Buscar

PROVA II- HISTORIA DA AMERICA I

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Josiely dos Santos Fonseca (1266238)
	
	Disciplina:
	História da América I (HID102)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513463) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19366832
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Guerra dos Sete Anos ocorreu entre as principais potências europeias, caracterizou-se pelas sucessivas derrotas francesas na Alemanha e no Canadá. Foi um dos primeiros conflitos de caráter mundial. Sobre as origens e as consequências da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), para os colonos ingleses da América do Norte, analise as afirmativas a seguir: 
I- O conflito ocorreu entre ingleses e franceses, e encontra origens na disputa de terras no norte da América. Ingleses e franceses discutiam questões de fronteiras territoriais.
II- A Inglaterra, embora vitoriosa, saiu falida do conflito, e como forma de engordar seus cofres, resolveu apertar os laços mercantilistas com as treze colônias.
III- A política mercantilista tinha por objetivo atrelar as atividades desenvolvidas na colônia aos interesses da metrópole. Em outras palavras, enriquecer a metrópole, por intermédio de impostos, ou exploração de riquezas naturais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas
	 b)
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	2.
	Em relação à ocupação geográfica e à história das colonizações do Continente Americano, podemos perceber que a maioria dos países são de origem espanhola. Sobre os motivos que ocasionaram a fragmentação política da América colonial hispânica, analise as afirmativas a seguir:
I- A influência inglesa, cuja hegemonia comercial seria mais facilmente exercida numa América dividida, estava, consequentemente, enfraquecida.
II- O território estava representado por diversas divisões tribais e linguísticas, a comunicação era difícil e as populações rarefeitas.
III- A luta pela emancipação foi resultado da ação de diferentes grupos de uma mesma oligarquia, organizada em locais diferentes e com interesses diferentes, portanto, incapaz de aglutinar interesses políticos que levassem a uma unidade política.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	3.
	"Em Português, o termo big stick pode ser traduzido como 'grande vara', 'grande porrete', 'grande bastão'. A denominação está ligada ao discurso de Theodore Roosevelt anunciado ao Congresso norte-americano em dezembro de 1904, em que citaria uni adágio: 'Fale de forma mansa, mas carregue sempre um porrete que você irá longe'". A conduta do Big Stick caracteriza o estilo de democracia adotada pelo então presidente estadunidense Theodore Roosevelt, sendo o corolário da política internacional dos Estados Unidos, a qual buscava a predominância no Continente Americano. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos fundamentos do Big Stick foi o Corolário Onley (1825), o qual afirmava que os Estados Unidos não aceitariam intervenções europeias no continente sem a sua consulta prévia.
(    ) Logo no princípio do seu primeiro mandato, o presidente Theodore Roosevelt deu início ao Corolário Roosevelt. Por meio desse, justificava as ações estadunidenses na política dos países latino-americanos.
(    ) O Big Stick justificou ações guiadas principalmente por princípios capitalistas. A interferência estadunidense na América Latina se fez sentir com mais força em países como Cuba e México.
(    ) O Big Stick tem como seu fundamento primordial o contraste e a aversão à política da Doutrina Monroe, vista pelo presidente Roosevelt como intervencionista e prejudicial à democracia americana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, Francisco. Enciclopédia de Guerras e Revoluções (v. 1): 1901-1919: A Época dos Imperialismos e da Grande Guerra (1914-1919). Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2014.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	Os fatores externos que influenciaram na independência da América espanhola foram decisivos para a concretização dos movimentos pela libertação. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A elite colonial espanhola estava interessada em comercializar suas mercadorias com outros países sem a intervenção política da Espanha. 
(    ) A independência da América espanhola não interessava à Inglaterra.
(    ) Os Estados Unidos, após sua independência, passaram a apoiar a emancipação das colônias espanholas. 
(    ) As ideias da Revolução Francesa representaram os desejos das burguesias europeia e americana de igualdade política e liberdade de comércio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	A Guerra do Paraguai ocorreu entre os anos de 1864 e 1870 e envolveu diretamente o Brasil, Uruguai, Argentina e indiretamente a Inglaterra. Na época o Paraguai apresentava características que o diferenciavam dos demais países americanos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) Setor industrial avançado.
(    ) Parte do território dominado pela Argentina e pelo Brasil.
(    ) Não se encontrava sob a égide do capital inglês.
(    ) Quase todas as crianças iam à escola.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	6.
	A repercussão das leis intoleráveis no território das Treze Colônias inglesas na América do Norte não foi positiva, pois suas exigências bloquearam o crescimento e autonomia da colônia. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) As leis limitaram os lucros e aumentaram os impostos.
(    ) Subordinavam radicalmente as colônias à política metropolitana.
(    ) Muitos colonos se rebelaram e boicotaram tais leis. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	7.
	"A tela Batalha do Avahy, pintada por Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905) em Florença, na Itália, entre os anos de 1874 e 1877, retrata um episódio famoso da história do exército brasileiro, durante a Guerra do Paraguai. Conta a tradição que esse foi um dos momentos decisivos para o começo do desfecho dessa batalha, que representou, ao mesmo tempo, o apogeu e o início do declínio do Império brasileiro. Para retratar esse episódio, ocorrido em 11 de dezembro de 1868, quando as tropas brasileiras aniquilaram de vez a resistência paraguaia às margens do riacho Avahy, naquele país, o pintor da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) não poupou tintas e projeção. A tela possui dimensões grandiloquentes, medindo cerca de 50 metros quadrados" (SCHWARCZ, 2013, p. 12).
A Batalha do Avaí ou Avahy é considerada uma das mais emblemáticas da história do Brasil. A sua produção é fruto de uma encomenda do governo de D. Pedro II, fator que justifica tanto o tamanho avantajado da obra como a riqueza em detalhes. A Guerra do Paraguai foi fundamental para a consolidação do exército nacional, até então reduzido, deficiente em armamento e mal preparado para o combate. Sobre os embates ocorridos e as lideranças brasileiras na Guerra do Paraguai, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) Sob a liderança do Almirante Barroso, as forças militares do exército imperial brasileiro venceram a Batalha do Riachuelo, libertando o Rio Grande do Sul.
(    ) Após a derrota na Batalha de Curupaiti, e devido a desentendimentos entre os comandantesbrasileiros e argentinos, Duque de Caxias é nomeado para o comando geral das tropas brasileiras.
(    ) A nomeação de Duque de Caxias para o comando geral das tropas brasileiras foi fundamental para a permanência da Argentina e do Uruguai até o término do conflito.
(    ) Mesmo com a liderança de Duque de Caxias, o Império brasileiro perde batalhas importantes, como as de Humaitá, Itororó, Avaí, Angostura e Lomas Valentinas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCHWARCZ, Lilia Moritz; STUMPF, Lúcia Klück; LIMA JUNIOR, Carlos. A Batalha do Avaí: A Beleza da Barbárie. Rio de Janeiro: Sextante, 2013. 174 p.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://www.sescsp.org.br/files/artigo/098606d8-4d5e-43e6-8b97-3b7e4d5ba6fa.jpg>. Acesso em: 15 dez. 2017.
	
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	A Guerra do Paraguai, travada entre o Paraguai e os países da Tríplice Aliança, Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1864 e 1870, foi o conflito mais sanguinolento da América Latina no século XIX com consequências catastróficas, principalmente para o Paraguai. A Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, foi o conflito que resultou em um grande número de mortos, ficando atrás somente da Guerra Civil Americana (1861-1865). Um dos principais interessados no combate foi o ditador paraguaio Francisco Solano López. Sobre as motivações de Solano López no princípio da Guerra do Paraguai, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RINKE, Stefan. História da América Latina: das culturas pré-colombianas até o presente. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.
	 a)
	Solano López buscava impedir a influência inglesa no seu país através de acordos com os países vizinhos. Esses acordos foram essenciais para o desenvolvimento do país.
	 b)
	O ditador Francisco Solano López buscava praticar uma política expansionista, na qual o país pretendia conquistar um acesso ao mar e novos mercados consumidores.
	 c)
	Para os historiadores contemporâneos, o objetivo de Solano López era anexar territórios fundamentais para o seu desenvolvimento, como parte da Bolívia e do Chile.
	 d)
	Não foi apenas a influência britânica que se fez presente, a Argentina também possuía motivações expansionistas. Solano López age apenas em defesa de seus territórios.
	9.
	"O Congresso do Panamá, de 1826, veio a consolidar a ideia de uma liga entre os países americanos e da criação de um órgão destinado à sua articulação. Embora frustrado em seus objetivos maiores, o Congresso deixou uma semente que, ao longo do século, geraria iniciativas várias, estimuladas pelas circunstâncias do relacionamento entre os países latino-americanos com as potências europeias e com os Estados Unidos da América".
O líder venezuelano Simón Bolívar desejava construir uma América unida e fortalecida. Nesse intuito, convocou, em 1826, o Congresso do Panamá. Vários dos mais expressivos países da América não compareceram, incluindo os Estados Unidos, a Argentina e o Brasil. 
Sobre o fracasso do Congresso do Panamá, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Inglaterra demonstrou aversão à ideia de uma América forte e unida. Esses fatores fariam com que surgisse uma nova potência econômica, a qual, consequentemente, disputaria mercados consumidores com os ingleses.
(    ) Os Estados Unidos da América já possuíam um nível de industrialização elevado em relação aos países latino-americanos. Esse motivo e o receio da perda de mercados consumidores, fez com que o país não se interessasse por esse modelo de união.
(    ) A inexistência de elites regionais fez com que não houvesse interesse em uma união entre os países latino-americanos. Partindo da ideia de que, como não existiam polos econômicos locais, não faria sentido uma conciliação entre países em lento desenvolvimento. 
(    ) O Congresso do Panamá possuía notável influência de países europeus, tais como Inglaterra e Espanha. Essa tentativa de assimilação foi percebida, pelos países americanos, como uma intromissão imperialista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: WIKIVENEZUELA. Simón Bolívar. Disponível em: <http://es.venezuela.wikia.com/wiki/Simón_Bolívar>. Acesso em: 27 jun. 2017.
FONTE: FRANCO, Álvaro da Costa. Cadernos do CHDD. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2003.
	
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Os ideais iluministas influenciaram a independência dos Estados Unidos e alguns acontecimentos para além deste evento. A partir da independência, as treze colônias formaram uma república confederada, criando, assim, uma constituição. Sobre a organização política das treze colônias, após a independência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A nova constituição privilegiava apenas a elite Nortista, deixando a população sulista na mesma condição anterior à independência.
	 b)
	A nova constituição previa o voto censitário, abrangendo também os indígenas e negros livres e escravos.
	 c)
	Apesar das ideias de liberdade e igualdade, a nova constituição não contemplava toda a população. O voto era censitário, excluindo indígenas e negros livres e escravos.
	 d)
	Baseados nas ideias iluministas, as treze colônias, após formarem uma república confederada, preocuparam-se em garantir direitos constitucionais a todos os cidadãos, fazendo disto um marco importante para a época.
Parte inferior do formulário

Continue navegando