Buscar

Economia - Forum Avaliativo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Economia - Forum Avaliativo 1
UNIDADE 1:
PERGUNTA 01: Em economia é importante relacionarmos a escassez de recursos e as necessidades humanas. Mas será que todos nós temos exatamente as mesmas necessidades? Resposta:  O ser humano é um ser único, tem seu próprio comportamento, gosto e necessidades, embora algumas ate pode ser comum, mais diverge constantemente, em função do modo de vida de cada um, grupos sociais entre outros.
PERGUNTA 02: Já que estamos falando em necessidades, quais são os tipos?
Necessidades Primárias:  São as necessidades de natureza biológica (fome, sede, sono)
Necessidade Secundárias: Derivam de uma necessidade primária ou são inerentes à estrutura psíquica humana.
Necessidades Individuais : satisfeitas, em regra, pela própria pessoa, são aquelas que consideram o indivíduo isoladamente. Exemplos: alimentação, vestuário, transporte, etc...
Necessidade da Sociedade: são aquelas denominadas coletivas e públicas, como a segurança e o transporte público, as quais miram o bem-estar coletivo.
UNIDADE 2:
PERGUNTA 03: O que produção, distribuição e consumo tem haver com sistema econômico? Resposta: Os três se interagem entre si e um depende do outro para existir e estarem balanceados entre si.
PERGUNTA 04: Quem são os agentes econômicos e qual o papel de cada um deles?
Família: é o agrupamento dado ao conjunto de pessoas físicas que atuam no mercado como consumidores de bens e serviços, assim como mão de obra para trabalho e produção. O consumo é a principal função desse agente econômico.
Empresas: Desempenham papel importante dentro da economia na medida em que elas oferecem seus produtos e serviços para as famílias. Elas, portanto, desempenham o papel de produção dos bens e dos serviços.
Mercado:  O mercado não é exatamente um agente econômico no sentido de ser uma pessoa ou entidade, mas um ambiente que resume o encontro entre as famílias e as empresas, que vimos anteriormente. Nele é onde acontece todo processo de compra e venda entre consumidores e empresários, dentro do mercado, verifica-se também a lei da oferta e demanda. É preciso que o interesse das famílias seja de acordo com o que é oferecido pelas empresas para que essa troca de fato aconteça.
Estado: A principal função é a distribuição da riqueza e a preocupação com as necessidades coletivas. Além disso, é a entidade com maior poder para ajustes e definições de mercado, especialmente por meio dos órgãos relacionados à economia e definições de políticas econômicas e monetárias.
Mundo: Na era da Globalização, a sua função é permitir o intercâmbio de bens, serviços e capitais.
UNIDADE 3:
PERGUNTA 05: Como podemos definir a microeconomia? Resposta: é o estudo do comportamento individual, dos consumidores e das empresas, em uma economia, especificamente sobre as escolhas que cada um deve tomar, visionando obter uma máxima utilidade, diante das situações de recursos escassos.
PERGUNTA 06: E a macroeconomia, o que ela estuda? Resposta: A macroeconomia é um dos campos de estudo das ciências econômicas que estuda como se comporta uma economia em termos agregados, ou seja, a economia em uma região ou país. Este estudo lida com o desempenho da estrutura econômica como um todo
UNIDADE 4:
PERGUNTA 07: Quais os fatores que influenciam a decisão individual?  Resposta:
a) TRADEOFF: o ato de escolher uma coisa em detrimento de outra e muitas vezes é traduzida como "perde-e-ganha"
b) Os consumidores reagem a incentivos:  um carro por exemplo com valor alto, e se a empresa der descontos e facilidades no pagamento, a entrada e daqui a 60 dias, entende-se como um incentivo real para o consumidor.
C) Custo de Oportunidade:  é o valor do que você renuncia ao tomar uma decisão.
D) As pessoas racionais pensam na margem:  Para a economia, as pessoas são racionais, ou seja, são capazes de fazer o máximo para alcançar seus objetivos, sempre de forma direta e sistemática, a partir das oportunidades que surgem. 
PERGUNTA 08: Vimos que a curva de indiferença é uma forma de representação das  preferências e expressa cestas de consumo indiferentes para o consumidor. Como a restrição orçamentária pode afetar essas preferências de consumo? Resposta: A restrição orçamentária limita o consumo dos indivíduos, os quais consumem menos do que gostariam, porque seus gastos são limitados à sua renda. 
UNIDADE 5:
PERGUNTA 09: O que pode ser entendido como crescimento econômico? Resposta: pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).
PERGUNTA 10: O que estuda o modelo de Solow e como funciona? Resposta: O modelo de Solow mostra que a taxa de poupança é o principal determinante do estoque de capital no estado estacionário. O aumento da taxa de poupança faz a economia crescer até que alcance o novo estado estacionário. Assim, a acumulação de capital é a poupança descontada da taxa de depreciação.
PERGUNTA 11: Analisando as taxas de crescimento do PIB de alguns países apresentadas nesta unidade, o que justifica o crescimento dos chamados "tigres asiáticos" ser tão acima do que países como a Venezuela? Resposta: Isso ocorre em grande parte por causa do investimento em tecnologia e educação, que permitiu maior acumulação de capital. o Japão apresenta resultado próximo dos tigres asiáticos, porque ele investiu em tecnologia e educação,  diferente dos demais países, permitindo assim maior acumulação de capital. 
PERGUNTA 12: O que justifica a estrutura produtiva de países subdesenvolvidos ser inferior em relação aos países desenvolvidos? Resposta: O governo arrecada mais do gasta (Superávit) , caso  esteja Deficitário, ou seja, gastando mais do que recebe, haverá um desequilíbrio e implicações no crescimento, considerando a necessidade por tanto de atrair capital externo, geralmente os países subdesenvolvido depende do desenvolvido.
UNIDADE 6
PERGUNTA 13: O que é o fluxo real da economia? Resposta: é todo o conjunto de estratégias econômicas que passam e se reavaliam por certos momentos, num determinado momento e num determinado local. O conjunto de todas estas atividades desenvolvidas baseiam - se num processo chamado em prudência e da passagem dos mesmos em simultâneo.
PERGUNTA 14: O que é o fluxo monetário da economia? Resposta: Representa o envio de recursos financeiros das Unidades de Produção para as Unidades Familiares, como remuneração pelos recursos produtivos fornecidos anteriormente.
PERGUNTA 15: Como é definido o Produto Interno Bruto (PIB)? Resposta: O Produto Interno Bruto (PIB) corresponde ao conjunto de todos os bens e serviços produzidos dentro das fronteiras de uma região ou país, este somatório leva em conta toda a produção de um período, normalmente um ano, e o resultado pode ser objeto de análise para a situação macroeconômica do país.
PERGUNTA 16: Qual a diferença entre PIB nominal e PIB real? Resposta: O PIB NOMINAL refere-se ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado. Já o PIB REAL é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base, eliminando assim o efeito da inflação.
PERGUNTA 17: O que é o IDH e o que ele mede? Resposta: O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).
UNIDADE 7
PERGUNTA 18: O que explica a teoria da demanda? Resposta: A Teoria da Demanda é derivada da hipótese sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu orçamento permite adquirir. Essa procura individual seria determinada pelo preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do consumidor.
PERGUNTA 19: Quais variáveis podem influenciar a quantidade demandada?  Resposta: O preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor eo gosto ou preferência do indivíduo.
PERGUNTA 20: O que explica a teoria da oferta? Resposta: O termo oferta se refere à quantidade disponível de um produto, ou seja, aquela que as empresas querem ou podem vender.

Continue navegando