Buscar

segunda prova fundamentos e historia da fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Ao interagir com a matéria, a radiação eletromagnética transfere energia ou parte dela, via fóton, às partículas que compõem o meio material. O efeito fotoelétrico, o efeito Compton e a produção de pares são exemplos desse tipo de interação e se diferenciam por características particulares à cada material, pela energia do fóton incidente, pela energia transferida e pelas propriedades do espalhamento causado ao fóton incidente após a interação. Sobre os mecanismos de interação da radiação eletromagnética com a matéria, quanto ao efeito fotoelétrico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quando a energia do fóton incidente é muito maior que a energia transferida às partículas produzidas na interação.
	 b)
	Quando o fóton de raios X ou gama é desviado por um elétron das camadas mais externas, transferindo a esse elétron parte de sua energia.
	 c)
	Quando o fóton incidente interage com o núcleo atômico do átomo do material atenuador, cedendo toda a sua energia e originando um par de partículas.
	 d)
	Quando o fóton incidente é totalmente absorvido por um elétron livre de um metal e este é ejetado do material.
	2.
	O lançamento de projéteis nos diz que todo corpo lançado da superfície terrestre alcançará uma altura máxima e então retornará ao solo. No entanto, uma simples investigação nos mostrará muitos exemplos de objetos lançados verticalmente, que não retornam à superfície do planeta, como os foguetes utilizados para propulsionar o ônibus espacial americano. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Um corpo lançado verticalmente para o alto, após atingir uma altura máxima, sempre retorna ao solo. 
II- É impossível lançar um corpo ao espaço, vencendo a força da gravidade. 
III- Há um limite inferior, a partir do qual a velocidade de um corpo é suficiente para ejetá-lo além da influência do campo gravitacional terrestre.
IV- Para escapar à gravidade terrestre, um corpo deve ser lançado com uma energia cinética grande o suficiente para vencer o potencial gravitacional do planeta.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	A teoria da relatividade de Albert Einstein aborda a descrição do movimento de um corpo, quando percebida em um referencial diferente daquele no qual o corpo se move. Ela nos deu uma percepção mais abrangente do comportamento da luz nesses referenciais e também os efeitos desse comportamento sobre o tempo e o espaço. Sobre os trabalhos de Einstein, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Em sua teoria sobre a relatividade restrita, ao abranger a aceleração de corpos submetidos a um campo gravitacional, Einstein demonstrou que a teoria de Newton para a gravitação não é mais que um caso particular de seu trabalho.
	 b)
	Em sua teoria sobre a relatividade geral, ao abranger a aceleração de corpos submetidos a um campo gravitacional, Einstein demonstrou que sua teoria para a gravitação não é mais que um caso particular do trabalho de Newton.
	 c)
	Em sua teoria sobre a relatividade geral, ao abranger a aceleração de partículas submetidas à radiação eletromagnética, Einstein demonstrou que a teoria de Newton para a gravitação não é mais que um caso particular de seu trabalho.
	 d)
	Em sua teoria sobre a relatividade geral, ao abranger a aceleração de corpos submetidos a um campo gravitacional, Einstein demonstrou que a teoria de Newton para a gravitação não é mais que um caso particular de seu trabalho.
	4.
	O princípio do empuxo foi descrito pela primeira vez por Arquimedes de Siracusa, em uma alegoria que envolve sua relação com o rei Hierão II, na Sicília. Ela envolve a tarefa de descobrir a real proporção de ouro na coroa do rei, delegada a Arquimedes. Considerando o princípio do empuxo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O empuxo é uma força tão potente que ao analisarmos a dinâmica de um iceberg flutuante, notamos que a maior parte do volume deste se encontrará acima do nível da água.
	 b)
	O empuxo é uma força vertical, exercida pelo fluido em que um corpo esteja mergulhado e associada ao volume do fluido deslocado e à densidade do fluido.
	 c)
	O empuxo é uma força que age no fluido deslocado, causada pelo peso do corpo nele mergulhado, e depende do volume e da densidade desse corpo.
	 d)
	Uma vez que a densidade do fluido seja menor que a do corpo nele mergulhado, o corpo flutuará.
	5.
	Aristóteles foi um dos maiores pensadores da cultura ocidental, suas ideias influenciam até hoje o homem moderno. Não apenas ele abordou a filosofia do movimento dos corpos no espaço, como também abordou o movimento dos corpos celestes. Considerando a teoria aristotélica para a organização dos corpos celestes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Aristóteles advogava que a forma que a Terra possuía era plana, distribuindo-se com os demais planetas em camadas esféricas concêntricas a partir do Sol.
	 b)
	Aristóteles advogava que a forma que a Terra possuía era esférica, ocupando o centro do Universo. Todos os planetas se distribuíam em camadas esféricas concêntricas a partir do Sol.
	 c)
	Aristóteles advogava que a forma que a Terra possuía era plana, ocupando o centro do Universo. Os demais elementos, como o Sol e todos os planetas se distribuíam em camadas esféricas concêntricas a partir da Terra.
	 d)
	Aristóteles advogava que a forma que a Terra possuía era esférica, ocupando o centro do Universo. Os demais elementos, como o Sol e todos os planetas se distribuíam em camadas esféricas concêntricas a partir da Terra.
	6.
	Johannes Kepler foi um dos mais importantes astrônomos da humanidade, seus resultados embasaram os trabalhos de Newton, Copérnico e Galilei e ajudaram a revolucionar nossas concepções de mundo, até os dias atuais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) As áreas varridas por um segmento de reta imaginário do Sol a qualquer planeta são inversamente proporcionais aos tempos gastos para descrevê-las. 
(    ) A velocidade do planeta na região mais próxima ao Sol é maior do que na região mais afastada.
(    ) O quarto do período de revolução dos planetas é proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol.
(    ) Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Os trabalhos de Johannes Kepler foram tão importantes para a história da ciência que suas três leis são até hoje aplicadas nos cálculos do trânsito astronômico. As leis de Kepler sedimentaram nossa interpretação moderna da dinâmica dos planetas em nosso sistema solar. Sobre os trabalhos de Kepler, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Segundo sua terceira lei, se tomarmos a potência cúbica da distância média e um planeta até o Sol, essa deve ser proporcional ao quadrado do período de revolução.
	 b)
	Segundo sua terceira lei, se tomarmos a potência cúbica do período de revolução de um planeta em relação ao Sol, esse deve ser proporcional ao quadrado de sua distância média até o Sol.
	 c)
	Segundo sua terceira lei, se tomarmos a raiz cúbica da distância média e um planeta até o Sol, essa deve ser proporcional ao quadrado do período de revolução.
	 d)
	Segundo sua terceira lei, se tomarmos a potência quadrada da distância média e um planeta até o Sol, essa deve ser proporcional ao cubo do período de revolução.
	8.
	Grande personagem da Renascença, Galilei foi um pioneiro no emprego do empirismos para a comprovação de teorias científicas. A lenda dos corpos sendo lançados da torre de Pisa é um dos exemplos que denotam esse comportamento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Galileu foi um defensor das ideias de Aristóteles sobre a queda dos corpos e o movimento balístico.
(    ) Foi um dos primeiros a empregar o uso das lunetaspara a observação e o estudo astronômico.
(    ) Confirmou o trabalho de Arquimedes sobre o princípio hidrostático.
(    ) Foi o primeiro a anunciar uma forma primitiva do princípio de inércia, desenvolvido depois por Newton.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	Aristóteles foi um pensador grego muito importante para o desenvolvimento do pensamento ocidental. Suas ideias a respeito do universo ajudaram a moldar nossa visão de mundo. Embora muitas de suas ideias sejam hoje entendidas como equivocadas, ele ajudou a subverter a visão de mundo em seu tempo. Sobre as teorias Aristotélicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) As ideias de Aristóteles chegaram para reformar a visão geocêntrica Ptolomaica.
(    ) Aristóteles acreditava que a Terra era esférica e ocupava o centro do Universo.
(    ) Para Aristóteles, as estrelas, assim como todos os astros, distribuíam-se em esféricas concêntricas centradas na Terra.
(    ) Aristóteles foi o primeiro a introduzir as órbitas elípticas dos astros celestes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	O método científico estabeleceu um procedimento para a construção do conhecimento científico calçado na formulação de hipóteses e na sua comprovação através de métodos empíricos de testagem. Sobre os conceitos introduzidos por Descartes, analise as sentenças a seguir:
I- Para ele, a verdade deve ser construída através de certezas indubitáveis, baseadas na clareza e na evidência, rejeitando todas as coisas que geram dúvidas.
II- Para ele, a verdade deve ser construída através de certezas indubitáveis, baseadas na crença popular e nos mitos, rejeitando todas as coisas que geram dúvidas.
III- Numa atmosfera de mudanças significativas sobre o entendimento da natureza e de seus fenômenos, surge uma nova filosofia da natureza, que postula que todos os fenômenos devem ser explicados pelas leis da matéria em movimento.
IV- Numa atmosfera de mudanças significativas sobre o entendimento da natureza e de seus fenômenos, surge uma nova filosofia da natureza, que postula que todos os fenômenos devem ser explicados pelas leis da astrologia dos corpos em movimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.

Outros materiais