Buscar

ÉTICA NA SAÚDE - ex 07

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	SDE0622_A7_202001007679_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: ELLA AREIAS DOS SANTOS
	Matr.: 202001007679
	Disc.: ÉTICA NA SAÚDE 
	2020.1 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Os direitos individuais incluem a vida, a privacidade, a liberdade e a não-discriminação, entre outros. Todos estes direitos devem ser preservados. Contudo, em situações excepcionais como de uma epidemia (doença disseminada em larga escala local) ou pandemia (doença disseminada em escala mundial), estes direitos individuais podem ser suplantados pelos:
	
	
	
	Direitos raciais
	
	
	Direitos financeiros
	
	
	Direitos individuais
	
	
	Direitos pessoais
	
	
	Direitos coletivos
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos por doenças contagiosas às autoridades sanitárias tem por objetivo:
	
	
	
	produzir o pânico.
	
	
	gerar a quebra da privacidade do paciente.
	
	
	gerar a divulgação  dos dados para a mídia.
	
	
	manter os direitos individuais.
	
	
	permitir o controle epidemiológico.
	
Explicação:
A comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos por doenças contagiosas às autoridades sanitárias tem por objetivo permitir o controle epidemiológico. O controle das doenças transmissíveis baseia-se em intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a interrompê-la.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Geraldo é secretário de saúde de um município muito rico e acredita que um importante aspecto ético a ser considerado no caso de epidemias ou pandemias é o da alocação de recursos de saúde, que sempre se tornam escassos em relação à demanda nestas condições. Ele sabe que as instalações sanitárias, equipamentos, medicamentos, recursos humanos especializados, precisam ter seus critérios de distribuição e priorização claramente definidos. Dessa forma torna-se indispensável:
	
	
	
	a conjugação entre critérios individuais e coletivos
	
	
	a preferência dos critérios coletivos em detrimento dos individuais
	
	
	a preferências os critérios políticos em detrimento dos econômicos
	
	
	a conjugação dos critérios políticos e capitalistas.
	
	
	a preferência dos critérios individuais em detrimento dos coletivos
	
Explicação:
Para explicar a escolha da resposta, usaremos como exemplo o manejo de doenças transmissíveis no âmbito da proteção da saúde pública, incluindo, entre outras medidas, a determinação referente à quarentena de indivíduos (critério individual) com suspeita de agravos, no intuito de conter uma epidemia (critério coletivo).
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em Desafios Éticos são abordados assuntos genéricos, relaciona-dos com a vida, a relação entre os homens e a inter-relação entre diferentes ciências, além de uma parte especifica, ligada à saúde. Marque a opção correta sobre: O processo de tomada de decisão envolvido na alocação de recursos escasso é complexo, envolvendo aspetos referentes ao.
	
	
	
	Ao recurso e ao profissionalismo
	
	
	Ao critério e ao profissionalismo
	
	
	Ao critério e ao trabalho
	
	
	Ao recurso e ao critério
	
	
	Ao recurso e ao idealismo
	
Explicação: O maior desafio ético é descobrir que a outra pessoa merece todo o respeito tal qual nós merecemos. Quando olhamos para outro ser humano e deixamos de respeitá-lo em suas idéias, necessidades, prazeres, deixamos de ser éticos, o ser humano deve ser visto em suas diferenças exatamente como um ser equilibrado, tanto em seus defeitos como em suas virtudes. Independentemente de sua cultura ou experiência de vida. quando buscamos ser éticos, pesamos melhor nossas atitudes, palavras e até mesmo nossa expressão corporal que fala mais do que qualquer palavra
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com relação à alocação ética de recursos em condições de epidemia, é correto afirmar: I ¿ São utilizadas duas características básicas na classificação da tipologia dos recursos a serem utilizados. II ¿ Uma destas caraterísticas se refere ao fato de os recursos serem divisíveis ou indivisíveis. III ¿ Uma destas características se refere ao fato de os recursos serem homogêneos ou heterogêneos em relação à população ou grupo de pessoas que os necessita.
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No que diz respeito à alocação de recursos em epidemias, leia as afirmativas a seguir a marque a resposta correta: I - Torna-se indispensável a conjugação entre critérios individuais e coletivos. II - O critério individual considera o benefício que o tratamento resultará no sujeito doente III - O critério coletivo implica na prevenção ou imunização de sujeitos ainda não contaminados, para que estes não venham a desenvolver a doença. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	I e II
	
	
	III
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Reportagem: Globo (G1) em 01/12/2014 ¿ ¿O mundo finalmente alcançou ¿o começo do fim¿ (...) de Aids, que já infectou e matou milhões de pessoas nos últimos 30 anos, de acordo com uma grande campanha de um grupo de combate ao HIV¿. De acordo com a reportagem, estamos diante de uma situação?
	
	
	
	Pandêmica Sazonal
	
	
	Pandêmica
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	
	Endêmica
	
	
	Endêmica Sazonal
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Um paciente deu entrada no hospital com dengue hemorrágica e necessitou ser internado na UTI, pois seu estado era grave. Levando em consideração a alocação de recursos em situações epidêmicas, é correto afirmar que esta é uma situação em que os leitos hospitalares são recursos indivisíveis homogêneos, por que:
	
	
	
	Somente os pacientes que entrarem com recurso no juizado especial terão direito ao leito.
	
	
	O mesmo leito pode ser usufruído por até 5 pessoas.
	
	
	Apenas um paciente pode usufruir do mesmo recurso que todos necessitam por igual.
	
	
	O leito poderá ser usufruído por apenas 10 pessoas do grupo de pacientes, conforme legislação vigente.
	
	
	Todos os pacientes que necessitam de internação irão usufruir do mesmo leito ao mesmo tempo.
	
Explicação:
Assim, pode-se dizer que a prestação de serviços à população pelo Estado tem o objetivo de promover o bem estar social da coletividade, o que inclui acesso a serviços como saúde, educação, segurança, moradia, dentre outros. Entretanto, cada situação deve ser analisada de acordo com a sua complexidade.

Continue navegando