Buscar

A LIBERDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Titulo :A liberdade
Aula 05 Filosofia da Educação
DESAFIO : O princípio kantiano: “age de uma forma tal que o teu agir possa ser universalizado” é baseado no uso da razão. De acordo com Kant, o homem só é livre quando faz uso da razão. É importante salientar que esse princípio parte da ideia de que o meu agir, ou tudo o que eu fizer, permite que o outro tenha o mesmo direito, portanto, é universalizado.
Por exemplo: a professora está em sala de aula, com uma turma de 7° ano, explicando os conteúdos. De repente, a aluna Maria, de 12 anos, levanta e dá um tapa no rosto de uma colega, além de puxar seu cabelo. Conforme Kant, a disciplina é necessária para conter as paixões (os impulsos) e permite que a razão possa ser exercida. O uso da razão possibilita ao homem a autonomia e a liberdade.
Com base nesse caso, o desafio é refletir sobre as seguintes perguntas:
1 - Como é vista essa situação pela liberdade racional, isto é, pela liberdade kantiana?
2 - Maria (agressora) está sendo livre ao atacar e agredir a colega? Por quê?
3 - Como seria enquadrada esta situação de Maria?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1 - De acordo com Kant, a situação não demonstra nenhuma liberdade, isto é, a aluna Maria agiu pelo impulso, não fez uso da razão ou do discernimento. Portanto, Maria está “escrava” ou “à mercê” dos seus impulsos, o que se torna algo extremamente perigoso.
2 - Não. Está à mercê dos seus impulsos e, consequentemente, rompe com a máxima de Kant: “age de uma forma tal que o teu agir possa ser universalizado”, isto é, assim como Maria se dá o direito de dar um tapa no rosto e puxar o cabelo da colega, a agressora está legitimando o ato da colega, podendo esta fazer o mesmo.
3 - Irracionalidade, segundo Kant. Não podemos esquecer que o exercício da razão é ser livre e autônomo.
EXERCÍCIOS :
1) De acordo com Carvalho, “ao longo do século XX, pensadores com interesses e perspectivas teóricas radicalmente diferentes parecem ter convergido em um ponto”. O autor que dizer que tais pensadores...
e) ...vincularam substancialmente o sentido da ação educativa ao cultivo de um compromisso com a liberdade.
RESPOSTA CORRETA
É sabido que, no decorrer do século XX, muitos pensadores se ocuparam em defender a ideia de que a educação constitui um ato de libertação.
2) O termo "liberdade" pode ser usado com diferentes conotações. Assim, a concepção de "liberdade como vivência escolar" é defendida por pensadores...
b) ...das pedagogias não diretivas em suas críticas às escolas tradicionais.
RESPOSTA CORRETA
Pedagogias não diretivas são aquelas que defendem a ideia de uma educação libertadora.
3) "Liberdade" – como também "educação" – é um termo polissêmico, dotado de certa sacralidade e impregnado de paixões teóricas e políticas. O termo "liberdade"...
d) ...é objeto de inevitáveis disputas conceituais.
RESPOSTA CORRETA
O termo "liberdade" abre margem para muitas compreensões.
4) Carvalho, no primeiro capítulo do livro Reflexões sobre educação, formação e esfera pública, faz comentários e referências sobre o conceito da expressão "educação de qualidade". O que o autor afirma sobre esse tema?
a) Não existe unanimidade a respeito do conceito de educação de qualidade.
RESPOSTA CORRETA
Carvalho diz que existe apenas uma aparente unanimidade no plano da retórica educacional contemporânea.
5) A história da humanidade registra três grandes concepções que procuram explicar e justificar a questão da liberdade: liberdade incondicional, determinismo e liberdade situada. Assinale a concepção correta.
c) O foco na liberdade incondicional defende a tese de que o ser humano é livre por excelência; argumenta que o homem é detentor de uma liberdade moral que transcende os determinismos.
RESPOSTA CORRETA
Os defensores da liberdade incondicional argumentam que a liberdade do ser humano é absoluta, ou seja, os humanos têm o poder de escolher e agir de forma independente.

Outros materiais