Buscar

fichamento Daiane Aparecida_Kant o que é esclarecimento

Prévia do material em texto

KANT, Imannuel. O que é o esclarecimento? In: ____. Textos Seletos. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 
Fichamento elaborado pela discente: Daiane Aparecida Fernandes da Silva.
	No referido texto, temos a resposta Kantiana a respeito do que é esclarecimento, e traz uma importante contribuição no que se referem a elucidações teóricas. Escrito em 1864 por Imannuel Kant, no período iluminista, no qual era defendida a razão como meio de obter-se um posicionamento crítico, pensamento esclarecido, épocas das luzes, luz do pensamento, tendências estas que compõem esse período.
	Esclarecimento para Kant nada mais é do que a saída do homem de sua menoridade e somente ele tem o poder para sair dessa condição, uma vez que a menoridade é produzida pelo próprio homem, e o conhecimento também. O autor pontua que com a menoridade o homem tem todos os âmbitos de sua vida afetados, a sugestão é sair do comodismo e buscar o conhecimento, o autocontrole, e a liberdade de pensamento, deixar-se se conduzir por seus próprios conhecimentos, ousar fazer dessa capacidade congênita. Continuando em sua resposta ao que é esclarecimento, Kant aponta fatores que conduzem a menoridade, são eles; o comodismo, a preguiça e a covardia.
	Em sua ideologia percebe-se a grande questão do conhecimento; a de que somente ela é capaz de promover a verdadeira revolução, pois nada mais poderoso que a revolução do pensamento das pessoas, uma liberdade que não está condicionada a nenhum fator. 	Pontua também que o uso privado da razão é restrito e o uso público beneficia a todos, porém tem-se uma hierarquia para ser respeitada, sendo assim temos um questionamento com obediência, e esse não produz esclarecimento, contudo a obediência nesse caso é necessária devido às hierarquias e a boa convivência social.
	Em suma Kant conduziu uma reflexão fruto do iluminismo que pairava em seu contexto, o esclarecimento como fonte de liberdade e emancipação politica, social e pessoal de cada individuo, nos mostra que a forma mais avida de derrubar um governo corrupto genericamente citando, é através do esclarecimento e a busca dele, e isso depende única/exclusivamente do próprio homem.

Continue navegando