMAGO exerce funções endócrinas e exócrinas, digerindo os alimentos e secretando hormônios. Suas principais funções são adicionar um fluído ácido no alimento ingerido, transforma este bolo alimentar em uma massa viscosa através da atividade muscular e da enzima pepsina, iniciando a digestão das proteínas.
 HIPÓFISE: É considerada a glândula mestre do nosso corpo, ela estimula o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais.
TIREOIDE: A tireoide produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade do metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco.
PARATIREOIDES: são quatro pequenas glândulas, localizadas atrás da tireoide, que produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.
TIMO: fica entre os pulmões. Produz um hormônio que atua na defesa do organismo do recém-nascido contra infecções.
SUPRARRENAIS: situadas acima dos rins e produzem a adrenalina, hormônio que prepara o corpo para a ação.
PÂNCREAS: é uma glândula mista pois além de hormônios (insulina e o glucagon) produz também o suco pancreático, que é lançado no intestino delgado e desempenha importante papel na digestão.
GLÂNDULAS SEXUAIS: são os ovários e os testículos, que fazem parte do sistema reprodutor feminino e do sistema reprodutor masculino respectivamente.
 Sistema Urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, possui a função de filtrar as impurezas do sangue que circula no organismo.
É composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
O sistema reprodutor, também chamado de genital, garante a reprodução.
 
O sistema reprodutor feminino: apresenta órgãos internos e externos. Os órgãos externos formam a chamada vulva e são constituídos por lábios maiores, lábios menores e clitóris.
Os órgãos internos são: ovários, tuba uterina, útero e vagina.
No sistema reprodutor masculino: existem também órgãos externos e internos. Externamente, há duas estruturas: o pênis e o saco escrotal.
E internamente, os órgãos do sistema reprodutor masculino são: testículo, epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra. Além dessas estruturas, existem as glândulas acessórias.
	EPI (Equipamento de Proteção Individual): 
RESULTADO 1 (podem ser adicionadas novas opções abaixo dependendo do que deseja ser cobrado):
______________NÃO É NECESSÁRIO __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________ _________________________________
Assinatura do acadêmico
Assinatura do tutor

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.