Logo Passei Direto
Buscar

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Larissa Marculino¹
Nara Simone Schramm¹
Patricia Kath²
RESUMO
As crianças precisam ser crianças, buscar o lúdico quando pequenos ajuda a manter essa infância por mais tempo e intacta da sociedade tão adulta e com tanta tecnologia que se encontra nos dias atuais e que interferem tanto nessa fase inicial da criança fazendo com que fique varias horas na frente de televisão, celular, tablet e se perde cada dia mais o momento de ser criança. Aprender brincando é o ideal para as crianças que nascem numa era de tecnologia e com tudo pronto e em mãos, se perdeu a infância de brincar, inventar, criar e recriar aprender a lidar com divergências, com outras crianças, ter criatividade. Na primeira fase da vida de uma criança o professor tem que planejar atividades e o lúdico para que estimulam o aprendizado da criança para que consigam adquirir conhecimento brincando. É preciso na escola que o professor busque trazer o lúdico para dentro de sala, pois esta interligado com o brincar, jogar, imaginar, se divertir e ao mesmo tempo estar aprendendo coisas novas, a se socializar, e principalmente volta a ser crianças. Brincando a criança começa a constrói sua independência, suas capacidades motoras, resolver seus próprios problemas e conflitos, desenvolve ainda mais sua imaginação, aprende a lidar com suas emoções, e constrói e reconstrói as suas vivências fora da escola também. Essa fase inicial da infância é a mais importante para a construção da criança com a escola, pois é nessa fase que se apega e que aprende a gostar do meio educacional e isto é levado para a sua vida toda.
Palavras-chave: Educação. Brincar. Lúdico.
1 INTRODUÇÃO
A criança desde o seu nascimento comunica-se com o mundo, conforme vai crescendo a comunicação fica maior, e a criança passa e se expressar por meio da fala, gestos, olhares, imitações e desenhos, o que acha que entende, o que sabe, o que deseja saber do mundo.
Independente da classe social, cultura e época, as brincadeiras, os jogos e os brinquedos estão na vida da criança, visto que vivem em um mundo de encantamento, de fantasia, de alegria, de sonhos onde o faz de conta e a realidade se mistura. O desenvolvimento na Educação Infantil das crianças depende das possibilidades de aprendizagem ofertado pela escola. 
Brincando a criança manifesta suas emoções, sentimentos e desejos. As brincadeiras, brinquedos e jogos, possibilitam diversas experiências lúdicas indispensáveis para o desenvolvimento, social, intelectual, emocional e motor da criança. Nas atividades lúdicas as crianças adquirem conhecimento de maneira prazerosa.
Objetivo geral é conseguir trazer as vivencias das crianças para dentro de sala e mostrar a sua importância, pois são na infância que se aprende os valores, os conhecimentos mais valiosos que serão levados para o decorrer de sua vida adulta.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A educação infantil é a 1ª fase básica da vida de uma criança e a mais importante de todas as fases, tem como objetivo o desenvolvimento total das crianças nos aspectos, intelectuais, religiosos, emocionais, sociais e estéticos, assim totalizando a ação de sua família e da comunidade. Nesta fase é onde se constrói os valores e as virtudes que a criança irá levar para sua vida. 
Os primeiros anos de vida são determinados por aprendizagens, descobertas e experiências, que se dão através do convívio com o outro e com o meio social. Para o bom desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, a escola precisa ter possibilidades de aprendizagem. É brincando que as crianças demonstram seus sentimentos, desejos, emoções e comporta-se de maneira natural no espaço. As brincadeiras, jogos e os brinquedos possibilitam uma diversidade de experiências lúdicas essenciais para o desenvolvimento das crianças. 
O lúdico é vivenciado especialmente na Educação Infantil, a criança aprende de maneira prazerosa, toda atividade planejada e o lúdico estimulam o aprendizado da criança para que consigam adquirir conhecimento brincando. A criança organiza suas experiências, expondo e recriando os seus sentimentos e entendimentos a respeito do mundo. No lúdico encontram-se interligados a brincadeira, o brinquedo e o jogo.
O jogo auxilia o desenvolvimento cognitivo das crianças, elas aprendem a lidar com regras, mesmo não aceitando. Por meio do jogo a criança compreende, expressa e cria a sua realidade, a criança consegue solucionar suas questões e conflitos do seu dia a dia. Segundo Rizzi e Haydt (2001, p. 14) “O ser que brinca e joga é, também, o ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve.” (apud MELO, 2011, p.26).
Na brincadeira o brincar tem duas ações, o brincar cognitivo: desenvolvimento intelectual da criança, brincar social: convívio uma com outra criança. Lembrando que a criança traz para escola suas vivências, e podem executar as brincadeiras de formas diferentes.
O brinquedo é objeto que da suporte a brincadeira, é utilizado pela criança de várias formas. Tem os brinquedos industriais que as crianças já conhecem e que são os mais comuns no meio infantil, os brinquedos feitos com material reciclado, e também os brinquedos de fantasia, onde a criança usa sua imaginação para sua diversão. 
“A situação imaginária de qualquer forma brinquedo já contém regras de comportamento, embora possa não ser um jogo com regras formais estabelecidas a priori. A criança imagina-se como mãe e a boneca como criança, e dessa forma, deve obedecer a regra de comportamento maternal, crianças pequenas podem fazer coincidir a situação de brinquedo e realidade.” (VYGOTSKY,1991, p.108)
Para o professor a prática do brincar como uma atividade pedagógica deve ser bem definida, pesquisada, pois o professor precisa buscar atividades das quais as crianças tenham mais interesse em aprender e também esse momento serve para compreender a criança de forma extensa e singular, pois nessa hora de contato entre criança e adulto que essa etapa do desenvolvimento individual ou de grupo é observado.
“Educadores e pais necessitam ter a clareza quanto aos brinquedos, brincadeiras e/ou jogos que são necessários para as crianças, sabendo que eles trazem enormes contribuições ao desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar. No jogo, ela está livre para explorar, brincar e/ou jogar com seus próprios ritmos, para autocontrolar suas atividades, muitas vezes é reforçada com respostas imediatas de sucesso ou encorajada tentar novamente, se da primeira alternativa não obteve o resultado esperado.” (SANTOS, 2000, p.166).
Nas brincadeiras as crianças expõem o seu dia a dia, quando fantasia um acontecimento vivenciado em sua casa, na sua escolinha e na rua, ela reproduz essa vivencia de imediato ao brincar, possibilitando ao professor ter uma compreensão melhor dessa criança, o professor precisa ter um olhar atento a esse momentos, pois é assim nas brincadeiras que as crianças demonstram o que estão sentindo ou vivendo em seu cotidiano fora do meio escolar.
Brincar para criança é uma necessidade, da mesma maneira como a educação, alimentação e desenvolvendo, reinventando e inventando, assim as atividades lúdicas ficam mais significativas, e as crianças vivenciam várias situações. Com o auxílio do brinquedo a criança fortalece a criatividade, a afetividade, o pensar, o raciocínio, a organizar situações a entender o mundo.
A criança brincando aumenta sua independência, incentiva sua percepção auditiva e visual, valoriza os costumes populares, desenvolve capacidades motoras, socializa-se, aprende a resolver seus conflitos, sua imaginação é desenvolvida, compartilha, lida com suas emoções, interage, constrói e reconstrói as suas vivências. 
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 28): 
“As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais etc. propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica. É o adulto, nafigura do professor, portanto, que, na instituição infantil, ajuda a estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças. Consequentemente é ele que organiza sua base estrutural, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, da delimitação e arranjo dos espaços e do tempo para brincar. Por meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais de que dispõem”.
Percebemos que o brincar existe em todas as extensões da vida das pessoas, e na vida das crianças em especial. Afirmamos que “brincar é viver”, uma vez que a criança compreende o brincar divertindo-se e aprende brincando se desenvolve e torna-se um adulto melhor em sua sociedade.
Para Vygotsky (1998, p. 48), “A brincadeira é uma necessidade da criança. Ela se desenvolve no contexto das práticas histórico-culturais e surge do interesse de dominar o mundo. Por isso, ela age sobre os objetos como fazem os adultos. Durante o desenvolvimento das brincadeiras, são estabelecidas relações humanas e sociais. [...] é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, exercendo uma enorme influência no seu desenvolvimento, ou seja, a brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, porque permite que, ao substituir um objeto por outro, ela opere com o significado das coisas, dando um passo importante em direção ao pensamento conceitual, que se baseia nos significados e não nos objetos”.
Alem das brincadeiras, das atividades lúdicas é fundamental ter o afeto de um bom professor principalmente na fase inicial de sua infância, afinal a criança passa mais tempo dentro da escola do que na própria casa, e ter alguém que ensine e ao mesmo tempo demonstre carinho e afeto faz com que a criança aprenda mais e queira ir à escola, é extremamente importante esse contato para que no futuro permaneça na escola na fase de adolescência e depois na faze adulta, e ter uma aula dinâmica, criativa aguça ainda mais a curiosidade dos pequenos.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Neste trabalho foi utilizado dois métodos de pesquisa na internet e por meio de livros, o mesmo foi construído através de conversas, e-mail e encontros.
Autoria Própria 
Nesta imagem representa a construção, o lúdico, o buscar de um professor para trazer coisas novas e diferentes para dentro de sala. Com a ajuda das crianças pode ser construído, como na foto, um painel de sensações do qual cada um pode passar a mão e sentir as texturas, ajudam na construção e tem varias maneiras de poder brincar, sempre aprendendo.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Pode brincar, é algo que hoje as crianças mal conseguem fazer, a tanta tecnologia a sua disposição e tantos pais sem nem uma paciência para sentar e poder brincar, relembrar sua infância e ter um momento com seus filhos, que esse papel foi passado para a escola, é lá que podem viver suas infâncias, ter alguém pra brincar, dividir momentos, aprender a se socializar a como se comportar em certos momentos, como Vygotsky diz “A brincadeira é uma necessidade da criança.” 
A cada ano que passa surgi mais métodos de ensino, varias disciplinas, conteúdos e muitas coisas para aprender o método mais fácil é trabalhar a construção, o brincar, o lúdico, ter o concreto para que tudo que foi ou será aprendido ganhe um sentido maior e que a teoria seja relacionada com a pratica. Criança precisa aprender e saber brincar não importando a sua idade, essa é uma fase que será levada para sua vida toda.
As atividades lúdicas criadas na escola precisam ter a finalidade de auxiliar o desenvolvimento da criança e são necessários conhecimento e preparação pedagógica. Compreendemos que o lúdico é indispensável para o progresso da criança por isso os educadores e pais devem ter atenção, uma vez que a criança dessa forma vivência a realidade e promove novos sentidos.
As crianças através do lúdico aprendem a pensar em suas atitudes, vivenciam acontecimentos novos e buscam respostas para dificuldades de seu dia a dia. O lúdico é importante para criança ser capaz de compreender, conhecer e construir seu conhecimento, transformando-se em individuo desse mundo, ser independente. 
As brincadeiras colaboram para o desenvolvimento completo das crianças, nos seu conhecimento intelectual, social, psicológico e físico. Ajudam a entender sua cultura, produzindo mediante do faz de conta práticas dos adultos. Cria oportunidade de se expressar, sabendo lidar com os sentimentos na troca de vivência e descoberta por meio do convívio com os outros.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Na Clarice Alencar et al. Diática e a formação do professor. Indaial: Uniasselvi, 2016
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MELO, Fabiana Carbonera Malinverni. Lúdico e musicalização na educação infantil. Indaial : Uniasselvi, 2011.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (org), Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 2009.
STEUCK, Cristina Danna. Pedagogia da educação infantil. Indaial: Uniasselvi, 2013.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Larissa Marculino¹
Nara Simone Schramm¹
Patricia Kath²
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Ped 1935) – Prática do Módulo V – 22/11/19

Mais conteúdos dessa disciplina