Buscar

EXERCICIO_03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Ao conhecer mais sobre toda a estrutura que compõe um sistema computacional, é confirmado cada vez mais que o hardware e o software estão interligados para desempenho de suas tarefas. 
Assim a evolução de (o software, por exemplo) impulsiona a evolução do outro (o hardware, por exemplo). E não necessariamente precisa que o software seja o primeiro a evoluir, para então fazer com que o hardware também evolua. Em muitos casos esta ordem se alterna. Na verdade, o que determina quem evolui primeiro é a necessidade da sociedade por mais recursos disponíveis. 
Sendo assim é importante ter conhecimento adequado sobre como a evolução de um hardware pode impactar na evolução do software. E ao contrário, como a ideia em torno de um software pode requerer de recursos computacionais sobre um determinado hardware, caso ele exista. 
Portanto confeccione um texto que descreva a relação que existe entre o equipamento e o sistema operacional associado, relacionando quem controla quem, e como o desempenho de um afeta no desempenho do outro. 
Toda a pesquisa pode ser realizada nos livros que estão como bibliografia básica da nossa disciplina e ainda em sites da internet. 
 
Referência 
SILBERSCHATZ, A.; GALVIN, P. B. Fundamentos de Sistemas Operacionais. 9. ed. São Paulo, LTC  2015. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate: <https://anhembi.blackboard.com/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_198689_1&content_id=_4122211_1&mode=reset>. Acesso em: 24/05/2018.  
 
TANENBAUM, A. S.; BOS, H. Sistemas Operacionais Modernos. 4. ed. São Paulo: Person Education do Brasil, 2016. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate: <https://anhembi.blackboard.com/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_198689_1&content_id=_4122211_1&mode=reset>. Acesso em: 24/05/2018. 
MACHADO, F. B.; MAIA, L. P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC. 2011. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate: <https://anhembi.blackboard.com/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_198689_1&content_id=_4122211_1&mode=reset>. Acesso em: 24/05/2018.
RESPOSTA
O equipamento (hardware) é a parte física do computador, composta por diversos itens eletrônicos, equipamentos e peças, que necessariamente precisa de um sistema operacional capaz de enviar instruções para que o hardware possa executar. O sistema operacional é considerado um cérebro, que gerencia todas as aplicações que dão vida a um dispositivo, inicializando o sistema, gerenciando os recursos, controlando o fluxo de informações, controlando os dispositivos periféricos de entrada e saída, entre tantos outros, oferecendo uma boa experiência ao seu usuário e atender as demandas solicitadas no dia a dia de acordo com o perfil de cada usuário.
E exatamente neste ponto sobre o perfil de uso do usuário, que é o responsável por disparar os comandos para o sistema operacional realizar que temos um fator que deve ser considerado. Quando um usuário opera um computador, este espera por desempenho e rapidez em busca dos resultados, em grande parte, o sistema operacional é o mais requisitado. O sistema operacional controla a maior parte dessa atividade e o hardware fornece seu desempenho e funcionalidade que permitem que a aplicações funcionem. Para que isso aconteça, um ou mais drives precisam garantir essa comunicação entre a parte física e o software. Drivers ensinam o sistema operacional a interagir com cada bit do hardware. Outro ponto importante é que o sistema operacional funciona com sticks de memória RAM para controlar a quantidade de memória usada por cada aplicação, incluindo o próprio sistema operacional. Este também se comunica com a unidade central de processamento do dispositivo e, assim, determina que tudo aconteça dentro da ordem programada. Essa comunicação se dá até no nível de garantir que o aparelho não superaqueça, por exemplo.
Ainda temos que, os sistemas operacionais como o Windows 10 especificam requisitos mínimos de configurações de hardware, tornando-o minimamente compatível com o conjunto de hardware. Com o passar do tempo, vamos instalando softwares e aplicativos mais modernos que exigem cada vez mais do hardware, o que acaba sobrecarregando a memória RAM e diminuindo o espaço em disco, interferindo assim diretamente na usabilidade do sistema operacional. Com o hardware limitado e não mais aderente às novas tecnologias presentes nos novos aplicativos, o sistema operacional passa a apresentar dificuldades para gerenciar as tarefas, dando sinais de lentidão e travamento dos processos.
Sendo assim, acredito que a compatibilidade entre o sistema operacional e o hardware é um fator relevante e que interfere diretamente no desempenho do conjunto, definindo seu desempenho e na experiência do usuário.

Outros materiais