A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Energia Termoelétrica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Energia Termoelétrica
Alunos: Ellen Cristini, Julia Cristina, enzo Souza, sara Abigail, alexsander teles, ezequiel
Energia termoelétrica é aquela gerada a partir da queima de combustíveis fósseis (diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc.) realizada nas usinas termoelétricas.
Definição
A primeira etapa consiste na queima de um combustível, com o objetivo de ferver a água – proveniente de um rio, lago ou mar – a alta pressão.
 
Essa água é transformada em vapor com o calor gerado na caldeira.
A etapa seguinte consiste na condução do vapor gerado até as turbinas, fazendo-as girar.
A partir daí o gerador é acionado, ocorre a geração de uma corrente elétrica e a posterior distribuição da eletricidade.
Principais combustíveis utilizados:
 Carvão mineral
 Petróleo
 Gás natural
 Nafta
 Biomassa
Este tipo de energia é responsável por 80% da eletricidade produzida no mundo atualmente.
As vantagens da energia termoelétrica
Em comparação com as usinas hidrelétricas, o processo de construção das termoelétricas é mais rápido, podendo suprir carências de energia de forma mais rápida;
As termoelétricas podem ser instaladas em áreas próximas às regiões de consumo, o que reduz o custo com a transmissão de energia;
 Trata-se de uma alternativa para países que não possuem outros tipos de fontes de energia;
 Ao contrário das hidrelétricas, as usinas termoelétricas não dependem da quantidade de precipitação, nem precisam de cursos d’água.
As desvantagens da energia termoelétrica
O fato de a energia termoelétrica ser não renovável é uma desvantagem, uma vez que o recurso utilizado se esgotará no futuro;
Os combustíveis fósseis utilizados na queima e geração de energia poluem a atmosfera. Tais poluentes são responsáveis pelo efeito estufa e aumento do aquecimento global. Assim sendo, este tipo de energia é bastante prejudicial ao meio ambiente;
O custo final da energia termoelétrica é mais elevado do que o gerado em hidroelétricas.
Energia termoelétrica no Brasil
Em função do grande potencial hídrico, o Brasil utiliza a energia termoelétrica de forma estratégica. Esse uso ocorre quando há diminuição de água, provocada pela carência de chuvas, nas represas que abastecem as usinas hidrelétricas. 
 
Existem em nosso país cerca de 50 usinas termoelétricas, espalhadas por vários estados. Todas estas usinas em funcionamento podem gerar cerca de 41 mil MW (Megawatts) de energia , correspondendo a 25% de participação no sistema elétrico nacional. 
Essa geração elevada ocorreu em função da redução das chuvas no ano de 2016. Geralmente, as termoelétricas geram entre 15% e 20% da energia elétrica consumida no país.
Obrigada!