Buscar

OSM - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - Karine

Prévia do material em texto

As principais contribuições das teorias de Taylor e Fayol para a evolução da administração
Karine Lesly Bonfim Silva
22011069
Administração
Taylor e Fayol desenvolveram o que pode se chamar de as primeiras teorias na ciência da administração. 
Frederick Taylor criou nos EUA, a chamada administração cientifica. Com a finalidade direcionada unicamente para a eficácia operacional na administração industrial, criou e mapeou métodos que tornassem a produção mais eficiente e simples para o trabalhador.
 Henri Fayol, na França, tinha uma visão diferente da de Taylor pois era a de um gerente e não a de um empregado. Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômico-financeira da companhia. Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral em 1916. Partia do princípio de que a administração é o processo de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
 Considerado o pai da administração Taylor desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial com o objetivo de eliminar desperdício e as perdas e elevar a produtividade, que ficou conhecido como taylorismo.
 Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo.
Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.
Referências:
AS CONTRIBUIÇÕES de Taylor, Ford e Fayol para a evolução da APO. [S. l.]: Amorim, 8 out. 2015. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/as-contribuicoes-de-taylor-ford-e-fayol-para-a-evolucao-da-apo. Acesso em: 11 jun. 2020.
PRINCIPAIS Contribuições De Taylor E Ford Para A Administração. [S. l.]: Miriam Mariz, 28 jan. 2014. Disponível em: https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Filosofia/Principais-Contribui%C3%A7%C3%B5es-De-Taylor-E-Ford-Para-A-210067.html. Acesso em: 11 jun. 2020.
CHIAVENTO, Idalberto. Taylor e Fayol. In: INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. 4. ed. [S. l.]: Makron Books, 2014.
TEXTO: Fonte Arial 12, sem negrito ou itálico, alinhamento justificado e na cor preta. Deixar uma linha em branco após o parágrafo do texto. Além de ser digitado em espaçamento simples entre linhas, não deve haver nenhum tipo de espaçamento do tipo “antes e depois”, nem entre parágrafos. Somente serão aceitos textos encaminhados nesta formatação. Salvar o resumo em formato .DOC ou .DOCX. Lembre-se de referenciar devidamente após a escrita!

Continue navegando