Buscar

Ética e Moral: Diferenças e Importância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
Ética e moral são dois termos geralmente confundidos. Por serem parecidas, muitas pessoas assumem que o significado seja o mesmo. Embora estejam relacionados, são termos que têm origem distinta. 
A moral é conjunto de normas do que é certo ou errado, proibido e permitido nas atitudes humanas dentro de uma determinada sociedade, uma cultura, e possui caráter normativo, determinando a obediência a costumes e hábitos recebidos. O conjunto de qualidades e defeitos da pessoa determinam sua conduta e moral.
A ética e moral ainda pode-se se tratados como um conjunto de regras e conjuntos que determinam as condutas humanas. A ética trata-se de um conjunto de valores morais e éticos que moldam a sociedade. A ética em termos de ciência pode ser vista como a área de estudo de valores morais de um grupo de pessoas ou de uma pessoa em individual. Uma pessoa ética é considerada uma pessoa honesta que está apta a cobrar seus direitos, uma vez que cumpre com seus deveres. As pessoas que não são éticas vivem a margem da sociedade e quando são pegas são obrigadas a pagar uma pena, devido as suas infrações cometidas perante a sociedade. 
A ética possui grande relevância na vida humana, pois através da ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões.
A finalidade da ética e da moral é muito semelhante: ambas contribuem para estabelecer as bases que guiam a conduta do homem e ensinam a melhor forma de agir e de se comportar dentro de uma sociedade. Todavia, o estudo da ética é voltado para compreender as ações do homem de acordo com os valores morais que orientam essas ações, além de buscar classificá-las como certas ou erradas, independente das práticas culturais. Já a moral são os costumes, crenças, tabus e modos de pensar construídos por uma sociedade. Portanto, pode-se perceber que a ética tem mais a ver com a questão individual, enquanto a moral trabalha com o processo coletivo.

Continue navegando