Buscar

EMPREENDEDORISMO CIECO201

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O empreendedorismo surge no Brasil a partir do século XIX, transformando-se no centro das discussões e das políticas públicas principalmente a partir dos anos 1900. Entretanto, a chamada nova economia que despontou no início do século XXI, tem mostrado que boas ideias inovadoras somadas ao momento adequado, podem gerar negócios grandiosos em curto espaço de tempo. Em consequência desse contexto, no Brasil dos últimos anos é possível observar várias iniciativas em prol do empreendedorismo e da capacitação dos candidatos a empreendedores, demonstrando a compreensão sobre a importância desse movimento para o desenvolvimento econômico do país.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 7 ed. São Paulo: Empreende, 2018 (adaptado).
 
Como observa-se no texto, o movimento do empreendedorismo no Brasil é recente e embasado em várias iniciativas desenvolvidas ao longo dos anos. As afirmativas abaixo trazem algumas dessas iniciativas em prol do desenvolvimento e do fortalecimento desse movimento. Analise-as e marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O ensino do empreendedorismo no Brasil inicia-se em 1981, num curso de especialização da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/EAESP/FGV.
	Resposta Correta:
	 
O ensino do empreendedorismo no Brasil inicia-se em 1981, num curso de especialização da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/EAESP/FGV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O movimento do empreendedorismo no Brasil é recente e embasado em várias iniciativas desenvolvidas ao longo dos anos, sendo uma delas: o início do ensino do empreendedorismo no Brasil, em 1981, num curso de especialização da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/EAESP/FGV.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A abertura do mercado mundial e o rápido desenvolvimento tecnológico têm trazido mudanças sociais, culturais e econômicas em nível global, afetando frontalmente os empregos e trabalhos e resultando na necessidade de um novo perfil profissional que seja compatível com o mercado global e tecnológico atual.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado).
 
Considerando as ideias do texto, o mercado global e tecnológico atual exige um novo perfil profissional que demonstre as seguintes características:
I. Persistência.
II. Trabalho em equipe.
III. Competência.
IV. Criatividade.
V. Qualificação.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O mercado global e tecnológico atual exige um novo perfil profissional que demonstre as seguintes características: persistência; competência; criatividade e qualificação.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O empreendedor precisa de ter uma rede de relacionamentos ( networking), que não seja muito extensa, mas que tenha qualidade. Geralmente associamos networking a eventos, mas a verdade é que esta prática está se tornando cada vez mais recorrente nas empresas com o intuito de ampliar ao máximo as oportunidades de negócio. Mais do que isso, essa rede de relacionamentos é um processo onde se constroem amizades, as quais são motivadas por interesses em comum e contribuem para que o negócio cresça.
BASTOS, M. Qual a Importância do Networking Para Empreendedores. Sistema Soma, 2017. Disponível em https://sistemasoma.com.br/blog/empreendedorismo/qual-a-importancia-do-networking-para-empreendedores Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
 
Considerando as ideias do texto sobre rede de relacionamentos do empreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Atualmente, o empreendedor convive num cenário cambiante e incerto, o que torna a rede de relacionamentos um ferramenta útil para encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio.
 
PORQUE
II. Uma rede de relacionamentos mantém o empreendedor atualizado com informações que podem ajudar a obter indicações de possíveis novos clientes e até de potenciais investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Atualmente, o empreendedor convive num cenário cambiante e incerto, o que torna a rede de relacionamentos um ferramenta útil para encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio. Além disso, uma rede de relacionamentos mantém o empreendedor atualizado com informações que podem ajudar a obter indicações de possíveis novos clientes e até de potenciais investidores.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O número de microempreendedores individuais (MEIs) no país ultrapassou em 2019, a marca de 8 milhões de cadastros. Nos últimos 5 anos, desde o período pré-recessão, o número de MEIs no país já cresceu mais de 120%. O programa do governo federal para as MEIs, que neste ano completa 10 anos, foi lançado para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos como vendedores, doceiros, manicures, entre outros. Mas, com a crise do mercado de trabalho e aumento do trabalho por conta própria, tem se transformado também em opção de ocupação temporária, também conhecida como “bico”.ALVARENGA, D. País já tem 8,1 milhões de microempreendedores formais. Portal G1, 03/04/2019. Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/03/pais-ja-tem-81-milhoes-de-microempreendedores-formais-veja-atividades-em-alta-entre-meis.ghtml Acesso em 18/06/2019 (adaptado).
Como se pode constatar nas ideias do texto, o MEI representa uma parcela importante do empreendedorismo no Brasil. Esse microempreendedor possui algumas características que o definem, quais sejam:
I. atuam em atividades que requerem muito investimento financeiro, mas com um rápido retorno.
II. têm baixa escolaridade.
III. enfrentam dificuldades socioeconômicas.
IV. são empreendedores de oportunidade.
V. procuram obter informações iniciais sobre seu ramos de negócios.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III.
	Resposta Correta:
	 
II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O microempreendedor brasileiro possui algumas características que o definem, quais sejam: atuam em atividades que requerem baixo investimento financeiro e com um retorno imediato; tem baixa escolaridade; enfrentam dificuldades socioeconômicas; são empreendedores de necessidade; não procuram obter informações iniciais sobre seu ramos de negócios.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com o recente relatório do Sebrae - “Os Negócios Promissores em 2019”, o contexto atual de melhoria da economia deve favorecer, principalmente, os MEIs voltados à prestação de serviços pessoais, como cuidador de idosos e os chamados “maridos de aluguel”. Além disso, esse grande número de MEIs está ligado a três principais fatores: crise, facilitação e mudança de cultura. A crise econômica fez o desemprego crescer e o empreendimento individual, por necessidade, tornou-se uma alternativa para muitos. Outro fator é que o MEI é uma forma muito simples e vantajosa de abrir e manter um negócio e, por fim, o terceiro fator fica no sentido de uma geração que busca outras formas de vida e carreira.
APUD, M. Maioria no Brasil, microempreendedores crescem no setor de serviços. Jornal Estadão, 17/02/2019. Disponível em https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,maioria-no-brasil-microempreendedores-crescem-no-setor-de-servico,70002723351 Acesso em 18/06/2019 (adaptado).
 
 
Considerando as ideias do texto sobre MEI, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, os MEIs, em sua maioria, são empreendedores por necessidade e não se prepararam para tornarem-se empresários.
PORQUE
II. O empreendedorpor necessidade, geralmente, inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir informações sobre o ramo de atividade em que atuará.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. No Brasil, a maioria dos MEIs são empreendedores por necessidade e que não se prepararam para tornarem-se empresários. Conceitualmente, o empreendedor por necessidade é uma pessoa que inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir informações sobre o ramo de atividade em que atuará,
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Um dos mitos mais fortes do mundo do empreendedorismo é o de que as pessoas nascem com talento para empreender. Na verdade, são certos tipos de ações responsáveis por tornar uma pessoa empreendedora e não características genéticas. E isso já foi comprovado por Saras D. Sarasvathy, autora do livro “Effectuation – Elementos da Expertise Empreendedora, 2008”, ao demonstrar que o empreendedorismo é uma escolha e não uma tendência natural ou herdada. Ou seja, com disposição, qualquer pessoa pode agir de maneira empreendedora, pois as atitudes empreendedoras são o resultado de escolhas individuais, não uma tendência natural.
PAHINS, S. Todo mundo pode ser empreendedor? Empreenda com Propósito, nov, 2016. Disponível em https://empreendacomproposito.com.br/todo-mundo-pode-ser-empreendedor/ Acesso em 18/06/2019.
 
Considerando as ideias do texto, é possível afirmar que qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor, pois
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Resposta Correta:
	 
as habilidades, os comportamentos e as características do empreendedor podem ser aprendidas e desenvolvidas por aquele que assim o desejar.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Estudos recentes atestam que qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor pois as habilidades, os comportamentos e as características do empreendedor podem ser aprendidas e desenvolvidas por aquele que assim o desejar. As demais alternativas representam ideias equivocadas sobre o empreendedor. Releia o capítulo 1.1.1 do e-book.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A motivação é crucial para a ação individual, já que mexe com o emocional dos indivíduos. O homem é produtivo por que a motivação interage com o inconsciente e é com essa força que ele realiza todas as suas tarefas. O indivíduo sempre está girando em volta do ciclo da motivação, pois sempre uma necessidade substitui a outra. O agir do ser humano é guiado por suas necessidades, ou seja, tudo depende do nível de suas necessidades.
STOOC, M. B. Motivação de Pessoas. Portal Educação. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/motivacao-de-pessoas/20686 Acesso em 20/06/2019.
 
Considerando as teorias sobre motivação humana, analise as afirmativas e marque aquela que traz a correspondência correta entre autor e sua respectiva conclusão.
I. Maslow classifica as necessidades humanas em corporais ou fisiológicas, de incentivos sociais, de incentivo do ego, esta última caracterizada pelo domínio do conhecimento e autorrealização.
II. Birch e Verof classificam a motivação humana em motivação de deficiência (afastamento para evitar ou fugir do perigo) e motivação de excesso (desejos de viver alegrias e obter satisfação).
III. Herzberg afirma que a motivação humana pode ser classificada em fatores higiênicos - que podem levar à insatisfação e fatores motivacionais - que levam à satisfação.
IV. O teórico Krech classifica as necessidade básicas que motivam o ser humano em: sensorial, curiosidade, filiação, agressão, realização, poder e independência.
V. As necessidades humanas que levam à motivação são classificadas, por Kalisch, em sensoriais, fisiológicas e físicas.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III.
	Resposta Correta:
	 
I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As teorias sobre motivação humana são assim descritas: Maslow classifica as necessidades humanas em corporais ou fisiológicas, de incentivos sociais, de incentivo do ego, esta última caracterizada pelo domínio do conhecimento e autorrealização; Herzberg afirma que a motivação humana pode ser classificada em fatores higiênicos - que podem levar à insatisfação e fatores motivacionais - que levam à satisfação.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para empreender é preciso ter condições favoráveis, seja em relação ao âmbito pessoal, seja a partir das políticas públicas de incentivo. Outra condição fundamental é a educação para o empreendedorismo, visando o desenvolvimento de uma cultura empreendedora, aliada às políticas de incentivo financeiro de curto prazo, que é relativamente fácil de ser feito.
MENEZES, M. T. Empreendedorismo. Cap.1. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado)
 
O texto mostra que para empreender é necessário que as condições sejam favoráveis. No Brasil, o relatório da pesquisa GEM (2017) identificou os fatores favoráveis ao empreendedorismo no país, os quais encontram-se descritos a seguir:
 
I. Abertura do mercado.
II. Capacidade empreendedora.
III. Características da força de trabalho.
IV. Programas governamentais.
V. Educação e capacitação.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. No Brasil, o relatório da pesquisa GEM (2017) identificou os fatores favoráveis ao empreendedorismo no país, quais sejam: abertura do mercado, capacidade empreendedora e programas governamentais.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	No Brasil, há vários fatores limitantes ao empreendedorismo,, tais como: educação e capacitação, visão, capacidade empreendedora, falta de informação, não acesso a recursos financeiros, desconhecimento da gestão de seu negócio, falta de políticas governamentais, entre outros. Essa situação torna urgente o desenvolvimento de ações para fortalecimento do empreendedorismo no país, destinados especialmente aos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte, além dos microempreendedores individuais.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado)
 
Sobre as ações para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil, é correto afirmar que essas ações devem
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
focar nas políticas governamentais, processos de educação e capacitação para empreendedores, apoio financeiro para pesquisa e desenvolvimento, incentivando a criação de empreendimentos que atuem nesse segmento.
	Resposta Correta:
	 
focar nas políticas governamentais, processos de educação e capacitação para empreendedores, apoio financeiro para pesquisa e desenvolvimento, incentivando a criação de empreendimentos que atuem nesse segmento.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As ações para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil devem , é correto afirmar que essas ações devem ter foco tanto nas políticas governamentais, novos processos de educação e capacitação para empreendedores, apoio financeiro ao empreendedorismo, quanto avançar na área de pesquisa e desenvolvimento, incentivando a criação de empreendimentos que atuem nesse segmento.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	Nos anos 2000, o cenário brasileiro mostrava que o sonho dos jovens era prestar um concurso público, revelando o perfil de um jovem que buscava estabilidade e uma boa remuneração. Porém, a partir de 2015, o crescimento do empreendedorismo entre os jovens tem se mostrado cada vez mais forte, confirmando a mudança no perfil do jovem brasileiro, que deixou de lado o sonho do concurso ou de uma carreira profissional estável para se tornar um empreendedor.
DINO. Cresce o número de jovens empreendedores no Brasil. Revista Exame, mar/2019.Disponível em https://veja.abril.com.br/economia/dino/cresce-o-numero-de-jovens-empreendedores-no-brasil-empreendedorismo-digital-ganha-destaque/ Acesso em 13/06/2019.
 
A notícia veiculada no texto retrata um dos fatores que, segundo Baron e Shane (2007), tem contribuído para que mais pessoas optem pelo empreendedorismo, qual seja:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Resposta Correta:
	 
o salário garantido na conta, deixou de ser um valor importante e, por isso, muitas pessoas passaram a preferir um estilo de vida mais independente em detrimento da segurança o emprego.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A notícia veiculada no texto retrata um dos fatores que, segundo Baron e Shane (2007), tem contribuído para que mais pessoas optem pelo empreendedorismo, qual seja: o salário garantido na conta, deixou de ser um valor importante e, por isso, muitas pessoas passaram a preferir um estilo de vida mais independente em detrimento da segurança o emprego. As demais alternativas, apesar de trazerem fatores apontados pelos referidos autores, não representam corretamente a situação retratada no texto. Releia o capítulo 1.1.1 do e-book.
	
	
	
Sábado, 27 de Junho de 2020 11h38min25s BRT

Continue navegando