Buscar

Prova final orçamento empresarial

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Orçamento Empresarial (CON30)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637301) ( peso.:3,00)
	Prova:
	19243040
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
	
	O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis que funciona como se fosse uma fotografia do desenvolvimento de uma empresa em um determinado período. Usualmente, inicia em 1º de janeiro e encerra em 31 de dezembro, e está dividido em ativo, passivo e patrimônio líquido. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São consideradas contas do ativo: dinheiro em caixa e em bancos, duplicatas a receber, estoques de mercadorias.
(    ) O passivo representa os recursos advindos de outras fontes que são os recursos de terceiros, tais como: compras a prazo de materiais, mercadorias e/ou serviços, financiamentos bancários e contas a pagar.
(    ) O passivo se justifica pela oportunidade de negócio. Nesses casos, são analisadas as diversas oportunidades de compra ou empréstimos, sendo que a decisão é tomada de acordo com o retorno de caixa.
(    ) Os patrimônios líquidos são os recursos na forma de bens e/ou dinheiro que os sócios investem na empresa. Esses valores são registrados no passivo e têm como contrapartida seu registro no patrimônio líquido.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	O fluxo de caixa é um retrato fiel da composição da situação financeira da empresa. É imediato e pode ser atualizado diariamente, proporcionando ao gestor uma radiografia permanente das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Evidencia somente o passado da organização.
(    ) Evidencia tanto o passado como o futuro da organização.
(    ) Permite projetar, diariamente, a evolução do disponível, de forma que se possam tomar com a devida antecedência as medidas cabíveis para enfrentar a escassez ou o excesso de recursos.
(    ) Permite comparar as contas recebidas com as pagas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	Um orçamento mal elaborado pode ocasionar situações desfavoráveis. Devem ser evitadas as projeções incompatíveis com as operações normais da empresa. Orçar valores irreais apenas para formar uma boa projeção, além de desvirtuar a figura do orçamento, demonstrará a falta de preparo do profissional responsável. Com base nessa análise, assinale a alternativa CORRETA que demonstra a forma correta de orçar:
	 a)
	Utilizar sempre estimativas realistas.
	 b)
	Orçar conforme critérios impostos pelos acionistas.
	 c)
	Considerar somente as despesas produtivas.
	 d)
	Projetar considerando apenas a capacidade produtiva.
	4.
	As empresas que possuem o processo produtivo definido em industrialização possuem as atividades separadas por departamentos e centros de custos, com o objetivo de facilitar a alocação e o rateio dos custos fixos industriais. Assim sendo, é comum as organizações dividirem sua estrutura em centros de custo ou departamentos, para identificar e facilitar o controle de seus gastos. Considerando a estrutura dos centros de custo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O centro de custo recebe somente lançamentos de custo indireto.
(    ) A divisão em centros de custo dificulta o controle orçamentário.
(    ) O centro de custo é a menor área disponível para lançamento de custos.
(    ) Os gastos do departamento não são lançados em centro de custo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis que funciona como se fosse uma fotografia do desenvolvimento de uma empresa em um determinado período. Usualmente, inicia em 1º de janeiro e encerra em 31 de dezembro, e está dividido em ativo, passivo e patrimônio líquido. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ativo representa os bens e os direitos da empresa. 
(    ) O passivo corresponde a onde a empresa aplicou os seus recursos. 
(    ) O passivo representa os recursos advindos de outras fontes que são os recursos de terceiros.
(    ) O ativo se justifica pela necessidade de capital de giro. 
(    ) O patrimônio líquido são os recursos na forma de bens e/ou dinheiro que os sócios investem na empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V - F.
	6.
	A empresa, para conseguir elaborar um bom plano orçamentário, precisa primeiramente avaliar a qualidade do seu orçamento operacional. O orçamento operacional é a parte que geralmente contém a maioria das peças orçamentárias, pois este envolve todos os orçamentos específicos, englobando os orçamentos da estrutura administrativa, da estrutura de produção e da estrutura de vendas da empresa. O orçamento operacional tem como consequência a demonstração de resultados, manifestando os reflexos nas áreas de vendas, de custos e de despesas. Com base na elaboração do orçamento operacional, analise as seguintes sentenças:
I- O processo orçamentário inicia com o planejamento da produção e da logística da empresa.
II- As previsões de vendas podem ser feitas de várias formas: produto, território, canal de distribuição, método de venda (visita, venda por internet), tipo de cliente, combinações de vendas, unidades (filiais, departamentos) e vendedor (individual ou grupos de atuação).
III- Concluído o orçamento de vendas, a próxima etapa é o orçamento de fabricação, para atender à demanda de vendas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	O orçamento pode provocar, nas pessoas envolvidas em sua execução, reações diversas. Essas reações ou efeitos estão relacionados com o comportamento de cada envolvido. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Limitação à iniciativa: alguns aspectos do orçamento podem suprimir iniciativas pessoais do gestor, limitando-o a executar o que foi planejado. Essa característica de engessamento pode inclusive causar a perda de resultados.
(    ) Desvios no orçamento: o aumento dos valores das receitas e redução dos gastos sem bases legais, ou a condição inversa, são formas de manter o real valor do orçamento comparado com a realidade, visando a benefícios próprios. Nesse caso, não existem desvios no orçamento.
(    ) Má qualidade da comunicação: ocorre quando os gestores impõem formas autoritárias de gestão. As informações podem ser repassadas de forma incorreta ou mesmo não serem repassadas, visando à proteção em caso de erros.
(    ) Reação às pressões: os gestores procuram acompanhar o orçamento, visando a controlar possíveis manipulações. Essa pressão pelo controle de gastos não orçados pode desviar o propósito do orçamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Para que a elaboração do orçamento ocorra de forma clara e sem transtornos, é necessário que sejam definidas algumas funções básicas para o processo. Como exemplo, podemos citar a definição do responsável ou responsáveis pelas definições e distribuição de tarefas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de processo adotado na empresa quando uma só pessoa fica responsável pelas definições e distribuição de tarefas:
	 a)
	Processo decisório descentralizado.
	 b)
	Processo de mudanças corporativas.
	 c)
	Processo decisório centralizado.d)
	Processo decisório civil e empresarial.
	9.
	O sistema orçamentário precisa se adequar à instituição para atendê-la com perfeição. Essa adequação demanda um certo tempo. Durante esse processo de adequação, incorrerão gastos com contratação e treinamento de pessoal, e os resultados esperados não serão atingidos de imediato. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características de um processo orçamentário adequado à empresa:
	 a)
	Demonstrar, sem margens de erro, as receitas e despesas do período.
	 b)
	Evidenciar somente os objetivos dos sócios e acionistas.
	 c)
	Deve necessariamente resultar em lucros ao final do período.
	 d)
	Claro, objetivo e correspondendo às necessidades da empresa.
	10.
	O estudo do sistema empresa é fundamental para que os gestores possam compreender de que forma cada segmento ou área pode influenciar no resultado econômico ou financeiro da empresa. As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. A empresa é um sistema em que há recursos introduzidos, que são processados, e há a saída de produtos ou serviços. Uma empresa é considerada um sistema aberto em razão de sua interação com a sociedade e o ambiente onde ela atua. Essa interação com a sociedade provoca influência nas pessoas, aumento nos padrões de vida e o desenvolvimento da sociedade. Desta forma, com relação às áreas que exercem a influência do ambiente externo na empresa (macrossistema), analise as opções a seguir:
I- Governo.
II- Registro de Controle da Produção.
III- Sistema Financeiro.
IV- Comunidade.
V- Controle do Fluxo de Caixa da Empresa.
VI- Concorrência.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II, III e VI estão corretas.
	 b)
	As opções I, II, IV, V e VI estão corretas.
	 c)
	As opções I, III, IV e VI estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e V estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2012) O balanço orçamentário de uma entidade pública apresenta as seguintes informações com relação às receitas e às despesas de um exercício:
1) orçamento aprovado para o exercício: R$ 5.000.000,00;
2) receitas orçamentárias arrecadadas no exercício: R$ 4.800.000,00;
3) despesas empenhadas no exercício: R$ 4.500.000,00; e
4) despesas liquidadas e pagas no exercício: R$ 4.200.000,00.
Com base nessas informações, o superávit do orçamento dessa entidade pública nesse exercício é de:
	 a)
	R$ 200.000,00.
	 b)
	R$ 500.000,00.
	 c)
	R$ 300.000,00.
	 d)
	R$ 100.000,00.
	12.
	(ENADE. 2012) O Departamento de Orçamento da Indústria de Bebidas Figueira S.A., com base em seus custos reais do ano de 2010, estabeleceu padrões de custos de produção que formam os custos de seu único produto para o ano de 2011, conforme a imagem a seguir. Diante das informações acerca do custo real, percebe-se que ocorreu grande variação nos custos. Nessa situação, as variações da matéria-prima em quantidade, em preço e em quantidade e preço (mista) foram, respectivamente:
	
	 a)
	R$ 6 favorável, R$ 8 desfavorável e R$ 2 desfavorável.
	 b)
	R$ 6 desfavorável, R$ 2 favorável e R$ 2 favorável.
	 c)
	R$4 desfavorável, R$ 4 favorável e R$ 2 desfavorável.
	 d)
	R$ 2 desfavorável, R$ 2 desfavorável e R$1 favorável.

Continue navegando