Buscar

Estudos de Geografia em Casa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Colégio Municipal Anísio Teixeira
Sistema Militar
Anos Finais do Ensino Fundamental
ROTEIRO DE ESTUDOS E ATIVIDADES DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL 
	COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA 
	C. H SEMANAL: 03 h/a
	DOCENTE: CELSO VILAS BOAS 
	ESTUDANTE:
	TURMA: 6º ANO
	DATA DA ENTREGA: 01/06/2020
	DATA PREVISTA PARA DEVOLUÇÃO: 08/06/2020
ATIVIDADES DA SEMANA 1 - 6º ANO
Querido (a) estudante, 
Hoje estamos iniciando a primeira semana de estudos em casa e você terá acesso a um roteiro de conteúdos e atividades variadas, das diferentes áreas de conhecimento, para que possa ler, estudar e aprender durante esse período em que as aulas estão suspensas devido à pandemia do coronavírus.
Você responderá as questões em uma folha de caderno depois grampeará ou colará neste documento. A atividade respondida será devolvida à professora para que ela faça as devidas correções. Pronto para começar? Então vamos lá!
Bons estudos!
ATIVIDADE 1 – Tempo de duração da nossa atividade é de 2 horas 15minutos!
ESPAÇO GEOGRÁFICO
Espaço geográfico é um termo utilizado pela Geografia para caracterizar o lugar onde se realizam as modificações no meio ambiente feitas pelos humanos ao longo da história.
Este espaço foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram e habitam diferentes lugares. Ele também abriga todas as partes do planeta possíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas especialidades da ciência geográfica.
Em termos gerais, o espaço geográfico se difere do espaço natural, pois este último não sofre as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades, que envolvem tanto o meio rural quanto o meio urbano.
Alguns geógrafos e estudiosos da área abordam conceitos diferentes para o espaço geográfico, como o de que ele é um conceito ligado a um local que nos é familiar ou que faz parte de nossa vida, e paisagem que é a porção do espaço que nossa visão alcança e é produto da percepção.
Em alguns casos, ele também é visto como uma espécie de “receptáculo”, um palco das atividades humanas; em outros, ele é concebido como uma conjunção de elementos da natureza, sendo também conceituado como reflexo e condicionante das práticas sociais.
Então, o espaço geográfico constrói-se destas transformações dos elementos naturais pelas práticas antrópicas, guardando com ele marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, tendo em vista que novas construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo da extensão das sociedades.
EXERCÍCIOS PARA ESTUDO
 Observe a obra O Subúrbio, de Airton das Neves, para responder as questões abaixo: 
1. O Lugar Geográfico é o “palco da nossa existência real”; é o espaço em que vivemos e com o qual possuímos identidade e vínculo. É um local em que estabelecemos relações, compartilhando-o com outros indivíduos. Por que a pintura representa um Lugar Geográfico? 
2. Sabendo que a Paisagem Geográfica é definida pela Geografia como o domínio do visível e que ela é formada por elementos naturais e culturais, descreva quais são os elementos naturais e culturais vistos nesta paisagem: 
3. O espaço natural se torna um espaço geográfico no momento em que a ação humana a modifica. Que tipo de alterações são vistas nesta imagem? 
4. Em que partes do nosso município podemos observar um contraste entre pequenas casas grandes apartamentos? 
5. Que motivos levam as pessoas a transformarem um espaço natural na atual paisagem vista na pintura? 
6. A transformação do espaço natural em espaço geográfico é de todo ruim para as pessoas e para a natureza? Explique os pontos positivos e negativos desta relação entre homem e natureza. 
7. Dê exemplos de atividades econômicas que influenciam na dinâmica das paisagens.
8. A pintura acima é de uma paisagem natural ou cultural? Explique:
9. Observe a sequência a seguir e responda:
a) O que a imagem representa? 
b) Que elementos da paisagem geográfica podemos perceber nestes três momentos? 
c) Descreva três elementos naturais e três elementos culturais ou humanizados vistos na imagem: 
d) O espaço natural se torna um espaço geográfico no momento em que a ação humana a modifica, adicionando a ela elementos artificiais ou culturais para suprir suas necessidades. Que tipo de alterações são vistas nesta imagem? 
e) Que motivos levaram as pessoas a transformarem a paisagem natural do momento A na atual paisagem representada pelo momento C? 
f) A transformação do espaço natural em espaço geográfico é de todo ruim para as pessoas e para a natureza? Explique os pontos positivos e negativos desta relação entre ser humano e natureza. 
10. Preencha as lacunas do texto a seguir sobre a Geografia com as respectivas palavras-chave: Palavras-chave: Homem – Lugar – Paisagem – Identidade – Espaço – Terra – Natureza 
 A Geografia é uma ciência que possui o ____________ como objeto de seu estudo. Este espaço é fruto da inter-relação entre homem e _______________. A ______________ é a forma e a função do espaço que vemos e percebemos num determinado momento. Atualmente não existem lugares da superfície da ______________ que o ________________ não tenha explorado. 
 Todos vivemos em um determinado _____________, onde há a possibilidade de existir as relações sociais. Cada um desses lugares é formado pela ______________ das pessoas que vivem naquele espaço, interagindo e se relacionando para que a vida possa acontecer.
11. Complete com Paisagem Natural ou Paisagem Humanizada: 
a) As paisagens que nela predominam aspectos originais da natureza são chamadas de _____________________. 
b) As paisagens que possuem elementos transformados pelo homem através de seu trabalho são chamadas de _________________________. 
c) As _________________________ são consideradas intocadas pelo homem. 
d) As _________________________ apresentam presença humana. 
e) As _______________________ também são chamadas de paisagens artificiais ou culturais.
Obs.: No livro didático nas páginas 220 a 230 também auxiliaram nas respostas das atividades!
• Quem tiver acesso à internet e quiser aumentar o seu nível de conhecimento tem alguns links a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=tzIMkUE0XiQ e https://www.youtube.com/watch?v=xn_rU45f0l8.

Outros materiais