A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Apol 01

Pré-visualização | Página 2 de 2

de periféricos disponíveis no mercado para atender uma infinidade de aplicações e é função do projetista do sistema definir quais dispositivos serão necessários e então selecionar a CPU e as placas eletrônicas que atenderão ao projeto.
Em relação aos sistemas de comunicação do kit Raspberry Pi 3 modelo B é correto afirmar que:
I)   Ele não possui nenhum tipo de comunicação sem fio. (F)
II)  Ele não possui uma interface de comunicação ethernet. (F)
III) Ele possui comunicação bluetooth incorporado ao sistema. (V)
	
	A
	I e II estão corretos.
	
	B
	II e III estão corretos.
	
	C
	Somente I está correto.
	
	D
	Somente II está correto.
	
	E
	Somente III está correto.
O Raspberry Pi 3, modelo B, possui uma CPU de 64 bits com 1GByte de memória RAM interna, além disso, possui memória cache L1 de 32kB e L2 de 512kB. 
Na CPU, é implementada uma UART (Universal Asynchronous Receiver/Transmiter - Receptor/Transmissor Universal Assíncrono), responsável por converter dados paralelos para o formato serial para posterior transmissão. A figura 9 apresenta, em blocos, o funcionamento da comunicação serial.
O acesso à UART se dá através de conectores que fazem parte do GPIO (General Purpose Inpu/Output - Entrada/Saída de Propósito Geral) de 40 pinos. Ainda falando em comunicação, o kit possui periféricos para transmissão Wireless, Bluetooth, Ethernet e USB implementados na placa.
Questão 8/10 - Sistemas Embarcados
Conforma visto na aula 1, praticamente todo sistema embarcado tem como uma de suas principais funções a interação com o meio externo, quer seja com um ser humano, quer seja com outro sistema.
Em relação aos kit comerciais é correto afirmar:
I)   Uma placa do tipo SBC é normalmente utilizada em protótipos e testes. (V)
II)  Uma placa do tipo COM/SOM é normalmente utilizada no produto final de sistemas embarcados. (V)
III) Uma placa do tipo SBC é um computador onde todos os componentes necessários ao seu funcionamento estão em uma única placa de circuito impresso. (V)
	
	A
	I e II estão corretos.
	
	B
	I e III estão corretos.
	
	C
	II e III estão corretos.
	
	D
	I, II e III estão corretos.
	
	E
	III está correto.
Uma placa SBC (Single Board Computer – Computador em Placa Única), como o nome já diz, é um computador onde todos os componentes necessários ao seu funcionamento estão em uma única placa de circuito impresso. Este produto situa-se entre um computador completo (desktop) e um microcontrolador, pois não possui nem o poder de processamento de um computador e nem slots para acrescentar novos periféricos. No entanto, dispõe de toda a interface e dos periféricos necessários para conectar monitor, teclado e mouse e instalar um sistema operacional. Pode ser considerado uma extensão do conceito SoC (System on Chip - Sistema em um Chip). É um sistema "pronto para uso" e pode ser utilizado no desenvolvimento de qualquer produto. Normalmente, sua CPU se utiliza de uma arquitetura ARM. 
De modo geral, um SBC não pode ser modificado, pois sua CPU e seus periféricos são integrados nesta placa única. Além disso, este produto não pode ser personalizado por ser uma plataforma "de prateleira". Na figura 6, é apresentado um SBC, o Raspberry Pi 3, modelo B.
Há também a placa denominada COM (Computer on Modules - Computador em Módulo) ou SOM (System on Module – Sistema em Módulo), que é um tipo de SBC. Esses modelos possuem todas as características de um SBC, exceto pelos seus periféricos, que são acessados por meio de pinos ou barramentos. Para ter acesso aos periféricos, é necessária a utilização de placas de suporte (carrier board).
Questão 9/10 - Sistemas Embarcados
A interrupção é uma ferramenta de grande importância para os sistemas microprocessados, pois através dele é possível receber sinais de dispositivos externos.
Conforme visto na aula 3, sobre o funcionamento das interrupções é correto afirmar:
	
	A
	As interrupções só podem ser detectadas pela sensibilidade ao nível de tensão.
	
	B
	Alguns processadores permitem que uma interrupção possa ser configurada tanto pela 
sensibilidade à borda quanto à sensibilidade ao nível.
	
	C
	As interrupções só podem ser detectadas pela mudança de tensão (borda de subida ou 
descida).
	
	D
	Uma interrupção só é detectada quando a tensão passa de nível baixo para nível alto.
	
	E
	A configuração do modo de detecção da interrupção é feita somente via hardware através 
de jumpers externos.
As interrupções podem ser detectadas de duas formas: pela sensibilidade ao nível de tensão e pela sensibilidade à mudança de tensão, ou seja, pelas bordas de subida e de descida. 
Na interrupção sensível a nível, a ação do processador ocorre quando há mudança no nível de sinal dessa sinalização. Ela pode ser sensível a nível alto ou baixo, ou seja, quando é sensível a nível alto a interrupção ocorre enquanto o sinal estiver em nível 1 (com tensão), por outro lado, quando é sensível a nível baixo, a interrupção ocorre enquanto o sinal estiver em nível 0 (sem tensão). A figura 3 apresenta uma interrupção ativada por nível de tensão alto (nível 1).
A interrupção sensível à borda é acionada sempre que houver uma transição de estado, podendo ser pela transição do nível baixo para o nível alto, chamada de borda de subida (figura 4-B1), ou pela transição do nível alto para o nível baixo, chamada de borda de descida (figura 4-B1).
Questão 10/10 - Sistemas Embarcados
Um sistema operacional é um software que tem como função o gerenciamento de tarefas, memórias e todos os recursos de hardware de uma máquina.
Conforme visto na aula 2, sobre os sistemas operacionais de tempo real (RTOS) é correto afirmar:
I)   Normalmente são utilizados em sistemas embarcados mais complexos.
II)  É utilizado em situações onde o tempo é o parâmetro fundamental.
III) Um RTOS não pode ser utilizado em aplicações que não são consideradas críticas.
	
	A
	I e II estão corretas.
	
	B
	I e III estão corretas.
	
	C
	II e III estão corretas.
	
	D
	todas estão corretas.
	
	E
	todas estão erradas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.