Logo Passei Direto
Buscar
Material

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Livro Eletrônico
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal)
Com videoaulas - 2019
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 1 
112 
 
Apresentação .................................................................................................................... 2 
Quais os conteúdos mais cobrados pela banca? ................................................................. 2 
Tema mais cobrado: Reconhecimento de itens no Balanço Patrimonial ......................................... 4 
Segundo Tema mais cobrado: CPC 03 ʹ Demonstração dos Fluxos de Caixa ................................... 5 
Terceiro Tema mais cobrado: Ativo Imobilizado ............................................................................... 6 
Quarto Tema mais cobrado: Balanço Patrimonial............................................................................ 7 
Quinto Terceiro tema mais cobrado: CPC 15, CPC 18 e CPC 36. ....................................................... 8 
Sexto Tema mais cobrado: CPC 00 ʹ Estrutura Conceitual Básica.................................................... 8 
Sétimo tema mais cobrado: Demonstração do Valor Adicionado .................................................... 9 
Sétimo tema mais cobrado: Demonstração do Resultado do Exercício ........................................... 9 
Comentários sobre os demais assuntos: ......................................................................................... 10 
Lista de questões ............................................................................................................. 12 
DPE ʹ RO ʹ 2015 .............................................................................................................................. 12 
SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018 ................................................................................................. 16 
SEFIN-RO/Contador/2018 ............................................................................................................... 23 
SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017 ................................................................. 25 
Prefeitura de Salvador/Técnico de Nível Superior/Contabilidade .................................................. 28 
Questões Comentadas ..................................................................................................... 36 
DPE ʹ RO ʹ 2015 .............................................................................................................................. 36 
SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018 ................................................................................................. 50 
SEFIN-RO/Contador/2018 ............................................................................................................... 71 
Prefeitura de Salvador/Técnico de Nível Superior/Contabilidade .................................................. 89 
Até a próxima ................................................................................................................ 112 
 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 2 
112 
APRESENTAÇÃO 
 
Olá, pessoal, é uma honra poder estar aqui com vocês com o objetivo: ajudá-lo tornar-se um 
especialista em provas de Contabilidade realizadas por uma das bancas mais temidas do Brasil: 
Fundação Getúlio Vargas - FGV. 
 
 
 
A FGV tem destacado pelo altíssimo nível de suas questões, na nossa opinião, elabora as provas de 
Contabilidade mais difíceis do Brasil! Não é papo para assustar aluno, meus amigos. É pedreira 
mesmo! Tem que estar muito bem preparado para obter um bom desempenho e sobreviver aos 
critérios de aprovação. Por esse nível tão grande de dificuldade, já vimos alguns concursos realizado 
pela banca onde simplesmente sobram vagas, isto é, não temos número de aprovados suficientes 
para completarem o número de vagas ofertadas nos concursos. 
 
Mas temos que encarar isso de forma positiva, não é mesmo? (Tá de sacanagem, né professor Julio? 
=D ) Tô não, meu caro aluno. Se você está aqui é porque quer fazer parte no grupo dos melhores 
candidatos e é bom saber que a banca examinadora que faz uma avaliação de alto nível e aqui vale 
bem aquela máxima: você concorre consigo mesmo, não tem que se preocupar em gabaritar a prova, 
como em outros concursos por aí. 
QUAIS OS CONTEÚDOS MAIS COBRADOS PELA BANCA? 
Pessoal, a FGV não dá mole em suas questões. Vocês verão que precisam fazer cálculos complexos 
com bastante agilidade e nem sempre a banca facilita nas contas. Para obtermos um bom resultado, 
precisamos conhecer bem a literalidade e a aplicabilidade das normas, ESPECIALMENTE DOS CPCs. 
Não é brincadeira, pessoal. Suas questões cobram itens muito aprofundados dos Pronunciamentos 
Contábeis. É a exceção, da exceção! 
 
Fizemos uma análise muito criteriosa dos concursos mais recentes realizados pela banca (2018, 
2017, 2016 e 2015) para descobrimos os assuntos que têm sido mais exigidos por ela, e deste modo, 
sermos mais eficientes em nossa preparação. Analisamos provas de concursos para Contador 
Público, Auditor Fiscal, vejam: 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 3 
112 
ANÁLISE CONSOLIDADA QUESTÕES FGV CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA 
ASSUNTO nº de questões % 
Reconhecimento de itens no Balanço Patrimonial 16 8,0% 
CPC 03 に Demonstração do Fluxo de Caixa- DFC 16 8,0% 
CPC 27 に Ativo Imobilizado 15 7,5% 
Balanço Patrimonial 14 7,0% 
CPC 18 - Investimentos に MEP e CPC 15-Combinação de Negócios 13 6,5% 
CPC 00 - Estrutura Conceitual Básica 13 6,5% 
CPC 09 - Demonstração do Valor Adicionado-DVA 12 6,0% 
Demonstração do Resultado do Exercício - DRE 11 5,5% 
CPC 04 - Ativo Intangível 9 4,5% 
CPC 01 - Redução ao valor recuperável de ativos 8 4,0% 
CPC 36 - Demonstrações Consolidadas 8 4,0% 
CPC 16 に Custos dos Estoques e Operações com Estoques 8 4,0% 
CPC 25 に Provisões, Ativos e Passivos Contingentes 5 2,5% 
CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudanças de Estimativa e Retificação de 
Erro 
5 2,5% 
Dividendos e Reserva Legal 4 2,0% 
CPC 32 - Tributos sobre o lucro 4 2,0% 
Escrituração Contábil 3 1,5% 
CPC 38 - Instrumentos Financeiros 3 1,5% 
CPC 02 に Efeitos da Taxa de Câmbio 3 1,5% 
CPC 06 - Arrendamento Mercantil 3 1,5% 
CPC 24 - Eventos subsequentes 3 1,5% 
Demonstração do Resultado Abrangente - DRA 3 1,5% 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 4 
112 
CPC 12- Ajuste a valor presente 3 1,5% 
Debêntures e Títulos da dívida 2 1,0% 
CPC 31-Ativo não circulante mantido para venda 2 1,0% 
CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis 2 1,0% 
CPC 46 - Valor Justo 2 1,0% 
Equação Fundamental 1 0,5% 
CPC 20 に Custos de empréstimos Emissão de Ações に PL 1 0,5% 
CPC 28 - Propriedade para investimento 1 0,5% 
CPC 05 - Partes relacionadas 1 0,5% 
Juros sobre capital próprio 1 0,5% 
CPC 10- Pagamento baseado em ações 1 0,5% 
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL 1 0,5% 
CPC 07 - Subvenção Governamental 1 0,5% 
Ativo Diferido 1 0,5% 
Notas Explicativas 1 0,5% 
TOTAL 200 100% 
 
Baseados nesses dados, gostaríamos de fazer alguns comentários, lembrando que alguns assuntos 
não são cobrados no seu edital: 
 
TEMA MAIS COBRADO: RECONHECIMENTO DE ITENS NO BALANÇO PATRIMONIAL 
 
Pessoal, talvez esse seja um dos grandes diferenciais das provas da Fundação Getúlio Vargas, tema 
extremamentecobrado nas suas provas: saber classificar corretamente determinado item no 
Balanço Patrimonial. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 5 
112 
Pode parecer tarefa simples, mas a FGV vai fundo nos Pronunciamentos Contábeis e elabora 
questões extremamente complexas sobre o tema. Por exemplo: como classificar um automóvel ou 
terreno? Usando algumas ideias mais básicas nossa ideia primária é classificá-los como Imobilizado, 
mas temos de acordo com sua destinação, podemos ter outras classificações e esse tipo de questão 
é recorrente em provas da banca. 
 
Outro exemplo, baseado no CPC 26: classificar um empréstimo no Passivo Circulante ou Não 
Circulante. O CPC 26 afirma que: 
 
 
Passivo circulante 
 
69. O passivo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes 
critérios: 
 
(a) espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade; 
(b) está mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado; 
(c) deve ser liquidado no período de até doze meses após a data do balanço; ou 
(d) a entidade não tem direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos 
doze meses após a data do balanço (ver item 73). Os termos de um passivo que podem, à opção da 
contraparte, resultar na sua liquidação por meio da emissão de instrumentos patrimoniais não 
devem afetar a sua classificação 
 
O item D já foi cobrado pela FGV em algumas questões; ela apresenta um contrato de empréstimo 
para ser quitado em 2 anos e o tomador empréstimo deixar de cumprir alguma cláusula e a obrigação 
se torna exigível imediatamente. Como classificar o empréstimo nesse caso? No curso iremos 
conversar sobre isso com calma! Vem com a gente! 
 
SEGUNDO TEMA MAIS COBRADO: CPC 03 に DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 
 
Olha aí, nossa querida, amada, idolatrada por todos os concurseiros do Brasil: DFC. Até hoje eu não 
vi um concurseiro que não goste desse tema (começo a sentir minha orelha queimando neste exato 
マラマWミデラざ ニニニく 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 6 
112 
Pessoal, as questões de DFC da FGV são muito complexas. A banca costuma apresentar uma 
sequência de fatos contábeis e devemos apurar o resultado do exercício e, em seguida, calcular os 
fluxos de caixa operacional, de investimento e de financiamento. 
 
Um ponto que já cobrado mais de uma vez pela banca foi o conhecimento de classificação dos juros, 
dividendos e juros sobre o capital próprio. 
 
O pronunciamento CPC 03 encoraja fortemente a seguinte classificação: 
 
Juros Recebidos ou pagos  Atividades Operacionais 
Dividendos e Juros sobre o capital próprio recebidos  Atividades operacionais 
Dividendos e Juros sobre o capital próprio pagos  Atividades de financiamento 
 
A empresa pode adotar outra classificação, desde que evidencie tal fato em nota. Fica assim! 
 
 
 CPC Encoraja Alternativa 
Juros 
Pagamento Operacional Financiamento 
Recebimento Operacional Investimento 
Juros sobre 
capital próprio e 
dividendo 
Pagamento Financiamento Operacional 
Recebimento Operacional Investimento 
 
Em algumas questões da banca devemos conhecer a classificação do CPC e a alternativa e usá-las 
dentro da mesma questão! Quer moleza? Hahaha 
 
TERCEIRO TEMA MAIS COBRADO: ATIVO IMOBILIZADO 
 
Nesse ponto, nossa banca segue uma tendência nacional de cobrança; é difícil encontramos uma 
prova de concursos sem que uma questão sobre o Ativo Imobilizado, mas a FGV tem se superado 
com suas questões do assunto. (Professor, para de puxar o saco da banca, já tá feio, haha). 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 7 
112 
Percebemos que a nossa banca está cobrando os seguintes temas relacionados com Ativo 
Imobilizado: 
 
- Definição e correta classificação de um Ativo como Imobilizado; 
- Custo do Ativo Imobilizado に previsão no CPC 27; 
- Depreciação に 
- Alienação, baixa e suspensão de depreciação de Ativos (também previsto no CPC 27;) 
- Ganho ou perda de capital na venda do Imobilizado; 
- CPC 27 x CPC 28 (Propriedade para Investimento); existe um assunto que já foi cobrado mais de 
uma vez pela banca que é a classificação correta de um terreno que está alugado por determinada 
empresa. A resposta está na ICPC 10 - Interpretação sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e 
à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos e quem fizer o curso vai aprender 
com a gente!! 
 
QUARTO TEMA MAIS COBRADO: BALANÇO PATRIMONIAL 
 
Amigos, não tem faltado questões da principal demonstrações contábil: BALANÇO PATRIMONIAL, 
mas, professor, o que especificamente a banca tem exigido em suas provas, vejam: 
 
- Definição e Classificação de elementos do Ativo, Passivos e Patrimônio Líquido; 
- Diferenciação entre Circulante e Não Circulante (despenca em provas) 
- Funcionamento das contas do Patrimônio Líquido: Reservas de Lucros (funcionamento de todas), 
Reservas de Capital, Ações em Tesouraria e Ajuste de Avaliação Patrimonial 
- Distribuição de Dividendos; 
- Literalidade da lei 6404/76 e CPC 26. 
- Notas Explicativas; 
- Também tem sido muito comum a apresentação de um balancete de verificação com diversas 
contas e a questão solicita o valor de elementos com Ativo Circulante, Imobilizado, Passivo Exigível 
e etc. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 8 
112 
QUINTO TERCEIRO TEMA MAIS COBRADO: CPC 15, CPC 18 E CPC 36. 
 
Pessoal, a banca também tem dado atenção especial aos pronunciamentos contábeis que tratam de 
investimentos em coligadas, controladas, combinações de negócios e demonstrações consolidadas. 
São pronunciamentos bem complexos e os seguintes tópicos tem aparecido com mais frequência: 
 
- Método da Equivalência Patrimonial; 
- Demonstrações Consolidadas; 
- Reestruturação societária (fusão, cisão, incorporação); 
- Identificação e Contabilização de Goodwill, mais-valia e Compra Vantajosa; 
 
Esse é um dos temas mais difíceis de toda Contabilidade e para acertas as questões da FGV você 
precisa estar muito bem preparado, amiguinho. Já ouviu falar de Aquisição Reversa? 
 
SEXTO TEMA MAIS COBRADO: CPC 00 に ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA 
 
O CPC 00 tem sido muito exigido em provas da banca, e a tendência é que seja mais cobrado, em 
virtude da revogação da Resolução nº 750/93, que tratava dos Princípios de Contabilidade. A 
Estrutura Conceitual aborda elementos importantíssimos esse tema e ganhará mais relevância ainda 
nos próximos concursos. 
 
As cobranças realizadas pela FGV são, em sua maioria, conhecimento da literalidade da norma, mas, 
muitas questões mais complexas exigem a aplicação dos conceitos nela apresentados. Temos 
questões da banca que misturam conceitos previstos em mais de um Pronunciamento Contábil! 
 
Não podemos deixar de conhecer os seguintes tópicos do CPC 00: 
- características qualitativas fundamentais; 
- características qualitativas de melhoria; 
- Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral; 
- Manutenção do Capital Físico e Financeiro; 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770- Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 9 
112 
SÉTIMO TEMA MAIS COBRADO: DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 
 
Outro ponto bem peculiar da FGV: uma cobrança bem significativa de questões da Demonstração 
do Valor Adicionado に DVA に CPC 09. Há uma mescla de questões teóricas e questões que exigem 
cálculos. Compete aos candidatos conhecer detalhadamente a estrutura da DVA e alguns casos 
particulares, como tratamento de tributos recuperáveis, INSS de empregados e patronal, etc. 
 
No último concurso da SEFIN-RO foi cobrado uma questão bem complexa desse tema. Para resolvê-
la, o candidato deveria fazer a apuração do resultado do exercício e depois elaborar a DVA. Temos 
que ter muito cuidados com esses pontos bem particulares da DVA: 
 
- Tratamento de Tributos não cumulativos 
- Ativos construídos pela própria empresa 
- Mão に de に obra terceirizada 
- Ganho e perda na aquisição de Imobilizado 
 
SÉTIMO TEMA MAIS COBRADO: DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 
 
 A nossa querida DRE também está entre as favoritas da FGV, pessoal e o assunto é praticamente 
certo na sua prova. A banca aborda o tema de maneiras diversas, como por exemplo, pode 
apresentar um balancete de verificação com contas patrimoniais, ou diversos fatos contábeis e 
ゲラノキIキデ;ヴ ラ I=ノI┌ノラ SW キデWミゲ S; DREが Iラマラ ヮラヴ W┝Wマヮノラが L┌Iヴラ Bヴ┌デラが さL┌Iヴラ Lケケ┌キSラく 
 
A banca está exigindo a diferença entre o modelo de DRE previsto na Lei 6404/76 e no CPC 26, 
incluindo a apresentação pelo Método da Função e pelo Método da Natureza. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 10 
112 
COMENTÁRIOS SOBRE OS DEMAIS ASSUNTOS: 
 
- INTENSA COBRANÇA DE CPCs: 
 
Como tem sido nos concursos de nível mais alto do Brasil, a exigência dos Pronunciamentos 
Contábeis cresce a cada dia, o que não é diferente em questões da FGV. Você não pode deixar de 
estudar esse tema. Na tabela apresentada acima, listamos os CPCs que a banca tem mais cobrado. 
 
Além dos CPCs já listados isoladamente, alguns já são carimbados, isto é, estão caindo muito em 
provas da banca, vejam: 
 
CPC 04 - Ativo Intangível 
CPC 01 - Redução ao valor recuperável de ativos 
CPC 16 に Custos dos Estoques e Operações com Estoques 
CPC 25 に Provisões, Ativos e Passivos Contingentes 
CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudanças de Estimativa e Retificação de Erro 
CPC 32 - Tributos sobre o lucro (esse é casca grossa) 
CPC 24 - Eventos subsequentes 
CPC 12- Ajuste a valor presente 
CPC 31-Ativo não circulante mantido para venda 
CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis 
CPC 46- Valor Justo 
CPC 20 に Custos de empréstimos 
CPC 28 - Propriedade para investimento 
 
As questões da FGV sobre Pronunciamentos Contábeis são de altíssimo nível, galera (puxa saco da 
banca, haha). Em algumas questões temos que combinar dois ou até mesmo três pronunciamentos 
para resolvê-la. Para nós que somos amantes da Contabilidade, é um aprendizado incrível e um 
grande desafio fazer este curso para vocês. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 11 
112 
 
Vale lembrar no geral os editais não listam quais Pronunciamento serão exigidos, mas temos 
apresentado nos nossos cursos aqueles que possuem maior probabilidade de exigência em provas. 
Além disso, no nosso curso de questões comentadas resolveremos questões de outros CPCs que 
apareceram em provas de maneira mais esparsa. 
 
Se você quiser melhorar os seus estudos de Pronunciamentos Contábeis, não deixe de conferir este 
artigo que fizemos sobre o tema: 
 
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/cpcs-para-concursos/ 
 
Agora, vamos para a lista de questões! Divirtam-se! 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 12 
112 
LISTA DE QUESTÕES 
 
DPE に RO に 2015 
 
1) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) Em 01/01/x1, a empresa de navegação Senrota 
conquistou o direito de concessão para explorar economicamente o transporte de balsa do rio 
Tuiuiu, em consonância com seu objetivo social. O contrato previa também a prestação de serviços 
de transporte de balsa para os rios Obaba e Sotutu, todos no estado do Alagados. 
 
O contrato de concessão irá vigorar por 10 anos, renováveis por igual período, caso a Senrota atenda 
todos os requisitos do contrato, entre eles, disponibilizar nove balsas distribuídas pelos três rios 
(vide tabela abaixo). 
 
Os investimentos necessários para prestar o serviço e atender o contrato são os seguintes: 
 
Rio Investimentos $ 
Nº mínimo de balsas 
exigidas no contrato 
Tuiuiu 100.000.000,00 3 
Obaba 85.000.000,00 4 
Sotutu 25.000.000,00 2 
Total 210.000.000,00 9 
 
Em 01/01/x2, a Senrota fez um teste de recuperabilidade dos seus ativos e chegou aos seguintes 
números: 
 
Rio Balsa Valor de Mercado $ Valor de Uso $ 
Tuiuiu 
1 20.000.000,00 25.000.000,00 
2 20.000.000,00 35.000.000,00 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 13 
112 
3 20.000.000,00 40.000.000,00 
Obaba 
1 20.000.000,00 8.000.000,00 
2 20.000.000,00 20.000.000,00 
3 20.000.000,00 20.000.000,00 
4 20.000.000,00 25.000.000,00 
Sotutu 
1 20.000.000,00 20.000.000,00 
2 20.000.000,00 15.000.000,00 
Total 
 
180.000.000,00 208.000.000,00 
 
Considerando essas informações, a Senrota deve reconhecer uma perda de valor recuperável de 
ativos no valor de: 
 
(A) Zero; 
(B) $ 2.000.000 に para todo o contrato de concessão; 
(C) $ 7.000.000 に todas as balsas Obaba; 
(D) $ 12.000.000 に Balsa 1 に Obaba; e $ 5.000.000 に Balsa 2 に Sotutu; 
(E) $ 30.000.000 に para todo o contrato de concessão. 
 
2) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) Pelas práticas contábeis aplicadas no Brasil, uma 
debênture com juros anuais de 10%, e conversível em ações da data de seu vencimento por sua 
emitente, deve ser classificada como: 
 
a) instrumento derivativo; 
b) passivo; 
c) capital social; 
d) patrimônio líquido; 
e) título híbrido nas demonstrações consolidadas. 
 
3) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) A empresa de softwares Marcosoft S.A. adquiriu, 
pelo valor de $ 7.600.000,00, todos os sistemas desenvolvidos por sua concorrente Sopa Ltda. O 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 14 
112 
valor justo dos sistemas é de $ 6.100.000,00. Nas demonstrações financeiras da Sopa era possível 
identificar que o custo para desenvolver os sistemas correspondia ao valor líquido de $ 3.000.000,00. 
 
Considerando as informações acima, a Marcosoft deve classificar essa aquisição da seguinte forma: 
 
a) $ 6.100.000,00 como investimento e $ 1.500.000,00 como goodwill; 
b) $ 3.000.000,00 como intangível e $ 4.600.000,00 como goodwill; 
c) $ 6.100.000,00 como investimento e $ 1.500.000,00 como despesa; 
d) $ 3.000.000,00 como investimento e $ 4.600.000,00 como intangível; 
e) $ 7.600.000,00 como intangível. 
 
4) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) Nas demonstrações financeiras do ano de X1, a 
companhia de automóveis japonesa Cainaxon apresentou o maior prejuízo de sua história. 
Pressionado pelo Conselho de Administração, o presidente da companhia apresentou um plano de 
reestruturação: 
 
1) Encerramento das unidadesdeficitárias nos anos de X2 e X3; 
2) Programa de demissão da metade dos executivos com início em 01/01/X3; 
3) Construção de um prédio administrativo; 
4) Encerramento do contrato de aluguel do prédio administrativo no momento em que o novo 
prédio ficar pronto. 
 
Considerando que todas as medidas foram aprovadas pelo conselho de administração no primeiro 
semestre de X2, deverão ser provisionadas no balanço do segundo trimestre de X2 a(s) seguinte(s) 
medidas: 
 
(A) nenhuma; 
(B) apenas 1 e 4; 
(C) apenas a 2; 
(D) apenas a 4; 
(E) todas as medidas com mensuração confiável 
 
5) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) Um investimento avaliado pelo método de custo 
deve: 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 15 
112 
 
a) ter periodicamente seu valor justo mensurado e os ganhos ou perdas reconhecidos no resultado; 
b) com base na Lei nº 6.404/76, e suas alterações, ser baixado para resultado ou avaliado ao valor 
justo; 
c) ser avaliado por equivalência patrimonial; 
d) ter seu valor recuperável testado quando houver evidência de perda; 
e) ser ajustado pela deliberação sobre a distribuição de dividendos. 
 
6) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) A empresa de papel e celulose Sem Cor construiu sua 
nova planta industrial perto da plantação de eucaliptos. A cidade mais próxima está localizada a mais 
de 100 km de distância. Com o intuito de auxiliar seus empregados, a empresa construiu um 
alojamento para ser alugado a eles. No que tange aos gastos com esse alojamento, a classificação 
correta a ser feita pela Sem Cor é: 
 
a) investimento; 
b) propriedade para investimento; 
c) imobilizado; 
d) como despesa, já que não atua no ramo de locação; 
e) intangível em função da fidelização do aluguel. 
 
7) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) A Cia Catabento fabrica 2.500 cadernos por dia e 
possui as seguintes contas de estoques: 
 
Contas $ 
Matéria Prima 100.000,00 
Materiais Destinados a Obras 125.000,00 
Matérias de Consumo 150.000,00 
Mercadorias em Trânsito 175.000,00 
Para Revenda 200.000,00 
Peças de Reposição de Equipamentos 225.000,00 
Produtos Acabados 250.000,00 
Produtos em Elaboração 275.000,00 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 16 
112 
Deve ser classificado no Ativo Não Circulante o seguinte saldo: 
 
a) zero; 
b) $ 125.000,00; 
c) $ 275.000,00; 
d) $ 350.000,00; 
e) $ 400.000,00. 
 
SEFIN-RO/TÉCNICO TRIBUTÁRIO/2018 
 
8) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 31/12/2017, a Cia. MAM possuía em seu 
balanço patrimonial uma sala comercial. O valor contábil da sala comercial era de R$ 60.000 e ela 
estava contabilizada no Ativo Imobilizado, uma vez que era utilizada nos negócios da empresa. 
 
Em 05/01/2018, a direção da empresa decidiu colocar a sala comercial à venda, passando a 
contabilizá-la no Ativo não Circulante Mantido para a Venda. Na data, seu valor justo era de R$ 
50.000. 
 
Assinale a opção que indica, respectivamente, o valor pelo qual a sala comercial deve ser 
contabilizada no Ativo não Circulante Mantido para a Venda e onde deve ser contabilizada a 
diferença entre o valor contábil e o valor justo. 
 
a) R$ 50.000; despesa. 
b) R$ 50.000; ajuste de avaliação patrimonial. 
c) R$ 50.000; redutora do ativo. 
d) R$ 60.000; receita. 
e) R$ 60.000; ajuste de avaliação patrimonial. 
 
9) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 31/12/2016, o passivo da Cia. K apresentava a 
seguinte composição: 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 17 
112 
 
 
Na sociedade empresária, em 2017, aconteceram os seguintes fatos: 
 
ひ Um funcionário entrou na justiça contra a empresa pedindo R$ 10.000 por horas extras não pagas. 
O caso deve ser julgado em março de 2018. Os advogados da empresa consideram as chances de 
perda possíveis. 
ひ Uマ Sラゲ ゲルIキラゲ S; WマヮヴWゲ; IラミIWSW ┌マ WマヮヴYゲデキマラ ヮ;ヴ; ; ヮヴルヮヴキ; WマヮヴWゲ; ミラ ┗;ノラヴ SW Rガ ヲヰくヰヰヰが 
para pagamento em 05/06/2018. 
ひ A SWゲヮWゲ; SW ゲ;ノ=ヴキラゲ SW SW┣WマHヴラが ; ゲWヴ ヮ;ェ; Wマ ヰヵっヰヱっヲヰヱΒが Y SW Rガ ヱΒくヰ00. 
 
Além disso, todos os prazos de pagamento foram cumpridos pela empresa. 
 
Assinale a opção que indica, em 31/12/2017, o valor do passivo circulante da Cia. K. 
 
a) R$ 38.000. 
b) R$ 48.000. 
c) R$ 58.000. 
d) R$ 68.000. 
e) R$ 78.000. 
 
10) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 31/12/2015, a Cia. WWW apresentava o 
seguinte balanço patrimonial: 
 
 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 18 
112 
No ano de 2016, a sociedade empresária auferiu receitas e incorreu em despesas, gerando um lucro 
líquido de R$ 160.000. 
 
Dado que a Cia. WWW distribuiu dividendos mínimos obrigatórios de 25% do lucro líquido ajustado, 
assinale a opção que indica o valor dos dividendos a pagar, em 31/12/2016. 
 
a) R$ 30.000. 
b) R$ 33.750. 
c) R$ 38.000. 
d) R$ 38.750. 
e) R$ 40.000. 
 
11) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) A Cia. X vende roupas. A sociedade empresária não 
é contribuinte do IPI, mas é contribuinte dos impostos estaduais e municipais. Em 31/12/2017, ela 
apresentava os seguintes saldos: 
 
秒 vendas brutas de vendas: R$ 200.000; 
秒 comissão de vendas: R$ 20.000; 
秒 devolução de vendas: R$ 10.000; 
秒 custo das mercadorias vendidas: R$ 120.000; 
秒 devolução de compras: R$ 15.000; 
秒 ajuste a valor presente de contas a pagar: R$ 5.000; 
秒 ajuste a valor presente de clientes: R$ 12.000; 
秒 ICMS sobre vendas: R$ 40.000; 
秒 IPI nas compras: R$ 30.000; 
秒 despesas com salários: R$ 35.000; 
秒 perdas estimadas para créditos de liquidação duvidosa: R$ 10.000; 
秒 perdas com a redução do valor dos estoques: R$ 4.000. 
 
Com base nos dados acima, assinale a opção que indica o valor da Receita Líquida de Vendas da Cia. 
X, em 31/12/2017. 
 
a) R$ 18.000. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 19 
112 
b) R$ 70.000. 
c) R$ 118.000. 
d) R$ 138.000. 
e) R$ 150.000. 
 
12) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Uma sociedade empresária possuía, em 
31/12/2016, dois terrenos, um destinado à venda e outro ao uso. O primeiro estava contabilizado 
por R$ 100.000 no Ativo Circulante como estoque. Já o segundo, estava contabilizado por R$ 100.000 
no Ativo Imobilizado. 
 
Com o objetivo de valorização do capital, em 2017, a sociedade empresária transferiu os dois 
terrenos para a conta Propriedade para Investimento, passando a contabilizá-los pelo valor justo, 
que era de R$ 120.00 e de R$ 180.000. 
 
Assinale a opção que indica os lançamentos corretos feitos pela sociedade empresária no momento 
da transferência dos terrenos. 
 
a) D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Receita: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 80.000. 
 
b) 
D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Receita: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000;C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Receita: R$ 80.000. 
 
c) 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 20 
112 
D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 80.000. 
 
 
d) D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Receita: R$ 80.000. 
 
e) 
D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Ganho: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Ganho: R$ 80.000. 
 
13) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 10/12/2016, o governo brasileiro passou a 
exigir que, a partir de 2017, todas as empresas do país deverão oferecer a seus funcionários 15 horas 
de treinamento de primeiros socorros. 
 
Assinale a opção que indica o correto tratamento contábil decorrente dessa exigência nas 
demonstrações contábeis das empresas, em 31/12/2016. 
 
a) Reconhecimento em despesas operacionais. 
b) Reconhecimento em outras despesas operacionais. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 21 
112 
c) Reconhecimento no passivo como provisão. 
d) Divulgação em nota explicativa. 
e) Não reconhecimento contábil. 
 
14) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Como o processo industrial da Cia. X provoca alto 
impacto ambiental, ela é obrigada, por lei, a trocar suas máquinas, a cada cinco anos. Caso a 
sociedade empresária não faça a troca, ela é obrigada a pagar uma multa anual de R$ 100.000. 
 
A sociedade empresária deveria trocar suas máquinas em 2015. O valor das máquinas era de R$ 
500.000. Como a sociedade empresária não fez a troca, ela considera que o risco de ser autuada é 
muito alto. 
 
Considerando apenas esse fato, assinale a opção que indica, em 31/12/2015, o total das provisões 
da Cia. X. 
 
a) Zero. 
b) R$ 100.000. 
c) R$ 500.000. 
d) R$ 600.000. 
e) R$ 1.000.000. 
 
15) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 31/12/2014, a Cia. XYZ comprou um veículo 
para ser utilizado por um de seus diretores, por R$ 60.000. Na data, a sociedade empresária pagou 
o seguro anual, no valor de R$ 36.000, e mais R$ 2.000, para instalar o ar condicionado no veículo. 
 
A sociedade empresária esperava que o veículo fosse utilizado por quatro anos e depois vendido por 
R$ 20.000. A legislação permite a depreciação do carro à taxa de 20% ao ano. 
 
Em 31/12/2015, a sociedade empresária passou por uma reestruturação e foi definido que o veículo 
passaria a ser utilizado por outro diretor. Ela estima que o veículo seja utilizado por mais dois anos 
e não seja aproveitado depois disso. 
 
Assinale a opção que indica, em 31/12/2016, o valor do veículo no Ativo Imobilizado do Balanço 
Patrimonial da Cia. XYZ. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 22 
112 
a) R$ 25.000. 
b) R$ 25.750. 
c) R$ 26.800. 
d) R$ 39.250. 
e) R$ 41.000. 
 
16) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) No ano de 2016, a Cia. ABC abriu seu capital por 
meio da emissão de títulos patrimoniais. Os custos de transação, diretamente atribuíveis à emissão, 
foram de R$ 10.000. 
 
Assinale a opção que indica onde foram reconhecidos os custos de transação nas Demonstrações 
Contábeis, de 31/12/2016, da Cia. ABC. 
 
a) Na Demonstração do Resultado do Exercício como Outras Despesas Operacionais. 
b) Na Demonstração do Resultado do Exercício como Despesa Financeira. 
c) No Balanço Patrimonial como Despesa Antecipada. 
d) No Balanço Patrimonial como Reserva de Capital. 
e) no Balanço Patrimonial, como redutor do Patrimônio Líquido, na conta Custo com a emissão de 
Ações. 
 
17) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) A Cia. LOL elaborou sua Demonstração do 
Resultado do Exercício pelo método da natureza da despesa. 
 
Assinale a opção que contém apenas as contas classificadas de acordo com esse método. 
 
a) Despesa com Benefícios a Empregados e Despesas Comerciais. 
b) Variação do Estoque e Custo dos Produtos Vendidos. 
c) Despesa de Depreciação e Consumo de Matéria Prima. 
d) Despesa de Vendas e Despesas Administrativas. 
e) Despesas Administrativas e Despesa de Amortização. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 23 
112 
SEFIN-RO/CONTADOR/2018 
 
18) (FGV/SEFIN-RO/Contador/2018) Assinale a opção que indica um ativo que pode ser avaliado 
a valor justo no balanço patrimonial de uma empresa. 
 
a) Ganho na justiça considerado possível. 
b) Marca formada internamente. 
c) Estoque adquirido de terceiros. 
d) Participação permanente no capital social de outra sociedade. 
e) Terreno mantido para valorização. 
 
19) (FGV/SEFIN-RO/Contador/2018) A Cia. XYZ, que atua no ramo de alimentos, possui 60% do 
capital votante e total da Cia. M, sobre a qual exerce controle, e 5% do capital da Cia. P, na qual 
exerce influência significativa. Ela tem a intenção de vender as ações da Cia. P, quando o preço de 
mercado atingir um valor que gere lucro. 
 
Em 31/12/2015, os patrimônios líquidos da Cia. M e da Cia. P eram de R$ 50.000. 
 
No ano de 2016, a Cia. M apresentou lucro de R$ 10.000 e distribuiu R$ 2.000 em dividendos. Já a 
Cia. P apresentou lucro de R$ 20.000 e distribuiu R$ 4.000 em dividendos. 
 
Assinale a opção que indica o valor reconhecido como Resultado por Equivalência Patrimonial na 
Demonstração do Resultado do Exercício da Cia. XYZ, em 31/12/2016, referente às suas 
participações acionárias. 
 
a) R$ 4.800. 
b) R$ 5.600. 
c) R$ 6.000. 
d) R$ 7.000. 
e) R$ 10.000. 
 
20) (FGV/SEFIN-RO/Contador/2018) Em 01/10/2017, uma sociedade empresária adquiriu R$ 
20.000 em estoque, com prazo de 14 meses. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 24 
112 
 
Na análise da transação foi verificada a existência de encargos financeiros embutidos de R$ 2.000. 
 
Assinale a opção que indica os lançamentos contábeis corretos gerados pela transação. 
 
a) D- Estoques: 20.000. 
C- Fornecedores 20.000. 
b) D- Estoques: 18.000 
D- Despesas financeiras: 2.000 
C- Fornecedores: 20.000 
c) D- Estoques: 18.000 
D- Despesas financeiras a apropriar: 2.000 
C- Fornecedores: 20.000 
d) D- Estoques: 18.000 
D- Despesas financeiras: 2.000 
C- Fornecedores: 18.000 
C-Despesas a pagar: 2.000 
e) D- Estoques: 20.000 
C- Fornecedores: 18.000 
C- Despesas a pagar: 2.000 
 
21) (FGV/SEFIN-RO/Contador/2018) Uma sociedade empresária varejista vende um produto por 
R$ 100.000, emitindo uma duplicata com prazo de 30 dias. 
 
Por necessitar de recursos, a empresa desconta a duplicata em uma instituição financeira, 
recebendo R$ 98.000. 
 
Assinale a opção que indica o procedimento correto da empresa em relação ao desconto da 
duplicata. 
 
a) Baixar a duplicata de seu ativo porR$ 100.000. 
b) Baixar a duplicata de seu ativo por R$ 98.000 e reconhecer uma despesa de R$2.000. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 25 
112 
c) Baixar a duplicata de seu ativo por R$ 98.000 e reconhecer uma perda de R$2.000. 
d) Manter a duplicata em seu ativo por R$ 100.000. 
e) Manter a duplicata em seu ativo por R$ 98.000 e reconhecer uma despesa de R$ 2.000. 
 
SEPOG-RO/ANALISTA DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS/2017 
 
22) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Em relação aos ativos de uma 
empresa, assinale a opção correta. 
 
a) O ativo não circulante é formado por realizável a longo prazo e permanente. 
b) O ativo permanente é formado por investimentos, imobilizado, intangível e diferido. 
c) Todos os itens que compõem o ativo imobilizado devem passar pelo teste de recuperabilidade, 
caso haja indício de perda. 
d) Os itens que compõem o ativo intangível devem ser mensurados pelo valor justo. 
e) Entre os investimentos estão as participações societárias permanentes no capital social de outras 
sociedades e as ações em tesouraria da empresa. 
 
23) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Em 01/01/2016, Manuel e 
Joaquim resolvem formar uma sociedade empresária. Na ocasião, o contrato social estabelecia que 
cada sócio contribuiria com R$ 50.000 para a formação do capital social da entidade. Naquela data, 
entretanto, cada sócio contribuiu efetivamente com R$ 40.000, sendo que Manuel integralizou sua 
parcela mediante a entrega de um imóvel para ser utilizado pela sociedade empresária e Joaquim, 
mediante a entrega do montante em dinheiro. 
 
Assinale a opção que indica os lançamentos contábeis gerados. 
 
a) D- Ativo Circulante: R$ 50.000; D- Ativo Imobilizado: R$ 50.000; C- Capital Social: R$ 100.000. 
b) D- Ativo Circulante: R$ 40.000; D- Ativo Imobilizado: R$ 40.000; C- Capital Social: R$ 80.000. 
c) D- Ativo Circulante: R$ 40.000; D- Ativo Imobilizado: R$ 40.000; D- Capital Social a Integralizar: R$ 
20.000; C- Capital Social Subscrito: R$ R$ 100.000. 
d) D- Ativo Circulante: R$ 50.000; D- Ativo Imobilizado: R$ 50.000; C- Capital Social a Integralizar: R$ 
20.000; C- Capital Social: R$ 80.000. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 26 
112 
e) D- Ativo Circulante: R$ 50.000; D- Investimentos: R$ 50.000; C - Capital Social a Integralizar: R$ 
20.000; C- Capital Social: R$ 80.000. 
 
24) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Em 31/12/2015, a Cia. Y 
possuía um prédio onde estava localizada a sua sede. O prédio estava avaliado em R$ 500.000. 
 
Com a mudança de diretoria, a sociedade empresária decidiu construir uma nova sede, 
comprometendo-se com o plano de venda do prédio e iniciando as ações para localizar um 
comprador. O preço pedido pelo prédio foi de R$ 480.000. 
 
Assinale a opção que indica onde deve ser evidenciado o prédio no balanço patrimonial da Cia. Y, 
em 31/12/2016. 
 
a) Ativo não Circulante Mantido para Venda. 
b) Ativo Realizável a Longo Prazo. 
c) Propriedade para Investimento. 
d) Ativo Imobilizado. 
e) Ativo Intangível. 
 
25) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Uma empresa apresentava, 
em 31/12/2016, os saldos a seguir. 
 
秒 Clientes (60 dias): R$ 50.000; 
秒 Contas a receber (180 dias): R$ 100.000; 
秒 Fornecedores (540 dias): R$ 40.000; 
秒 Aluguel pago antecipadamente, com apropriação linear e mensal por 24 meses: R$ 48.000; 
秒 Estoques previstos para serem vendidos em 90 dias: R$ 120.000; 
秒 Provisão para Perdas nos Estoques: R$ 20.000; 
秒 Caixa e Equivalentes de Caixa: R$ 60.000; 
秒 Empréstimo a sócio com vencimento em 60 dias: R$ 35.000; 
秒 Venda para empresa controlada decorrente da atividade operacional da empresa (120 dias): R$ 
70.000; 
秒 Adiantamento de salários de janeiro a empregados: R$ 46.000; 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 27 
112 
秒 Provisão para 13º salário: R$ 92.000; 
秒 Receita de vendas recebida antecipadamente: R$ 110.000. 
秒 Computador utilizado na empresa: R$ 30.000; 
秒 Depreciação acumulada do computador: R$ 6.000; 
秒 Participação em outras empresas: R$ 60.000; e 
秒 Fundo de investimento com resgate em 720 dias: R$ 88.000. 
 
Com base somente nos dados acima, o Ativo Realizável a Longo Prazo, apresentado no Balanço 
Patrimonial da sociedade empresária, em 31/12/2016, era de 
 
a) R$ 112.000. 
b) R$ 147.000. 
c) R$ 171.000. 
d) R$ 182.000. 
e) R$ 217.00. 
 
26) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Uma sociedade empresária 
apresentava em suas contas, em 31/12/2016, os saldos listados a seguir. 
 
秒 Vendas Brutas: R$ 400.000; 
秒 Compras de mercadorias: R$ 100.000; 
秒 Abatimentos concedidos: R$ 20.000; 
秒 Descontos financeiros obtidos: R$ 22.000; 
秒 Descontos financeiros concedidos: R$ 28.000; 
秒 Devolução de vendas: R$ 15.000; 
秒 Devolução de compras: R$ 10.000; 
秒 Saldo inicial do estoque de mercadorias: R$ 25.000; 
秒 Saldo final do estoque de mercadorias: R$ 5.000; 
秒 Despesas comerciais: R$ 60.000; 
秒 Despesas administrativas: R$ 65.000; 
秒 Provisão para crédito de liquidação duvidosa: R$ 8.000. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 28 
112 
Considerando apenas as informações acima e desconsiderando a incidência de impostos, o valor do 
lucro bruto da sociedade empresária, em 31/12/2016, era de 
 
a) R$ 187.000. 
b) R$ 227.000. 
c) R$ 247.000. 
d) R$ 255.000. 
e) R$ 280.000. 
 
PREFEITURA DE SALVADOR/TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR/CONTABILIDADE 
 
27) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Em 31/12/2016, a Cia. Delta 
apresentava os seguintes saldos de seus ativos em seu balancete: 
 
秒 Caixa: R$ 200.000; 
秒 Aplicação financeira considerada equivalente a caixa: R$ 100.000; 
秒 Estoques previstos para serem vendidos em 720 dias: R$ 300.000; 
秒 Provisão para Perdas nos Estoques: R$ 65.000; 
秒 Aluguel pago antecipadamente, apropriado mensalmente de forma linear por dois anos: R$ 
120.000; 
秒 Carro: R$ 70.000; 
秒 Depreciação acumulada do carro: R$ 30.000; 
秒 Seguro do carro pago antecipadamente, apropriado mensalmente de forma linear por três anos: 
R$ 36.000; 
秒 Empréstimo a sócio que deverá ser recebido em 90 dias: R$ 45.000; 
秒 Contas a receber por venda de ativo imobilizado com prazo de 60 dias: R$ 80.000; 
秒 Perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa: R$ 25.000. 
 
Assinale a opção que indica o valor do ativo circulante da Cia. Delta, em 31/12/2016. 
 
a) R$ 372.000. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 29 
112 
b) R$ 415.000. 
c) R$ 427.000. 
d) R$ 472.000. 
e) R$ 662.000. 
 
28) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Assinale a opção que indica a 
necessidade da constituição de um passivo não circulante. 
 
a) Reconhecimento de imposto sobre a renda diferido, devido ao lucro em venda a prazo realizada 
para o governo. 
b) Pagamento de empréstimo bancário contraído há cinco anos. 
c) Reconhecimento de perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa. 
d) Declaração dedividendos adicionais ao mínimo obrigatório. 
e) Contração de empréstimo com sócio da empresa, para pagamento no exercício seguinte. 
 
29) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) A Cia. Rent a Book oferece aluguel 
de livros. Ela cobra uma anuidade de R$ 240,00 e mais R$ 5,00 por livro alugado. Em 31/12/2016 a 
empresa possuía 200 associados. Em janeiro de 2017 a empresa recebeu a inscrição de mais 40 
associados, que começaram a pagar suas anuidades em fevereiro e se tornaram sócios em março, 
estando aptos a alugar livros. Além disso, a empresa alugou 400 livros em janeiro, 500 em fevereiro 
e 700 em março. 
 
Assinale a opção que indica o valor da Receita do primeiro trimestre de 2017 da Cia. Rent a Book de 
acordo com o Regime de Competência. 
 
a) R$ 20.800. 
b) R$ 21.600. 
c) R$ 22.400 
d) R$ 56.000. 
e) R$ 65.600. 
 
30) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) A Cia. Pen revende canetas. Em 
31/12/2016, a empresa possuía em seu estoque 20 unidades de canetas azuis, que foram compradas 
por R$ 10,00 e 30 unidades de canetas vermelhas, que foram compradas por R$ 16,00. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 30 
112 
 
Nessa data, as canetas azuis e vermelhas são vendidas por R$ 14 cada. 
 
O valor do estoque total da Cia. Pen, em 31/12/2016, deve ser de 
 
a) R$ 500. 
b) R$ 620. 
c) R$ 680. 
d) R$ 700. 
e) R$ 760. 
 
31) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) A Cia. ABC emitiu, em 2016, títulos 
patrimoniais no valor de R$ 200.000,00, tendo procura satisfatória. No processo de captação de 
recursos, a empresa incorreu em custos de transação vinculados à emissão no valor de R$ 10.000,00. 
 
Os custos de transação devem ser contabilizados como 
 
a) despesa financeira. 
b) despesa operacional. 
c) ativo intangível. 
d) redutores do patrimônio líquido 
e) outros resultados abrangentes 
 
32) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) De acordo com a Lei nº 6.404/76 e 
alterações, assinale a opção que apresenta a reserva que pode ser utilizada para compensar 
prejuízos e aumentar o capital social de uma companhia. 
 
a) Reserva de contingências. 
b) Reserva de capital. 
c) Reserva de lucros a realizar. 
d) Reserva legal. 
e) Reserva estatutária. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 31 
112 
33) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Assinale a opção que indica a 
diferença entre Reserva para Contingências (RC) e Provisão para Riscos Fiscais e outras contingências 
(PRF). 
 
a) (RC) representa uma expectativa de perdas ainda não incorridas; (PRF) destina-se a dar cobertura 
a fatos já incorridos. 
b) (RC) é uma conta do passivo; (PRF) é uma conta do patrimônio líquido. 
c) (RC) é formada com a finalidade de reconhecer uma perda julgada possível; (PRF) é formada com 
a finalidade de reconhecer uma perda julgada provável. 
d) (RC) utiliza valores que não podem ser estimados; (PRF) utiliza valores que podem ser estimados. 
e) (RC) representa mecanismo usual da empresa; (PRF) não é constituída com frequência. 
 
34) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) A Cia. Coração vende apontadores. 
Em 30/06/2017, seu estoque era avaliado em R$ 100 e era formado por vinte apontadores. 
 
Durante o mês de julho de 2017, a empresa realizou as seguintes operações: 
 
ひ VWミS; SW ヱヰ ┌ミキS;SWゲ SW ;ヮラミデ;SラヴWゲ ヮWノラ ┗;ノラヴ デラデ;ノ SW Rガ ヱヱヰく 
ひ Cラマヮヴ; SW ヱヵ ┌ミキS;SWゲ SW ;ヮラミデ;SラヴWゲ ヮWノラ ┗;ノラヴ デラデ;ノ SW Rガ ヱヲヰく 
ひ Cラマヮヴ; SW ヲヰ ┌ミキS;SWゲ SW ;ヮラミデ;SラヴWゲ ヮWノラ ┗;ノラヴ total de R$ 200. 
ひ VWミS; SW ンヰ ┌ミキS;SWゲ SW ;ヮラミデ;SラヴWゲ ヮWノラ ┗;ノラヴ デラデ;ノ SW Rガ ヴヲヰく 
 
Assinale a opção que indica o valor aproximado do custo das mercadorias vendidas de acordo com 
os métodos PEPS e Custo Médio Ponderado Médio, respectivamente, em 31/07/2017. 
 
a) R$ 220 e R$ 297. 
b) R$ 220 e R$ 305. 
c) R$ 270 e R$ 297. 
d) R$ 270 e R$ 305. 
e) R$ 500 e R$ 530. 
 
35) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária possuía 
um carro, que era utilizado por seu presidente. O valor contábil do carro, em 31/12/2014, era de R$ 
80.000. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 32 
112 
 
Em 2015, a empresa precisou cortar custos e os administradores decidiram colocar o carro à venda, 
por R$ 90.000. 
 
Em 2016, os preços dos carros diminuíram, frente à diminuição do poder aquisitivo da população, 
mas os administradores da sociedade empresária optaram por não reduzir o valor de venda 
proposto inicialmente. 
 
Assinale a opção que indica a correta classificação do carro no balanço patrimonial da empresa, em 
31/12/2016. 
 
a) Ativo Circulante. 
b) Ativo Realizável a Longo Prazo. 
c) Propriedade para Investimentos. 
d) Ativo Imobilizado. 
e) Ativo Intangível. 
 
36) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária utilizava 
o método PEPS para avaliar o seu estoque. Em 31/12/2014, a composição do estoque era a seguinte: 
 
 
 
Em 2015, houve a venda de uma unidade por R$ 21.000, de modo que a sociedade empresária 
apurou lucro de R$ 9.000. 
 
Em 2016, os contadores da sociedade empresária julgaram que o melhor método de avaliação para 
seu estoque era o custo médio. Portanto, em 31/12/2016, a sociedade empresária apresentou suas 
demonstrações contábeis de acordo com o custo médio. Em suas demonstrações comparativas de 
2015, ela também utilizou o custo médio, por se tratar de mudança de política contábil. O lucro em 
31/12/2015, de acordo com esse método, foi de R$ 6.000. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 33 
112 
Assinale a opção que indica a Demonstração Contábil em que deve ser contabilizado o ajuste 
referente à diferença entre o lucro apurado pelo custo médio e o lucro apurado pelo PEPS, que é de 
R$ 3.000. 
 
a) Balanço Patrimonial. 
b) Demonstração do Resultado do Exercício. 
c) Demonstração dos Resultados Abrangentes. 
d) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. 
e) Demonstração do Valor Adicionado. 
 
37) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) De acordo com o Pronunciamento 
Técnico CPC 00- Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, 
os relatórios contábil-financeiros não são direcionados primariamente aos 
 
a) órgãos reguladores. 
b) investidores. 
c) credores por empréstimos existentes. 
d) credores por empréstimos em potencial. 
e) outros credores. 
 
38) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária 
especializada em consultoria contábil tem sede em Belo Horizonte. A empresa abre uma filial em 
Salvador e transfere alguns gerentes para trabalharem na nova filial. Os gerentes alugam 
apartamentos em um prédio pertencente à empresa, localizado na mesma rua. 
 
Assinale a opção que indica o correto reconhecimento contábil dos apartamentos alugados pelos 
gerentes no balanço patrimonial da sociedade empresária. 
 
a) Ativo circulante. 
b) Ativo realizável a longo prazo. 
c) Ativo imobilizado. 
d) Propriedades para Investimento. 
e) Ativo Intangível. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ ReceitaFederal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 34 
112 
39) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária contraiu 
um empréstimo, em 01/03/2014, com vencimento em 01/03/2020. O empréstimo contraído estava 
sujeito a determinadas condições. 
 
Em 01/12/2016, a sociedade empresária comunicou que não seria capaz de cumprir uma das 
condições acordadas. Em 02/01/2017 o banco determinou que não haveria sanções pelo 
descumprimento da condição. 
Assinale a opção que indica a correta contabilização do empréstimo no balanço patrimonial da 
sociedade empresária, referente ao ano de 2016. 
 
a) Conta redutora do ativo circulante. 
b) Conta redutora do ativo realizável a longo prazo. 
c) Passivo circulante 
d) Passivo não circulante. 
e) Reserva de contingências. 
 
40) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária 
apresentava as seguintes contas em sua Demonstração do Resultado do exercício de 31/12/2016: 
 
ひ Cラマヮヴ;ゲ SW Wゲデラケ┌Wぎ Rガ ヱヰヰくヰヰヰき 
ひ Eゲデラケ┌W キミキcial: R$ 30.000; 
ひ Eゲデラケ┌W aキミ;ノぎ Rガ ヴヰくヰヰヰき 
ひ DW┗ラノ┌N?ラ SW Iラマヮヴ;ゲぎ Rガ ヲヰくヰヰヰき 
ひ DW┗ラノ┌N?ラ SW ┗WミS;ゲぎ Rガ ヱヵくヰヰヰき 
ひ VWミS;ゲ Hヴ┌デ;ゲぎ Rガ ヴヰヰくヰヰヰき 
ひ DWゲIラミデラゲ aキミ;ミIWキヴラゲ IラミIWSキSラゲぎ Rガ ヲヵくヰヰヰき 
ひ AH;デキマWミデラゲ IラミIWSキSラゲぎ Rガ ヱヰくヰヰヰき 
ひ DWゲヮWゲ;ゲ ラヮWヴ;Iキラミ;キゲぎ Rガ ヶ0.000; 
ひ RWIWキデ;ゲ aキミ;ミIWキヴ;ゲぎ Rガ ヱヰヰくヰヰヰく 
 
Assinale a opção que indica o lucro bruto da empresa em 31/12/2016. 
 
a) R$ 280.000 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 35 
112 
b) R$ 285.000 
c) R$ 305.000 
d) R$ 330.000 
e) R$ 345.000 
 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 36 
112 
QUESTÕES COMENTADAS 
 
DPE に RO に 2015 
1) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) Em 01/01/x1, a empresa de navegação Senrota 
conquistou o direito de concessão para explorar economicamente o transporte de balsa do rio 
Tuiuiu, em consonância com seu objetivo social. O contrato previa também a prestação de serviços 
de transporte de balsa para os rios Obaba e Sotutu, todos no estado do Alagados. 
 
O contrato de concessão irá vigorar por 10 anos, renováveis por igual período, caso a Senrota atenda 
todos os requisitos do contrato, entre eles, disponibilizar nove balsas distribuídas pelos três rios 
(vide tabela abaixo). 
 
Os investimentos necessários para prestar o serviço e atender o contrato são os seguintes: 
 
Rio Investimentos $ 
Nº mínimo de balsas 
exigidas no contrato 
Tuiuiu 100.000.000,00 3 
Obaba 85.000.000,00 4 
Sotutu 25.000.000,00 2 
Total 210.000.000,00 9 
 
Em 01/01/x2, a Senrota fez um teste de recuperabilidade dos seus ativos e chegou aos seguintes 
números: 
 
Rio Balsa Valor de Mercado $ Valor de Uso $ 
Tuiuiu 
1 20.000.000,00 25.000.000,00 
2 20.000.000,00 35.000.000,00 
3 20.000.000,00 40.000.000,00 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 37 
112 
Obaba 
1 20.000.000,00 8.000.000,00 
2 20.000.000,00 20.000.000,00 
3 20.000.000,00 20.000.000,00 
4 20.000.000,00 25.000.000,00 
Sotutu 
1 20.000.000,00 20.000.000,00 
2 20.000.000,00 15.000.000,00 
Total 
 
180.000.000,00 208.000.000,00 
 
Considerando essas informações, a Senrota deve reconhecer uma perda de valor recuperável de 
ativos no valor de: 
 
(A) Zero; 
(B) $ 2.000.000 に para todo o contrato de concessão; 
(C) $ 7.000.000 に todas as balsas Obaba; 
(D) $ 12.000.000 に Balsa 1 に Obaba; e $ 5.000.000 に Balsa 2 に Sotutu; 
(E) $ 30.000.000 に para todo o contrato de concessão. 
 
Comentários: 
 
Essa veio diretamente do pronunciamento CPC 01 に Redução ao valor recuperável de ativos: 
 
68. Conforme definido no item 6, uma unidade geradora de caixa de um ativo é o menor grupo de 
ativos que inclui esse ativo e gera entradas de caixa que são em grande parte independentes das 
entradas de caixa provenientes de outros ativos ou grupos de ativos. 
 
A identificação de uma unidade geradora de caixa do ativo envolve julgamento. Se o valor 
recuperável não puder ser determinado para um ativo individual, a entidade identifica o menor 
agregado de ativos que gera entradas de caixa em grande parte independentes. 
 
Exemplo 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 38 
112 
Uma empresa de ônibus fornece serviços, sob contrato, a um município que requer a prestação de 
serviços mínima em cada uma das cinco linhas operadas. Os ativos alocados a cada linha e os fluxos 
de caixa provenientes de cada linha podem ser identificados separadamente. Uma das linhas opera 
com prejuízo significativo. 
 
Como a entidade não tem a opção de eliminar nenhuma das linhas operadas, o nível mais baixo de 
entradas de caixa identificáveis que são substancialmente independentes das entradas de caixa 
provenientes de outros ativos ou grupos de ativos são as entradas de caixa geradas pelas cinco linhas 
em conjunto. A unidade geradora de caixa para cada linha é a empresa de ônibus como um todo. 
 
A H;ミI; ;ヮWミ;ゲ デヴラIラ┌ さノキミエ;ゲ SW レミキH┌ゲざ ヮラヴ さH;ノゲ;ゲざが マ;ゲ ; Wゲデヴ┌デ┌ヴ; S; ケ┌Wゲデ?ラ Y ; マWゲマ;. Como 
a empresa não tem a opção de eliminar nenhuma das balsas operadas, o teste de recuperabilidade 
deve ser feito para todas as balsas (que é a unidade geradora de caixa). 
 
Vamos lá: 
 
Investimento 210.000.000 / 10 anos = 21.000.000 
Portanto, a amortização anual é de $21.000.000. 
Em 01/01/X2, o valor contábil é: 
 
210.000.000 に amortização 21.000.000 = $189.000.000 
 
O valor recuperável é o valor em uso, de $ 208.000.000. 
 
Como o valor recuperável é maior que o valor contábil, não há necessidade de ajuste para perda 
com teste de recuperabilidade. 
 
Gabarito  A 
 
2) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) Pelas práticas contábeis aplicadas no Brasil, uma 
debênture com juros anuais de 10%, e conversível em ações da data de seu vencimento por sua 
emitente, deve ser classificada como: 
 
a) instrumento derivativo; 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 39 
112 
b) passivo; 
c) capital social; 
d) patrimônio líquido; 
e) título híbrido nas demonstrações consolidadas. 
 
Comentários: 
 
Vamos pegar o conceito de debêntures emprestado do CPC 41, que diz: 
 
Debêntures são instrumentos financeiros representativos de contrato de mútuo. Os titulares têm 
direito de crédito, perante a companhia, nas condições fixadas por instrumento elaborado por 
Wゲデ;が ケ┌W ゲW Iエ;マ; さWゲIヴキデ┌ヴ; SW Wマキゲゲ?ラざ. Tal instrumento estabelece ou pode estabelecer se o 
crédito é monetariamente corrigido; se sim, qual o indexador, a participação no resultado, a 
conversibilidade em ações, as garantias desfrutadas pelos debenturistas, as épocas de vencimento 
da obrigação e os demais requisitos determinados ou autorizados por lei. 
 
As debêntures são classificadas no passivo, pois representam obrigação da empresa, conforme o 
prazo. 
 
Vamos exemplificar: Em 01.01.X1, a companhia KLS, emitiu e negociou debêntures conversíveis em 
ações, com valor nominal de R$ 100.000,00, vencíveis em 12 meses. 
 
D に Bancos (Ativo Circulante) R$ 100.000,00C に Debêntures Conversíveis (Passivo) R$ 100.000,00 
 
Neste caso, como são obrigações de curto prazo as debêntures ficam no passivo circulante. Se 
houver conversibilidade em ações, por exemplo, a empresa, em vez de pagar, resolve conceder aos 
debenturistas ações neste valor, devemos lançar: 
 
D に Debêntures Conversíveis (Passivo) R$ 100.000,00 
C に Capital social (Patrimônio líquido) R$ 100.000,00 
 
Gabarito  B 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 40 
112 
3) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) A empresa de softwares Marcosoft S.A. adquiriu, 
pelo valor de $ 7.600.000,00, todos os sistemas desenvolvidos por sua concorrente Sopa Ltda. O 
valor justo dos sistemas é de $ 6.100.000,00. Nas demonstrações financeiras da Sopa era possível 
identificar que o custo para desenvolver os sistemas correspondia ao valor líquido de $ 3.000.000,00. 
 
Considerando as informações acima, a Marcosoft deve classificar essa aquisição da seguinte forma: 
 
a) $ 6.100.000,00 como investimento e $ 1.500.000,00 como goodwill; 
b) $ 3.000.000,00 como intangível e $ 4.600.000,00 como goodwill; 
c) $ 6.100.000,00 como investimento e $ 1.500.000,00 como despesa; 
d) $ 3.000.000,00 como investimento e $ 4.600.000,00 como intangível; 
e) $ 7.600.000,00 como intangível. 
 
Comentários: 
 
Trata-se de aquisição de Ativo Intangível. Segundo o pronunciamento CPC 04 (R1) に Ativo Intangível: 
 
24. Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente ao custo. 
 
Aquisição separada 
 
 25. Normalmente, o preço que a entidade paga para adquirir separadamente um ativo intangível 
reflete sua expectativa sobre a probabilidade de os benefícios econômicos futuros esperados, 
incorporados no ativo, serem gerados a seu favor. Em outras palavras, a entidade espera que haverá 
benefícios econômicos a seu favor, mesmo que haja incerteza em relação à época e ao valor desses 
benefícios econômicos. Portanto, a condição de probabilidade a que se refere o item 21(a) é sempre 
considerada atendida para ativos intangíveis adquiridos separadamente. 
 
26. Além disso, o custo de ativo intangível adquirido em separado pode normalmente ser mensurado 
com confiabilidade, sobretudo quando o valor é pago em dinheiro ou com outros ativos monetários. 
 
O item 21 do pronunciamento CPC 04 - Ativo Intangível に estabelece que um ativo intangível deve 
ser reconhecido apenas se: 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 41 
112 
(a) for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados 
em favor da entidade; e 
(b) o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade. 
 
A condição (a) é sempre considerada atendida para os ativos intangíveis adquiridos separadamente. 
Afinal, nenhuma empresa iria adquirir Intangível se não tivesse a firme expectativa de obter 
benefícios econômicos com eles. 
 
E o item (b) também é atendido, pois o custo de aquisição do ativo intangível pode normalmente ser 
medido com confiabilidade. 
 
Portanto, a alternativa correta é a letra E, que indica a contabilização de $ 7.600.000,00 como 
intangível. 
 
Vejamos agora o erro das demais alternativas: 
 
a) $ 6.100.000,00 como investimento e $ 1.500.000,00 como goodwill; 
 
Errado. Se fosse aquisição de Investimento, no balanço individual da investidora ficaria contabilizado 
em Investimento pelo valor total de $7.600.000, dividido entre Valor Patrimonial de $ 6.100.000,00 
e Goodwill de $ 1.500.000,00. Mas, como se trata de aquisição de Ativo Intangível, tal contabilização 
não se aplica. 
 
b) $ 3.000.000,00 como intangível e $ 4.600.000,00 como goodwill; 
 
Errado. O custo registrado na contabilidade da empresa vendedora não será contabilizado na 
empresa compradora. 
 
c) $ 6.100.000,00 como investimento e $ 1.500.000,00 como despesa; 
 
Errado. Não é caso de aquisição de investimento; mas, mesmo na hipótese de aquisição de 
investimento, o valor de $1.500.000 seria contabilizado em Investimento, como Goodwill, e não 
como despesa. 
 
d) $ 3.000.000,00 como investimento e $ 4.600.000,00 como intangível; 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 42 
112 
 
Errado. O custo registrado na contabilidade da empresa vendedora não será contabilizado na 
empresa compradora. 
 
Gabarito  E 
 
4) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) Nas demonstrações financeiras do ano de X1, a 
companhia de automóveis japonesa Cainaxon apresentou o maior prejuízo de sua história. 
Pressionado pelo Conselho de Administração, o presidente da companhia apresentou um plano de 
reestruturação: 
 
1) Encerramento das unidades deficitárias nos anos de X2 e X3; 
2) Programa de demissão da metade dos executivos com início em 01/01/X3; 
3) Construção de um prédio administrativo; 
4) Encerramento do contrato de aluguel do prédio administrativo no momento em que o novo 
prédio ficar pronto. 
 
Considerando que todas as medidas foram aprovadas pelo conselho de administração no primeiro 
semestre de X2, deverão ser provisionadas no balanço do segundo trimestre de X2 a(s) seguinte(s) 
medidas: 
 
(A) nenhuma; 
(B) apenas 1 e 4; 
(C) apenas a 2; 
(D) apenas a 4; 
(E) todas as medidas com mensuração confiável 
 
Comentários: 
 
Conforme o pronunciamento CPC 25 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes: 
 
Evento que cria obrigação é um evento que cria uma obrigação legal ou não formalizada que faça 
com que a entidade não tenha nenhuma alternativa realista senão liquidar essa obrigação. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 43 
112 
 
Q┌;ミSラ ゲ┌ヴェW ┌マ さW┗Wミデラ ケ┌W Iヴキ; ラHヴキェ;N?ラざが ; WマヮヴWゲ; SW┗W ヴWIラミエWIWヴ ふIラミデ;Hキノキ┣;ヴぶ ┌マ ヮ;ゲゲキ┗ラ 
ou uma provisão. Um evento que cria obrigação pode se originar de obrigação legal ou obrigação 
não formalizada. 
 
Vejamos as definições, conforme o cpc 25: 
 
Obrigação legal é uma obrigação que deriva de: 
 
(a) contrato (por meio de termos explícitos ou implícitos); 
(b) legislação; ou 
(c) outra ação da lei. 
 
Obrigação não formalizada é uma obrigação que decorre das ações da entidade em que: 
 
(a) por via de padrão estabelecido de práticas passadas, de políticas publicadas ou de declaração 
atual suficientemente específica, a entidade tenha indicado a outras partes que aceitará certas 
responsabilidades; e 
 
(b) em consequência, a entidade cria uma expectativa válida nessas outras partes de que cumprirá 
com essas responsabilidades. 
 
 
É a=Iキノ WミデWミSWヴ ; さラHヴキェ;N?ラ ノWェ;ノざく A Wマpresa assina um contrato e aluga um imóvel (vai ter que 
pagar o aluguel), emite um pedido e compra mercadoria (vai ter que pagar o que comprou) e assim 
por diante. 
 
M;ゲ ; さラHヴキェ;N?ラ ミ?ラ aラヴマ;ノキ┣;S;ざ ミ?ラ Y デ?ラ ゲキマヮノWゲ ;ゲゲキマく O ヮラミデラ Iエ;┗W ミWゲデW デキヮラ SW ラHヴキgação 
Y さIヴキ;ヴ W┝ヮWIデ;デキ┗; ┗=ノキS;ゲ ミ;ゲ ラ┌デヴ;ゲ ヮ;ヴデWゲざく 
 
Um exemplo para explicar melhor: digamos que a empresa X tenha 5 fábricas no Brasil e resolva 
efetuar uma reestruturação em suas operações e fechar uma de suas fábricas. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 44 
112 
Adecisão de reestruturar as operações e fechar uma fábrica não gera uma provisão. A empresa pode 
マ┌S;ヴ SW キSWキ; W SWゲキゲデキヴ Sラ aWIエ;マWミデラ S; a=HヴキI;く N?ラ W┝キゲデW ;キミS; ┌マ; さラHヴキェ;N?ラ ヮヴWゲWミデWが 
SWヴキ┗;S; SW W┗Wミデラゲ テ= ラIラヴヴキSラゲざく 
 
A situação muda quando a empresa inicia a reestruturação ou quando comunicar a sua decisão e 
gerar expectativas válidas nas outras partes. Nesse caso, a empresa deve efetuar uma provisão, 
pois a decisão se torna obrigação não formalizada. 
 
Muito bem. Vamos analisar as medidas para verificar a necessidade de provisão: 
 
さヱぶ EミIWヴヴ;マWミデラ S;ゲ ┌ミキS;SWゲ SWaキIキデ=ヴキ;ゲ ミラゲ ;ミラゲ SW Xヲ W Xンきざ 
 
Item de difícil julgamento. Há dois exemplos desse tipo de situação no CPC 25 - Provisões, Passivos 
Contingentes e Ativos Contingentes: 
 
Exemplo 5A に Fechamento de divisão に nenhuma implementação antes do fechamento do balanço 
 
Em 12 de dezembro de 20X0, o conselho da entidade decidiu encerrar as atividades de uma divisão. 
 
Antes do fechamento do balanço (31 de dezembro de 20X0), a decisão não havia sido comunicada a 
qualquer um dos afetados por ela, e nenhuma outra providência havia sido tomada para 
implementar a decisão. 
 
Saída de recursos envolvendo benefícios futuros na liquidação に Não há evento que gera obrigação 
e, portanto, não há obrigação. 
 
Conclusão に Nenhuma provisão é reconhecida (ver itens 14 e 72). 
 
Exemplo 5B に Fechamento de divisão に comunicação/ implementação antes do fechamento do 
balanço 
 
Em 12 de dezembro de 20X0, o conselho da entidade decidiu encerrar as atividades de uma divisão 
que produz um produto específico. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 45 
112 
Em 20 de dezembro de 20X0, um plano detalhado para o fechamento da divisão foi aprovado pelo 
conselho; cartas foram enviadas aos clientes alertando-os para procurar uma fonte alternativa de 
fornecimento, e comunicações diversas sobre demissões foram enviadas para o pessoal da divisão. 
 
 Obrigação presente como resultado de evento passado que gera obrigação に O evento que gera a 
obrigação é a comunicação da decisão aos clientes e empregados, o que dá origem a uma obrigação 
não formalizada a partir dessa data, porque cria uma expectativa válida de que a divisão será 
fechada. 
 
Saída de recursos envolvendo benefícios futuros na liquidação に Provável. 
 
Conclusão に Uma provisão é reconhecida em 31 de dezembro de 20X0 pela melhor estimativa dos 
custos de fechamento da divisão (ver itens 14 e 72). 
 
A diferença entre o exemplo 5 A e o 5B é a elaboração do plano detalhado e sua comunicação. Na 
nossa questão, o presidente da companhia apresentou um plano de reestruturação que foi aprovado 
pelo conselho de administração da empresa. 
 
Dessa forma, ainda não ocorreu o planejamento detalhado e a comunicação aos clientes, o que não 
gera provisão, conforme o exemplo 5A. 
 
さヲぶ Pヴラェヴ;マ; SW SWマキゲゲ?ラ S; マWデ;SW Sラゲ W┝WI┌デキ┗ラゲ Iラマ キミケIキラ Wマ ヰヱっヰヱっXンきざ 
 
O presidente da companhia apresentou um plano de reestruturação que foi aprovado pelo conselho 
de administração da empresa. Portanto, os funcionários já estão cientes do programa de demissão 
de metade dos executivos. Já existe expectativa válida de válida nessas outras partes de que a 
empresa cumprirá com essas responsabilidades. 
 
Portanto, deve ser provisionado. 
 
さンぶ Cラミゲデヴ┌N?ラ SW ┌マ ヮヴYSキラ ;Sマキミキゲデヴ;デキ┗ラきざ 
 
Trata-se de construção de ativo da empresa. Deve ser contabilizado à medida em que ocorram os 
gastos. Não gera provisão. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 46 
112 
さヴぶ EミIWヴヴ;マWミデラ Sラ Iラミデヴ;デラ SW ;ノ┌ェ┌Wノ Sラ ヮヴYSキラ ;Sマキミキゲデヴ;デキ┗ラ ミラ マラマWミデラ Wマ ケ┌W ラ ミラ┗ラ 
ヮヴYSキラ aキI;ヴ ヮヴラミデラくざ 
 
Vamos supor que o encerramento do contrato de aluguel do prédio administrativo gere uma multa 
equivalente a três meses de aluguel. A empresa pretende construir um prédio e depois disso 
encerrar o contrato. 
 
Isso não gera nenhuma provisão. A empresa pode mudar de ideia e não encerrar o contrato. O valor 
só será devido quando ocorrer o cancelamento. 
 
Em outras palavras, não há obrigação presente resultante de fatos ocorridos, o que caracteriza um 
passivo. 
 
Assim, apenas o item 2 será provisionado. 
 
Gabarito  C 
5) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) Um investimento avaliado pelo método de custo 
deve: 
 
a) ter periodicamente seu valor justo mensurado e os ganhos ou perdas reconhecidos no resultado; 
b) com base na Lei nº 6.404/76, e suas alterações, ser baixado para resultado ou avaliado ao valor 
justo; 
c) ser avaliado por equivalência patrimonial; 
d) ter seu valor recuperável testado quando houver evidência de perda; 
e) ser ajustado pela deliberação sobre a distribuição de dividendos. 
 
Comentários 
 
Conforme a Lei 6404/76: 
 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ATIVO 
 
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes 
critérios: 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 47 
112 
 
III - os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o 
disposto nos artigos 248 a 250, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas 
prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como 
permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a 
companhia, de ações ou quotas bonificadas; 
IV - os demais investimentos, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para atender 
às perdas prováveis na realização do seu valor, ou para redução do custo de aquisição ao 
valor de mercado, quando este for inferior; 
 
Os artigos 248 a 250 referem-se aos investimentos em coligadas e controladas, que estudaremos a 
seguir. 
 
Os investimentos que não sejam em coligadas ou controladas são avaliados pelo custo de aquisição, 
deduzido de provisão para perdas prováveis. 
 
Conforme o CPC 01 に Redução ao Valor Recuperável de Ativos: 
 
9. A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um 
ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor 
recuperável do ativo. 
 
Gabarito  D. 
6) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) A empresa de papel e celulose Sem Cor construiu sua 
nova planta industrial perto da plantação de eucaliptos. A cidade mais próxima está localizada a mais 
de 100 km de distância. Com o intuito de auxiliar seus empregados, a empresa construiu um 
alojamento para ser alugado a eles. No que tange aos gastos com esse alojamento, a classificação 
correta a ser feita pela Sem Cor é: 
 
a) investimento; 
b) propriedade para investimento; 
c) imobilizado; 
d) como despesa, já que não atua no ramo de locação; 
e) intangível em função da fidelização do aluguel. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 48 
112 
Comentários: 
 
Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício に ou parte de edifício に ou 
ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir 
aluguel ou para valorização do capital ou para ambas. 
 
Segundo o CPC 27 (ativo imobilizado): 
 
Ativo imobilizado é o item tangível que: 
 
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a 
outros, oupara fins administrativos; e 
(b) se espera utilizar por mais de um período. 
 
Aゲ S┌;ゲ SWaキミキNロWゲ マWミIキラミ;マ さ;ノ┌ェ┌Wノざく Q┌al é a diferença entre elas? Ou seja, quando um imóvel 
;ノ┌ェ;Sラ ゲWヴ= Iノ;ゲゲキaキI;Sラ Iラマ さPヴラヮヴキWS;SW ヮ;ヴ; Iミ┗WゲデキマWミデラざ W ケ┌;ミSラ ゲWヴ= IラミゲキSWヴ;Sラ ┌マ 
さIマラHキノキ┣;Sラざい 
 
A resposta está na Interpretação Técnica ICPC 10 - Interpretação Sobre a Aplicação Inicial ao Ativo 
Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43: 
 
46. (...) No ativo imobilizado, a figura do aluguel só pode existir quando estiver vinculado a ativo 
complementar na produção ou no fornecimento de bens ou serviços. Por exemplo, uma fazenda 
pode ter residências alugadas a seus funcionários, uma extratora de minerais pode construir 
residências no meio da floresta também para alugar a seus funcionários, etc. Nesse caso, os ativos 
alugados são, na verdade, parte do imobilizado necessário ao atingimento da atividade-fim da 
entidade. 
 
47. Se houver investimento para obter renda por meio de aluguel, em que este é o objetivo final, no 
qual o imóvel é um investimento em si mesmo, e não o complemento de outro investimento, aí se 
tem a caracterização não do ativo imobilizado, mas sim de propriedade para investimento. A 
propriedade para investimento, ao contrário do ativo alugado classificado no imobilizado, tem um 
fluxo de caixa específico e independente, ou seja, ele é o ativo principal gerador de benefícios 
econômicos, e não um acessório a outros ativos geradores desses benefícios. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 49 
112 
Ou seja: se o aluguel estiver vinculado à atividade da empresa (residência na floresta para 
mineradores, casas na fazenda para os trabalhadores rurais, etc) é Imobilizado. 
 
Se o aluguel não estiver vinculado à atividade da empresa, e se destina apenas a gerar renda, então 
será classificado como propriedade para Investimento. 
 
Portanto, na questão, classificaremos como ativo imobilizado. 
 
Gabarito  C. 
7) (FGV/Analista Contábil/DPE/RO/2015) A Cia Catabento fabrica 2.500 cadernos por dia e 
possui as seguintes contas de estoques: 
 
Contas $ 
Matéria Prima 100.000,00 
Materiais Destinados a Obras 125.000,00 
Matérias de Consumo 150.000,00 
Mercadorias em Trânsito 175.000,00 
Para Revenda 200.000,00 
Peças de Reposição de Equipamentos 225.000,00 
Produtos Acabados 250.000,00 
Produtos em Elaboração 275.000,00 
 
Deve ser classificado no Ativo Não Circulante o seguinte saldo: 
 
a) zero; 
b) $ 125.000,00; 
c) $ 275.000,00; 
d) $ 350.000,00; 
e) $ 400.000,00. 
 
Comentários 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 50 
112 
Todas essas contas são classificadas, em regra, no ativo circulante: 
 
Matéria Prima 100.000,00 
Matérias de Consumo 150.000,00 
Mercadorias em Trânsito 175.000,00 
Para Revenda 200.000,00 
Produtos Acabados 250.000,00 
Produtos em Elaboração 275.000,00 
 
São contas relacionadas à produção. Na contabilidade de custos aprendemos que todos os gastos 
relacionados à produção são denominados custos, compondo o custo da mercadoria, sendo, assim, 
ativados. 
 
As contas peças de reposição (225.000,00) e materiais destinados a obras (125.000,00) vão ficar no 
ativo não circulante imobilizado. 
 
225.000,000 + 125.000,00 = 350.000,00 
 
Gabarito  D. 
SEFIN-RO/TÉCNICO TRIBUTÁRIO/2018 
 
8) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 31/12/2017, a Cia. MAM possuía em seu 
balanço patrimonial uma sala comercial. O valor contábil da sala comercial era de R$ 60.000 e ela 
estava contabilizada no Ativo Imobilizado, uma vez que era utilizada nos negócios da empresa. 
 
Em 05/01/2018, a direção da empresa decidiu colocar a sala comercial à venda, passando a 
contabilizá-la no Ativo não Circulante Mantido para a Venda. Na data, seu valor justo era de R$ 
50.000. 
 
Assinale a opção que indica, respectivamente, o valor pelo qual a sala comercial deve ser 
contabilizada no Ativo não Circulante Mantido para a Venda e onde deve ser contabilizada a 
diferença entre o valor contábil e o valor justo. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 51 
112 
a) R$ 50.000; despesa. 
b) R$ 50.000; ajuste de avaliação patrimonial. 
c) R$ 50.000; redutora do ativo. 
d) R$ 60.000; receita. 
e) R$ 60.000; ajuste de avaliação patrimonial. 
 
Comentários: 
 
1) Os ativos não circulantes mantidos para venda devem ser mensurados pelo menor entre o valor 
contábil e o valor justo menos as despesas de vendas. 
2) Não devem ser depreciados ou amortizados. 
3) devem ser apresentados separadamente no balanço patrimonial. 
4) Os resultados das operações descontinuadas devem ser apresentados separadamente na DRE. 
 
A diferença é lançada como despesa no resultado. Vejam um pequeno mapa mental sobre esse CPC: 
 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 52 
112 
Gabarito  A. 
 
9) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 31/12/2016, o passivo da Cia. K apresentava a 
seguinte composição: 
 
 
 
Na sociedade empresária, em 2017, aconteceram os seguintes fatos: 
 
ひ Um funcionário entrou na justiça contra a empresa pedindo R$ 10.000 por horas extras não pagas. 
O caso deve ser julgado em março de 2018. Os advogados da empresa consideram as chances de 
perda possíveis. 
ひ Uマ Sラゲ ゲルIキラゲ S; WマヮヴWゲ; IラミIWSW ┌マ WマヮヴYゲデキマラ ヮ;ヴ; ; ヮヴルヮヴキ; WマヮヴWゲ; ミラ ┗;ノラヴ SW Rガ ヲヰくヰヰヰが 
para pagamento em 05/06/2018. 
ひ A SWゲヮWゲ; SW ゲ;ノ=ヴキラゲ SW SW┣WマHヴラが ; ゲWヴ ヮ;ェ; Wマ ヰヵっヰヱっヲヰヱΒが Y SW Rガ ヱΒくヰヰヰく 
 
Além disso, todos os prazos de pagamento foram cumpridos pela empresa. 
 
Assinale a opção que indica, em 31/12/2017, o valor do passivo circulante da Cia. K. 
 
a) R$ 38.000. 
b) R$ 48.000. 
c) R$ 58.000. 
d) R$ 68.000. 
e) R$ 78.000. 
 
Comentários: 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 53 
112 
O passivo exigível basicamente pode ser dividido em passivo circulante e não circulante. Segundo 
a Lei das Sociedades por Ações: 
 
Art. 180. As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo 
não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, 
e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no 
parágrafo único do art. 179 desta Lei. 
Exercício de X2 
Passivo circulante Passivo não circulante
X3 em diante
31.12.X231.12.X1 
 
O saldo inicial do Passivo Circulante da empresa é de R$ 55.000,00 e todos os prazos de pagamento 
foram cumpridos pela empresa. Portanto, esses Passivos foram liquidados! 
 
Além disso, essa para resolvermos essa questão, temos que nos atentar para um detalhe muito 
importante! O saldo de Contas a Pagar de 30.000, classificado em 31.12.2016 como Passivo Não 
Circulante, deverá ser reclassificado para Passivo Circulante. 
 
 Agora, vamos analisar as modificações ocorridas: 
 
ひ Um funcionário entrou na justiça contra a empresapedindo R$ 10.000 por horas extras não 
pagas. O caso deve ser julgado em março de 2018. Os advogados da empresa consideram as 
chances de perda possíveis. 
 
O CPC 25, item 14 afirma: 
 
Uma provisão deve ser reconhecida quando: 
 
(a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento 
passado; 
(b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos 
para liquidar a obrigação; e 
(c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 54 
112 
Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida. 
 
Como a perda foi julgada possível pelos advogados, não devemos reconhecer provisão, apenas um 
Passivo Contingente. 
 
ひ Uマ Sラゲ ゲルIキラゲ S; WマヮヴWゲ; IラミIWSW ┌マ WマヮヴYゲデキマラ ヮ;ヴ; ; ヮヴルヮヴキ; WマヮヴWゲ; ミラ ┗;ノラヴ SW Rガ 
20.000, para pagamento em 05/06/2018. 
 
O empréstimo concedido pelo sócio é classificado de acordo com o prazo de exigibilidade, nesse 
caso, Passivo Circulante. Apenas reforçando que esse empréstimo não é para aumento de capital, 
ou seja, a empresa tem a obrigação de devolvê-lo. 
 
ひ A SWゲヮWゲ; SW ゲ;ノ=ヴキラゲ SW SW┣WマHヴラが ; ゲWヴ ヮ;ェ; Wマ ヰヵっヰヱっヲヰヱΒが Y SW Rガ ヱΒくヰヰヰく 
 
O reconhecimento da despesa de salários aumenta o Passivo Circulante em 18.000. 
 
Diante do exposto, o saldo do Passivo Circulante em 31.12.2017 será: 
 
Salários a pagar (05/01/2018) 18.000 
Empréstimos a pagar (05/06/2018) 20.000 
Contas a pagar (10/10/2018) 30.000 
Total 68.000 
 
GabaritoD 
 
10) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 31/12/2015, a Cia. WWW apresentava o 
seguinte balanço patrimonial: 
 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 55 
112 
 
No ano de 2016, a sociedade empresária auferiu receitas e incorreu em despesas, gerando um lucro 
líquido de R$ 160.000. 
 
Dado que a Cia. WWW distribuiu dividendos mínimos obrigatórios de 25% do lucro líquido ajustado, 
assinale a opção que indica o valor dos dividendos a pagar, em 31/12/2016. 
 
a) R$ 30.000. 
b) R$ 33.750. 
c) R$ 38.000. 
d) R$ 38.750. 
e) R$ 40.000. 
 
Comentários: 
 
O Lucro Líquido ajustado para apuração dos dividendos mínimos é encontrado da seguinte forma: 
 
Base de cálculo ajustada: [Lucro líquido に Reserva legal に Reserva para contingências + Reversão 
de reserva para contingências に Reserva de incentivos fiscais (facultativo) に Reserva de prêmio na 
emissão de debêntures (facultativo)]. 
 
O primeiro passo é encontramos o valor destinado para Reserva Legal. Segundo a lei das S/A´s: 
 
Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra 
destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital 
social. 
 
§ 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa 
reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182, exceder de 
30% (trinta por cento) do capital social. 
 
§ 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser 
utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 56 
112 
Esquematizemos: 
 
Reserva legal  5% do LLE  Limitado a 20% do capital social. 
 
Lucro Líquido =160.000 x 0,05 = R$ 8.000 
Limite Obrigatório = 20% do CS = 150.000 x 0,20 = 30.000 
 
Percebam que já existe saldo de 25.000 para Reserva Legal, portanto, só é possível constituir 30.000 
に 25.000 = R$ 5.000. Muito cuidado para não constituirmos o valor total de R$ 8.000. 
 
Agora é calcularmos o valor destinado para dividendos: 
 
Lucro Líquido 160.000,00 
(-) Reserva Legal (5.000,00) 
= Lucro Líquido Ajustado 155.000,00 
25% Dividendos 155.000 x 0,25 = 38.750,00 
 
GabaritoD 
 
11) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) A Cia. X vende roupas. A sociedade empresária não 
é contribuinte do IPI, mas é contribuinte dos impostos estaduais e municipais. Em 31/12/2017, ela 
apresentava os seguintes saldos: 
 
秒 vendas brutas de vendas: R$ 200.000; 
秒 comissão de vendas: R$ 20.000; 
秒 devolução de vendas: R$ 10.000; 
秒 custo das mercadorias vendidas: R$ 120.000; 
秒 devolução de compras: R$ 15.000; 
秒 ajuste a valor presente de contas a pagar: R$ 5.000; 
秒 ajuste a valor presente de clientes: R$ 12.000; 
秒 ICMS sobre vendas: R$ 40.000; 
秒 IPI nas compras: R$ 30.000; 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 57 
112 
秒 despesas com salários: R$ 35.000; 
秒 perdas estimadas para créditos de liquidação duvidosa: R$ 10.000; 
秒 perdas com a redução do valor dos estoques: R$ 4.000. 
 
Com base nos dados acima, assinale a opção que indica o valor da Receita Líquida de Vendas da Cia. 
X, em 31/12/2017. 
 
a) R$ 18.000. 
b) R$ 70.000. 
c) R$ 118.000. 
d) R$ 138.000. 
e) R$ 150.000. 
 
Comentários: 
 
A demonstração do resultado do exercício, que apura o lucro ou prejuízo obtido no exercício, tem a 
estrutura seguinte: 
 
Estrutura da demonstração do resultado do exercício 
 
Faturamento bruto (venda bruta + IPI sobre faturamento) 
(-) IPI sobre faturamento bruto 
Vendas brutas/Receita bruta de vendas/Receita operacional bruta 
(-) Deduções da receita bruta 
 Devoluções e cancelamento de vendas 
 Abatimentos sobre vendas 
 Descontos incondicionais concedidos/descontos comerciais 
Impostos e contribuições sobre vendas e serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS) 
Ajuste a valor presente sobre clientes 
Vendas líquidas/Receita líquida de vendas/Receita operacional líquida 
(-) Custo da mercadoria vendida (CMV = Est. inicial + Compras líq. に Est. final) 
Lucro bruto/Resultado operacional bruto/Resultado com mercadorias 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 58 
112 
(-) Despesas operacionais 
 Com vendas 
 Administrativas 
 Gerais 
 Financeiras líquidas (despesas financeiras に receitas financeiras) 
 Outras despesas operacionais 
 + Outras receitas operacionais 
Resultado operacional líquido/Lucro ou prejuízo operacional líquido 
(-) Outras despesas (antigas despesas não operacionais) 
+ Outras receitas (antigas receitas não operacionais) 
Resultado antes do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucro Líquido 
(-) Despesa com provisão para Imposto de Renda e CSLL 
Resultado após o Imposto de Renda/CSLL e antes das participações 
(-) Participações estatutárias sobre o lucro 
 Debenturistas 
 Empregados 
 Administradores 
 Partes beneficiárias 
 Fundo de assistência/previdência a empregados 
Lucro ou prejuízo líquido do exercício 
 
A questão solicita a Receita Líquida de Vendas, cuidado para não extrapolar o que foi solicitado pela 
questão. Ademais, a FGV considera que o Ajuste a Valor Presente com Dedução da Receita Bruta, no 
resultado, conforme determina a Legislação do Imposto de Renda, alterada recentemente pela Lei 
12.973/14: 
 
さAヴデく ヱヲく § 1o A receita líquida será a receita bruta diminuída de:I - devoluções e vendas canceladas; 
II - descontos concedidos incondicionalmente; 
III - tributos sobre ela incidentes; e 
IV - valores decorrentes do ajuste a valor presente, de que trata o inciso VIII do caput do art. 183 
da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, das operações vinculadas à receita bruta. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 59 
112 
 
Guarde esse posicionamento para sua prova. 
 
Vendas brutas de vendas R$ 200.000 
Devolução de vendas (R$ 10.000) 
Ajuste a valor presente de clientes (R$ 12.000) 
ICMS sobre vendas (R$ 40.000) 
Receita Líquida de vendas R$ 138.000 
 
GabaritoD 
 
12) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Uma sociedade empresária possuía, em 
31/12/2016, dois terrenos, um destinado à venda e outro ao uso. O primeiro estava contabilizado 
por R$ 100.000 no Ativo Circulante como estoque. Já o segundo, estava contabilizado por R$ 100.000 
no Ativo Imobilizado. 
 
Com o objetivo de valorização do capital, em 2017, a sociedade empresária transferiu os dois 
terrenos para a conta Propriedade para Investimento, passando a contabilizá-los pelo valor justo, 
que era de R$ 120.00 e de R$ 180.000. 
 
Assinale a opção que indica os lançamentos corretos feitos pela sociedade empresária no momento 
da transferência dos terrenos. 
 
a) D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Receita: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 80.000. 
 
b) 
D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 60 
112 
C - Receita: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Receita: R$ 80.000. 
 
c) 
D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 80.000. 
 
 
d) D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Receita: R$ 80.000. 
 
e) 
D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Ganho: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C - Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C - Ganho: R$ 80.000. 
 
Comentários: 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 61 
112 
Pessoal, essa questão é bem interessante e trata do CPC 28 に Propriedade para Investimento, que é 
um dos mais cobrados pela FGV. Vejam um pequeno resumo: 
 
 
 
Se se tratar de estoque que virará propriedade para investimento então o tratamento é o seguinte: 
 
63. Para uma transferência de estoque para propriedade para investimento que seja escriturada 
pelo valor justo, qualquer diferença entre o valor justo da propriedade nessa data e o seu valor 
contábil anterior deve ser reconhecida no resultado. 
 
 
Portanto, o Terreno A será contabilizado da seguinte maneira: 
 
D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
Terreno A
Estoque virou
Propriedade 
para 
investimento
Diferença = 
Resultado 
(Positiva ou 
Negativa)
Terreno B
Imobilizado 
virou
Propriedade 
para 
investimento
Diferença 
Positiva = AAP 
(PL)
Diferença 
Negativa = 
Resultado
Estoque - Propriedade para investimento ao valor justoȈDiferença: Resultado
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 62 
112 
C - Receita: R$ 20.000; 
 
Para o Terreno B, se valor justo > valor contábil, a diferença vai para ajuste de avaliação patrimonial, 
no PL. 
 
 
 
Portanto, o Terreno B será contabilizado da seguinte maneira: 
 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C に Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C に Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 80.000; 
 
Juntando, temos: 
 
D - Propriedade para investimento: R$ 120.000; 
C - Ativo Circulante: R$ 100.000; 
C - Receita: R$ 20.000; 
D - Propriedade para investimento: R$ 180.000; 
C に Ativo Imobilizado: R$ 100.000; 
C に Ajuste de Avaliação Patrimonial: R$ 80.000; 
 
Gabarito  A. 
 
13) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 10/12/2016, o governo brasileiro passou a 
exigir que, a partir de 2017, todas as empresas do país deverão oferecer a seus funcionários 15 horas 
de treinamento de primeiros socorros. 
 
Assinale a opção que indica o correto tratamento contábil decorrente dessa exigência nas 
demonstrações contábeis das empresas, em 31/12/2016. 
Imobilizado 
(Custo)
Vira Prop. 
Invest. 
Valor Justo
Valor Justo 
> Custo
AAP (PL)
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 63 
112 
 
a) Reconhecimento em despesas operacionais. 
b) Reconhecimento em outras despesas operacionais. 
c) Reconhecimento no passivo como provisão. 
d) Divulgação em nota explicativa. 
e) Não reconhecimento contábil. 
 
Comentários: 
 
O CPC 25 prevê as condições para o reconhecimento da uma provisão: 
 
Reconhecimento 
 
Provisão 
 
14. Uma provisão deve ser reconhecida quando: 
 
(a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento 
passado; 
(b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos 
para liquidar a obrigação; e 
(c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação. 
 
Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida. 
 
 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 64 
112 
Para resolvermos essa questão, temos que saber se na data do balanço patrimonial, 31.12.2016, 
existe uma obrigação para a empresa. Caso negativo, não há reconhecimento a fazer. Vejamos dois 
exemplos previstos no CPC 25: 
 
Exemplo 6 に Requerimento legal para a instalação de filtro de fumaça 
 
De acordo com a nova legislação, a entidade é requerida a instalar filtros de fumaça nas suas fábricas 
até 30 de junho de 20X1. A entidade não fez a instalação dos filtros de fumaça. 
 
(a) Em 31 de dezembro de 20X0, na data do balanço. Obrigação presente como resultado de evento 
passado que gera obrigação に Não há obrigação porque não há o evento que gera a obrigação 
mesmo para os custos de instalação dos filtros de fumaça ou para as multas de acordo com a nova 
legislação. 
 
Conclusão に Nenhuma provisão é reconhecida para os custos de instalação dos filtros de fumaça 
 
Exemplo 7 に Treinamento para atualização de pessoal como resultado de mudança na tributação 
do imposto de renda 
 
O governo introduzcerto número de mudanças na tributação do imposto de renda. Como resultado 
dessas mudanças, a entidade do setor financeiro irá necessitar de treinamento para atualização de 
grande número de seus empregados da área administrativa e de vendas para garantir a 
conformidade contínua com a regulação bancária. 
 
Na data do balanço, nenhum treinamento do pessoal havia sido feito. 
 
Obrigação presente como resultado de evento passado que gera obrigação に Não há obrigação 
porque o evento que gera a obrigação (treinamento para atualização) não foi realizado. 
 
Conclusão に Nenhuma provisão é reconhecida 
 
Vejam que na nossa questão o governo passou a exigir que, a partir de 2017, todas as empresas do 
país deverão oferecer a seus funcionários 15 horas de treinamento de primeiros socorros. Na data 
do balanço patrimonial, 31.12.2016, ainda NÃO HÁ OBRIGAÇÃO PRESENTE para entidade, assim 
sendo, não devemos reconhecer provisão. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 65 
112 
 
GabaritoE 
 
14) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Como o processo industrial da Cia. X provoca alto 
impacto ambiental, ela é obrigada, por lei, a trocar suas máquinas, a cada cinco anos. Caso a 
sociedade empresária não faça a troca, ela é obrigada a pagar uma multa anual de R$ 100.000. 
 
A sociedade empresária deveria trocar suas máquinas em 2015. O valor das máquinas era de R$ 
500.000. Como a sociedade empresária não fez a troca, ela considera que o risco de ser autuada é 
muito alto. 
 
Considerando apenas esse fato, assinale a opção que indica, em 31/12/2015, o total das provisões 
da Cia. X. 
 
a) Zero. 
b) R$ 100.000. 
c) R$ 500.000. 
d) R$ 600.000. 
e) R$ 1.000.000. 
 
Comentários: 
 
Mais uma vez vamos recorrer ao CPC 25 para resolver a questão: 
 
 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 66 
112 
Percebam que em 31.12.2015 já existe uma obrigação presente legal com resultado de eventos 
passados para a entidade. Além disso, o risco de ser autuada é muito alto e a estimativa é confiável. 
Portanto, a entidade deverá reconhecer uma provisão no valor de R$ 100.000. 
 
GabaritoB 
 
15) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) Em 31/12/2014, a Cia. XYZ comprou um veículo 
para ser utilizado por um de seus diretores, por R$ 60.000. Na data, a sociedade empresária pagou 
o seguro anual, no valor de R$ 36.000, e mais R$ 2.000, para instalar o ar condicionado no veículo. 
 
A sociedade empresária esperava que o veículo fosse utilizado por quatro anos e depois vendido por 
R$ 20.000. A legislação permite a depreciação do carro à taxa de 20% ao ano. 
 
Em 31/12/2015, a sociedade empresária passou por uma reestruturação e foi definido que o veículo 
passaria a ser utilizado por outro diretor. Ela estima que o veículo seja utilizado por mais dois anos 
e não seja aproveitado depois disso. 
 
Assinale a opção que indica, em 31/12/2016, o valor do veículo no Ativo Imobilizado do Balanço 
Patrimonial da Cia. XYZ. 
 
a) R$ 25.000. 
b) R$ 25.750. 
c) R$ 26.800. 
d) R$ 39.250. 
e) R$ 41.000. 
 
Comentários: 
Sempre elaborem uma linha do tempo para a resolução de questões de Contabilidade. 
 
Vamos lá! 
 
O valor do seguro do veículo não entra! Já o valor para instalação do ar condicionado sim. Todos os 
custos para deixar o veículo em funcionamento devem ser computados. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 67 
112 
Além disso, deve ficar claro que a vida útil que deve prevalecer é a de 4 anos (melhor estimativa 
contábil). A taxa de 20% está ali somente para enganar. 
 
31.12.2014 
 
Veículos 62.000,00 
Vida útil 4 anos 
Valor residual 20.000,00 
Depreciação 25% ao ano (vida útil de 4 anos prevalece) 
 
Depreciação anual (62.000 に 20.000) x 0,25 = 10.500,00 ao ano. 
 
31.12.2015 
 
Valor contábil 
 
Veículo 62.000,00 
(-) Depreciação acumulada (10.500,00) 
Valor contábil 51.500,000 
 
Novo cálculo da depreciação 
 
Valor contábil 51.500,00 
Vida útil 2 anos 
Valor residual 0,00 
 
Depreciação 50.000/2 = 25.750,00 
 
31.12.2016 
 
Valor de aquisição 62.000,00 
(-) Depreciação 2015 (10.500,00) 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
==860b8==
 
 
 
 
 
 68 
112 
(-) Depreciação 2016 (25.750,00) 
Valor contábil 25.750,00 
 
Gabarito  B. 
 
16) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) No ano de 2016, a Cia. ABC abriu seu capital por 
meio da emissão de títulos patrimoniais. Os custos de transação, diretamente atribuíveis à emissão, 
foram de R$ 10.000. 
 
Assinale a opção que indica onde foram reconhecidos os custos de transação nas Demonstrações 
Contábeis, de 31/12/2016, da Cia. ABC. 
 
a) Na Demonstração do Resultado do Exercício como Outras Despesas Operacionais. 
b) Na Demonstração do Resultado do Exercício como Despesa Financeira. 
c) No Balanço Patrimonial como Despesa Antecipada. 
d) No Balanço Patrimonial como Reserva de Capital. 
e) no Balanço Patrimonial, como redutor do Patrimônio Líquido, na conta Custo com a emissão de 
Ações. 
 
Comentários: 
 
Os gastos com emissão de ações, a partir de 2008, não mais podem ser tratados como despesas 
do período. Passam a figurar como redução do valor obtido do capital social. 
 
Gastos com emissão de ações: 
 
Despesas do período 
Redução do valor obtido do capital social 
 
CPC 08 
 
5. Os custos de transação incorridos na captação de recursos por intermédio da emissão de títulos 
patrimoniais devem ser contabilizados, de forma destacada, em conta redutora de patrimônio 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 69 
112 
líquido, deduzidos os eventuais efeitos fiscais, e os prêmios recebidos devem ser reconhecidos em 
conta de reserva de capital. 
 
Gabarito  E. 
 
17) (FGV/SEFIN-RO/Técnico Tributário/2018) A Cia. LOL elaborou sua Demonstração do 
Resultado do Exercício pelo método da natureza da despesa. 
 
Assinale a opção que contém apenas as contas classificadas de acordo com esse método. 
 
a) Despesa com Benefícios a Empregados e Despesas Comerciais. 
b) Variação do Estoque e Custo dos Produtos Vendidos. 
c) Despesa de Depreciação e Consumo de Matéria Prima. 
d) Despesa de Vendas e Despesas Administrativas. 
e) Despesas Administrativas e Despesa de Amortização. 
 
Comentários: 
 
A entidade deve apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua 
natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade, devendo eleger o critério 
que proporcionar informação confiável e mais relevante, obedecidas as determinações legais. 
 
No método da natureza da despesa, as despesas são agregadas na demonstração do resultado de 
acordo com a sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com 
transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as 
várias funções dentro da entidade. 
 
Esse método pode ser simples de aplicar porque não são necessárias alocações de gastos a 
classificações funcionais. Por exemplo, ao invés dedividir a depreciação do período entre 
depreciação das máquinas usadas na fabricação (que é atribuída ao custo do produto) e 
depreciação do escritório (que gera despesa administrativa), é demonstrado apenas o valor total 
da depreciação. 
 
Um exemplo de classificação que usa o método da natureza do gasto é o que se segue: 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 70 
112 
 
Receitas X 
Outras Receitas X 
Variação do estoque de produtos acabados e em elaboração X 
Consumo de matérias-primas e materiais X 
Despesa com benefícios a empregados X 
Depreciações e amortizações X 
Outras despesas X 
Total da despesa (X) 
Resultado antes dos tributos X 
 
A segunda forma de análise é o método da função da despesa ラ┌ Sラ さcusto dos produtos e serviços 
┗WミSキSラゲざ, classificando-se as despesas de acordo com a sua função como parte do custo dos 
produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades 
administrativas. 
 
No mínimo, a entidade deve divulgar o custo dos produtos e serviços vendidos segundo esse método 
separadamente das outras despesas. 
 
Esse método pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de 
gastos por natureza, mas a alocação de despesas às funções pode exigir alocações arbitrárias e 
envolver considerável julgamento. Um exemplo de classificação que utiliza o método da função da 
despesa é a seguinte: 
 
Receitas X 
Custo dos produtos e serviços vendidos (X) 
Lucro bruto X 
Outras receitas X 
Despesas de vendas (X) 
Despesas administrativas (X) 
Outras despesas (X) 
Resultado antes dos tributos 
GabaritoC 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 71 
112 
 
SEFIN-RO/CONTADOR/2018 
 
18) (FGV/SEFIN-RO/Contador/2018) Assinale a opção que indica um ativo que pode ser avaliado 
a valor justo no balanço patrimonial de uma empresa. 
 
a) Ganho na justiça considerado possível. 
b) Marca formada internamente. 
c) Estoque adquirido de terceiros. 
d) Participação permanente no capital social de outra sociedade. 
e) Terreno mantido para valorização. 
 
Comentários: 
 
Comentemos item a item... 
 
a) Ganho na justiça considerado possível. 
 
É um ativo contingente e, por ser possível apenas, não é contabilizado. 
 
b) Marca formada internamente. 
 
Marcas geradas internamente não devem ser reconhecidas. 
 
c) Estoque adquirido de terceiros. 
 
O estoque é inicialmente avaliado ao custo. Depois, fica avaliado pelo custo ou valor realizável 
líquido, dos dois o menor. 
 
d) Participação permanente no capital social de outra sociedade. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 72 
112 
As participações permanentes podem ser avaliadas ao custo ou pelo método da equivalência 
patrimonial. 
 
e) Terreno mantido para valorização. 
 
Esse é o nosso gabarito! As propriedades para investimento podem ser avaliadas ao valor de custo 
ou ao valor justo. 
 
Gabarito  E. 
 
19) (FGV/SEFIN-RO/Contador/2018) A Cia. XYZ, que atua no ramo de alimentos, possui 60% do 
capital votante e total da Cia. M, sobre a qual exerce controle, e 5% do capital da Cia. P, na qual 
exerce influência significativa. Ela tem a intenção de vender as ações da Cia. P, quando o preço de 
mercado atingir um valor que gere lucro. 
 
Em 31/12/2015, os patrimônios líquidos da Cia. M e da Cia. P eram de R$ 50.000. 
 
No ano de 2016, a Cia. M apresentou lucro de R$ 10.000 e distribuiu R$ 2.000 em dividendos. Já a 
Cia. P apresentou lucro de R$ 20.000 e distribuiu R$ 4.000 em dividendos. 
 
Assinale a opção que indica o valor reconhecido como Resultado por Equivalência Patrimonial na 
Demonstração do Resultado do Exercício da Cia. XYZ, em 31/12/2016, referente às suas 
participações acionárias. 
 
a) R$ 4.800. 
b) R$ 5.600. 
c) R$ 6.000. 
d) R$ 7.000. 
e) R$ 10.000. 
 
Comentários: 
 
Vamos efetuar a correta classificação dos Investimentos: 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 73 
112 
 
Cia M: 
 
60% do capital votante e total da Cia. M, sobre a qual exerce controle: Método da Equivalência 
Patrimonial. 
 
Conforme previsão do CPC 18: 
 
Método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento 
é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-
aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as 
despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros 
resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes 
da investida. 
 
A Cia M apurou Lucro de R$ 10.000, portanto, pelo Método da Equivalência Patrimonial, a Cia XYZ 
irá reconhecer Ganho por Equivalência Patrimonial de 10.000 x 0,60 = R$ 6.000,00. 
 
Cia P: 
 
5%, com influência significativa, mas intenção é revenda. A correta classificação é pelo Método de 
Custo. Os investimentos do método de custo são avaliados pelo custo de aquisição, deduzido de 
provisão para perdas prováveis, se esta perda for comprovada como permanente. 
 
Avaliação dos investimentos pelo método de custo 
 
Custo de aquisição 
(-) Ajuste para perdas prováveis 
 
 
Investimentos 
avaliados pelo custo
Custo de aquisição
(-) Ajuste perdas 
prováveis
Se a perda for 
permanente
Avaliação
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 74 
112 
Os dividendos distribuídos no método de custo são contabilizados como receita, quando da 
distribuição. A Cia P distribuiu 
 
D に Dividendos a receber (Ativo circulante) 200,00 
C に Receita de dividendos (Outras receitas operacionais - Resultado) 200,00 
 
Portanto, o valor reconhecido como Resultado por Equivalência Patrimonial na Demonstração do 
Resultado do Exercício da Cia. XYZ, em 31/12/2016, referente às suas participações acionárias será 
de R$ 6.000,00 
 
GabaritoC 
 
20) (FGV/SEFIN-RO/Contador/2018) Em 01/10/2017, uma sociedade empresária adquiriu R$ 
20.000 em estoque, com prazo de 14 meses. 
 
Na análise da transação foi verificada a existência de encargos financeiros embutidos de R$ 2.000. 
 
Assinale a opção que indica os lançamentos contábeis corretos gerados pela transação. 
 
a) D- Estoques: 20.000. 
C- Fornecedores 20.000. 
b) D- Estoques: 18.000 
D- Despesas financeiras: 2.000 
C- Fornecedores: 20.000 
c) D- Estoques: 18.000 
D- Despesas financeiras a apropriar: 2.000 
C- Fornecedores: 20.000 
d) D- Estoques: 18.000 
D- Despesas financeiras: 2.000 
C- Fornecedores: 18.000 
C-Despesas a pagar: 2.000 
e) D- Estoques: 20.000 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 75 
112 
C- Fornecedores: 18.000 
C- Despesas a pagar: 2.000 
 
Comentários:O CPC 16 に Estoque afirma que a entidade geralmente compra estoques com condição para 
pagamento a prazo. A negociação pode efetivamente conter um elemento de financiamento, como, 
por exemplo, uma diferença entre o preço de aquisição em condição normal de pagamento e o valor 
pago; essa diferença deve ser reconhecida como despesa de juros durante o período do 
financiamento. 
 
A questão afirma que o valor da mercadoria a prazo é de R$ 20.000, mas há encargos financeiros 
embutidos nessa operação de R$ 2.000. No momento da aquisição, essa quantia é registrada na 
conta de Despesas Financeiras a apropriar, retificadora do Passivo, e, ao longo do prazo da operação, 
serão apropriados como despesas financeiras. 
 
Destacamos que esses encargos financeiros não devem fazer parte do custo dos estoques: 
 
Contabilização: 
 
D に Estoques R$ 18.000,00 
D に Despesas Financeiras a apropriar R$ 2.000,00 
C に Fornecedores R$ 20.000,00 
 
GabaritoC 
 
21) (FGV/SEFIN-RO/Contador/2018) Uma sociedade empresária varejista vende um produto por 
R$ 100.000, emitindo uma duplicata com prazo de 30 dias. 
 
Por necessitar de recursos, a empresa desconta a duplicata em uma instituição financeira, 
recebendo R$ 98.000. 
 
Assinale a opção que indica o procedimento correto da empresa em relação ao desconto da 
duplicata. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 76 
112 
 
a) Baixar a duplicata de seu ativo por R$ 100.000. 
b) Baixar a duplicata de seu ativo por R$ 98.000 e reconhecer uma despesa de R$2.000. 
c) Baixar a duplicata de seu ativo por R$ 98.000 e reconhecer uma perda de R$2.000. 
d) Manter a duplicata em seu ativo por R$ 100.000. 
e) Manter a duplicata em seu ativo por R$ 98.000 e reconhecer uma despesa de R$ 2.000. 
 
Comentários: 
 
Sabemos que as empresas dificilmente conseguem sobreviver sem que realizem operações a prazo. 
Assim, ao realizar vendas a prazo, como já dissemos, a empresa pode emitir duplicatas. Todavia, 
também pode acontecer de a empresa necessitar do recurso de maneira antecipada. Contudo, ela 
não pode chegar ao cliente, antes do vencimento, e exigir a sua liquidação. Eis que surge o desconto 
de duplicatas. A empresa portadora do título recorre ao banco e fala: olha, preciso do dinheiro desta 
duplicata, todavia, o vencimento se dará somente lá na frente, na data x. 
 
O banco então desconto essa duplicata, ou seja, entrega o valor à empresa, mediante a cobrança de 
juros. 
 
Descontar uma duplicata é, grosso modo, uma operação em que pegamos um adiantamento do 
valor das duplicatas com o banco, deixando-as em garantia. 
 
Funciona assim: 
 
Operação de desconto de duplicata 
 
- Descontamos o valor da duplicata. Recebemos o valor do principal menos os descontos relativos à 
operação (juros e encargos). 
- O banco fica com as duplicatas em sua carteira de clientes, para receber. 
- Se o banco não receber, isto é, o cliente não quitar, o banco vai pegar o dinheiro de volta, 
devolvendo a duplicata para a empresa, para que ela cobre com os meios legais. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 77 
112 
 
 
A conta duplicatas descontadas hoje é uma conta do passivo exigível. Antigamente, o 
entendimento é que ela fazia parte das contas retificadoras do ativo. Os encargos financeiros, por 
seu turno, ficam retificando a conta duplicatas descontadas. 
 
 
O critério que vige (de acordo com o FIPECAFI に Manual de Contabilidade Societária) no registro do 
desconto de duplicatas é o seguinte: 
 
Exemplo: 
 
Primeira hipótese: Duplicatas com valor de R$ 1.000,00, descontadas com encargos de R$ 100,00, 
com o Banco Alfa. 
 
D - Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante) 900,00 
D - Encargos Financeiros a Transcorrer (Ret. do Passivo Circulante) 100,00 
C - Duplicatas Descontadas (Passivo Circulante) 1.000,00 
 
900 100 1000
Duplica. Descont.Bancos Encargos a transc.
 
 
Portanto, repetimos: a conta duplicatas descontadas foi para o passivo exigível! A conta encargos 
financeiros a transcorrer ficará retificando a conta duplicatas descontadas. É como se fosse um 
empréstimo, deixando-se as duplicatas como garantia. 
 
Segunda hipótese: Passou o período de juros (suponha R$ 10,00 ao mês). 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 78 
112 
 
Conforme o período da competência, lançaremos os juros: 
 
D - Despesa de Juros (Resultado) 10,00 
C - Encargos Financeiros a Transcorrer (Passivo exigível) 10,00 
 
100 10 10
Encargos a transc. Despesa de juros
 
 
Terceira hipótese: O cliente liquidou a obrigação. 
 
Com o recebimento do cliente, o lançamento será: 
 
D - Duplicatas Descontadas (Passivo exigível) 1.000,00 
C - Duplicatas a Receber (Ativo circulante) 1.000,00 
 
1000 1000 1000
Dupl. Descont. Duplicatas a recer
 
 
Quarta hipótese: O cliente não liquidou a obrigação. O banco devolveu as duplicatas. 
 
O banco vai devolver a duplicata para que o cliente se vire, e pegar o seu dinheiro de volta. O 
lançamento, neste caso, será: 
 
D に Duplicatas Descontadas (Passivo exigível) 1.000,00 
C に Caixa/Bancos (Diminuindo o caixa) 1.000,00 
 
1000 1000
Dupl. Descont. Caixa
 
 
Observação: 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 79 
112 
 
Conta retificadora do passivo é uma conta que fica no passivo, mas tem natureza devedora (tem 
saldo devedor). 
 
Lembra que o Passivo tem natureza credora? Então, as contas retificadoras diminuem o passivo. 
 
Do mesmo modo, as contas retificadoras do Ativo ficam no ativo, mas com natureza credora. Por 
exemplo, a conta depreciação acumulada. 
 
Na nossa questão, a contabilização fica assim: 
 
D - Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante) 98.000,00 
D - Encargos Financeiros a Transcorrer (Ret. do Passivo Circulante) 2.000,00 
C - Duplicatas Descontadas (Passivo Circulante) 100.000,00 
 
Percebam que as duplicatas ainda permanecem no ativo e não reconhecemos despesas no momento 
da operação de desconto, somente ao longo da operação, por Competência. 
 
GabaritoD 
 
22) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Em relação aos ativos de uma 
empresa, assinale a opção correta. 
 
a) O ativo não circulante é formado por realizável a longo prazo e permanente. 
b) O ativo permanente é formado por investimentos, imobilizado, intangível e diferido. 
c) Todos os itens que compõem o ativo imobilizado devem passar pelo teste de recuperabilidade, 
caso haja indício de perda. 
d) Os itens que compõem o ativo intangível devem ser mensurados pelo valor justo. 
e) Entre os investimentos estão as participações societárias permanentes no capital social de outras 
sociedades e as ações em tesouraria da empresa. 
 
Comentários: 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 80 
112 
Vamos analisar cada alternativa: 
 
a) O ativo não circulante é formado por realizável a longo prazo e permanente. 
 
Errado, o ativo não circulante é composto por: 
 
1 に ativo não circulante realizável a longo prazo; 
2 に investimentos;3 に imobilizado; 
4 に intangível. 
 
 
 
 
b) O ativo permanente é formado por investimentos, imobilizado, intangível e diferido. 
 
Errado, o grupo ativo permanente foi extinto pela Lei 11.941 e agora é temos o Ativo Não Circulante. 
 
c) Todos os itens que compõem o ativo imobilizado devem passar pelo teste de recuperabilidade, 
caso haja indício de perda. 
 
Correto, a Lei 6404, art. 183, § 3º afirma que: 
 
A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados 
no imobilizado e no intangível, a fim de que sejam: 
A
ti
vo
 n
ão
 c
ir
cu
la
n
te
RLP
Investimentos
Imobilizado 
Intangível
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 81 
112 
 
I に registradas as perdas de valor do capital aplicado quando houver decisão de interromper os 
empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que não poderão 
produzir resultados suficientes para recuperação desse valor; ou 
 
II に revisados e ajustados os critérios utilizados para determinação da vida útil econômica estimada 
e para cálculo da depreciação, exaustão e amortização. 
 
d) Os itens que compõem o ativo intangível devem ser mensurados pelo valor justo. 
 
Errado, conforme previsão da LSA, os direitos classificados no intangível serão pelo custo incorrido 
na aquisição deduzido do saldo da respectiva conta de amortização. 
 
e) Entre os investimentos estão as participações societárias permanentes no capital social de outras 
sociedades e as ações em tesouraria da empresa. 
 
Errado, as ações em tesouraria são ações da própria e empresas e são registradas em contas 
retificadoras do Patrimônio Líquido. 
 
GabaritoC 
 
23) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Em 01/01/2016, Manuel e 
Joaquim resolvem formar uma sociedade empresária. Na ocasião, o contrato social estabelecia que 
cada sócio contribuiria com R$ 50.000 para a formação do capital social da entidade. Naquela data, 
entretanto, cada sócio contribuiu efetivamente com R$ 40.000, sendo que Manuel integralizou sua 
parcela mediante a entrega de um imóvel para ser utilizado pela sociedade empresária e Joaquim, 
mediante a entrega do montante em dinheiro. 
 
Assinale a opção que indica os lançamentos contábeis gerados. 
 
a) D- Ativo Circulante: R$ 50.000; D- Ativo Imobilizado: R$ 50.000; C- Capital Social: R$ 100.000. 
b) D- Ativo Circulante: R$ 40.000; D- Ativo Imobilizado: R$ 40.000; C- Capital Social: R$ 80.000. 
c) D- Ativo Circulante: R$ 40.000; D- Ativo Imobilizado: R$ 40.000; D- Capital Social a Integralizar: R$ 
20.000; C- Capital Social Subscrito: R$ R$ 100.000. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 82 
112 
d) D- Ativo Circulante: R$ 50.000; D- Ativo Imobilizado: R$ 50.000; C- Capital Social a Integralizar: R$ 
20.000; C- Capital Social: R$ 80.000. 
e) D- Ativo Circulante: R$ 50.000; D- Investimentos: R$ 50.000; C - Capital Social a Integralizar: R$ 
20.000; C- Capital Social: R$ 80.000. 
 
Comentários: 
 
O Capital Subscrito pelos sócios foi de R$ 100.000, mas o que foi efetivamente integralizado foi R$ 
80.000. Assim, ainda faltam R$ 20.000. 
 
Contabilização: 
 
D に Ativo Circulante - Bancos 40.000 
D に Ativo Imobilizado 40.000 
D に Capital a Integralizar 20.000 
C に Capital Social 100.000 
 
GabaritoC 
 
24) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Em 31/12/2015, a Cia. Y 
possuía um prédio onde estava localizada a sua sede. O prédio estava avaliado em R$ 500.000. 
 
Com a mudança de diretoria, a sociedade empresária decidiu construir uma nova sede, 
comprometendo-se com o plano de venda do prédio e iniciando as ações para localizar um 
comprador. O preço pedido pelo prédio foi de R$ 480.000. 
 
Assinale a opção que indica onde deve ser evidenciado o prédio no balanço patrimonial da Cia. Y, 
em 31/12/2016. 
 
a) Ativo não Circulante Mantido para Venda. 
b) Ativo Realizável a Longo Prazo. 
c) Propriedade para Investimento. 
d) Ativo Imobilizado. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 83 
112 
e) Ativo Intangível. 
 
Comentários: 
 
 
 
Pessoal, acho que já deu para perceber que a FGV adora explorar esse assunto: a reclassificação 
contábil de um bem imóvel que terá seu uso alterado ou colocado para venda. Diversas questões já 
abordaram isso. Conforme determinação do CPC 31: 
 
6. A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor 
contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso 
contínuo. 
 
Seria o nosso caso, pois a empresa a empresa pretende obter benefícios econômicos com veículo 
pela venda e não pelo uso, mas vamos avançar: 
 
7. Para que esse seja o caso, o ativo ou o grupo de ativos mantido para venda deve estar disponível 
para venda imediata em suas condições atuais, sujeito apenas aos termos que sejam habituais e 
costumeiros para venda de tais ativos mantidos para venda. Com isso, a sua venda deve ser 
altamente provável. 
 
8. Para que a venda seja altamente provável, o nível hierárquico de gestão apropriado deve estar 
comprometido com o plano de venda do ativo, e deve ter sido iniciado um programa firme para 
localizar um comprador e concluir o plano. Além disso, o ativo mantido para venda deve ser 
efetivamente colocado à venda por preço que seja razoável em relação ao seu valor justo corrente. 
 
Percebam que a questão fala que a gestão está comprometida com a venda desse ativo e está 
solicitando um preço razoável em relação ao seu valor justo. Assim, a o bem poderia ser classificado 
como Ativo Não Circulante Mantido para venda. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 84 
112 
 
 
Mas pessoal, essa questão apresentou uma pegadinha muito maldosa, pois ela solicita a classificação 
desse bem em 31/12/2016, isto é, um ano após o bem ter sido classificado como Ativo Não 
Circulante Mantido para venda!!!! Maldade pura no coração e, em nossa opinião, a banca não foi 
muito clara ao entender que o bem deveria retornar para o Ativo Imobilizado. 
 
Vejam este item do CPC 31: 
 
9. Acontecimentos ou circunstâncias podem estender o período de conclusão da venda para além 
de um ano. A extensão do período durante o qual se exige que a venda seja concluída não impede 
que o ativo seja classificado como mantido para venda se o atraso for causado por acontecimentos 
ou circunstâncias fora do controle da entidade e se houver evidência suficiente de que a entidade 
continua comprometida com o seu plano de venda do ativo. 
 
Isso é, se passar de um ano que determinado bem foi reclassificado para ANC Mantido para Venda, 
mas a empresa continua comprometida com a venda e ocorreram circunstancias que fogem do 
controle da empresa, o ativo pode permanecer nesse grupo. 
 
Mas a FGV entendeu que essas condições não foram atendidas e o bem deve ser classificado 
novamente como Ativo Imobilizado. 
 
GabaritoD 
Uso 
Administrativo
Imobilizado
Benefícios pela 
venda
ANC Mantido 
para venda 
Disponível para 
venda imediata
Venda 
Altamente 
Provável
Gestão 
Comprometida
Programa Firme
Preço Razoável 
(Valor Justo)
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
ContabilidadeGeral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 85 
112 
 
25) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Uma empresa apresentava, 
em 31/12/2016, os saldos a seguir. 
 
秒 Clientes (60 dias): R$ 50.000; 
秒 Contas a receber (180 dias): R$ 100.000; 
秒 Fornecedores (540 dias): R$ 40.000; 
秒 Aluguel pago antecipadamente, com apropriação linear e mensal por 24 meses: R$ 48.000; 
秒 Estoques previstos para serem vendidos em 90 dias: R$ 120.000; 
秒 Provisão para Perdas nos Estoques: R$ 20.000; 
秒 Caixa e Equivalentes de Caixa: R$ 60.000; 
秒 Empréstimo a sócio com vencimento em 60 dias: R$ 35.000; 
秒 Venda para empresa controlada decorrente da atividade operacional da empresa (120 dias): R$ 
70.000; 
秒 Adiantamento de salários de janeiro a empregados: R$ 46.000; 
秒 Provisão para 13º salário: R$ 92.000; 
秒 Receita de vendas recebida antecipadamente: R$ 110.000. 
秒 Computador utilizado na empresa: R$ 30.000; 
秒 Depreciação acumulada do computador: R$ 6.000; 
秒 Participação em outras empresas: R$ 60.000; e 
秒 Fundo de investimento com resgate em 720 dias: R$ 88.000. 
 
Com base somente nos dados acima, o Ativo Realizável a Longo Prazo, apresentado no Balanço 
Patrimonial da sociedade empresária, em 31/12/2016, era de 
 
a) R$ 112.000. 
b) R$ 147.000. 
c) R$ 171.000. 
d) R$ 182.000. 
e) R$ 217.00. 
 
Comentários: 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 86 
112 
 
Ativo Não Circulante に Realizável A Longo Prazo 
 
Art. 179. II - No ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício 
seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades 
coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, 
que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia; 
 
Segundo a Lei das Sociedades por Ações (6.404/76), o ativo não circulante realizável a longo prazo é 
composto por: 
 
a) direitos realizáveis após o término do exercício seguinte; 
b) direitos realizáveis derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas 
ou controladas, diretores (administradores em geral), acionistas (ou sócios), ou participantes no 
lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto (atividade) da 
companhia. 
 
Das contas apresentadas, pertencem a esse grupo: 
 
秒 Aluguel pago antecipadamente, com apropriação linear e mensal por 24 meses: R$ 24.000 
(somente as 12 últimas parcelas). 
秒 Empréstimo a sócio com vencimento em 60 dias: R$ 35.000; 
秒 Fundo de investimento com resgate em 720 dias: R$ 88.000. 
 
Total: 24.000 + 35.000+ 88.000 = R$ 147.000. 
 
GabaritoB 
 
26) (FGV/SEPOG-RO/Analista de Planejamento e Finanças/2017) Uma sociedade empresária 
apresentava em suas contas, em 31/12/2016, os saldos listados a seguir. 
 
秒 Vendas Brutas: R$ 400.000; 
秒 Compras de mercadorias: R$ 100.000; 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 87 
112 
秒 Abatimentos concedidos: R$ 20.000; 
秒 Descontos financeiros obtidos: R$ 22.000; 
秒 Descontos financeiros concedidos: R$ 28.000; 
秒 Devolução de vendas: R$ 15.000; 
秒 Devolução de compras: R$ 10.000; 
秒 Saldo inicial do estoque de mercadorias: R$ 25.000; 
秒 Saldo final do estoque de mercadorias: R$ 5.000; 
秒 Despesas comerciais: R$ 60.000; 
秒 Despesas administrativas: R$ 65.000; 
秒 Provisão para crédito de liquidação duvidosa: R$ 8.000. 
 
Considerando apenas as informações acima e desconsiderando a incidência de impostos, o valor do 
lucro bruto da sociedade empresária, em 31/12/2016, era de 
 
a) R$ 187.000. 
b) R$ 227.000. 
c) R$ 247.000. 
d) R$ 255.000. 
e) R$ 280.000. 
 
Comentário: 
 
A FGV sempre cobra esse formato de questão. Vamos lá: 
 
Vamos calcular, inicialmente, o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), usando a fórmula: 
 
Estoque inicial + entradas (compras) に saídas (CMV)= estoque final 
 
Para as entradas, devemos considerar as compras líquidas. 
 
Compras líquidas = compras に devolução de compras 
Compras líquidas = $100.000 - $10.000 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 88 
112 
Compras líquidas = $ 90.000 
 
$25.000 + $90.000 に CMV = $ 5.000 
 
Resolvendo, temos CMV = $110.000 
 
Vejamos, agora, a Demonstração do Resultado do Exercício: 
 
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) 
Vendas Brutas 400.000,00 
 (-) Devolução de vendas - 15.000,00 
 (-) Abatimentos Concedidos - 20.000,00 
Vendas líquidas 365.000,00 
 (-) Custo das Mercadorias Vendidas - 110.000,00 
Lucro Bruto 255.000,00 
 
As demais contas (descontos financeiros, despesas comerciais e administrativas, PDD) entram como 
despesas, para calcular o Lucro Líquido. Como esta questão pediu apenas o Lucro Bruto, tais contas 
não entram. 
 
Gabarito  D 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 89 
112 
PREFEITURA DE SALVADOR/TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR/CONTABILIDADE 
 
27) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Em 31/12/2016, a Cia. Delta 
apresentava os seguintes saldos de seus ativos em seu balancete: 
 
秒 Caixa: R$ 200.000; 
秒 Aplicação financeira considerada equivalente a caixa: R$ 100.000; 
秒 Estoques previstos para serem vendidos em 720 dias: R$ 300.000; 
秒 Provisão para Perdas nos Estoques: R$ 65.000; 
秒 Aluguel pago antecipadamente, apropriado mensalmente de forma linear por dois anos: R$ 
120.000; 
秒 Carro: R$ 70.000; 
秒 Depreciação acumulada do carro: R$ 30.000; 
秒 Seguro do carro pago antecipadamente, apropriado mensalmente de forma linear por três anos: 
R$ 36.000; 
秒 Empréstimo a sócio que deverá ser recebido em 90 dias: R$ 45.000; 
秒 Contas a receber por venda de ativo imobilizado com prazo de 60 dias: R$ 80.000; 
秒 Perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa: R$ 25.000. 
 
Assinale a opção que indica o valor do ativo circulante da Cia. Delta, em 31/12/2016. 
 
a) R$ 372.000. 
b) R$ 415.000. 
c) R$ 427.000. 
d) R$ 472.000. 
e) R$ 662.000. 
 
Comentários: 
 
O ativo se divide em: 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 90 
112 
1) Ativo circulante; e 
2) Ativo não circulante. 
 
Segundo a Lei 6.404: 
 
Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo: 
 
I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social 
subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte; 
 
Ativo circulante 
Disponibilidades 
Direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente 
Aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte 
 
Agora, vamos verificar quais contas ficam classificadas no Ativo Não Circulante: 
 
秒 Caixa: R$ 200.000  Ativo Circulante (disponibilidades) 
秒 Aplicação financeira considerada equivalente a caixa: R$ 100.000  Ativo Circulante 
(disponibilidades) 
秒 Estoques previstos para serem vendidosem 720 dias: R$ 300.000 Ativo Não Circulante に 
Realizável em Longo Prazo. 
秒 Provisão para Perdas nos Estoques: R$ 65.000; (retificadora do Ativo Não Circulante); 
秒 Aluguel pago antecipadamente, apropriado mensalmente de forma linear por dois anos: R$ 
120.000 60.000 fica no Ativo Circulante e 60.000 no Ativo Não Circulante. 
秒 Carro: R$ 70.000 Ativo Imobilizado; 
秒 Depreciação acumulada do carro: R$ 30.000; (retificadora do Ativo Imobilizado); 
秒 Seguro do carro pago antecipadamente, apropriado mensalmente de forma linear por três anos: 
R$ 36.000 12.000 fica no Ativo Circulante e o restante, 24.000, fica no Ativo Não Circulante. 
秒 Empréstimo a sócio que deverá ser recebido em 90 dias: R$ 45.000 Cuidado! Vejamos o que nos 
ensina a Lei 6404/76: 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 91 
112 
 
Art. 179. II - No ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício 
seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades 
coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, 
que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia; 
 
Portanto, mesmo que seja recebível em 90 dias, o empréstimo feito a sócio deve ser classificado no 
Ativo Não Circulante に Realizável a Longo Prazo. 
 
秒 Contas a receber por venda de ativo imobilizado com prazo de 60 dias: R$ 80.000 Ativo 
Circulante. 
 
秒 Perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa R$ 25.000 (retificadora do Ativo 
Circulante). 
 
Diante do exposto, temos as seguintes contas no Ativo Circulante: 
 
秒 Caixa: R$ 200.000  Ativo Circulante (disponibilidades) 
秒 Aplicação financeira considerada equivalente a caixa: R$ 100.000  Ativo Circulante 
(disponibilidades) 
秒 Aluguel pago antecipadamente, apropriado mensalmente de forma linear por dois anos 60.000 
秒 Seguro do carro pago antecipadamente, apropriado mensalmente de forma linear por três anos  
12.000 fica no Ativo Circulante 
秒 Contas a receber por venda de ativo imobilizado com prazo de 60 dias: R$ 80.000 Ativo 
Circulante. 
秒 Perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa (R$ 25.000) 
 
Total = R$ 427.000,00 
 
GabaritoC 
 
28) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Assinale a opção que indica a 
necessidade da constituição de um passivo não circulante. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 92 
112 
a) Reconhecimento de imposto sobre a renda diferido, devido ao lucro em venda a prazo realizada 
para o governo. 
b) Pagamento de empréstimo bancário contraído há cinco anos. 
c) Reconhecimento de perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa. 
d) Declaração de dividendos adicionais ao mínimo obrigatório. 
e) Contração de empréstimo com sócio da empresa, para pagamento no exercício seguinte. 
 
Comentários: 
 
Vamos analisar cada alternativa: 
 
a) Reconhecimento de imposto sobre a renda diferido, devido ao lucro em venda a prazo realizada 
para o governo. Correto, conforme previsão do CPC 26, na situação em que a entidade apresente 
separadamente seus ativos e passivos circulantes e não circulantes, os impostos diferidos passivos 
não devem ser classificados como passivos circulantes. 
 
b) Pagamento de empréstimo bancário contraído há cinco anos. 
 
Errado, nesse caso estamos quitando um passivo e não constituindo. 
 
c) Reconhecimento de perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa. 
 
Errado, reconhecemos uma despesa e como contrapartida conta retificadora do Passivo. 
 
d) Declaração de dividendos adicionais ao mínimo obrigatório. 
 
Errado, dividendos adicionais podem ser classificados como conta de Patrimônio Líquido, Passivo 
Circulante ou Passivo Não Circulante. Dividendos adicionais, serão contabilizados ou não, 
dependendo da data em que forem declarados. Ou seja, se a empresa fechar as demonstrações 
contábeis em 31.12.X1, e declarar dividendos adicionais em janeiro ou fevereiro de X2, tais 
dividendos não serão contabilizados no balanço de 31.12.X1. Serão apenas divulgados em Nota 
Explicativa. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 93 
112 
Por outro lado, os dividendos adicionais que forem declarados pela assembleia geral ou outro órgão 
competente antes da data base das demonstrações contábeis, atendem aos requisitos de obrigação 
presente e, portanto, devem figurar nas Demonstrações Contábeis da entidade. 
 
e) Contração de empréstimo com sócio da empresa, para pagamento no exercício seguinte. Errado, 
nesse caso temos um Passivo Circulante! 
 
GabaritoA 
 
29) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) A Cia. Rent a Book oferece aluguel 
de livros. Ela cobra uma anuidade de R$ 240,00 e mais R$ 5,00 por livro alugado. Em 31/12/2016 a 
empresa possuía 200 associados. Em janeiro de 2017 a empresa recebeu a inscrição de mais 40 
associados, que começaram a pagar suas anuidades em fevereiro e se tornaram sócios em março, 
estando aptos a alugar livros. Além disso, a empresa alugou 400 livros em janeiro, 500 em fevereiro 
e 700 em março. 
 
Assinale a opção que indica o valor da Receita do primeiro trimestre de 2017 da Cia. Rent a Book de 
acordo com o Regime de Competência. 
 
a) R$ 20.800. 
b) R$ 21.600. 
c) R$ 22.400 
d) R$ 56.000. 
e) R$ 65.600. 
 
Comentários: 
 
Como a anuidade é de R$ 240,00, devemos reconhecer uma receita de R$ 20,00 por mês. A partir 
do momento em que se torna sócio é que a anuidade é devida. A simples inscrição não caracteriza 
qualquer obrigação. A partir do momento é que se tornam sócios é que eles estavam aptos a alugar 
livros. 
 
Receita Quantidade Receita Receita Total 
Associados janeiros 200 R$ 20,00 R$ 4.000,00 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 94 
112 
Associados fevereiro 200 R$ 20,00 R$ 4.000,00 
Associados março 240 R$ 20,00 R$ 4.800,00 
Livros alugados janeiro 400 R$ 5,00 R$ 2.000,00 
Livros alugados fevereiro 500 R$ 5,00 R$ 2.500,00 
Livros alugados março 700 R$ 5,00 R$ 3.500,00 
Total R$ 20.800,00 
 
GabaritoA. 
 
30) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) A Cia. Pen revende canetas. Em 
31/12/2016, a empresa possuía em seu estoque 20 unidades de canetas azuis, que foram compradas 
por R$ 10,00 e 30 unidades de canetas vermelhas, que foram compradas por R$ 16,00. 
 
Nessa data, as canetas azuis e vermelhas são vendidas por R$ 14 cada. 
 
O valor do estoque total da Cia. Pen, em 31/12/2016, deve ser de 
 
a) R$ 500. 
b) R$ 620. 
c) R$ 680. 
d) R$ 700. 
e) R$ 760. 
 
Comentários: 
 
O CPC 16 afirma pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. 
 
O menor valor das canetas azuis é o seu valor de custo = 10$ 
O menor valor das canetas vermelhas é o valor realizável = 14$ 
 
Total do estoque: 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 95 
112 
 
(20x10) + (30x14) = 620 
 
GabaritoB 
 
31) (FGV/Pref. Salvador/Tec.Nível II - Contabilidade/2017) A Cia. ABC emitiu, em 2016, títulos 
patrimoniais no valor de R$ 200.000,00, tendo procura satisfatória. No processo de captação de 
recursos, a empresa incorreu em custos de transação vinculados à emissão no valor de R$ 10.000,00. 
 
Os custos de transação devem ser contabilizados como 
 
a) despesa financeira. 
b) despesa operacional. 
c) ativo intangível. 
d) redutores do patrimônio líquido 
e) outros resultados abrangentes 
 
Comentários: 
 
De acordo como o CPC 08, os custos de transação incorridos na captação de recursos por intermédio 
da emissão de títulos patrimoniais devem ser contabilizados, de forma destacada, em conta 
redutora de patrimônio líquido, deduzidos os eventuais efeitos fiscais, e os prêmios recebidos 
devem ser reconhecidos em conta de reserva de capital 
 
GabaritoD 
 
32) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) De acordo com a Lei nº 6.404/76 e 
alterações, assinale a opção que apresenta a reserva que pode ser utilizada para compensar 
prejuízos e aumentar o capital social de uma companhia. 
 
a) Reserva de contingências. 
b) Reserva de capital. 
c) Reserva de lucros a realizar. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 96 
112 
d) Reserva legal. 
e) Reserva estatutária. 
 
Comentário: 
 
Questão polêmica! Pessoal, o gabarito apresentado pela banca para eゲゲ; ケ┌Wゲデ?ラ aラキ さDざが RWゲWヴ┗; 
Legal e a FGV usou como referência a LSA, veja: 
 
Segundo a lei das S/A´s: 
 
Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra 
destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital 
social. 
 
§ 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa 
reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182, exceder de 
30% (trinta por cento) do capital social. 
 
§ 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser 
utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital. 
 
Então, qual a polêmica da questão? Com base na Lei 6404/76, todas as reservas apresentadas na 
questão, incluindo a Reserva de Capital, podem ser usadas para compensar prejuízos ou aumento 
de Capital Social. 
 
Vejam o que diz, por exemplo, o art. 200 da Lei 6404/76: 
 
Art. 200. As reservas de capital somente poderão ser utilizadas para: 
 
I - absorção de prejuízos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros (artigo 
189, parágrafo único); 
II - resgate, reembolso ou compra de ações; 
III - resgate de partes beneficiárias; 
IV - incorporação ao capital social; 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 97 
112 
V - pagamento de dividendo a ações preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada (artigo 
17, § 5º). 
 
Parágrafo único. A reserva constituída com o produto da venda de partes beneficiárias poderá ser 
destinada ao resgate desses títulos. 
 
Em nossa opinião, a questão deveria ter sido anulada. 
 
GabaritoD 
 
33) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Assinale a opção que indica a 
diferença entre Reserva para Contingências (RC) e Provisão para Riscos Fiscais e outras contingências 
(PRF). 
 
a) (RC) representa uma expectativa de perdas ainda não incorridas; (PRF) destina-se a dar cobertura 
a fatos já incorridos. 
b) (RC) é uma conta do passivo; (PRF) é uma conta do patrimônio líquido. 
c) (RC) é formada com a finalidade de reconhecer uma perda julgada possível; (PRF) é formada com 
a finalidade de reconhecer uma perda julgada provável. 
d) (RC) utiliza valores que não podem ser estimados; (PRF) utiliza valores que podem ser estimados. 
e) (RC) representa mecanismo usual da empresa; (PRF) não é constituída com frequência. 
 
Comentários: 
 
Importante distinção é a que devemos fazer entre a reserva para contingências da provisão para 
contingências. 
 
Uma excelente explicação sobre a diferença está nesta nota explicativa da CVM: 
 
さCラマ ラ ラHテWデキ┗ラ Se dissipar eventuais dúvidas quanto à aplicabilidade da constituição de reservas 
ou de provisão para contingências, estabelecemos a seguir as características de cada uma. Os 
principais fundamentos para constituição da reserva para contingência são: 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 98 
112 
a) Dar cobertura a perdas ou prejuízos potenciais (extraordinários, não repetitivos) ainda não 
incorridos, mediante segregação de parcela de lucros que seria distribuída como dividendo; 
b) Ocorrendo ou não o evento esperado, a parcela constituída será, em exercício futuro, revertida 
para lucros acumulados, integrando a base de cálculo para efeito de pagamento do dividendo e a 
perda, de fato ocorrendo, é registrada no resultado do exercício; 
c) É uma conta integrante do patrimônio líquido, no grupamento de reserva de lucros. 
d) Representa uma destinação do lucro líquido do exercício, contrapartida da conta de lucros 
acumulados, por isso sua constituição não afeta o resultado do exercício; 
 
2. Quanto à provisão para contingências suas particularidades são: 
 
a) tem por finalidade dar cobertura a perdas ou despesas, cujo fato gerador já ocorreu, mas não 
tendo havido, ainda, o correspondente desembolso ou perda. Em atenção ao regime de 
competência, entretanto, há necessidade de se efetuar o registro contábil; 
b) representa uma apropriação ao resultado do exercício, contrapartida de perdas extraordinárias, 
despesas ou custos e sua constituição normalmente influencia o resultado do exercício ou os custos 
de produção; 
c) deve ser constituída independentemente de a companhia apresentar, afinal, lucro ou prejuízo no 
exercício; 
d) visto que o evento que serviu de base à sua constituição já ocorreu, não há, em princípio, reversão 
dos valores registrados nessa provisão. A pequena sobra ou insuficiência é decorrente do cálculo 
estimativo feito à época da constituição; 
e) não está sujeita à atualização monetária patrimonial (art. 185, LEI Nº 6.404/76) e sim à decorrente 
da natureza do evento que a originou; 
f) finalmente, se a probabilidade for difícil de calcular ou se o valor não for mensurável, há 
ミWIWゲゲキS;SW SW ┌マ; ミラデ; W┝ヮノキI;デキ┗; WゲIノ;ヴWIWミSラ ラ a;デラ W マWミIキラミ;ミSラ デ;キゲ キマヮラゲゲキHキノキS;SWゲくざ 
 
Reserva para contingência Provisões para contingências 
Compensação de perda em exercício futuro Cobertura de perda em que já houve fato gerador 
Segrega no PL parcela de lucros que poderia ir para dividendos Constituída independente do lucro ou prejuízo do exercício 
É revertida para lucros acumulados (ocorrendo ou não o evento), 
integrando BC dos dividendos 
Não há reversão de valores, em regra. 
Conta do PL, reserva de lucros. Não afeta resultado Conta do passivo e contrapartida em despesa no resultado. 
Exemplos: geadas, inundações, secas, empresas que operam com 
períodos altamente lucrativos e depois com baixa lucratividade 
Exemplos: indenizações contratuais, contingências fiscais, 
trabalhistas 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 99 
112 
GabaritoA 
 
34) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) A Cia. Coração vende apontadores. 
Em 30/06/2017,seu estoque era avaliado em R$ 100 e era formado por vinte apontadores. 
 
Durante o mês de julho de 2017, a empresa realizou as seguintes operações: 
 
ひ VWミS; SW ヱヰ ┌ミキS;SWゲ SW ;ヮラミデ;SラヴWゲ ヮWノラ ┗;ノラヴ デラデ;ノ SW Rガ ヱヱヰく 
ひ Cラマヮヴ; SW ヱヵ ┌ミキS;SWゲ SW ;ヮラミデ;SラヴWゲ ヮWノラ ┗;ノラヴ デラデ;ノ SW Rガ ヱヲヰく 
ひ Cラマヮヴ; SW ヲヰ ┌ミキS;SWゲ SW ;ヮラミデ;SラヴWゲ ヮWノラ ┗;lor total de R$ 200. 
ひ VWミS; SW ンヰ ┌ミキS;SWゲ SW ;ヮラミデ;SラヴWゲ ヮWノラ ┗;ノラヴ デラデ;ノ SW Rガ ヴヲヰく 
 
Assinale a opção que indica o valor aproximado do custo das mercadorias vendidas de acordo com 
os métodos PEPS e Custo Médio Ponderado Médio, respectivamente, em 31/07/2017. 
 
a) R$ 220 e R$ 297. 
b) R$ 220 e R$ 305. 
c) R$ 270 e R$ 297. 
d) R$ 270 e R$ 305. 
e) R$ 500 e R$ 530. 
 
Comentários: 
 
Solução Rápida PEPS: 
 
Estoque inicial: 20 apontadores 
 
Compra: 15 apontadores 
Compra: 20 apontadores 
Total: 55 apontadores 
 
Agora, na venda, temos: 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 100 
112 
 
Venda: 10 apontadores. 
Venda: 30 apontadores. 
Total: 40 apontadores. 
 
Como no PEPS o primeiro a entrar é o primeiro a sair, teremos um saldo de 15 unidades correto (55 
apontadores に 40 apontadores)? Então, podemos dizer que essas 15 serão das que foram compradas 
por último (as 20). 
 
As mercadorias que foram vendidas e, consequentemente, o CMV ser· composto então pelo 
seguinte: 
 
- Estoque inicial: R$ 100,00 
- Primeira compra: R$ 120,00 
- 5 unidades das 20 da segunda compra, ou que dá 5/20, ou 1/4 de 200: R$ 50,00. 
 
Logo, o CMV ser· de R$ 270,00 para o PEPS. Não foi necessário montar a tabela de controle de 
estoques, que, na prova, toma mais tempo. Você já teria 50% de chance de acertar, pois apenas duas 
alternativas tem o valor de R$ 270,00. 
 
Podemos fazer a ficha de estoque também, vejam: 
 
Entradas Saídas Saldo 
VU QTD Total VU QTD Total VU QTD Total 
 R$ 5,00 20 R$ 100,00 
 R$ 5,00 10 R$ 50,00 R$ 5,00 10 R$ 50,00 
 R$ 8,00 15 R$ 120,00 R$ 5,00 10 R$ 50,00 
 R$ 8,00 15 R$ 120,00 
 R$ 10,00 20 R$ 200,00 R$ 5,00 10 R$ 50,00 
 R$ 8,00 15 R$ 120,00 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 101 
112 
 R$ 10,00 20 R$ 200,00 
 R$ 5,00 10 R$ 50,00 
 R$ 8,00 15 R$ 120,00 
 R$ 10,00 5 R$ 50,00 
 
CMV R$ 270,00 
 
 
Agora vamos preparar a ficha de estoque pelo MPM. Infelizmente não tem como fugir! 
 
Entradas Saídas Saldo 
VU QTD Total VU QTD Total VU QTD Total 
 R$ 5,00 20 R$ 100,00 
 R$ 5,00 10 R$ 50,00 R$ 5,00 10 R$ 50,00 
 R$ 8,00 15 R$ 120,00 R$ 6,80 25 R$ 170,00 
 R$ 10,00 20 R$ 200,00 R$ 8,22 45 R$ 370,00 
 R$ 8,22 30 R$ 246,67 
 
CMV R$ 296,67 
 
 
GabaritoC 
 
35) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária possuía 
um carro, que era utilizado por seu presidente. O valor contábil do carro, em 31/12/2014, era de R$ 
80.000. 
 
Em 2015, a empresa precisou cortar custos e os administradores decidiram colocar o carro à venda, 
por R$ 90.000. 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 102 
112 
Em 2016, os preços dos carros diminuíram, frente à diminuição do poder aquisitivo da população, 
mas os administradores da sociedade empresária optaram por não reduzir o valor de venda 
proposto inicialmente. 
 
Assinale a opção que indica a correta classificação do carro no balanço patrimonial da empresa, em 
31/12/2016. 
 
a) Ativo Circulante. 
b) Ativo Realizável a Longo Prazo. 
c) Propriedade para Investimentos. 
d) Ativo Imobilizado. 
e) Ativo Intangível. 
 
Comentários: 
 
 
 
Ativo Não Circulante Imobilizado 
 
De acordo com a Lei 6404/76: 
 
Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo: 
 
IV に no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à 
manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, 
inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle 
desses bens; (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007) 
 
Assim, classificam-se no imobilizado direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à 
manutenção das atividades da companhia como, por exemplo, os terrenos, edificações, máquinas 
e equipamentos, móveis e utensílios, veículos. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 103 
112 
 
 
 
A regra é a classificação de bens de propriedade da companhia. Bens locados não satisfazem, em 
regra, o critério para serem classificados como ativo, a não ser que sejam classificados como 
Arrendamento Financeiro. Veremos adiante. 
 
Definição de ativo imobilizado prevista no CPC 27: 
 
Ativo imobilizado é o item tangível que: 
 
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a 
outros, ou para fins administrativos; e 
(b) se espera utilizar por mais de um período. 
 
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de 
mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins 
administrativos; e 
(b) se espera utilizar por mais de um período. 
 
 
Ativo imobilizado - CPC 27: Item tangível 
Mantido para uso na produção 
Mantido para fornecimento de mercadorias ou serviços 
Mantido para aluguel a outros (ver item precedente) 
Mantido para fins administrativos 
Espera-se utilizar por mais de um período 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 104 
112 
 
Assim sendo, quando um carro utilizado pele presidente da empresa deve ser classificado no seu 
Imobilizado, porém, quando a empresa decide vendê-lo, a classificação passa a ser como Ativo Não 
Circulante Mantido para Venda, que pertence ao grupo Ativo Circulante. 
 
Isso mesmo! O Ativo Não Circulante Mantido para Venda pertence ao grupo Ativo Circulante! 
Como não amar a Contabilidade! 
 
Porém, a nossa questão foi mais além, pois ela afirma o seguinte: 
 
Em 2016, os preços dos carros diminuíram, frente à diminuição do poder aquisitivo da população, 
mas os administradores da sociedade empresária optaram por não reduzir o valor de venda 
proposto inicialmente. 
 
Isto é, mesmo com as dificuldades encontradas para proceder a venda, em virtude da diminuição do 
poder aquisitivo da população, a empresa não quis diminuir o pヴWNラ SW ┗WミS;が マ;ミSラ┌ ┌マ さTレ ミWマ 
;キざぁ エ;エ;エ;く 
 
Essa atitude (ou falta dela), por parte da empresa, irá fazer toda a diferença na classificação do 
veículo, conforme determinação do CPC 31: 
 
6. A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor 
contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso 
contínuo. 
 
Seria o nosso caso, pois a empresa a empresa pretende obter benefícios econômicos com veículo 
pela venda e não pelo uso,mas vamos avançar: 
 
7. Para que esse seja o caso, o ativo ou o grupo de ativos mantido para venda deve estar disponível 
para venda imediata em suas condições atuais, sujeito apenas aos termos que sejam habituais e 
costumeiros para venda de tais ativos mantidos para venda. Com isso, a sua venda deve ser 
altamente provável. 
 
8. Para que a venda seja altamente provável, o nível hierárquico de gestão apropriado deve estar 
comprometido com o plano de venda do ativo, e deve ter sido iniciado um programa firme para 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 105 
112 
localizar um comprador e concluir o plano. Além disso, o ativo mantido para venda deve ser 
efetivamente colocado à venda por preço que seja razoável em relação ao seu valor justo corrente. 
 
Aケ┌キ Wゲデ= ラ SキaWヴWミIキ;ノ SWゲゲ; ケ┌Wゲデ?ラ さI;ゲI; ェヴラゲゲ;ざく Aparentemente, nosso veículo deveria ser 
classificado como Ativo Não Circulante Mantido para venda, mas, como o preço de venda não parece 
ser razoável em relação ao seu valor justo に a questão fala que o poder de compra da população caiu 
e a empresa não reduziu o valor do bem に podemos dizer que essa venda não é provável, assim 
sendo, o veículo permanece classificado com Ativo Imobilizado. Questão bem difícil e vale até um 
esquema para resumirmos esse monte de informação: 
 
 
 
GabaritoD 
 
36) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária utilizava 
o método PEPS para avaliar o seu estoque. Em 31/12/2014, a composição do estoque era a seguinte: 
 
 
 
Em 2015, houve a venda de uma unidade por R$ 21.000, de modo que a sociedade empresária 
apurou lucro de R$ 9.000. 
Uso 
Administrativo
Imobilizado
Benefícios pela 
venda
ANC Mantido 
para venda 
Disponível para 
venda imediata
Venda 
Altamente 
Provável
Gestão 
Comprometida
Programa Firme
Preço Razoável 
(Valor Justo)
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 106 
112 
 
Em 2016, os contadores da sociedade empresária julgaram que o melhor método de avaliação para 
seu estoque era o custo médio. Portanto, em 31/12/2016, a sociedade empresária apresentou suas 
demonstrações contábeis de acordo com o custo médio. Em suas demonstrações comparativas de 
2015, ela também utilizou o custo médio, por se tratar de mudança de política contábil. O lucro em 
31/12/2015, de acordo com esse método, foi de R$ 6.000. 
 
Assinale a opção que indica a Demonstração Contábil em que deve ser contabilizado o ajuste 
referente à diferença entre o lucro apurado pelo custo médio e o lucro apurado pelo PEPS, que é de 
R$ 3.000. 
 
a) Balanço Patrimonial. 
b) Demonstração do Resultado do Exercício. 
c) Demonstração dos Resultados Abrangentes. 
d) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. 
e) Demonstração do Valor Adicionado. 
 
Comentários: 
 
O ajuste decorrente da mudança de política contábil será lançado na conta de Lucro Acumulados 
como Ajustes de Exercícios Anteriores. A Demonstração Contábil que irá apresentar esse ajuste é a 
Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados, DLPA, que pode ser incluída na Demonstração 
das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). 
 
GabaritoD 
37) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) De acordo com o Pronunciamento 
Técnico CPC 00- Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, 
os relatórios contábil-financeiros não são direcionados primariamente aos 
 
a) órgãos reguladores. 
b) investidores. 
c) credores por empréstimos existentes. 
d) credores por empréstimos em potencial. 
e) outros credores. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 107 
112 
 
Comentários: 
 
Conforme previsão do CPC 00: 
 
OB10. Outras partes interessadas, como, por exemplo, órgãos reguladores e membros do público 
que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores, podem do mesmo modo 
achar úteis relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Contudo, esses relatórios não são 
direcionados primariamente a esses outros grupos. 
 
GabaritoA 
 
38) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária 
especializada em consultoria contábil tem sede em Belo Horizonte. A empresa abre uma filial em 
Salvador e transfere alguns gerentes para trabalharem na nova filial. Os gerentes alugam 
apartamentos em um prédio pertencente à empresa, localizado na mesma rua. 
 
Assinale a opção que indica o correto reconhecimento contábil dos apartamentos alugados pelos 
gerentes no balanço patrimonial da sociedade empresária. 
 
a) Ativo circulante. 
b) Ativo realizável a longo prazo. 
c) Ativo imobilizado. 
d) Propriedades para Investimento. 
e) Ativo Intangível. 
 
Comentários: 
 
M;キゲ ┌マ; ケ┌Wゲデ?ラ SWゲゲW デWマ;ぁ さP;ヴ; ケ┌W デ= Iエ;デラが FGVざく Conforme a Interpretação Técnica ICPC 10 
に Interpretação Sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos 
Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43: 
 
ヴヶく ふぐぶ Nラ ;デキ┗ラ キマラHキノキ┣;Sラが ; aキェ┌ヴ; Sラ ;ノ┌ェ┌Wノ ゲル ヮラSW W┝キゲデキヴ ケ┌;ミSラ Wゲデキ┗Wヴ ┗キミI┌ノ;Sラ ; ;デキ┗ラ 
complementar na produção ou no fornecimento de bens ou serviços. Por exemplo, uma fazenda 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 108 
112 
pode ter residências alugadas a seus funcionários, uma extratora de minerais pode construir 
residências no meio da floresta também para alugar a seus funcionários, etc. Nesse caso, os ativos 
alugados são, na verdade, parte do imobilizado necessário ao atingimento da atividade-fim da 
entidade. 
 
47. Se houver investimento para obter renda por meio de aluguel, em que este é o objetivo final, no 
qual o imóvel é um investimento em si mesmo, e não o complemento de outro investimento, aí se 
tem a caracterização não do ativo imobilizado, mas sim de propriedade para investimento. A 
propriedade para investimento, ao contrário do ativo alugado classificado no imobilizado, tem um 
fluxo de caixa específico e independente, ou seja, ele é o ativo principal gerador de benefícios 
econômicos, e não um acessório a outros ativos geradores desses benefícios. 
 
Ou seja: se o aluguel estiver vinculado à atividade da empresa (residência na floresta para 
mineradores, casas na fazenda para os trabalhadores rurais, etc) é imobilizado. 
 
Se o aluguel não estiver vinculado à atividade da empresa, e se destina apenas a gerar renda, então 
será classificado como propriedade para investimento. 
 
GabaritoC 
 
39) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária contraiu 
um empréstimo, em 01/03/2014, com vencimento em 01/03/2020. O empréstimo contraído estava 
sujeito a determinadas condições. 
 
Em 01/12/2016, a sociedade empresária comunicou que não seria capaz de cumprir uma das 
condições acordadas. Em 02/01/2017 o banco determinou que não haveria sanções pelo 
descumprimento da condição. 
Assinale a opção que indica a correta contabilização do empréstimo no balanço patrimonial da 
sociedade empresária, referente ao ano de 2016. 
 
a) Conta redutora do ativo circulante. 
b) Conta redutora do ativo realizável a longo prazo. 
c) Passivo circulante 
d) Passivo não circulante. 
e) Reserva de contingências. 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 109 
112 
 
Comentários: 
 
Pessoal, para resolvermos essa difícil questão, vamos traçar uma linha do tempo com os eventos 
apresentados: 
 
 
Agora, vamos recorrer ao CPC 26: 
 
73. Se a entidade tiver a expectativa, e tiver poder discricionário, para refinanciar ou substituir (roll 
over) uma obrigação por pelo menos doze meses após a data do balanço segundo dispositivo 
contratual do empréstimo existente, deve classificar a obrigação como não circulante, mesmo que 
de outra forma fosse devida dentro de período mais curto. Contudo, quando o refinanciamento ou 
a substituição (roll over) da obrigação não depender somente da entidade (por exemplo, se não 
houver um acordo de refinanciamento), o simples potencial de refinanciamento não é considerado 
suficiente para a classificação como não circulante e, portanto, a obrigação é classificada como 
circulante. 
 
Traduzindo, se eu tenho uma dívida de curto prazo, mas fica a meu critério renegociá-la para um 
período de pelo menos 12 meses após a data do balanço, esse passivo deve ser classificado como 
Passivo Não Circulante, mesmo que a dívida seja de curto prazo. 
 
74. Quando a entidade quebrar um acordo contratual (covenant) de um empréstimo de longo prazo 
(índice de endividamento ou de cobertura de juros, por exemplo) ao término ou antes do término 
do período de reporte, tornando o passivo vencido e pagável à ordem do credor, o passivo deve 
ser classificado como circulante mesmo que o credor tenha concordado, após a data do balanço e 
antes da data da autorização para emissão das demonstrações contábeis, em não exigir 
pagamento antecipado como consequência da quebra do covenant. O passivo deve ser classificado 
como circulante porque, à data do balanço, a entidade não tem o direito incondicional de diferir a 
sua liquidação durante pelo menos doze meses após essa data. 
01/03/2014 -
Contratação 
de 
Empréstimo
01/12/2016 -
Descumpriu o 
acordo
31/12/2016 -
Qual a 
classificação?
02/01/2017 -
Banco avisa 
que não vai 
exigir
01/03/2020 
Vencimento
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 110 
112 
 
Traduzindo, quebrei o acordo de um empréstimo de longo prazo e o credor pode me cobrar a dívida 
a qualquer momento, portanto, devemos fazer a reclassificação para passivo circulante. Mas o 
credor é bonzinho, disse que não vai exigir a dívida agora. Mesmo assim, classificamos no Passivo 
Circulante, porque a entidade não tem o direito incondicional de diferir a sua liquidação durante 
pelo menos doze meses após essa data. 
 
GabaritoC 
 
40) (FGV/Pref. Salvador/Tec. Nível II - Contabilidade/2017) Uma sociedade empresária 
apresentava as seguintes contas em sua Demonstração do Resultado do exercício de 31/12/2016: 
 
ひ Cラマヮヴ;ゲ SW Wstoque: R$ 100.000; 
ひ Eゲデラケ┌W キミキIキ;ノぎ Rガ ンヰくヰヰヰき 
ひ Eゲデラケ┌W aキミ;ノぎ Rガ ヴヰくヰヰヰき 
ひ DW┗ラノ┌N?ラ SW Iラマヮヴ;ゲぎ Rガ ヲヰくヰヰヰき 
ひ DW┗ラノ┌N?ラ SW ┗WミS;ゲぎ Rガ ヱヵくヰヰヰき 
ひ VWミS;ゲ Hヴ┌デ;ゲぎ Rガ ヴヰヰくヰヰヰき 
ひ DWゲIラミデラゲ aキミ;ミIWキヴラゲ IラミIWSキSラゲぎ Rガ ヲヵくヰヰヰき 
ひ AH;デキマWミデラゲ IラミIWSキSラゲぎ Rガ ヱヰくヰ00; 
ひ DWゲヮWゲ;ゲ ラヮWヴ;Iキラミ;キゲぎ Rガ ヶヰくヰヰヰき 
ひ RWIWキデ;ゲ aキミ;ミIWキヴ;ゲぎ Rガ ヱヰヰくヰヰヰく 
 
Assinale a opção que indica o lucro bruto da empresa em 31/12/2016. 
 
a) R$ 280.000 
b) R$ 285.000 
c) R$ 305.000 
d) R$ 330.000 
e) R$ 345.000 
 
Comentários: 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 111 
112 
Vamos calcular, inicialmente, o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), usando a fórmula: 
 
Estoque inicial + entradas (compras) に saídas (CMV)= estoque final 
 
Para as entradas, devemos considerar as compras líquidas. 
 
Compras líquidas = compras に devolução de compras 
Compras líquidas = $100.000 - $20.000 
Compras líquidas = $ 80.000 
 
$30.000 + $80.000 に CMV = $ 40.000 
 
Resolvendo, temos CMV = $70.000 
 
Vejamos, agora, a Demonstração do Resultado do Exercício: 
 
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) 
Vendas Brutas 400.000,00 
 (-) Devolução de vendas - 15.000,00 
 (-) Abatimentos Concedidos - 10.000,00 
Vendas líquidas 375.000,00 
 (-) Custo das Mercadorias Vendidas - 70.000,00 
Lucro Bruto 305.000,00 
 
Gabarito  C 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira
 
 
 
 
 
 112 
112 
ATÉ A PRÓXIMA 
É isso pessoal, espero que tenham gostado das questões! QUE AULA PESADA!!!! Mas essa é a FGV, 
pessoal: soco, tiro e bomba mesmo! Hahahaha. Quem sobreviver, tem grandes chances de 
aprovação. 
Estamos juntos, galera, fiquem com Deus. 
 
Professor Julio Cardozo 
 
Gabriel Rabelo, Júlio Cardozo, Luciano Rosa
Aula 24
Contabilidade Geral e Avançada p/ Receita Federal (Auditor Fiscal) Com videoaulas - 2019
www.estrategiaconcursos.com.br
549048
11527338770 - Fernando ferreira

Mais conteúdos dessa disciplina