Buscar

atividade 2 Engenharia de Software

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 2 (A2)
 
Usuário	ESTER HIZQUI DE OLIVEIRA LIMA
Curso	GRA1655 PRÁTICAS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PTA - 202010.ead-29770919.06
Teste	ATIVIDADE 2 (A2)
Iniciado	21/06/20 16:08
Enviado	21/06/20 23:35
Status	Completada
Resultado da tentativa	5 em 10 pontos 
Tempo decorrido	7 horas, 26 minutos
Resultados exibidos	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
1 em 1 pontos
A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de modelagem orientada a objetos. Os três relacionamentos mais importantes são as dependências, as generalizações e as associações. Um analista iniciou um projeto usando a UML e modelou a empresa e seus departamentos, numa forma simples de agregação todo-parte, conforme o ilustrado:
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando o exposto acima, podemos afirmar que a agregação é um tipo especial de:
Resposta Selecionada:	
Correta Associação.
Resposta Correta:	
Correta Associação.
Feedback da resposta:	Resposta correta: A alternativa está correta, pois podemos verificar na figura a existência de agregação, que é um tipo especial de associação, uma espécie de relacionamento entre classes. Com essa associação, tenta-se mostrar que as informações do objeto precisam ser complementadas com informações que estão em outros objetos.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Dentro da linguagem orientada a objeto, temos definições que são de suma importância. Entre elas, temos uma definição em que contém a representação de dados, atributos, métodos, rotina que o processam, assim como representa um conjunto de similaridade.
 
Considerando o exposto acima, o conceito refere-se a:
Resposta Selecionada:	
Correta classe.
Resposta Correta:	
Correta classe.
Feedback da resposta:	Resposta correta: A alternativa está correta, pois a classe contém dados “atributos” e rotinas “métodos” com um conjunto de objetos similares. Também é chamado de gabarito para a definição de objetos. Além de listar os atributos, a classe também mostra qual o comportamento dos objetos presentes na classe, como suas funcionalidades podem ser aplicadas.
Pergunta 3
0 em 1 pontos
Quando falamos de problemas em projetos de software, temos que a maioria deles são encontrados em sistemas que trabalham com o paradigma orientado a objetos, devido a erros na construção do projeto. Por isso, é importante reconhecer os conceitos dos diagramas presentes na UML para que, quando chegar à codificação, não sejam encontrados problemas.
 
Considerando o exposto acima, analise as afirmativas abaixo:
 
I - Diagrama de classes modela classes, incluindo seus atributos, operações, relações e associações com outras classes.
II - Diagrama de classes fornece uma visão estática ou estrutural de um sistema.
III - Diagrama de sequência indica as comunicações dinâmicas entre objetos durante a execução de uma tarefa, mas não mostra a ordem temporal em que as mensagens são enviadas entre os objetos para executar aquela tarefa.
IV - Um diagrama de implantação mostra a configuração dos nós de processamento em tempo de execução e os componentes que vivem neles.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Incorreta I e IV, apenas.
Resposta Correta:	
Correta I, III e IV, apenas.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta: A alternativa está incorreta, pois somente a afirmativa II está incorreta, pois são os diagramas estruturais que priorizam a descrição estática. O diagrama de classes de projeto é um modelo orientado a objetos em camadas, e esse modelo é orientado a objetos do modelo BCE ( Boundary- Fronteira, Control-Controle e Entity-Entidade) ampliando-se a visão do modelo conceitual para o modelo de projeto.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Na UML existem diferentes tipos de diagramas na busca da definição de diferentes pontos de um projeto de software. Temos diagramas que demonstram a relação existente entre objetos e também os que demonstram o fluxo das atividades existentes. Sendo assim, analise o diagrama a seguir:
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando o diagrama acima, assinale a alternativa correta que descreve seu tipo.
Resposta Selecionada:	
Correta Diagrama de sequência.
Resposta Correta:	
Correta Diagrama de sequência.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Diagrama de sequência, porque é um diagrama com organização temporal dos objetos e toda a comunicação e troca de mensagens. Esse diagrama apresenta a sequência de processos num programa de computador, representado essa informação de maneira simples e lógica, o que possibilita qualquer pessoa envolvida no projeto de entender o funcionamento.
Pergunta 5
0 em 1 pontos
A orientação a objetos é um paradigma que possui diversas características, e uma delas é conhecida como polimorfismo. No polimorfismo, temos um grande envolvimento em relação à comunicação entre os objetos, o comportamento do método e algumas outras características. Dessa forma, analise o diagrama de classes a seguir:
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando o exposto acima, assinale a opção correta acerca do método
calcularSalario().
Resposta Selecionada:	
Incorreta Uma única chamada a esse método pode proporcionar a ocorrência de diferentes comportamentos.
Resposta Correta:	
Correta O programador escolhe polimorficamente a forma de calcular o salário de um funcionário, de acordo com a forma de contratação deste.
 
 
 
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a chamada é realizada por meio da programação, mas a modelagem não permitirá a execução. Não existe uma única chamada, e sim várias chamadas. Não há uma única interpretação e, por fim, o inverso contratado-CLT é uma especialização, e não uma generalização.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
O paradigma orientado a objetos se tornou um dos mais utilizados. Quando se refere à Programação Orientada a Abjetos (POO), ele possui uma estrutura com pelo menos três elementos-base, quatro para alguns autores. Esses elementos possuem características diferentes e essenciais para a composição da orientação a objetos.
 
Considerando o exposto acima, os quatro pilares do paradigma de Orientação a Objetos são:
Resposta Selecionada:	
Correta Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo.
Resposta Correta:	
Correta Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo.
Feedback da resposta:	Resposta correta: A alternativa está correta, pois, na orientação a objetos, é essencial que conceitos sejam apreendidos de forma correta, e os principais pilares, que trazem representações do mundo real, são os conceitos de abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo.
Pergunta 7
0 em 1 pontos
Um diagrama de classe pode representar a forma como um sistema vai se comportar através de métodos, atributos e relacionamentos. A verificação de cada método ou atributo deve ser rigoroso para que estes não fiquem repetitivos, fazendo com que o intuito da orientação a objetos seja desconfigurado. Considere a figura a seguir.
 
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando o exposto acima e os fundamentos da Orientação a Objetos, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Incorreta Um objeto é uma propriedade de uma classe e é composto por nome, tipo de dado, visibilidade e valor inicial ou padrão, como o objeto-limite da classe ContaCorrente.
Resposta Correta:	
Correta O método aplicarValor() é o mesmo na superclasse Conta e nas subclasses ContaCorrente e ContaPoupança, mas sua implementação e seu comportamento nas subclasses são diferentes. A diferença encontra-se no processo de cálculo dos juros e de rendimentos das respectivas aplicações.
 
 
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta: A alternativa está incorreta, porque o objeto não é propriedade da classe. Para getSaldo, temos que não é protegido (#), e sim privado (-). Os atributos não são funções nem representam comportamentos. A definição exposta de polimorfismo ou ocultação de informações não corresponde corretamente, assim, não
é polimorfismo, e sim encapsulamento.
Pergunta 8
0 em 1 pontos
Entre os conceitos fundamentais existentes na Programação Orientada a Objetos (POO), temos a existência de elementos básicos, como o polimorfismo, a herança, o encapsulamento e a abstração. Um desses elementos da Orientação a Objetos é o polimorfismo.
 
Considerando o exposto acima e relacionando ao conceito de polimorfismo, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Incorreta Refere-se à propriedade de somente tornar visíveis as informações importantes para o contexto da aplicação, enquanto as demais ficam disponíveis somente no escopo da classe.
 
 
 
Resposta Correta:	
Correta Permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta: A alternativa está incorreta, porque polimorfismo está associado à herança e, na herança do filho, há um comportamento diferente, mais concreto. No polimorfismo, o objeto do filho referencia o pai e não há restrição a tipos de variável. Já para o conceito: propriedade de somente tornar visíveis as informações importantes para o contexto da aplicação, que se refere à generalização.
Pergunta 9
0 em 1 pontos
Um diagrama de classes faz parte da linguagem de modelagem unificada, conhecida mais popularmente como UML. Esse diagrama possui diversas características importantes, como a indicação de atributos, métodos, relacionamentos e outros. Sobre diagrama de classes e o conceito de herança em orientação a objetos, analise a figura a seguir:
 
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando o exposto acima, a respeito do diagrama apresentado, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Incorreta [Sem Resposta]
Resposta Correta:	
Correta A classe Retângulo não possui um método getLargura.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta: A alternativa está incorreta, pois o atributo altura na classe quadrilátero é protegido(# - protected). Área não é método, mas sim atributo, e a visibilidade é privada. Temos uma inversão de valores, assim, é o inverso, a classe retângulo deriva (é filha) da classe quadrilátero. O atributo área é privado (-), e não protegido(#).
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Sobre os conceitos de orientação a objetos, um elemento que se apresenta como um tipo especial de associação capaz de demonstrar as informações de um objeto (chamado objeto-todo) precisa ser complementado pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe (chamados objetos-parte), que chamamos de todo-parte. Essa afirmação representa corretamente o que se encontra em:
Resposta Selecionada:	
Correta agregação.
Resposta Correta:	
Correta agregação.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois apresenta o conceito de agregação, uma espécie de associação cujo elemento (objeto) precisa necessariamente de outro como parte ou complemento de suas informações. Na orientação a objetos, agregação representa um objeto composto de outro objeto numa relação chamada todo-parte. 
Domingo, 21 de Junho de 2020 23h35min57s BRT
 OK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando