Buscar

Importância da biodiversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os conhecimentos abordados nessas semanas, e com todo o material teórico disponibilizado, comente a afirmativa abaixo, apresentando exemplos e fundamentando sua narrativa. “ A importância das interações ecológicas para a manutenção da biodiversidade”.
No mundo natural, nenhum organismo existe em absoluto isolamento, portanto, cada organismo deve interagir com o meio ambiente e com outros organismos. As interações ecológicas são os efeitos que os organismos em uma comunidade têm um sobre o outro, constroem e formam os ecossistemas tanto em fatores bióticos como abióticos como temperatura, umidade e pressão, pois influenciam não somente a resposta biológica frente a uma determinada situação como também a constituição e equilíbrio do ambiente físico. Essas relações são estabelecidas entre os seres vivos, que se associam de diferentes maneiras para obtenção de recursos necessários para sua sobrevivência.
As interações ecológicas são necessárias para a manutenção do equilíbrio ecológico, no sentido de que seja possível a coexistência de diversas espécies em um mesmo habitat. Por isso, a extinção de um animal é uma perda complicada, independente de qual seja, pois é preciso que haja diversos seres vivos interagindo, para que os recursos sejam utilizados, assim como outros elementos sejam produzidos, como ocorre no processo de fotossíntese, de uma forma geral. Para seguir normalmente o ciclo, a natureza forma seu curso para que todos os seres vivos nasçam, cresçam e morram, e é dessa maneira que a cadeia alimentar pode manter seu fluxo. Além das plantas participarem das relações ecológicas de qualquer bioma e ecossistema, elas são abrigo para diversos animais e outros seres vivos que as usam como moradia. 
Pode-se afirmar que as relações ecológicas são fundamentais para a existência de um ecossistema harmônico e dinâmico. Nesse sentido, observa-se que com a existência das relações ecológicas, torna-se possível um fluxo de matéria orgânica, energia, e muitos outros fatores.
Além disso, as relações permitem que espécies interajam de modo a conceder benefícios ou não umas às outras, dependendo se forem harmônicas ou desarmônicas. 
Quando animais insetívoros são extintos, por exemplo, pragas de insetos aumentam, porque a população sai do controle natural e passa atacar as plantas. Dessa maneira, todo o ciclo de interdependência que existe entre os níveis tróficos fica lesado.
A partir do momento que entendemos as espécies e suas necessidades, conseguimos analisar claramente como nossas atividades influenciam o meio. Sendo assim, o entendimento da ecologia e a conscientização da população podem ajudar a garantir um futuro sustentável para o planeta e entender também que as interações ecológicas são de extrema importância em todos os aspectos para a manutenção da biodiversidade.
1

Continue navegando