Buscar

Processos de Cementação e Nitretação

Prévia do material em texto

CEMENTAÇÃO
A cementação aumenta o teor de carbono na superfície da peça, podendo ser liquida, sólida e gasosa.
Cementação sólida: A peça é colocada numa caixa de aço com substâncias ricas em carbono, depois ela é fechada e levada ao forno a uma temperatura em torno a 930º C, depois ela é submetida a tempera para adquirir a dureza.
Cementação Gasosa: Sendo o processo mais eficiente pois permite sementar as peças com maior uniformidade e economizando energia, o carbono é gerado pelo gás propano e a temperatura varia de 850° a 950°C, depois disso o aço é temperado em óleo.
Cementação liquida: De forma simples pode-se dizer que é um banho de sais fundidos, ricos em carbono, a temperatura é por cerca dos 950°C. Nesta cementação as peças devem ser pré-aquecidas ates de mergulhadas no banho evitando assim o choque térmico, depois do tempo necessário, as peças são retiradas e mergulhadas em salmoura ou em óleo de têmpera.
NITRETAÇÃO
É indicada quando as peças precisam ter superfícies com maior dureza, com resistência ao desgaste, a fadiga ao engripamento e a corrosão podendo ser feita de duas maneiras:
Á gás: Este é feito a uma temperatura entre 500°C e 560°C e sua duração varia de 40 a 90 horas, sendo o gás amônia a fonte de nitrogênio que é o elemento que se difunde no aço. A camada formada tem elevada dureza e as peças não precisam ser temperadas.
Em banho de sal: A maior vantagem nessa nitretação é o tempo que leva de 2 a 3 horas em uma temperatura que varia de 500°C a 580°C.
CARBONITRETAÇÃO
	Este processo pode ser feito em forno de banho de sal ou de atmosfera controlada a gás. A temperatura varia de 705°C a 900°C e a sua duração é de até 2 horas. As peças são resfriadas em água ou óleo e a camada carbonitretada apresenta dureza e resistência ao desgaste. Ela é usada geralmente e peças de pequeno porte.
PIROMETRIA
	Temperatura: é uma grandeza física que agita o estado de agitação das partículas de um corpo e seu nível térmico.
	Calor: é uma energia térmica que flui entre dois corpos ou sistemas que apresentam uma diferença de temperatura entre si.
PIRÔMETRO
	Podendo ter sua escala em °C ou em °F é usado para medir as temperaturas dentro dos fornos industriais. São equipamentos avulsos, eles não são presos ao forno.
PIROMETRO TERMO-ELÉTRICO
	Sua principal característica é que uma de suas partes fica no interior do forno.
PIRÔMETROS ÓTICOS E DE RADIAÇÃO
Óptico: para usá-lo basta apenas olhar pela ocular e verificar as piras luminosas tem exatamente a mesma coloração do sal fundido feito isso é só conferir se a temperatura no pirômetro é a temperatura procurada. Para usar este equipamento é necessário que o aço esteja aquecido a uma temperatura superior a 700° C que é quando ele começa a emitir raios visíveis 
	Radiação: este foca a fonte quente onde é emitido radiação e está radiação é medida diretamente através de um mostrador medindo assim as radiações visíveis e invisíveis. São indicados a faixa de 500° C a 1600° C.

Continue navegando