Buscar

Avaliação On Line 6 (AOL 6) Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNG - Universidade Guarulhos
Pedagogia EaD
Educaçao Popular
Gesiane constância nascimento cardozo
 Ailton Dias da Silva Jose 
 Gislaine Mesquita da Silva
 Rosely Tavares de Souza
 Atividade Contextualizada:
Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Bem-vindo meu caro(a) estudante, vamos começar nossas atividades com o desafio colaborativo de sua disciplina de Educação Popular.
Preparado (a)?
Então, Paulo Freire por onde esteve semeou os fundamentos de uma concepção emancipadora da educação popular. Nas últimas décadas, as sementes brotaram em diversas organizações e grupos agregando organização popular e conscientização. Diferentemente das idealizações educacionais originadas da burocracia ou da pedagogia com boas intenções, a educação popular tem origem, na América Latina, na chama dos conflitos populares, dentro e fora do Estado.
Você sabe que organismos internacionais defendem a educação popular na América Latina? Recomendamos que você acesse o site da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pesquise as informações sobre a educação popular, na América Latina.  Site: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000143237
Gostaria que você fizesse um relato e em seguida compartilhe conosco sua opinião a respeito da importância da educação popular. 
Aguardo sua produção e desejo uma boa atividade!
 Inspiradas em Freire, as Organizações buscam reunir instituições e educadores em prol da prática da educação popular, com comprometimento no processo de construção da cidadania ativa e da democracia integral em nossa sociedade.
A educação popular é de extrema importância, valoriza o conhecimento popular, a cultura além de trazer uma conscientização crítica, política, inclusão social, tendo o educando participação ativa no processo, um cunho transformador e emancipador, o educando aprende por temas e palavras do seu cotidiano.
Podemos observar também que a educação popular é atrelada aos movimentos sociais, visto que valoriza e adapta-se as condições particulares da realidade das comunidades, tem por objetivo que todos tenham acesso a educação, utiliza a realidade popular, tem e interage com a realidade social, inserindo-se no próprio contexto dos movimentos sociais, pois a emancipação humana é objetivo de ambos. A prática freiriana enfim, deu voz ao oprimido, como também, abriu o caminho para resoluções de mazelas causadas pela opressão do ser humano dentro da sociedade.
 Bibliografia
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação Popular. Editora Brasiliense. Brasília, 2006. CHEVITARESE, Andre Leonardo. O Campesinato na historia. Rio de Janeiro. Ed. Relume Dumará. 2002 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 2007. PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Relatório Geral. Avaliação Externa do Programa. São Paulo, 2004

Continue navegando