Buscar

Autoatividades WebAulas 01 - Economia - Direito Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Autoatividades WebAulas 01, – Direito Uniasselvi
Na ciência econômica, os recursos produtivos são considerados como escassos, portanto os processos produtivos têm uma oferta de bens e serviços finitos. Sobre as necessidades humanas, assinale a alternativa CORRETA:
Ilimitadas, pois assim que uma pessoa tem assegurado as suas necessidades básicas atendidas, outras vão surgir no caminho da satisfação material.  
Ilimitadas, desde que o nível de ingressos das pessoas possa absorver a oferta ilimitada de produtos e serviços providenciados pela força produtiva.
Limitadas, pois os seres humanos podem chegar a seu nível de saciedade, além do qual não conseguem consumir mais bens materiais.
Ilimitadas ou limitadas, dependendo das circunstâncias, pois tudo depende do nível de ingressos das pessoas e do desenvolvimento da sociedade.
Do final da Segunda Guerra Mundial (1945) até o começo dos anos 1990, o mundo estava basicamente polarizado entre duas grandes ideologias econômicas: o capitalismo, caracterizado pela baixa intervenção do Estado na economia, tendo como principal exemplo os Estados Unidos da América; e o socialismo, que se caracterizava pela ampla intervenção do Estado na economia, tendo como principal expoente a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A partir desse período ficou mais evidente que ambos os modelos apresentavam vantagens e desvantagens. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos aspectos negativos no capitalismo é a má distribuição de renda. No socialismo, a baixa eficiência produtiva em função da falta de iniciativas privadas.
II- No capitalismo, uma das desvantagens diz respeito à dificuldade em se implantar o liberalismo econômico.
III- No socialismo, um dos aspectos negativos é a falta de iniciativas privadas.
IV- Um dos aspectos negativos no socialismo está na dificuldade em descentralizar as decisões econômicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças I, III e IV estão corretas.  
As sentenças II e III estão corretas.
As sentenças II e IV estão corretas.
Nas primeiras décadas do século XX, começava-se a praticar nas atividades econômicas dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. Deste modo, polarizaram-se duas grandes tendências econômicas. Logo após a crise de 1929, começou uma nova era, na qual novas teorias econômicas procuravam uma aproximação entre esses dois grandes pensamentos econômicos - o socialismo e o capitalismo - atingindo, assim, uma nova visão do sistema capitalista, mas com sensibilidade social. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O resultado desta mistura dos sistemas econômicos é uma convergência, na qual existem direitos sociais, respeito ao trabalhador e é aceita a propriedade privada dos meios de produção.
( ) O resultado desta mistura é o desenvolvimento das atividades econômicas através da crença da ordem natural das leis do mercado, em que o Estado não tem nenhuma intervenção na economia.
( ) O resultado desta mistura é o desenvolvimento das atividades econômicas através da crença da ordem natural das leis do mercado, em que o Estado intervém nas decisões econômicas, em especial nas questões sociais.
( ) O resultado desta mistura é a definição que o valor de uma mercadoria ou serviço depende, principalmente, da utilidade e a raridade, quanto especial esse produto pode ser.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - V - F - F.
F - F - F - V.
V - F - V - F.  
F - V - V - V.
As duas grandes estruturas dos sistemas econômicos são o capitalismo e o socialismo. No âmbito das economias mistas de mercado, esses dois conceitos se misturam, visando ao bem-estar social. Com relação aos sistemas econômicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A origem do capitalismo está ligada ao declínio do poder da nobreza europeia e ao crescimento do poder da burguesia a partir da Idade Média. Essa nova classe social, a burguesia, surgiu a partir de um mercado muito dinâmico, incentivando a geração de capital e inovação.
( ) Assim como nas economias de mercado, nos estados socialistas, os preços e a organização da produção ocorrem diretamente a partir do próprio Estado.
( ) Os estudos sobre a possibilidade do socialismo começaram após uma análise profunda de todos os aspectos do sistema capitalista. Nesta análise foram estudadas as relações entre o capital, a produção e os trabalhadores. Esta análise foi apresentada por Karl Marx em seu famoso livro "O Capital".
( ) Nas economias socialistas da década de 1950, os meios de produção eram privados, embora houvesse pouca coordenação de um órgão central planificador. Por meio deste sistema, os preços eram ajustados pela própria dinâmica do mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - F - V - V.
F - V - F - F.
V - F - V - F.  
O economista e filósofo escocês Adam Smith, considerado o pai da Economia, publicou em 1776 a obra Uma Investigação sobre a causa da Riqueza das Nações, que marca oficialmente o surgimento da Economia como ciência. Sobre as ideias disseminadas por Adam Smith, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sugeriu que a atuação do Estado se realizasse a partir de gastos públicos na indústria bélica como uma forma de preparação para a Segunda Guerra Mundial e como forma de geração de empregos.
( ) Queria reformar o capitalismo destruindo o controle do Estado, resultando na chamada Revolução Conservadora.
( ) Afirmava que a fonte de riqueza é o trabalho humano, dando relevante importância à divisão do trabalho.
( ) Defendia a atuação constante do Estado para regular as relações sociais e econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
F - F - V - F.  
V - V - V - F.
V - F - F - F.
F - V - F - V.

Continue navegando