Buscar

Teste 03 de CONTABILIDADE PÚBLICA

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE PÚBLICA
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1685_EX_A3_201702231641_V1 
	22/04/2020
	Aluno(a): CLEOVAN BANDEIRA BARROS PEREIRA
	2020.1 EAD
	Disciplina: GST1685 - CONTABILIDADE PÚBLICA 
	201702231641
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Constatou-se que determinada despesa de exercício anterior não foi processada na época própria, embora o orçamento então vigente houvesse consignado credito próprio, com saldo suficiente para atende-la. Tal despesa pode ser atendida no presente exercício utilizado-se a:
		
	
	Abertura de credito adicional especial
	 
	Dotação de despesas de exercícios anteriores
	
	Dotação de reservas de contigencias
	
	Abertura de credito adicional extraordinário
	
	Abertura de credito adicional suplementar
	Respondido em 22/04/2020 15:08:29
	
Explicação:
Despesas de Exercícios Anteriores são despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, conforme estabelecido no art. 37 da Lei nº 4.320/1964.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Despesas Correntes são os gastos de natureza operacional, realizados pela administração pública, para a manutenção e o funcionamento dos seus órgãos. Segundo a Lei nº 4.320/64, são consideradas despesas correntes:
		
	 
	As despesas de custeio e as transferências correntes
	
	Apenas as despesas de custeio
	
	Apenas as transferências correntes
	
	Os gastos que ocorrem rotineiramente
	 
	Todas as despesas que correm por responsabilidade do ente público
	Respondido em 22/04/2020 15:10:09
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A firma "Desentupidora de Canos - ME" realizou um serviço para certa repartição pública federal em novembro de 1997, mas não recebeu o valor contratado, que era de R$ 1.800,00. No fim do ano seu crédito foi inscrito em Restos a Pagar, mas não chegou a ser pago durante o exercício de 1998. Quando, em maio de 1999, a firma reclamou o seu crédito, a inscrição em Restos a Pagar já tinha sido cancelada. Mesmo assim, após o cancelamento da inscrição em Restos a Pagar, a Unidade pode pagar o tal serviço utilizando recursos da dotação destinada a atender:
		
	
	não pode mais pagar, o débito já prescreveu.
	 
	obrigações de exercícios anteriores.
	
	despesas vinculadas a Restos a Pagar.
	 
	despesas de exercícios anteriores.
	
	despesas extra-orçamentárias.
	Respondido em 22/04/2020 15:12:10
	
Explicação:
Despesas de Exercícios Anteriores são despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, conforme estabelecido no art. 37 da Lei nº 4.320/1964.
De acordo com o § 2º do Art. 22 do Decreto 93.872/86, considera-se Despesas de Exercícios Anteriores:
· Despesas que não tenham sido empenhadas em época própria ¿ aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido o credor tenha cumprido com a sua obrigação;
· Restos a Pagar com prescrição interrompida ¿ a despesa cuja inscrição em Restos a Pagar tenha sido cancelada, mas em relação à qual ainda vige o direito do credor;
· Compromisso reconhecido após o encerramento do exercício ¿ a obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A despesa com aquisição dos computadores classifica-se no elemento de despesa orçamentária :
		
	
	ativo imobilizado.
	
	investimentos.
	
	bens móveis.
	
	despesa patrimonial.
	 
	equipamentos e material permanente.
	Respondido em 22/04/2020 15:12:18
	
Explicação:
A aquisição de um computador é uma despesa de Capital, classificada no elemento de despesa 52 - EMP. 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A constituição de divida pública e a amortização de empréstimos enquadram-se, na classificação orçamentária, como:
		
	
	Receitas de capital
	 
	Despesas correntes
	
	Receitas correntes
	 
	Despesas de capital
	
	Transferência de capital
	Respondido em 22/04/2020 15:12:53
	
Explicação:
A despesa pública é classificada em duas categorias econômicas, com os seguintes códigos: 3 - Despesas Correntes: as que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. A Categoria Econômica Corrente é subdividida nos seguintes Grupos: Pessoal e Encargos Sociais, Juros e Encargos da Dívida, e Outras Despesas Correntes;  e 4 - Despesas de Capital: as que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. A Categoria Econômica Capital é subdividida nos seguintes Grupos: Investimentos; Inversões financeiras; Amortização da Dívida.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A classificação orçamentária das despesas é apresentada como Institucional e Funcional. A Classificação Institucional agrupa as despesas conforme as instituições autorizadas a realizá-las, relacionando os órgãos da administração pública direta ou indireta responsáveis pela dotação aprovada. Como vantagem dessa classificação, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Permite identificar a unidade responsável pela execução das despesas de determinado programa.
	 
	Se for usada predominantemente, impede uma visão global das finalidades dos gastos do governo em termos de funções a cumprir.
	
	Permite comparação entre os diversos órgão, quanto ao volume de despesa autorizada/executada.
	
	É o ponto de partida para a contabilização de custos dos vários serviços.
	
	Permite um visão ampla dos objetivos do gastos governamentais de forma funcional.
	Respondido em 22/04/2020 15:13:53
	
Explicação:
A classificação institucional reflete as estruturas organizacional e administrativa. Um órgão ou uma UO não correspondem necessariamente a uma estrutura administrativa, como ocorre, por exemplo, com alguns fundos especiais e com as entidades Transferências a Estados, Distrito Federal e Municípios, Encargos Financeiros da União, Operações Oficiais de Crédito, Refinanciamento da Dívida Pública Mobiliária Federal e Reserva de Contingência.
A atual classificação funcional é composta de um rol de funções e subfunções que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nos três níveis de Governo. Trata-se de uma classificação independente dos programas e de aplicação comum e obrigatória, no âmbito dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As Receitas do setor público são classificadas em duas categorias econômicas: as Receitas Correntes e as Receitas de Capital. As Receitas Correntes correspondem a:
		
	
	Recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital, e ainda o superávit do Orçamento Corrente.
	
	Recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital.
	
	Receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos.
	 
	Receitas de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços, tributária e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.
	
	Recursos financeiros recebidos deoutras pessoa s de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital, e ainda o deficit do Orçamento Corrente.
	Respondido em 22/04/2020 15:14:19
	
Explicação:
	Categoria Econômica
	1 Receitas Correntes
7 Receitas Correntes Intraorçamentárias
	2 Receitas de Capital
8 Receitas de Capital Intraorçamentárias
	Origem da Receita
	1 Receita Tributária
	1 Operações de Crédito
	2 Receita de Contribuições
	2 Alienação de Bens
	3 Receita Patrimonial
	3 Amortização de Empréstimos
	4 Receita Agropecuária
	4 Transferências de Capital
	5 Receita Industrial
	5 Outras Receitas de Capital
	6 Receita de Serviços
	 
	7 Transferências Correntes
	 
	9 Outras
	 
 
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma mercadoria adquirida de um fornecedor não foi entregue em sua totalidade. No entanto, o responsável pelo recebimento, em conluio com o fornecedor, atestou que a entrega estava correta. Esta situação pode caracterizar:
 
		
	
	Realização de despesas fora da especificação
	
	Fraude na licitação da despesa
	 
	fraude na fixação da despesa
	 
	Fraude no estágio da liquidação da despesa
	
	Realização de despesa ilegal pela falta de empenho previo
	Respondido em 22/04/2020 15:15:14
	
Explicação:
Conforme Lei nº 4.320/1964, art. 63 a liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: I. A origem e o objeto do que se deve pagar; II. A importância exata a pagar; III. A quem se deve pagar a importância para extinguir a obrigação.

Continue navegando