Buscar

Avaliaçao 02 - Introdução a Construção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução à Construção - CT
Aluno (a): ALEXANDRE DO NASCIMENTO COSTA 
Data: 31 /05 /2020
Avaliação 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação 02 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Quais problemas podem ser ocasionados devido à falha na locação da obra?
Se a locaçãoda obra tiver falhas com erros de medidas ,esquadro ,etc a mesma tera prejuizo em função do aumento de materias empregados,pois as dimensões do projeto são alteradas,aumentando assim o desperdicio de materias e do tempo gasto de refazer oque já foi construido.trata-se entãode uma das etapas mais importante de uma obra e que merece atenção especial quando se esta realizando.
2) Cite os principais pontos demarcados no gabarito de uma obra residencial:
Após distribuir os cavaletes ,previamente alinhados conforme o projeto,são esticado linhas para determinar o alinhamento do alicerce e em seguida inicia-se a abertura das valas. O corretoe primeiro marcar o centro da vala com um prego maior e depois as laterais das valas com pregos menores para não confundirem na hora de esticar as linhas para a escavação.
3) Quais as principais vantagens para utilização do método do Gabarito para locação?
Utiliza menos quantidade de materia (estacas e tabuas)
4) Cite 5 equipamentos e suas funções para execução de terraplanagem:
Escavadeira: É um equipamento de terraplanagem utilizado para fazer aterros e desaterros do terreno. Muitas vezes, as irregularidades precisam ser cobertas e uma maquinapode otimizar o tranporte de materiais para realizar essa tarefa. O modelo hidraulico,por exemplo, é uma solução moderna cada vez mais buscada por quem trabalha com locação, por permitir um serviço rapido e com alta produtividade. 
Rolo compressor: (liso e pé-de-carneiro) o liso e mais utilizado para fazer o acabamento de materiais finos - como bica corrida – focado em terrenos que precisam de uma superficie bem compactada. O pé de Carneiro , por outro lado,possui um rolo com variação de altura, permitindo solucionar problemas de terrenos com materiais pesados e de dificil corte. Quando mais feixes – numeros de idas e voltas com a maquina, maior o grau de compactação alcançado. 
Caminhão pipa: é um dos equipamentos de terraplagem mais importante- é um dos mais buscados tambem ! como sua função e umedecer o local para que ele tenha uma textura mais flexivel, a tarefa de compactação fica muito mais facil. 
Motoniveladoras: (plaina ou “patrol”): a intenção desse equipamento e nivelar o terreno para receber a obra. Por ter muita força, ela ela consegue cortar grandes volumes de terras e bica corrida, por exemplo,e tambem pode ser usada para espalhar os materiais,tornando o solo mais linear.
Pa Carregadeira: tem a função de tranportar materiais e residuos não utilizaveis, essa ferramenta serve para todo o andamento de uma terraplanagem, retirando os excessos cortados do terreno e liberando espaço de atividade . 
5) Para uma obra possuir ambulatório é necessário ter no mínimo quantos trabalhadores?Explique com base nessa informação a importância do cumprimento legal desse requesito.
Frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores devem ter ambulatorio; deve hacver o material necessario a prestação de primeiros socorros, conforme as caracteristica da atividades desenvolvida, este material deve ser mantido guardado e aos cuidados de pessoas treinada para esse fim. 
6) Cite os serviços que fazem parte da etapa preliminar de uma obra residencial exemplificando cada etapa. 
Os serviços preliminar são aqueles considerados como se fossem serviços de apoio a execução do serviço principal. Serão programados e executados conformeas necessidades locais da obra.
Preparo do terreno
Consiste na remoção da camada vegetal,de tocos, raizes e galhos. O material retido sera removido para o local apropiado,a criterio da empresa contratada,devendo ser tomada todos os cuidados necessarios a segurança pessoal e do meio ambiente. Deverão ser preservadas as arvores,vegetação de qualidade e grama,que pela sua situação não interfiram no desenvolvimento do serviço. Sera atribuição do proprietario ou conforme negociação pode ser feito pelo engenheiro,a obtenção de autorização junto ao orgão competente para o desmatamento, principalmente no caso de arvores de porte. Sera caracterizado pela reirada e remoção de arvores, inclusive suas raizes, podendo ser manual ou mecanica.
Acompanhamento da movimentação da terra
Movimentação da terra e o conjunto de operações de escavações, carga ,transporte, descarga, compactação e acabamentos executados afim de passar de um terreno em seu estado natural para uma nova conformação topografica desejada. A importancia da atividade de movimento de terra em obras no seu contexto da execução convencional decorre principalmentedo volume de recursos humanos,tecnologicos e economicos que envolvem.
Corte
As operações de corte compreendem: escavação dos materiais constituintes do tereno natural ate a plataforma de terraplanagem definida pelo projeto e em seguida o material escavdo deve ser tranportado para aterros ou bota foras.
Aterros 
Aterros constituem volumes de terra cuja implementação requer o deposito de materiais. Os materiais de aterro se originam dos cortes e dos emprestimos. As operações de aterros compeendem a descarga, o espalhamento da terra, a correção da umidade e a compactaçãodos materiais escavados para confecção do corpo e da camada final dos aterros.
Deposito no canteiro de obra
Para a implantação do canteiro na area junto a obra, onde são disposto de maneira racional e ordenada, os escritorios, os depositos de materiais, os equipamentos e ,quando não são adquiridos prontos,os locais de fabricação de formas e de corte e dobragem das armaduras, onde posteriormente serão utilizados. Para a construção do deposito de guarda de materiais e ferramentas devem ser estudada um local onde não possa atrapalhar a contrução e tambem não deva ficar em algum lugar que possa obstruir as passagens. Este pode ser executado na propria obra em alvenaria ou em chapas de madeira ou tipo “container” sendo que este ultimo e mais pratico e rapido. 
Avaliação 02: Introdução à Construção - CT

Outros materiais