Buscar

APOL 1 Objetiva LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL Objetiva 1 LIBRAS
“Muito se discute sobre o ensino de Libras descontextualizado, baseado apenas na memorização do léxico. ”
B = As escolas têm se responsabilizado pelo ensino de Libras como segunda língua para os familiares de surdos e demais interessados.
“Nas línguas de sinais, vemos interferências acontecerem nos três níveis, como mostram os estudos recentes realizados com a Libras sobre empréstimos linguísticos”.
B = Apenas as línguas de sinais têm a capacidade de gramaticalizar gestos.
“Em português e na Libras, alguns aspectos semânticos quanto ao significado das palavras são sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia”.
D = Sinonímia é a relação semântica estabelecida entre duas ou mais palavras/sinais que apresentam o mesmo significado.
“Quando uma criança nasce, ela passa a fazer parte de um ambiente cultural e linguístico específico. A aquisição da língua de seu grupo social acontecerá pelas interações [...]”.
C = A aquisição acontece de forma natural e inconsciente.
“Modalidade linguística é um conceito utilizado para expressar os diferentes tipos de materialidade da linguagem humana e está relacionado, diretamente, com as vias de produção e recepção das línguas”.
B = Traqueia, laringe, pregas vocais
“Segundo Albres (2012), a relação arbitrariedade/iconicidade depende da convencionalidade entre os usuários das línguas”.
C = propriedades que permitem que as línguas de sinais tenham estruturas morfológicas não totalmente arbitrárias e que podem ser similares entre as línguas de sinais.
“Enquanto a língua oral é produzida pela boca, a língua de sinais é produzida com as mãos. Portanto, até certo ponto, ambas as línguas podem ser produzidas simultaneamente”.
D = Sobreposição de línguas
“ Dupla articulação: é a característica das línguas de possuir um número finito de unidades (fonema ou quirema) que isoladamente não tem significado)”
A = Apontar a existência de elementos comparáveis entre as línguas orais e as línguas espaço visuais
“A sintaxe é a área da linguística responsável por estudar a relação que as palavras estabelecem entre si no interior das sentenças”.
E = A ordem estrutural e gramatical estabelecida pela língua portuguesa é: sujeito (S), verbo (V) e objeto (O) – estrutura conhecida por SVO.
“Segundo Klima e Bellugi, citados por Quadros e Karnopp (2004), enquanto nas línguas orais a produção dos fonemas se dá por meio da passagem de ar via laringe, nariz e boca, nas línguas de sinais essa produção se configura a partir de parâmetros visuais”.
A = Stokoe e outros linguistas, ao analisar a ASL, apontaram a existência de cinco parâmetros principais desse sistema linguístico: configuração de mão (CM), localização (L) ou ponto de articulação (PA), movimento (M), Orientação de Mão (OM) e expressão não manual (ENM).
“As línguas gesto-visuais, pelo fato de serem percebidas pela visão e transmitidas pelas mãos, pelo rosto e pelo corpo, tem a capacidade de representar certos conceitos espacial-temporais e captar as características físicas do referente”
B = Cada língua apresenta um sinal diferente para um mesmo referente.
“A Libras foi oficialmente reconhecida como meio de comunicação e expressão através da Lei 10.436/2002”.
D = Libras é uma língua de modalidade visuoespacial, dotada de estrutura gramatical própria.
“De acordo com Quadros e Karnopp (2004, p.87), na Libras, os sinais também pertencem a “categorias lexicais ou a classes de palavras tais como nome, verbo, adjetivo, advérbio”, além de substantivo, entre outras”.
D = A modificação na duração e extensão do movimento de alguns sinais pode acrescentar a ideia de grau a eles e os verbos multidirecionais apresentam flexão para pessoa ou número através da direção do movimento.
“[A Libras] não é superior nem inferior a qualquer outra língua, pois se desenvolve e se expande de acordo com a necessidade de seus usuários". 
A = Precisam estar imersas em ambientes que concentre falantes da língua portuguesa. 
“A língua, na qualidade de sistema de signos por excelência, tem lugar de destaque na formação do psiquismo humano, pois participa da organização, do planejamento, da regulação e da avaliação do próprio comportamento”.
B = Pois a língua faz parte do processo de desenvolvimento do humano e de sua cultura.
“[...] torna-se necessário propiciar condições linguísticas e socioculturais particulares para o processo de apropriação da linguagem por surdos.”
A = Para que haja ampliação das relações com o mundo e dos aspectos linguísticos.
“Para Fiorin (2013b, p. 181-182), a pragmática “estuda as condições que governam a utilização da linguagem”.
D = A pragmática estuda a linguagem em seu pleno uso, levando em conta o contexto e os princípios de comunicação.
“ [...] tal como são palavras, os sinais são passíveis de decomposição em unidades menores”
D = vogais e consoantes
“No Brasil, a Libras foi aceita legalmente como meio de comunicação e expressão das comunidades surdas e partir da Lei n. 10463, de 24 de abril de 2002”.
A = É um sistema de signos compostos por regras e elementos gramaticais. 
“ As línguas de sinais são constituídas pelos mesmos elementos gramaticais presentes nas línguas orais, pois são estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas”.
E = Na língua de sinais, a fonologia tem a tarefa de identificar a estrutura e a organização das unidades que compõem o sistema linguístico.
“De acordo com Quadros e Karnopp (2004, p. 21), a semântica “ é o estudo do significado da palavra e da sentença”.
D = Em português e na Libras, alguns aspectos semânticos quanto ao significado das palavras são sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia.
“É imprescindível que a escola privilegie a Libras e a presença e a presença de adultos surdos – fluentes em Libras e membros da comunidade surda – no contexto educacional". 
A = Garantia que as crianças estabeleçam relações com os membros mais experientes da cultura.
“A linguística, enquanto campo da ciência, é responsável por investigar a linguagem humana. ”
D = A linguística tem estado fortemente presente em outras áreas de estudo, dialogando com a filosofia, filologia, educação, antropologia, sociologia, psicologia, neurologia, informática, entre outras.
“[...] o homem nasce um ser social e se desenvolve a partir da relação com os outros. É por meio das relações interpessoais que ele tem a possibilidade de ser apropriar do padrão da cultura em que vive e de se singularizar enquanto indivíduo (Vygotsky [...])”.
A = Pois elas atribuem as capacidades que são tipicamente humanas.
A modalidade linguística Cinestésico- corporal “caracteriza-se tanto pela via de produção quanto de recepção pelo toque físico, dependendo dos sujeitos que estiverem envolvidos na interação”
B = Um sistema complementar de recepção utilizado por alguns surdocegos.
“A aquisição de uma língua, em geral, acontece de forma natural e inconsciente, pela interação [...]. 
A = É adquirida a partir da convivência com seu grupo social. 
“O pesquisador mostra, ao definir a sociolinguística enquanto campo de contraposição aos estudos da linguística estruturalista moderna, como o conceito de interferência elaborado pelo linguista Uriel Weinreich se realiza quando as línguas estão em contato”.
E = Fônico, sintático e lexical.

Continue navegando