Buscar

Prova fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova fisiologia
01A homeostase representa a capacidade do organismo em manter variáveis fisiológicas reguláveis, como glicemia, calciquemia, osmolaridade, entre outros, em níveis de relativa constância ao longo dos vários períodos vida. No contexto da preservação da homeostasia, também podem ser identificadas variáveis que exercem efeito controlador de outras variáveis reguláveis, como é o caso da frequência e débito cardíaco que ajudam a controlar a pressão arterial. A esse respeito, assinale a opção que descreve importante característica da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) no organismo humano. Respostas: Pode ser tanto variável controladora ou regulada.
02 O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a pílula do amor, possui uma substancia chamada MDMA. Metilenodioximetanfetamina – que atua sobre neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem-estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários.
I – Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula.
II – Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invariável – dendrito > corpo celular > axônio – não ocorrendo nunca em sentido contrário.
III – Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo.
Respostas: I, II E III estão corretas.
03 um importante evento para regeneração da fibra muscular após lesão produzida por estresse oxidativo associado ao esforço físico com musculatura não adaptada, é a ativação de células satélite. Os processos para ativação, assim como, para proliferação e diferenciação de células satélites, dependem da participação de hormônios anabólicos e fatores de crescimento como a testosterona e o IGF-1 mas também de outras moléculas como:
Respostas: Citocina pro-inflamatória e oxido nítrico
04 Uma vez desafiado por rival, observado por diante de situações de perigo e risco a vida informações sensoriais associadas a tais percepções, ativam centros de controle autonômico e endócrino, e disparam respostas de fuga-ou-luta que aumenta a probabilidade de sobrevivência do animal. Assinale a alternativa que contem resposta fisiológica associadas a fuga-ou-luta. 
Respostas: elevação da pressão e debito cardíaco e degradação de glicogênio hepático e muscular.
05 o Hormônio ADH (antidiurético) atua sobre os rins e provoca a retenção de água nos túbulos distais a diminuição da secreção desse hormônio faz que a pessoa produza? Respostas: muita urina, com baixa concentração de excreções.
06 Selecione Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações abaixo:
(  ) o volume do fluido extracelular é regulado principalmente pela reabsorção de Na+. 
(  ) A angiotensina está envolvida na regulação do pH. 
(  ) O balanço tubuloglomerular diz que a concentração de NaCl está envolvida no mecanismo de auto-regulação renal. 
(  ) O ADH promove a recirculação de uréia e reabsorção de água no ducto coletor.
(  ) Os rins promovem a reabsorção indireta de bicarbonato
Respostas: V-F-V-V-V
07 As características morfológicas dos vasos do sistema vascular, com diversas proteínas presente em suas estruturas e extensas redes de capilar se distribui pelos tecidos, esconde sua plasticidade que responde ao uso e ao desuso. Assim, inatividade física. A esse respeito, assinale a alternativa que descreve a alteração morfológica que modifica a função das artérias no envelhecimento e predispõem o indivíduo a hipertensão arterial.
Respostas: Aumento da proporção de colágeno nas artérias.
08 A via sensorial cujos neurônios de segunda ordem cruzam imediatamente no nível medular no qual ingressou é a mesma que leva informações sensoriais de Respostas: Dor e temperatura 
09 O potencial de ação do nodo sino atrial (NSA) apresenta características distintas daquelas que ocorre no cardiomiocito. A esse respeito assinale a alternativa que apresenta apenas peculiaridade do potencial de ação do NSA.
Respostas: A faze 3 associa-se com a abertura dos canais de k+ e fechamento dos Ca++
10 Durante o exercício físico continuo e moderado os músculos envolvidos durante a atividade aumentarão a captação da glicose, no entanto, os níveis de glicose sanguíneo aumentam, independente se o indivíduo está em jejum(F) ou nas condições pós-prandial (PA) tal fato se deve a:
Respostas: Atuação hepática das catecolaminas e do glucagon, promovendo maior mobilização de ácidos graxos para circulação.
11 O Centro respiratório bulbar pode receber informações de quimiorreceptores periféricos e centrais. Assinale o efeito do aumento da pressão parcial do dióxido de carbono e concentração de íons hidrogênio no plasma: Respostas: hiperventilação e aumento do débito cardíaco e pressão arterial.
12 Variáveis reguláveis homeostáticas, possuem monitoramento de sua oscilação que pode ser percebido e integrado a sistema de resposta, em circuito de feedback que produz a compensação para manutenção do equilíbrio dinâmico. Assinale a alternativa que descreve APENAS variáveis controladoras e não reguláveis. Respostas: Frequência cardíaca e debito cardíaco.

Outros materiais