Buscar

A Formação Étnica do Povo Brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analisando a historia do povo brasileiro desde sua origem e possível identificarem a formação da cultura dos povos, cada um com seus valores, sendo a mistura com diversos povos e etnias. A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos)
A partir da mistura das raças formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do Brasil, também fica claro a quantidade de mudanças que ocorreram a logo da nossa historia.
O Brasil é um país miscigenado, de cultura vasta e crenças religiosas de fato, a formação étnica do povo brasileiro ocorreu, primeiramente, com a miscigenação entre povos africanos, portugueses (que já tinham em sua linhagem traços de miscigenação entre povos diversos do continente europeu) e indígenas.
Ao longo do tempo decorrido, desde o início da república, o Brasil recebeu imigrantes italianos, japoneses, alemães e de outros países sul-americanos por uma concepção geral que envolve os hábitos, costumes, a culinária, as crenças e o modo de vida geral de um povo o Brasil ampara diversas raças e povos.
Os portugueses introduziram novos conceitos de sociedade, economia e religião, muito diferentes aos costumes indígenas. Um dos exemplos é a economia: ao invés de plantar para subsistência, agora era preciso cultivar produtos em grande escala que pudessem ser vendidos no mercado europeu.
Também trouxeram sua religião e a impuseram aos indígenas. Através da crença, vieram as festas, o idioma (latim e o português) e uma nova filosofia de vida. Ao invés de vários deuses, agora, adorava-se somente uma divindade, havia um livro para seguir e uma hierarquia de sacerdotes.
Além da religião, o português passou a ser o idioma do novo território, assim como a organização política e a economia capitalista, já os africanos foram trazidos para serem escravos nas Américas cada indivíduo trouxe seu idioma, sua fé e suas habilidades foram os africanos que introduziram alimentos, como o feijão e o quiabo. 
 A convivência entre esses povos possuem relações de conflitos e interesses um exemplo as exploração cada uma desses imigrantes acrescentou sua cultura e seus costumes ao Brasil. Assim, temos um povo mestiço.

Outros materiais

Outros materiais