Buscar

trabalho sociedade limitada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

a. Trata-se de um sociedade simples, pois a atividade econômica é exercida por sócios. Deve ser efetuado o registro em uma Junta Comercial.
b. Nome empresarial, capital da sociedade, endereço completo da sede, descrição do objeto social, prazo de duração da sociedade, data de encerramento do exercício social, as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições, qualificação do administrador não sócio, designado no contrato; Participação de cada sócio nos lucros e nas perdas, foro. "Art. 1.053. A sociedade limitada rege-se, nas omissões deste Capítulo, pelas normas da sociedade simples."
c. poderá adotar DENOMINAÇÃO ou FIRMA integradas pela palavra final "Limitada" ou a sua abreviatura Ltda. A proteção do nome empresarial se da âmbito territorial da Junta Comercial em que foram registrados. 
A sociedade limitada Motoca Indústria de Equipamentos Automobilísticos Ltda. é uma líder no setor de fabricação de peças para motocicletas, sendo a única produtora de algumas peças específicas e, por conta disso, tendo uma vasta clientela de montadoras. No entanto, está passando por uma grave crise financeira, aparentemente injustificável, não conseguindo pagar seus credores. Inúmeras são as cobranças judiciais e extrajudiciais que recaem sobre a empresa. João Alberto Costa, empresário em nome individual, é um de seus credores, no valor de R$ 100.000,00, valor perfectibilizado por uma duplicata mercantil. Para a cobrança deste valor, João promoveu ação de execução da referida duplicata, que restou inexitosa em relação à busca de patrimônio em nome da empresa. João, inconformado com esta situação, pois tem conhecimento de que a empresa Motoca possui inúmeros clientes, buscou informações sobre a sua administração financeira e descobriu que seus sócios, José e Hilton, que também são seus administradores, estão retirando dinheiro da empresa para o patrocínio de projetos pessoais, que em nada se relacionam com a Motoca. Diante desses fatos, João procura você, advogado, saber se é possível a cobrança dos valores que lhe são devidos. 
Dê todas as orientações cabíveis, descrevendo quais as medidas judiciais pertinentes de forma minuciosa. Indique os fundamentos legais.
Admistradores votados contrato social
Deveres fiduciários 
Prestação de contas mal feita e informações não passadas
O joao devera provar isso
Aplicação 
Responsabilidade subjetiva vai responder em caso de negligencia, imprudência e imperícia, responsabilidade patrimonial a terceiros, 
Indústria de Alimentos Xaxa Ltda. foi dissolvida em razão do falecimento do sócio Frank Sinatra, ocorrido em março de 2020, com fundamento no Art. 1.035 do Código Civil. A sociedade foi constituída, em 1997, para atuar na industrialização de alimentos derivados da banana  e sempre atuou nesta atividade. Para manter a clientela do estabelecimento, mesmo após a dissolução da sociedade, Lady Gaga, única sócia de Frank Sinatra, requereu seu registro como empresária individual, e, com o deferimento, prosseguiu, agora em nome próprio, a empresa antes exercida pela sociedade. O imóvel onde foi instalada a sociedade está situado na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. O imóvel é alugado desde a constituição da sociedade, sendo locadora a empresa Mumu Administrações e Participações Ltda. A vigência inicial do contrato foi de 1 (UM) ano, tendo sido celebrados contratos posteriores por igual prazo, sucessiva e ininterruptamente. Durante a vigência do último contrato, que expirará em janeiro de 2021, a sociedade limitada foi dissolvida, conforme referido anteriormente, pelo falecimento do sócio. Diante da continuidade da empresa posterior à dissolução da sociedade limitada, por Lady Gaga, como empresária individual, esta procurou o locador e lhe apresentou proposta de novo aluguel, que foi rejeitada sem justificativa plausível. Em abril de 2020, temendo o prejuízo ao estabelecimento empresarial já consolidado, a perda considerável de clientela e os efeitos nefastos da transferência para outra localidade, Lady Gaga procura você advogado(a) para que a orientasse sobre a sua  permanência no imóvel, informando que o valor atual do aluguel mensal é de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) e que contratou seguro de fiança locatícia.
Diante deste caso, responda:
a) Existe alguma ação que possa amparar o caso de Lady Gaga? Em caso positivo, Lady Gaga cumpre os requisitos para a propositura da ação?
b) Em caso positivo a questão anterior, quem serão os legitimados ativo e passivo?
c) Qual o prazo para a propositura de eventual ação pertinente?

Continue navegando