A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA 1 OBJETIVA FLEX PROCESSOS LICITATÓRIOS, CONTRATOS E TERC UNIASSELVI

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	EU
	
	Disciplina:
	Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização (GPU19)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513453) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20435205
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Lei nº 8.666/93 diz respeito à finalidade e à regulamentação do dispositivo constitucional (art. 37, inciso XXI), que determina a obrigatoriedade da licitação prévia para qualquer contratação de obra, serviço ou fornecimento na Administração Pública. A referida Lei obriga à Licitação todos órgãos da Administração Pública direta, fundos especiais, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades mistas e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Acerca do dever de licitar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
	 a)
	A licitação é um procedimento legal e político, fiel aos interesses dos licitantes.
	 b)
	A licitação é um procedimento formal e, por essa razão, todas etapas da licitação devem obedecer às prescrições legais.
	 c)
	No procedimento licitatório, o princípio do interesse público prevalece sobre o da legalidade.
	 d)
	Pelo princípio da legalidade, no procedimento licitatório, não há ampla divulgação do Edital.
	2.
	O procedimento licitatório gera custos para a Administração Pública e tem como objetivo a celebração de um contrato. No entanto, nem sempre o contrato é firmado de imediato, porém quando concretizado deve ser necessariamente celebrado com o vencedor da licitação homologada, tratando-se da adjudicação compulsória. Acerca da adjudicação compulsória, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Pelo princípio da adjudicação compulsória ao vencedor há o impedimento que a Administração Pública, concluído o procedimento licitatório, atribua seu objeto a outrem. 
PORQUE
II- Pela predominância do interesse privado sobre o público, a adjudicação só pode ser feita ao vencedor. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	3.
	O procedimento licitatório é constituído por distintas fases definidas pela Lei nº 8.666/1993. A fase interna é aquela em que será determinado a necessidade de iniciar o procedimento licitatório e a viabilidade orçamentária para sua realização. Já a fase externa é constituída pela audiência pública, edital ou convite de convocação, recebimento da documentação e das propostas; habilitação dos licitantes, julgamento das propostas, adjudicação e homologação. Acerca da audiência pública, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
	 a)
	A audiência pública não é obrigatória em todas as licitações, apenas em casos em que o valor da obra e/ou serviços sejam vultuosos.
	 b)
	A audiência pública, por ser um procedimento excepcional, não possui prazo estipulado para sua publicação antes do edital, dependendo da necessidade de sua realização.
	 c)
	Como regra geral, a audiência pública é necessária para a comunidade devido à necessidade da contratação.
	 d)
	A audiência pública é obrigatória em todas as licitações.
	4.
	Por ser um procedimento administrativo, a Licitação deve seguir o princípio constitucional da legalidade, que determina o respeito e a obediência às leis, a fim de garantir a segurança jurídica e a credibilidade no resultado das licitações. Acerca do princípio da legalidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O princípio da legalidade no processo licitatório deve ser obedecido em casos de compra de mercadorias de particulares.
	 b)
	Não basta a violação do princípio da legalidade para a anulação do procedimento licitatório, pois também há que se comprovar a má fé dos licitantes.
	 c)
	A não observância do princípio da legalidade é justificativa para anulação total ou parcial do processo licitatório.
	 d)
	O princípio da legalidade vincula a Administração Pública e não os licitantes.
	5.
	Ao mesmo tempo em que restringe a discricionariedade do administrador público, a Licitação também contribui para a economia da Administração Pública, uma vez que os recursos públicos devem ser utilizados de maneira adequada. Nesse sentido, dispõe o artigo 3º da Lei nº 8.666 ao declarar a dupla finalidade da licitação: o da observância do princípio da isonomia e o de possibilitar a seleção da proposta mais vantajosa. Acerca do conceito e da finalidade da Licitação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
	 a)
	O objetivo da Licitação é o de reduzir ao máximo o número de interessados em licitar, a fim de garantir o interesse público.
	 b)
	A Licitação é um procedimento administrativo formal através do qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para seu interesse.
	 c)
	A igualdade entre as partes licitantes deve ser estabelecida pelos próprios licitantes, a fim de coibir a intromissão dos gestores públicos em interesses privados.
	 d)
	O princípio da isonomia de tratamento dos licitantes é o que permite a não competitividade entre os concorrentes.
	6.
	Licitação é definida como o procedimento que necessariamente deve anteceder um contrato com a Administração Pública. Portanto, considera-se a Licitação como uma sucessão de fases e atos que têm como resultado a indicação de quem vai celebrar um contrato com a Administração. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Licitação é um procedimento administrativo formal que, obedecendo princípios constitucionais, tem como finalidade garantir a proposta mais vantajosa para a Administração Pública.
	 b)
	A finalidade da Licitação é a contratação de entes públicos para dar prosseguimento a serviços da Administração em geral.
	 c)
	Assim como na iniciativa privada, a Administração Pública deve contratar como lhe for mais conveniente.
	 d)
	A Licitação visa garantir a livre concorrência e o interesse dos licitantes.
	7.
	A Lei nº 8.666/93 define que o objetivo da licitação é o de selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, determinando que o procedimento licitatório deve ser pautado nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, probidade administrativa, vinculação ao instrumento convocatório, julgamento objetivo e outros que lhes são correlatos. Acerca dos princípios que regulam o processo licitatório, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os princípios enunciados no artigo 3º da Lei nº 8.666/93 decorrem dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública. 
PORQUE 
II- O procedimento licitatório é um procedimento administrativo e como tal é regido por princípios constitucionais. 
  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	8.
	Um dos princípios basilares da licitação é o da legalidade, que impõe a vinculação do procedimento às prescrições legais e regulamentares específicas e àquelas estabelecidas no respectivo ato convocatório. Acerca do princípio da legalidade, analise as sentenças