Logo Passei Direto
Buscar

Interação e TI1

User badge image
Odair Jose

em

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Uma das características básicas da aprendizagem colaborativa é desenvolver um ambiente que incentive o trabalho em grupo, respeitando as diferenças individuais.
Sobre a aprendizagem colaborativa, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas:
( )A aprendizagem colaborativa defende que, quando duas ou mais pessoas trabalham juntas, aprendem melhor e realizam mais do que se estivessem sozinhas.
( )A aprendizagem colaborativa apresenta-se como o conhecimento resultante de um trabalho em grupo, construído e aprovado pelos seus membros, ou seja, criado sob a perspectiva de um esforço baseado na colaboração e cooperação.
( )O papel do professor na aprendizagem colaborativa é o de mediador, de observador.
( )Na aprendizagem colaborativa, o professor possibilita que seu aluno raciocine e interaja com os demais alunos, favorecendo, assim, um processo de ensino-aprendizagem de qualidade e interação.
a. V, V, V, V.
b. F, V, V, F.
c. V, V, F, F.
d. F, V, V, V.
e. V, F, V, V.

Segundo Silva (2003, p. 20), o conceito de interatividade é a disponibilização consciente de um ser mais comunicacional de modo expressivamente complexo, ao mesmo tempo atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuários e tecnologia.
Para que haja interatividade, Silva propõe três engajamentos. Quais são eles:
a. Reorganização-curricular, Bidirecionalidade-Hibridação, permutabilidade-potencialidade.
b. Participação-readaptação, Funcionalidade-Hibridação, permutabilidade-bilarecionalidade.
c. Readaptação-organização, Funcionalidade-sistematização, permutabilidade-unilateralidade.
d. Participação-renovação, Bilateralidade-Hibridação, permutabilidade-relacionalidade.
e. Participação-intervenção, Bidirecionalidade-Hibridação, permutabilidade-potencialidade.

Alcântara e Behrens (2004) afirmam que a aprendizagem colaborativa apresenta-se como o conhecimento resultante de um trabalho em grupo, construído e aprovado pelos seus membros, ou seja, criado sob a perspectiva de um esforço baseado na colaboração e cooperação.
Em relação ao papel do professor na aprendizagem colaborativa, é correto afirmar:
I - O papel do professor na aprendizagem colaborativa é o de mediador, de observador. Ele planeja as atividades, estabelece as metas, mas segue o fluxo da conversa e oferece a orientação necessária.
II - Na aprendizagem colaborativa cabe ao professor criar o ambiente adequado para que o aluno desenvolva suas habilidades da maneira mais criativa possível, sem deixar de interagir com o meio que o cerca.
III - Na aprendizagem colaborativa, o professor possibilita que seu aluno raciocine e interaja com os demais alunos, favorecendo, assim, um processo de ensino-aprendizagem de qualidade e interação.
a. As alternativas I e II são verdadeiras.
b. As alternativas I, II e III são verdadeiras.
c. As alternativas II e III são verdadeiras.
d. As alternativas I, II, e III são falsas.
e. As alternativas I e III são verdadeiras.

Acerca da definição de Cibercultura, marque a alternative correta:
A interação na educação on-line ocorre entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e proporciona a construção do conhecimento, ou seja, todos têm a oportunidade de aprender e se desenvolver.
a. Cibercultura é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores.
b. Cibercultura é a montagem de um texto utilizando a conexão de rede aberta como meio de criar e recriar, proporcionando uma imensa teia de possibilidades e ideias.
c. A cibercultura é a cultura atual da utilização de tecnologias digitais. Esse termo define as solicitações sociais de comunidades virtuais.
d. A cibercultura é considerada, como a solução para superar as dificuldades de tempo, deslocamento e espaço físico para reunir muitas pessoas.
e. O termo Cibercultura especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga.

A aprendizagem no ambiente virtual não permite passividade por parte do estudante. Se não houver interação na sala de aula on-line, o professor não terá como diagnosticar se o saber foi compreendido ou não.
Acerca das definições, significados e características do Hipertexto, marque V nas alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Hipertexto é a montagem de um texto utilizando a conexão de rede aberta como meio de criar e recriar, proporcionando uma imensa teia de possibilidades e ideias.
( ) A troca de saberes na construção de hipertextos resulta em aprendizagem colaborativa e possibilita ao usuário se sentir parte da construção, ou seja, permite que ele seja o coautor do processo.
( ) Para utilizar essa modalidade em sala de aula, o professor não deve ser o detentor do saber, mas, sim, identificar-se como aquele que media um processo, que possibilita que seus alunos criem e façam, de forma que se sintam parte do processo de ensino e aprendizagem.
( ) O hipertexto é a cultura atual da utilização de tecnologias digitais. Esse termo define as solicitações sociais de comunidades virtuais.
( ) No hipertexto o saber é flexível, ou seja, é construído por meio de hipertextos e pela interatividade, que possibilita novos fundamentos com a comunicação e a educação.
a. V, F, V, F, V.
b. F, F, V, V, V.
c. V, V, V, F, F.
d. F, V, V, V, F.
e. V, F, V, F, V.

A interação na educação on-line ocorre entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e proporciona a construção do conhecimento, ou seja, todos têm a oportunidade de aprender e se desenvolver.
Acerca da metodologia e-learning, marque a alternativa incorreta:
a. A metodologia e-learning surgiu da necessidade das empresas em capacitar e treinar seus funcionários a distância.
b. No e-learning, não há deslocamento de funcionários no horário do expediente para estudar, já que permite que vários deles sejam capacitados ao mesmo tempo e em locais diferentes, proporcionando um aumento na produtividade.
c. Essa metodologia é considerada, também, a solução para superar as dificuldades de tempo, deslocamento e espaço físico para reunir muitas pessoas.
d. É o ensino com o auxílio das tecnologias da EaD, em que o aluno aprende por meio de conteúdos inseridos no computador ou internet (síncrono ou assíncrono), e o professor auxilia a distância.
e. A e-learning é uma tendência não utilizada no mundo empresarial, pois não proporciona aprendizagem e a formação continuada de qualidade nesse setor.

As transformações e as mudanças que as pessoas vivenciam por meio das TICs favorecem a interação e a integração no processo de aprendizagem, pois as tecnologias se tornam parceiras permanentes e criativas.
Marque a alternativa correta correspondente aos quatro pilares de Delors adaptados para a educação a distância:
a. Aprender a transformar, Aprender a orientar, Aprender a reformular e Aprender a interagir.
b. Aprender a comunicar, Aprender a proceder, Aprender a responder e Aprender a ser.
c. Aprender a conhecer, Aprender a mudar, Aprender a questionar e Aprender a transformar.
d. Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos e Aprender a ser.
e. Aprender a interagir, Aprender a transformar, Aprender a interagir e Aprender a ser.

Segundo Silva (2003, p. 20), o conceito de interatividade é a disponibilização consciente de um ser mais comunicacional de modo expressivamente complexo, ao mesmo tempo atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuários e tecnologia, digital ou analógica, seja nas relações presenciais ou virtuais entre os seres humanos.
Para que haja interatividade, ele propõe três engajamentos, relacione quais são eles:
I-Participação – intervenção.
II-Bidirecionalidade – hibridação.
III-Permutabilidade – potencialidade.
a. I, II, III.
b. I, III, II.
c. III, II, I.
d. III, II, I.
e. II, I, III.

As Tecnologias da Informação e da Comunicação e a interação proporcionam a criação dialógica e a intersubjetividade entre pensamentos, conceitos, imagens, mídias e ideias.
Neste contexto, assinale a alternativa que corresponde corretamente o que possibilita um Ambiente Virtual de Aprendizagem:
a. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo.
b. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a construção materiais que potencializam as virtudes comunicacionais do meio técnico escolhido.
c. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita que vários trabalhadores sejam capacitados ao mesmo tempo e em locais diferentes, proporcionando um aumento na produtividade.
d. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a interação e a troca de informações entre os participantes de uma sala.
e. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita ao usuário sair de sua zona de conforto e ir para a zona da interatividade.

Marque a alternativa correta como procede a interatividade, pois é percebida no meio tecnológico quando o usuário pode ser, ao mesmo tempo, receptor das informações que lhe são enviadas por meio da troca:
a. Telegrama, Chats, Fóruns.
b. E-mails, Chats, Fóruns.
c. Chats, SMS, Cartas.
d. Fóruns, Cartas, e-mails.
e. Telefone, SMS, Cartas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Uma das características básicas da aprendizagem colaborativa é desenvolver um ambiente que incentive o trabalho em grupo, respeitando as diferenças individuais.
Sobre a aprendizagem colaborativa, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas:
( )A aprendizagem colaborativa defende que, quando duas ou mais pessoas trabalham juntas, aprendem melhor e realizam mais do que se estivessem sozinhas.
( )A aprendizagem colaborativa apresenta-se como o conhecimento resultante de um trabalho em grupo, construído e aprovado pelos seus membros, ou seja, criado sob a perspectiva de um esforço baseado na colaboração e cooperação.
( )O papel do professor na aprendizagem colaborativa é o de mediador, de observador.
( )Na aprendizagem colaborativa, o professor possibilita que seu aluno raciocine e interaja com os demais alunos, favorecendo, assim, um processo de ensino-aprendizagem de qualidade e interação.
a. V, V, V, V.
b. F, V, V, F.
c. V, V, F, F.
d. F, V, V, V.
e. V, F, V, V.

Segundo Silva (2003, p. 20), o conceito de interatividade é a disponibilização consciente de um ser mais comunicacional de modo expressivamente complexo, ao mesmo tempo atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuários e tecnologia.
Para que haja interatividade, Silva propõe três engajamentos. Quais são eles:
a. Reorganização-curricular, Bidirecionalidade-Hibridação, permutabilidade-potencialidade.
b. Participação-readaptação, Funcionalidade-Hibridação, permutabilidade-bilarecionalidade.
c. Readaptação-organização, Funcionalidade-sistematização, permutabilidade-unilateralidade.
d. Participação-renovação, Bilateralidade-Hibridação, permutabilidade-relacionalidade.
e. Participação-intervenção, Bidirecionalidade-Hibridação, permutabilidade-potencialidade.

Alcântara e Behrens (2004) afirmam que a aprendizagem colaborativa apresenta-se como o conhecimento resultante de um trabalho em grupo, construído e aprovado pelos seus membros, ou seja, criado sob a perspectiva de um esforço baseado na colaboração e cooperação.
Em relação ao papel do professor na aprendizagem colaborativa, é correto afirmar:
I - O papel do professor na aprendizagem colaborativa é o de mediador, de observador. Ele planeja as atividades, estabelece as metas, mas segue o fluxo da conversa e oferece a orientação necessária.
II - Na aprendizagem colaborativa cabe ao professor criar o ambiente adequado para que o aluno desenvolva suas habilidades da maneira mais criativa possível, sem deixar de interagir com o meio que o cerca.
III - Na aprendizagem colaborativa, o professor possibilita que seu aluno raciocine e interaja com os demais alunos, favorecendo, assim, um processo de ensino-aprendizagem de qualidade e interação.
a. As alternativas I e II são verdadeiras.
b. As alternativas I, II e III são verdadeiras.
c. As alternativas II e III são verdadeiras.
d. As alternativas I, II, e III são falsas.
e. As alternativas I e III são verdadeiras.

Acerca da definição de Cibercultura, marque a alternative correta:
A interação na educação on-line ocorre entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e proporciona a construção do conhecimento, ou seja, todos têm a oportunidade de aprender e se desenvolver.
a. Cibercultura é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores.
b. Cibercultura é a montagem de um texto utilizando a conexão de rede aberta como meio de criar e recriar, proporcionando uma imensa teia de possibilidades e ideias.
c. A cibercultura é a cultura atual da utilização de tecnologias digitais. Esse termo define as solicitações sociais de comunidades virtuais.
d. A cibercultura é considerada, como a solução para superar as dificuldades de tempo, deslocamento e espaço físico para reunir muitas pessoas.
e. O termo Cibercultura especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga.

A aprendizagem no ambiente virtual não permite passividade por parte do estudante. Se não houver interação na sala de aula on-line, o professor não terá como diagnosticar se o saber foi compreendido ou não.
Acerca das definições, significados e características do Hipertexto, marque V nas alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Hipertexto é a montagem de um texto utilizando a conexão de rede aberta como meio de criar e recriar, proporcionando uma imensa teia de possibilidades e ideias.
( ) A troca de saberes na construção de hipertextos resulta em aprendizagem colaborativa e possibilita ao usuário se sentir parte da construção, ou seja, permite que ele seja o coautor do processo.
( ) Para utilizar essa modalidade em sala de aula, o professor não deve ser o detentor do saber, mas, sim, identificar-se como aquele que media um processo, que possibilita que seus alunos criem e façam, de forma que se sintam parte do processo de ensino e aprendizagem.
( ) O hipertexto é a cultura atual da utilização de tecnologias digitais. Esse termo define as solicitações sociais de comunidades virtuais.
( ) No hipertexto o saber é flexível, ou seja, é construído por meio de hipertextos e pela interatividade, que possibilita novos fundamentos com a comunicação e a educação.
a. V, F, V, F, V.
b. F, F, V, V, V.
c. V, V, V, F, F.
d. F, V, V, V, F.
e. V, F, V, F, V.

A interação na educação on-line ocorre entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e proporciona a construção do conhecimento, ou seja, todos têm a oportunidade de aprender e se desenvolver.
Acerca da metodologia e-learning, marque a alternativa incorreta:
a. A metodologia e-learning surgiu da necessidade das empresas em capacitar e treinar seus funcionários a distância.
b. No e-learning, não há deslocamento de funcionários no horário do expediente para estudar, já que permite que vários deles sejam capacitados ao mesmo tempo e em locais diferentes, proporcionando um aumento na produtividade.
c. Essa metodologia é considerada, também, a solução para superar as dificuldades de tempo, deslocamento e espaço físico para reunir muitas pessoas.
d. É o ensino com o auxílio das tecnologias da EaD, em que o aluno aprende por meio de conteúdos inseridos no computador ou internet (síncrono ou assíncrono), e o professor auxilia a distância.
e. A e-learning é uma tendência não utilizada no mundo empresarial, pois não proporciona aprendizagem e a formação continuada de qualidade nesse setor.

As transformações e as mudanças que as pessoas vivenciam por meio das TICs favorecem a interação e a integração no processo de aprendizagem, pois as tecnologias se tornam parceiras permanentes e criativas.
Marque a alternativa correta correspondente aos quatro pilares de Delors adaptados para a educação a distância:
a. Aprender a transformar, Aprender a orientar, Aprender a reformular e Aprender a interagir.
b. Aprender a comunicar, Aprender a proceder, Aprender a responder e Aprender a ser.
c. Aprender a conhecer, Aprender a mudar, Aprender a questionar e Aprender a transformar.
d. Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos e Aprender a ser.
e. Aprender a interagir, Aprender a transformar, Aprender a interagir e Aprender a ser.

Segundo Silva (2003, p. 20), o conceito de interatividade é a disponibilização consciente de um ser mais comunicacional de modo expressivamente complexo, ao mesmo tempo atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuários e tecnologia, digital ou analógica, seja nas relações presenciais ou virtuais entre os seres humanos.
Para que haja interatividade, ele propõe três engajamentos, relacione quais são eles:
I-Participação – intervenção.
II-Bidirecionalidade – hibridação.
III-Permutabilidade – potencialidade.
a. I, II, III.
b. I, III, II.
c. III, II, I.
d. III, II, I.
e. II, I, III.

As Tecnologias da Informação e da Comunicação e a interação proporcionam a criação dialógica e a intersubjetividade entre pensamentos, conceitos, imagens, mídias e ideias.
Neste contexto, assinale a alternativa que corresponde corretamente o que possibilita um Ambiente Virtual de Aprendizagem:
a. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo.
b. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a construção materiais que potencializam as virtudes comunicacionais do meio técnico escolhido.
c. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita que vários trabalhadores sejam capacitados ao mesmo tempo e em locais diferentes, proporcionando um aumento na produtividade.
d. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a interação e a troca de informações entre os participantes de uma sala.
e. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita ao usuário sair de sua zona de conforto e ir para a zona da interatividade.

Marque a alternativa correta como procede a interatividade, pois é percebida no meio tecnológico quando o usuário pode ser, ao mesmo tempo, receptor das informações que lhe são enviadas por meio da troca:
a. Telegrama, Chats, Fóruns.
b. E-mails, Chats, Fóruns.
c. Chats, SMS, Cartas.
d. Fóruns, Cartas, e-mails.
e. Telefone, SMS, Cartas.

Prévia do material em texto

Interação e TIC´s
	Iniciado em
	terça, 24 Mar 2020, 18:58
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 24 Mar 2020, 19:20
	Avaliar
	5,0 de um máximo de 10,0(50%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das características básicas da aprendizagem colaborativa é desenvolver um ambiente que incentive o trabalho em grupo, respeitando as diferenças individuais. Sobre a aprendizagem colaborativa, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas: 
( )A aprendizagem colaborativa defende que, quando duas ou mais pessoas trabalham juntas, aprendem melhor e realizam mais do que se estivessem sozinhas. 
( )A aprendizagem colaborativa apresenta-se como o conhecimento resultante de um trabalho em grupo, construído e aprovado pelos seus membros, ou seja, criado sob a perspectiva de um esforço baseado na colaboração e cooperação. 
( )O papel do professor na aprendizagem colaborativa é o de mediador, de observador. 
( )Na aprendizagem colaborativa, o professor possibilita que seu aluno raciocine e interaja com os demais alunos, favorecendo, assim, um processo de ensino-aprendizagem de qualidade e interação. 
A sequencia correta é:
Escolha uma:
a. V, V, V, V. 
b. F, V, V, F. 
c. V, V, F, F. 
d. F, V, V, V. 
e. V, F, V, V. 
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Silva (2003, p. 20), o conceito de interatividade é a disponibilização consciente de um ser mais comunicacional de modo expressivamente complexo, ao mesmo tempo atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuários e tecnologia. Para que haja interatividade, Silva propõe três engajamentos. Quais são eles:
Escolha uma:
a. Reorganização-curricular, Bidirecionalidade-Hibridação, permutabilidade-potencialidade. 
b. Participação-readaptação, Funcionalidade-Hibridação, permutabilidade-bilarecionalidade. 
c. Readaptação-organização, Funcionalidade-sistematização, permutabilidade-unilateralidade. 
d. Participação-renovação, Bilateralidade-Hibridação, permutabilidade-relacionalidade. 
e. Participação-intervenção, Bidirecionalidade-Hibridação, permutabilidade-potencialidade. 
Feedback
A resposta correta é: Participação-intervenção, Bidirecionalidade-Hibridação, permutabilidade-potencialidade..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Alcântara e Behrens (2004) afirmam que a aprendizagem colaborativa apresenta-se como o conhecimento resultante de um trabalho em grupo, construído e aprovado pelos seus membros, ou seja, criado sob a perspectiva de um esforço baseado na colaboração e cooperação. O professor também recebe informações, pois o aluno pode ser ora professor de seus colegas, ora aluno. Em relação ao papel do professor na aprendizagem colaborativa, é correto afirmar: 
I - O papel do professor na aprendizagem colaborativa é o de mediador, de observador. Ele planeja as atividades, estabelece as metas, mas segue o fluxo da conversa e oferece a orientação necessária. 
II - Na aprendizagem colaborativa cabe ao professor criar o ambiente adequado para que o aluno desenvolva suas habilidades da maneira mais criativa possível, sem deixar de interagir com o meio que o cerca. 
III - Na aprendizagem colaborativa, o professor possibilita que seu aluno raciocine e interaja com os demais alunos, favorecendo, assim, um processo de ensino-aprendizagem de qualidade e interação. 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As alternativas I e II são verdadeiras. 
b. As alternativas I, II e III são verdadeiras. 
c. As alternativas II e III são verdadeiras. 
d. As alternativas I, II, e III são falsas. 
e. As alternativas I e III são verdadeiras. 
Feedback
A resposta correta é: As alternativas I, II e III são verdadeiras..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A interação na educação on-line ocorre entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e proporciona a construção do conhecimento, ou seja, todos têm a oportuni-dade de aprender e se desenvolver. Acerca da definição de Cibercultura, marque a alternative correta:
Escolha uma:
a. Cibercultura é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. 
b. Cibercultura é a montagem de um texto utilizando a conexão de rede aberta como meio de criar e recriar, proporcionando uma imensa teia de possibilidades e ideias. 
c. A cibercultura é a cultura atual da utilização de tecnologias digitais. Esse termo define as so-licitações sociais de comunidades virtuais. 
d. A cibercultura é considerada, como a solução para superar as dificuldades de tempo, deslocamento e espaço físico para reunir muitas pessoas. 
e. O termo Cibercultura especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga. 
Feedback
A resposta correta é: A cibercultura é a cultura atual da utilização de tecnologias digitais. Esse termo define as so-licitações sociais de comunidades virtuais..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A aprendizagem no ambiente virtual não permite passividade por parte do estudante. Se não houver interação na sala de aula on-line, o professor não terá como diagnosticar se o saber foi compreendido ou não. As ferramentas utilizadas para o ensino-aprendizagem são fundamentais para que este processo se concretize. Acerca das definições, significados e características do Hipertexto, marque V nas alternativas verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Hipertexto é a montagem de um texto utilizando a conexão de rede aberta como meio de criar e recriar, proporcionando uma imensa teia de possibilidades e ideias. 
( ) A troca de saberes na construção de hipertextos resulta em aprendizagem colaborativa e possibilita ao usuário se sentir parte da construção, ou seja, permite que ele seja o coautor do processo. 
( ) Para utilizar essa modalidade em sala de aula, o professor não deve ser o detentor do saber, mas, sim, identificar-se como aquele que media um processo, que possibilita que seus alunos criem e façam, de forma que se sintam parte do processo de ensino e aprendizagem. 
( ) O hipertexto é a cultura atual da utilização de tecnologias digitais. Esse termo define as solicitações sociais de comunidades virtuais. 
( ) No hipertexto o saber é flexível, ou seja, é construído por meio de hipertextos e pela interatividade, que possibilita novos fundamentos com a comunicação e a educação.
Escolha uma:
a. V, F, V, F, V. 
b. F, F, V, V, V. 
c. V, V, V, F, F. 
d. F, V, V, V, F. 
e. V, F, V, F, V. 
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, F..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A interação na educação on-line ocorre entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e proporciona a construção do conhecimento, ou seja, todos têm a oportuni-dade de aprender e se desenvolver. Acerca da metodologia e-learning, marque a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. A metodologia e-learning surgiu da necessidade das empresas em capacitar e treinar seus funcionários a distância. 
b. No e-learning, não há deslocamento de funcionários no horário do expediente para estudar, já que permite que vários deles sejam capacitados ao mesmo tempo e em locais diferentes, proporcionando um aumento na produtividade. 
c. Essa metodologia é considerada, também, a solução para superar as dificuldades de tempo, deslocamento e espaço físico para reunir muitas pessoas. 
d. É o ensino com o auxílio das tecnologias da EaD, em que o aluno aprende por meio de conteúdos inseridos no computador ou internet (síncrono ou assíncrono), e o professor auxilia a distância. 
e. A e-learning é uma tendência não utilizada no mundo empresarial, pois não proporciona aprendizagem e a formação continuada de qualidade nesse setor. 
Feedback
A resposta correta é: A e-learning é uma tendência não utilizada no mundo empresarial, pois não proporciona aprendizagem e a formação continuada de qualidade nesse setor..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As transformaçõese as mudanças que as pessoas vivenciam por meio das TICs favorecem a interação e a integração no processo de aprendizagem, pois as tecnologias se tornam parceiras permanentes e criativas. Marque a alternativa correta correspondente aos quatro pilares de Delors adaptados para a educação a distância:
Escolha uma:
a. Aprender a transformar, Aprender a orientar, Aprender a reformular e Aprender a interagir. 
b. Aprender a comunicar, Aprender a proceder, Aprender a responder e Aprender a ser. 
c. Aprender a conhecer, Aprender a mudar, Aprender a questionar e Aprender a transformar. 
d. Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos e Aprender a ser. 
e. Aprender a interagir, Aprender a transformar, Aprender a interagir e Aprender a ser. 
Feedback
A resposta correta é: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos e Aprender a ser..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Silva (2003, p. 20), o conceito de interatividade é a disponibilização consciente de um ser mais comunicacional de modo expressivamente complexo, ao mesmo tempo atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuários e tecnologia, digital ou analógica, seja nas relações presenciais ou virtuais entre os seres humanos.Segundo Silva ( 2003) Para que haja interatividade, ele propõe três engajamentos, relacione quais são eles: 
I-Participação – intervenção. 
II-Bidirecionalidade – hibridação. 
III-Permutabilidade – potencialidade. 
( ) O emissor deve ser receptor em potencial e vice-versa, a comunicação é produção conjunta dos dois polos, assim como a mensagem deve ser codificada e de-codificada por ambos. É uma proposta coparticipativa 
( ) O emissor permite a participação-intervenção do receptor, interferindo ao ponto de modificar a mensagem. 
( ) É necessário que o emissor disponibilize múltiplas redes articulatórias, pois se a proposta for muito fechada, as articulações também serão limitadas, tirando do receptor a ampla liberdade de associações e significações.
Escolha uma:
a. I, II, III. 
b. I, III, II. 
c. III, II, I. 
d. III, II, I. 
e. II, I, III. 
Feedback
A resposta correta é: II, I, III..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As Tecnologias da Informação e da Comunicação e a interação proporcionam a criação dialógica e a intersubjetividade entre pensamentos, conceitos, imagens, mídias e ideias. O sujeito está presente de forma consciente com os objetivos do conhecer. Neste contexto, assinale a alternativa que corresponde corretamente o que possibilita um Ambiente Virtual de Aprendizagem:
Escolha uma:
a. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo. 
b. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a construção materiais que potencializam as virtudes comunicacionais do meio técnico escolhido. 
c. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita que vários trabalhadores sejam capacitados ao mesmo tempo e em locais diferentes, proporcionando um aumento na produtividade. 
d. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a interação e a troca de informações entre os participantes de uma sala. 
e. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita ao usuário sair de sua zona de conforto e ir para a zona da interatividade. 
Feedback
A resposta correta é: O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA possibilita a interação e a troca de informações entre os participantes de uma sala..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa correta como procede a interatividade, pois é percebida no meio tecnológico quando o usuário pode ser, ao mesmo tempo, receptor das informações que lhe são enviadas por meio da troca:
Escolha uma:
a. Telegrama, Chats, Fóruns. 
b. E-mails, Chats, Fóruns. 
c. Chats, SMS, Cartas. 
d. Fóruns, Cartas, e-mails. 
e. Telefone, SMS, Cartas. 
Feedback
A resposta correta é: E-mails, Chats, Fóruns..
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina