Buscar

APX1 DE ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Existem três condições que um bem deve desempenhar para que possamos considerar o mesmo como moeda: ser meio de troca, servir como unidade de conta e funcionar como reserva de valor. Explique cada uma delas. (3,0 pontos)
	Ser meio de troca , isto é, quando um indivíduo vende seu produto, ele receberá moeda pelo produto vendido e, por conseguinte, terá moeda para comprar aquilo que desejar. a moeda é o elemento que viabiliza a ocorrência de milhares de trocas a cada momento, porque faz a intermediação do movimento das mercadorias, permitindo que elas troquem de mãos. Troca de um bem por moeda (venda) a troca da moeda por outro bem (compra);
	Servir como Unidade de Conta (ou Medida de Valor) fornece um padrão para que as demais mercadorias expressem seus valores, e forneçam um referencial para que os valores dos demais produtos sejam cotados no mercado. é uma medida que as pessoas usam para estabelecer os preços de seus serviços e bens, e fazer seus cálculos econômicos. Uma mercadoria que está servindo para expressar o valor de A é a mesma que serve para expressar os valores de todas as demais. É nesse sentido que se diz que a moeda é unidade de conta (tudo pode ser medido em relação a ela);
	Reserva de valor é poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza. É função que decorre do meio de troca, onde o poder de comprar adquirido ao vender sua mercadoria mantiver-se ao longo do tempo. A moeda deve preservar o poder de compra (assim como acontece com os títulos, pois eles tem valor de compra e rentabilidade ao longo do tempo).
 2. São três as razões fundamentais que levam as pessoas a demandar e reter moeda em seu poder. Aponte quais são e explique-as. (3,0 pontos)
	A primeira, é que ospagamentos e dos recebimentos não são sincronizados. A maior parte dos trabalhadores recebe seus salários no início do mês, mas os gastam, no decorrer do mesmo mês, com as despesas comuns de uma família, como aluguel, condução, alimentação etc. Portanto, essa pessoa precisa reter moeda ou dinheiro em seu poder durante todo o mês. A essa razão para a retenção de moeda, damos o nome de demanda da moeda para transações; A segunda, chamamos isso de demanda de moeda para precaução. Isto significa que as pessoas previdentes sempre têm certa soma em seu poder, reservada para um imprevisto, como problemas de saúde.; e a terceira, demanda de moeda para especulação ou demanda especulativa. A moeda funcionar como reserva de valor. Se um indivíduo já separou de sua renda aquelas parcelas destinadas às transações e à precaução, o procedimento mais razoável seria aplicar o restante em títulos, que rendem juros, pois nada acontece com o dinheiro quando está simplesmente em casa ou depositado em uma contacorrente.
	Logo, é notório que a razão que leva as pessoas a demandar e reter moeda em seu poder é cumprir com seus compromissos (gastos) ao logo do mês, ser previdente ou seja, pensar em sitações futuras não esperadas e aplicar o restante de seu dinheiro de forma a fazê-lo render.
 3. Podemos considerar como instrumentos de política monetária todas as variáveis que o banco central controla diretamente. São quatro os instrumentos clássicos de política monetária. Aponte quais são e explique-os. (4,0 pontos)
	Os instrumentos clássicos de política monetárias são : Controle das emissões de moeda, Depósitos compulsórios ou reservas compulsórias (obrigatórias), Operações com mercado aberto (open market) e Política de redesconto.
 	Os Controle das emissões de moeda: O Banco Central controla, por força de lei, o volume de moeda manual da economia, cabendo a ele as determinações das necessidades de novas emissões e respectivos volumes.
	Depósitos compulsórios ou reservas compulsórias (obrigatórias): Os bancos comerciais, além de possuírem os chamados encaixes técnicos (o caixa dos bancos comerciais), são obrigados a depositar no BACEN um percentual determinado por este sobre os depósitos à vista.
	Operações com mercado aberto (open market): É compra e venda de títulos públicos ou obrigações pelo governo. Quando o governo coloca os seus títulos junto ao público, o efeito esperado é reduzir ou enxugar os meios de pagamento, já que parte da moeda em poder do público retorna ao governo como pagamento desses títulos. Ao contrário, quando o governo compra os títulos, efetua pagamento em moeda aos seus portadores, o que aumenta a oferta de moeda, e consequentemente, dos meios de pagamento.
	Política de redesconto: É a liberação de recursos pelo BACEN aos bancos comerciais, que podem ser empréstimos ou redesconto de títulos. É uma fonte acessível de empréstimo
do BACEN para os bancos comerciais. Existem os redescontos de liquidez, que são os empréstimos para os bancos comerciais cobrirem um eventual débito na compensação de cheques, e os redescontos especiais ou seletivos, que são empréstimos autorizados pelo
BACEN visando a beneficiar setores específicos. 
Referências Bibliográficas;
Introdução à economia / Carlos Magno Mendes... [ et al.]. – Florianópolis: Departamento de Ciência da Administração / UFSC; [Brasília] CAPES: UAB, 2009.170p.: il. págs. 100 a 109.

Continue navegando