Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1.
	Euclides da Cunha foi enviado pelo Jornal O Estado de São Paulo, entre novembro de 1896 e outubro de 1897, para fazer a cobertura dos enfrentamentos entre as tropas militares enviadas pelo Governo Federal e os sertanejos integrantes do Movimento de Canudos. Disserte sobre a explicação do autor a respeito do povo sertanejo e a postura e a resistência que estes ofereceram nos enfrentamentos travados com as tropas do exército.
	Resposta Esperada:
Euclides da Cunha reverenciou a capacidade de resistência do povo sertanejo, que bravamente lutou até a morte, sem se render, até os momentos finais em que foi covardemente alvejado pelas tropas do exército e pelo movimento da "civilização" e do progresso, as raças fortes avançando sobre as fracas.
O autor descreveu que os integrantes de Canudos e o povo do sertão como um povo único, de rara existência, sofrido, forte, resistente, "rocha viva da nação", animados por um forte sentimento messiânico e que ainda protagonizaria um importante papel no desenvolvimento do país.
O autor relata as condições desiguais tanto em números de homens combatentes como de equipamento de batalha. Ao final do combate, restavam quatros homens, entre eles um idoso e uma criança, frente à mais de cinco mil soldados. Uma vez vencido os combatentes, segue-se a destruição do arraial que contava mais de cinco mil casas.
	2.
	Quando instalado o regime militar, em 1964, o país se encontrava mergulhado em uma forte crise econômica, e neste contexto o golpe militar apresentava-se e justificava-se como sendo uma promessa de que o país superaria esta realidade. Inicialmente, os resultados econômicos acabaram por apresentar um elevado crescimento do Produto Interno Bruto - PIB - e uma sensível redução das taxas de inflação, porém em pouco tempo este estado econômico se desfez e novamente o país mergulhava em um momento de crise econômica. Diante disto, disserte sobre outros pontos e aspectos que acabaram por revelar o milagre econômico como frustrado.
	Resposta Esperada:
Um dos principais pontos do plano de desenvolvimento implementado pelo regime militar foi a forte dependência com o sistema e mercado internacional, o direcionamento prioritário da produção industrial ao mercado externo, bem como grandes quantias emprestadas junto a bancos internacionais. Outro aspecto é com relação ao PIB - Produto Interno Bruto - escamoteava todo um reverso provocado pelo crescimento econômico, que acaba por aprofundar os problemas sociais e atribuía altos custos ambientais para produzir os números de crescimento. Uma das leis que regia os investimentos e os projetos do governo era a de ?fazer o bolo crescer, para depois dividir?, porém acabou por se revelar pela concentração de poder e de capitais. Ocorreu também o aprofundamento das desigualdades sociais, caracterizada em especial pelo arrocho salarial para com os grupos de trabalhadores e a valorização salarial somente das classes médias e altas. Para as condições sociais ficarem ainda mais graves, o governo passou a reduzir os investimentos e até a retirar projetos no campo social, da saúde e da educação.

Mais conteúdos dessa disciplina