Buscar

Av2 - Anatomia Aplicada a Fisioterapia

Prévia do material em texto

Av2 - Anatomia Aplicada a Fisioterapia
1.Um paciente que apresenta amputação de terço médio do antebraço, cuja solução protética escolhida foi o uso de prótese mioelétrica, com acionamento dos músculos braquiorradial e extensor ulnar e radial do carpo ipsilateral, deve ter seu direcionamento de tratamento para abertura e fechamento da mão protética, realizando exercícios de força e controle motor dos músculos responsáveis pela:
(1 Ponto)
( ) flexão do cotovelo e extensão do cotovelo.
( X) flexão do cotovelo e extensão do punho.
( ) extensão do cotovelo e pronação do antebraço.
( ) supinação do antebraço e flexão do punho.
( ) adução do ombro na horizontal e rotação medial do ombro.
2.O músculo glúteo médio tem um importante papel como estabilizador do fêmur, sua fraqueza gera sobrecarga no joelho, pode levar ao aparecimento de patologias e gerar quadro álgico na região anterior do joelho. Durante uma avaliação fisioterapêutica de um corredor, foi identificado que o mesmo apresentava um déficit de força muscular do referido músculo. Visto a importância desse músculo no tratamento de pacientes com dor anterior no joelho. Marque a alternativa correta referente a sua ação, origem e inserção ?
(1 Ponto)
(X ) Abdução e rotação medial do quadril. O: fossa ilíaca externa. I: trocânter maior do fêmur.
( ) Adução e rotação lateral do quadril. O: fossa ilíaca externa. I: trocânter maior do fêmur.
( ) Abdução e rotação medial do quadril. O: fossa ilíaca externa. I: trocânter menor do fêmur.
( ) Abdução e rotação lateral do quadril. O: fossa ilíaca interna. I: trocânter menor do fêmur.
( ) Abdução e rotação medial do quadril. O: fossa ilíaca interna. I: trocânter maior do fêmur.
3.PerguntaO tríceps sural é um conjunto de músculos da região posterior da perna humana. É formado pelos músculos gastrocnêmio e sóleo. Sobre o músculo tríceps sural, leia as afirmativas abaixo. 
I - O gastrocnêmio é um músculo bi articular e formado por dois ventres, sua origem se insere na superfície posterior do tendão membranoso que se funde com o tendão do sóleo formando a parte superior do calcâneo. 
II – A sua inserção se dá na tuberosidade do calcâneo a partir do tendão calcâneo. 
III – O tríceps sural é responsável pelo movimento de dorso flexão do tornozelo e auxilia na flexão do joelho. 
IV – O sóleo é um músculo uni articular ele está situado profundo ao gastrocnêmio é mais achatado e largo na porção medial e vai se estreitando quando se aproxima da inserção distal. 
V – Realiza rotação do joelho Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
(1 Ponto)
( ) IV e V.
( ) I e III.
( ) II e III.
( ) Opção 2
( X) I, IV e V.
( ) I , II e IV.
4.O acometimento do nervo ciático leva ao comprometimento de alguns movimentos, como por exemplo andar na ponta dos pés ou andar sobre os calcanhares. Desse modo a incapacidade de andar na ponta dos pés representa comprometimento da raiz de S1 e a incapacidade de andar nos calcanhares representa comprometimento da raiz de L5. Durante uma avaliação fisioterapêutica foi identificado que o paciente apresentava um déficit de força muscular dos músculos inervados pela raiz L5. Baseado nas informações acima, marque a alternativa abaixo que contém os músculos que estão com a sua força comprometida pelo acometimento da raiz nervosa, identificada pelo fisioterapeuta.
(1 Ponto)
( ) Músculo extensor longo do hálux, músculo tibial posterior, músculo extensor longo dos dedos e músculo fibular terceiro
( ) Músculo extensor longo do hálux, músculo tibial anterior, músculo extensor longo dos dedos
( ) Músculo extensor longo do hálux, músculo tibial anterior, músculo extensor longo dos dedos e músculo fibular terceiro
( X) Músculo extensor longo do hálux, músculo tibial posterior, músculo flexor longo dos dedos e músculo fibular terceiro
( ) Músculo flexor longo do hálux, músculo tibial anterior, músculo extensor longo dos dedos e músculo fibular terceiro
5.A Síndrome do Piriforme é caracterizada pela compressão do nervo isquiático quando este emerge da pelve. Apesar da síndrome do piriforme ter sido descrita por Yeoman desde 1928, ainda não existe consenso enquanto ao diagnóstico clínico, devido à semelhança com a lombociatalgia e outras afecções da região lombar. Durante o tratamento fisioterapêutico existe a necessidade de palpação desse músculo para liberação da tensão muscular, para realizar esta manobra o fisioterapeuta precisa ter conhecimento de anatomia. Baseado nas informações acima , marque a alternativa que indica sequencialmente a origem, a inserção e a ação do músculo acometido nesta síndrome.
(1 Ponto)
( ) Fossa ilíaca, isquio, rotador interno do quadril
( X) Face anterior do sacro; trocanter maior do fêmur; rotação externa do quadril
( ) Crista ilíaca; trocanter menor, abdutor do quadril
( ) Tendão patelar; trocanter menor do fêmur; rotador interno do quadril
( ) Isquio; trocanter maior, rotador interno do quadril
6.Este músculo atua inclinando a cabeça para seu próprio lado e devido a isso ocasionalmente ocorre uma condição conhecida como torcicolo congênito devido à rigidez e contratura deste músculo. A maioria destes casos é causada devido à laceração das fibras deste músculo ao tracionar excessivamente a cabeça da criança durante um parto difícil, particularmente na apresentação das nádegas. Marque a alternativa CORRETA que contenha o nome deste músculo:
(1 Ponto)
( ) Músculo platisma.
( ) Músculo escaleno médio.
(X ) Músculo esternocleidomastóideo.
( ) Músculo omoióideo.
( ) Músculo digástrico.
7.O conhecimento da origem e inserção dos músculos e da função muscular é imprescindível para o fisioterapeuta durante a sua prática profissional. Ao avaliar a força muscular dos músculos que realizam a flexão do quadril, o fisioterapeuta estará analisando quais músculos ?
(1 Ponto)
( ) Músculo psoas maior e ilíaco
( ) Músculo quadríceps e psoas maior
( ) Músculo psoas menor e quadríceps
( X) Músculo ilíaco e tensor da fáscia lata
( ) Músculo tensor da fáscia lata e sartório
8.O grupo muscular Isquiotibiais, tem sua localização anatômica na região posterior do seguimento Coxa. A musculatura de Isquiotibiais, é formada por três músculos importantes são eles: o Bíceps Femoral, Semitendinoso e Semimembranoso. Quais são os movimentos realizado pelo grupo muscular descrito acima?
(1 Ponto)
( ) flexão do quadril e extensão do joelho
( ) extensão do tornozelo e flexão do joelho
( ) flexão da quadril e flexão do joelho
(X ) extensão da quadril e flexão do joelho
( ) flexão plantar e flexão do joelho
9.As dores no joelho podem ser resultado de traumas, lesões, idade avançada, obesidade, desgaste articular ou doenças inflamatórias (Rene Cailliet, 2001). Sobre a anatomia do joelho é CORRETO afirmar:
(1 Ponto)
( ) É composto por 4 ossos: fêmur, patela, tíbia e fíbula.
( ) O joelho em varo ou em valgo não causa estresse nos ligamentos dessa articulação.
( X) A tíbia é um osso longo unida à fíbula, entretanto, apenas a porção proximal da tíbia articula-se com o fêmur.
( ) Possui apenas 2 ligamentos que estabilizam os únicos movimentos realizados nessa articulação: ligamento cruzado anterior e cruzado posterior.
( ) A patela é um osso sesamóide que em nenhum momento de movimentação do joelho se articula com o fêmur.
10.O sistema nervoso pode ser classificado anatomicamente como Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). Os nervos cranianos são nervos periféricos, que fazem conexão com o encéfalo. Sua maioria liga-se ao tronco encefálico, especificamente no sulco bulbo pontino. Analise as alternativas abaixo e marque a que contém somente nervos que se ligam ao bulbo pontino.
(1 Ponto)
( X) Nervo abducente e facial
( ) Nervo troclear e óculo-motor
( ) Nervo abducente e trigêmeo
( ) Nervo trigêmeo e glossofaríngeo
( ) Olfatório e óptico

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes