Buscar

Biomas Brasileiros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bioma Amazônico	Maior floresta tropical do mundo, o maior de todos os biomas brasileiros. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.
A vegetação é caracterizada por uma floresta densa e pela presença de árvores de grande porte.
Mata de terra firme: vegetação localizada em regiões de altitudes mais elevadas, essas são, portanto, caracterizadas por não haver inundações e sua vegetação ser sempre seca. Há presença de árvores de grande porte, como castanheira, palmeira e mogno.
Mata de igapó: Área inundada da floresta. Há presença de vegetação baixa, como musgos e arbustos. Nessas matas, é possível encontrar a vitória-régia, planta aquática, símbolo do bioma Amazônia.
Matas de várzea: vegetação localizada em regiões de altitudes intermediárias e que são inundadas em épocas de cheias. As espécies encontradas nessas áreas são semelhantes às encontradas nas matas de igapó, apresentando, também, árvores de até 40 metros de altura.
Latifoliada - Hidófila - Perene 	Ocupa, aproximadamente, 49,29% do território brasileiro, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Além dos países Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela	
	Caatinga 	é um bioma exclusivamente brasileiro. Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido. Por essa razão, a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água. A fauna é bastante diversificada e também é marcada pelas adaptações ao clima, como as recorrentes migrações nos períodos de estiagem. A vegetação da Caatinga apresenta características de adaptação ao longo período de seca e grande diversidade de espécies vegetais, muitas delas endêmicas (desenvolvem-se apenas nessa região). A vegetação da Caatinga apresenta três estratos:
arbóreo: com espécies que variam entre 8 e 12 metros de altura;
arbustivo: com espécies que variam entre 2 e 5 metros de altura;
herbáceo: com espécies com altura abaixo de 2 metros.
As principais características da vegetação são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro).
O cair das folhas é um mecanismo para evitar a perda excessiva de água e também diminuir a ocorrência de processos fotossintéticos
Outra característica marcante é que as raízes das plantas cobrem o solo para que seja possível armazenar água durante o período de chuva.
Cumaru: espécie de planta adaptada à maior parte dos solos, especialmente aos solos arenosos e profundos. Apresenta caules que soltam lascas finas, deixando à mostra a camada mais nova, que possui coloração verde.
Ipê-roxo: espécie de planta cujo nome representa a coloração das suas flores. Durante a sua floração, a planta perde as folhas, ficando em destaque as flores, que formam densos buquês
Juazeiro: espécie de planta cujas folhas permanecem verdes no período de seca por ter raízes que captam umidade no subsolo
Macambira: espécie de bromélia que se desenvolve sob a exposição do sol. Apresenta folhas suculentas, que são utilizadas para alimentação de gado. latifoliada
caducifólia
xerófila	 localiza-se na Região Nordeste do Brasil e compreende os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Também ocorre em algumas faixas da Região Sudeste que ficam ao norte do estado de Minas Gerais.	
	Mata
Atlântica	Sua localização litorânea e de baixas e médias latitudes dá-lhe o caráter de uma floresta úmida, quente e com fauna e flora bastante desenvolvidas., árvores altas que podem chegar a mais de 30 metros de altura, com pequenas vegetações arbustivas que surgem à sombra delas., Encontram-se bromélias, begônias, orquídeas, ipê, palmeiras, quaresmeira, pau-brasil, cipós, briófitas, jacarandá, peroba, jambo, jequitibá-rosa, imbaúba, cedro, tapiriria, andira, ananás e figueiras. 
fazem parte da Mata Atlântica:
Floresta Ombrófila Densa;
Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias;
Floresta Ombrófila Aberta;
Floresta Estacional Semidecidual;
Floresta Estacional Decidual.
Já os ecossistemas associados são:
manguezais;
vegetações de restingas;
campos de altitude;
brejos interioranos;
Pau Brasil. 
	Dentre os estados brasileiros, ela está presente em 17 deles: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.	
	Mata dos Cocais	Mata de transição, flora desse rico ecossistema, dois tipos de palmeiras se destacam, o babaçu (popularmente coco-de-macaco), árvore símbolo da Mata de Cocais, nos estados do Maranhão e Piauí, e, nas regiões mais úmidas, e a carnaúba (Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte), nas regiões mais secas, de forma que aproveitam para extrair dessas plantas, a cera, a glicerina, o óleo, o álcool, as fibras, considerados produtos essenciais para a sobrevivência da população local. A fauna das Mata dos Cocais é muito diversa com presença de animais dos biomas da Amazônia, Caatinga e Cerrado. Grande ocorrência de palmeiras donde as mais emblemáticas são árvores de grande porte como o babaçu, o buriti, o açaí, a carnaúba, a oiticica, caju, manga e tamarindo 	Fica entre a Floresta amazônica, o Cerrado e a Caatinga, ocupando os estados do Maranhão, Piauí, no Meio-Norte brasileiro, e também em partes do Ceará, Pará e Tocantins.	
	Mata dos Pinhais / Araucaria	 Caracterizada devido a grande presença de pinheiros, Está incluída dentro do Bioma Mata Atlântica, Registros apontam que a Mata dos Pinhais já ocupou cerca de 2,6% do território nacional, a caracteriza-se pela formação florestal fechada, densa, devido a grande quantidade de árvores altas (20 a 30 metros de altura), de folhas em formato de agulha e coníferas em formato triangular. A região da araucária está inserida nas partes mais altas das montanhas do Sul, nos planaltos, onde ocorrem altitudes médias de 600 a 800 m, e em alguns poucos lugares em que ultrapassam 1.000 m. 	 Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)	
	Cerrado	Caracterizado por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas. Está principalmente no centro oeste do país e é apelidado de savana brasileira. É o segundo maior bioma da América do Sul e é o segundo bioma mais produtivo do Brasil. 
Forte presença de árvores de pequeno porte com galhos tortuosos;
Arbustos com raízes muito profundas para alcançar água nas regiões mais fundas do solo em tempo de seca;
Árvores com cascas duras e grossas;
Folhas cobertas por pelos;
No estrado das árvores, verifica-se gramíneas e ciperáceas (um tipo de erva);
Média de temperatura anual: 18ºC a 23ºC;
1.450 mm de chuva ao ano, com 80% delas distribuídas em Setembro e em Abril;
Solo de cor vermelha por causa do óxido ferroso e pH baixo. A vegetação do cerrado é semelhante à savana e possui diversas paisagens florísticas diferentes. Os arbustos são retorcidos, os troncos são tortuosos, as cascas são grossas. O cerrado não possui árvores que chegam a mais de 15 metros de altura . é possível encontrar brejos, campos alagados, campos altos e até remanescentes de mata atlântica	Ele principalmente está presente são: Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.	
	Pantanal	A maior planície de inundação do mundo, é caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca nos meses de abril a setembro. O relevo do Pantanal possui região plana, levemente ondulada, com alguns raros morros isolados e muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.
Localizado na área central do continente sul americano;
Planícies alagadas;
Visualmente é um mosaico vegetativo;
Bioma ameaçado pelo turismo epelas atividades agropecuárias;
Possui verão quente e úmido e inverno frio e seco. É um mosaico de matas, cerradões, savanas que contam com espécies como cambará-lixeira, canjiqueira, carandá, etc, campos inundáveis de diversos tipos, brejos e lagoas com plantas típicas como camalotes.	Abrange os estados brasileiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e ainda, uma pequena parte dos países Bolívia e Paraguai, onde é chamado de Chaco.	
	Pampa, Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha	No Pampa se encontram de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas (elevações). Todos caracterizados por uma vegetação bem variada, onde predominam campos nativos, mas onde também há presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos. O aspecto da paisagem é o de uma extensa área de tapete verde, pois possui regiões de campos distribuídas entre coxilhas e amplas planícies. O bioma é formado principalmente por:
vegetação campestre, como gramíneas, árvores rasteiras, herbáceas, arbustos e pequenas árvores. 
Próximo aos cursos d’água e das encostas de planalto, no entanto, a vegetação ganha densidade e variabilidade. Além disso, áreas alagadas e banhadas também fazem parte do bioma sulista.
O solo do bioma é, em geral, fértil, tendo elevado potencial para o desenvolvimento de atividades agrícolas, especialmente nas áreas de terra roxa.	Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina	
	Mangues e Restingues	Mangues são as plantas, espécies de árvores, que se desenvolvem na paisagem dos manguezais, seu habitat natural. A vegetação varia muito, porque é um ambiente comum em muitas regiões diferentes. Muitos fatores influenciam os estudos, dentre eles os destaques são três:
salinidade, pH e teor de matéria orgânica
Na costa brasileira as maiores extensões de manguezais são encontradas entre a desembocadura do rio Oiapoque e o Golfão Maranhense, originando uma barreira entre o mar, os campos alagados e a terra firme.
Mangue vermelho (Rhizophora mangle): Possui raiz que sai de várias alturas do caule (raízes aéreas) e utilizam o solo para conseguirem uma melhor sustentação;
Mangue preto ou Seriba (Avicennia schaueriana): Possui ramificações verticais que servem para recolher oxigênio do ar, e se desenvolvem em maior número;
Mangue branco (Laguncularia racemosa): Encontrado nos terrenos mais altos e de solo mais firme. É semelhante ao mangue preto, porém, se desenvolve em menor quantidade.
 solo é úmido, lodoso e muito instável, há alta concentração de sal, afinal a água do mar se faz presente, na maioria dos mangues. Apesar disso é um solo rico em nutrientes.	Ocorrem ao longo do litoral Sudeste,
Sul e nordeste
brasileiro

Continue navegando