Buscar

Freud Alem da alma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tudo começou com Freud levando uma pessoa com paralisia na perna esquerda e cegueira pra o departamento médico, assim então o médico e seu professor se recusou a tratar a paciente, pois assim disse ele que se tratava de uma mulher histérica. Disse que tudo era uma simulação que ela não estava sofrendo de verdade, e sim que tudo era fruto da sua histeria, querendo atenção e fazer com que sintam pena dela. E mostrando que a perna dela estava muito rígida e que suas pupilas se contraiam, mas ai então Freud furou a perna dela com uma agulha quente, e a mesma não sentiu nada, provando que não era fingimento, mas mesmo assim não conseguiu convencer os seus colegas.
Freud então resolveu ir a uma palestra de um Hipnólogo chamado Charcot, nesta palestra, Charcot apresentou dois pacientes, uma cadeirante e um paciente com uma forte tremolência nas mãos e através da hipnose provou que tudo se tratava apenas a um trauma psicológico. Fez ambos entrarem no estado hipnótico e fez uma sugestão e ele o inverteu as ‘’doenças’’. Porém Charcot falou que assim que eles acordassem, eles voltariam as suas doenças originais ( a mulher cadeirante e o homem com tremolências ).
Após aprender um pouco sobre a hipnose, Freud foi até um paciente chamado Von Schalosser, um jovem que assassinou seu próprio pai. Assim então Freud resolve fazer um tratamento através da hipnose pra entender a motivação do ato do Von Schalosser. Fazendo algumas perguntas Freud descobre que o jovem matou seu pai, pois ele dizia que seu pai estuprava uma jovem de 17 anos toda noite. Porém essa jovem seria sua mãe, onde ele tinha um grande amor e afeto e abraçava um manequim achando que era sua mãe. Deixando Freud muito pasmo com toda descoberta.
Dias depois um colega que ridicularizou seu trabalho e suas teorias sobre a histeria o convidou pra sua casa após estar muito doente, e confessou que fez tudo aquilo pra guardar um segredo pessoal, admitiu ser histérico e que tinha paralisia na mão e pediu pra que Freud continuasse seu trabalho e que rompesse barreiras para provar suas teorias.

Continue navegando