Buscar

O Pensamento Político de Maquiavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Pensamento Político de Maquiavel
MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel grande filosofo que atuou principalmente na área política e também um pouco de filosofia medieval, na idade média conhecida pelo poder e pela força da igreja católica em todas as áreas do conhecimento e também dos governos. A igreja católica tinha uma ascensão muito grande sobre os governantes, Maquiavel entendeu muito bem como funcionava o governo e ele fez se entender que a chave para um princípio era um novo estado é a separação da igreja e da política e esse é o ponto chave.
CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA 
O pensamento político de Maquiavel fica bem fácil de ser entendido quando compreendemos o contexto histórico em que ele está inserido. Maquiavel foi um filósofo que viveu na passagem do século XV ao século XVI, quando tivemos o surgimento e o fortalecimento dos estados nacionais europeus, nessa época havia França e Espanha como grandes reinos fortes do ponto de vista político e prospero do ponto de vista econômico enquanto isso a península itálica que era onde Maquiavel vivia era, apesar de economicamente rica era frágil politicamente, era uma região fragmentada, formada por pequenas cidades, estados que não conseguiram se unir para formar um estado maior e mais forte do ponto de vista político.
PROBLEMA DE PESQUISA
Considerar a importância do papel de Maquiavel para a compreensão da visão política do mesmo.
Quais foram os reais benefícios trazidos para o mundo político, e será mesmo que Maquiavel merece o título de Maldito? 
OBJETIVO GERAL DA PESQUISA
•	Analisar a forma de análise de Maquiavel, sua metodologia e a aplicação.
•	Analisar sua forma de análise, sua metodologia e a aplicação.
•	Descrever sua implicação em sua metodologia.
•	Analisar suas implicações epistemológicas de seu método nos pensamentos maquiavélicos para a política contemporânea. 
JUSTIFICATIVA
•	O valor de Maquiavel, em que a política deixa de ser ligada à natureza; da mesma forma que deixa de ser uma imposição divina. Segundo esse pensador, a política deve assumir um novo status, reconhecida como uma atividade puramente humana que se constrói coletivamente.
•	Assim, o tema recolhido para desenvolvimentos deste estudo, vem de encontro com o quão esse pensador é importante no mundo político. Embora tenha sido chamado de maldito, seus estudos permaneceram como base para todos aqueles que sonham com uma carreira política, e sua obra de destaque é O Príncipe.
•	Despertando assim o interesse por uma figura tão emblemática, marcante no curso de graduação. 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A cidade e estado que Maquiavel nasceu e cresceu foi florença que era governada pelo Lourenço de Médici o magnífico o patriarca da família Médici que era uma família muito rica e influente na Europa dessa época no entanto uma série de acontecimentos políticos, os Médici saíram da cena política de florença e da cidade. Um novo regime foi instalado, uma republica sob a liderança dos soderine, ele era muito amigo do pai de Maquiavel e o convidou para ser o diplomata da segunda chancelaria, um cargo muito importante dentro do governo republicano, era como se o Maquiavel o diplomata chefe da republica de florença ou melhor o ministro chefe da casa civil e ele apenas tinha 29 anos de idade. Maquiavel ficou mais de 14 anos à frente da chancelaria, Maquiavel fazia política ativamente dia após dia, fazia viagens para “costurar” alianças com as outras cidades dos estados, em média cada viagem demorava de 6 a 1 ano, ele aprendeu como os grandes homens faziam política nesse tempo, observava como eles faziam para chegar ao poder e como manter. O governo republicano sofreu um duro golpe é deposto e assim os médici retomam o poder político de florença sob o comando de Lourenço neto. A primeira ordem é colocar políticos para fora, todos que participava desse governo e não ter mais influência nenhuma em florença. Com a queda do governo Maquiavel ficou em uma pequena propriedade vizinha da família fora de florença. Maquiavel ficou muito triste, pois a única coisa que ele sabia fazer era política e com o tempo de sombra ele começou a pensar em uma forma de voltar ao cenário político e com toda sua experiência colocou a limpo juntamente com os seus estudos históricos, os relatos dos grandes homens que faziam política desde os gregos antigos até agora. Primeiro Maquiavel queria criar uma obra e dedicar a Lourenço para que assim desce um cargo para ele participar novamente da política em florência. Segundo Maquiavel escreveu um manual de como é que o Lourenço poderia fazer algo que ninguém tinha feito ainda a unificação da península itálica, unificar todas aquelas cidades e estados sob um governo só, um governo forte e centralizado e assim talvez a península itálica tivesse todo o esplendor da época de Roma. Maquiavel até tinha noção do que estava reproduzindo, porque ele sabia que era diferente de tudo que já tinha sido produzido sabre política desde dos gregos antigos até a época dele, mas talvez o que ele não pudesse saber ou não tivesse consciência era da repercussão que o príncipe teria no pensamento político do mundo ocidental.
METODOLOGIA
Metodologicamente, constitui-se um trabalho de investigação qualitativa, por meio de revisão de literatura, considerando a aproximação que se estabelece com o objetivo de pesquisa de modo descritivo e interpretativo. 
RESULTADOS
Nascimento da ciência política, Maquiavel escreveu de acordo com as experiências dele no mundo político e de acordo com os relatos histórico de tudo que tenha sido reproduzido sobre os grandes homens desde a antiguidade até essa época. Maquiavel inaugura o realismo político ele dizia que não estava escrevendo eu estou dizendo como as coisas são. No campo da política nos vamos ter algo muito importante é que o que a autonomia da política em relação da moral.
Maquiavel disse basicamente o seguinte se o príncipe quiser chegar ao poder e se manter no poder ele não poderia ir de acordo com a moralidade cristã, ciência política e realismo político, Maquiavel ensinou é um bom governante ele deve ter virtude.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O pensamento de Maquiavel ainda não se encontra na cultura política. Em nossos dias temos procurado interpretar seus escritos não apenas do ponto de vista ideológica.
O certo é que partindo de sua experiência e as práticas da política, Maquiavel construiu uma teoria política suas ideias de unificação são lembradas sempre, ele foi considerado um verdadeiro herói nacional, em reconhecimento pelas suas ideias precursoras, considerado o primeiro cientista político empírico, por seus métodos de estudos atendo-se a realidade para construir sua teoria. Assim Maquiavel, atualmente é um herói da independência italiana, bem como um amante da liberdade pois mostrou a verdadeira natureza da tirania e ensinou o povo a amar a liberdade.
REFERÊNCIAS
FERREIRA, Fabio L. HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA
Junior, Antonio de Freitas – O Pensamento político de Maquiavel
MAQUIAVEL, Nicolau. O PRINCIPE: COMENTARIOS DE NAPOLEÃO BONAPARTE E RAINHA CRISTINA DA SUÉCIA

Continue navegando