Buscar

Direito Empresarial-sociedade limitada-Questão 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O capital social é formado inicialmente com as contribuições dos sócios/acionistas, podendo sofrer variações após sua integralização, o que se justifica pelos ganhos ou perdas da sociedade. Sobre esse tema, não se pode afirmar que:
a)
O capital social obedece a alguns princípios que informam o tratamento da matéria pelos juristas.
RESPOSTA INCORRETA
O primeiro princípio é o da determinação, que informa a necessidade de determinar no contrato ou estatuto social o valor do capital social, sob pena de nulidade dos aludidos instrumentos. O segundo princípio é o da unidade, segundo o qual a sociedade não pode ter mais de um capital social, sendo vedado mencionar no contrato ou estatuto mais de um capital social. O terceiro princípio é o da publicidade, segundo o qual o capital social deve ser de conhecimento da comunidade em geral que, mediante requisição junto ao órgão registral, pode consultar o capital social de qualquer sociedade. O quarto princípio é o da estabilidade ou da fixidade, que fundamenta a necessidade de ter um capital social estável e fixo, não significando, entretanto, ser invariável. Ressalta-se que, por tal princípio, a alteração do capital social deve ocorrer em conformidade com a vontade dos sócios, ou, de acordo com imperativos legais, haja vista ser ele o referencial dos direitos e obrigações de cada sócio. O quinto princípio é o da exata formação, que revela a necessidade de ser o capital social formado pela contribuição dos sócios correspondendo fielmente ao seu valor nominal. Tal princípio se torna ainda mais importante quando se tem a integralização do capital social com bens, cuja avaliação por peritos se faz necessária para se chegar ao valor exato e nominal do capital social. O sexto princípio é o da integridade. Ele assegura a tutela do capital social de missivas de sócios. Tal princípio impede que o valor destinado à formação do capital social retorne ao patrimônio dos sócios e seja desafetado da atividade para qual foi destinado. Há, entretanto, exceções que ocorrem nos casos de liquidação da sociedade ou na hipótese de redução do capital social. O sétimo princípio é o da efetividade, segundo o qual deve haver idoneidade na declaração constante do contrato ou estatuto social no sentido de existir e estar livre o capital social. Frise-se que o capital social constitui, sobretudo, garantia de terceiros que se relacionam com a sociedade, sendo assim, o capital nominal deve corresponder à realidade.
b)
A fração do capital social é denominada de quota.
RESPOSTA INCORRETA
A quota é a menor fração do capital social.
c)
As quotas podem ser iguais ou desiguais, isto é, com valores nominais diferenciados.
RESPOSTA INCORRETA
As quotas são, também, indivisíveis perante a sociedade, ou seja, a quota é a menor fração do capital social.
d)
É possível fracionar a quota, e ela pode ser objeto de copropriedade.
RESPOSTA CORRETA
Não se pode fracionar a quota, mas ela pode ser objeto de copropriedade.
Enviada em
19/06/2020 05:15
e)
Como bem móvel, pode haver condomínio na propriedade da quota quando, então, deve ser designado perante a sociedade um representante do condomínio.
RESPOSTA INCORRETA
Por exemplo: os filhos de uma pessoa herdam uma quota. Se serão dois os donos, haverá condomínio ou copropriedade.

Outros materiais