Buscar

Conceitos Econômicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Nossa unidade 2 (Sistemas Econômicos e o Mercado Sob a Ótica do Consumidor - a Demanda) nos ensina uma série de conceitos que influencia o comportamento do consumidor na atividade econômica da sociedade, ou seja, nos apresenta a ótica do consumidor.
Assinale a alternativa correta com relação ao conceito de demanda e das variáveis que influenciam a escolha do consumidor .
A)
É a quantidade de um bem ou serviço que satisfaz aos consumidores e aos fornecedores. Os preços de outros produtos, os preços dos fatores de produção e o preço do produto produzido influenciam a escolha do consumidor.
B)
É aquilo de que se abre mão para obter determinado bem ou serviço. Variáveis como preço do produto, o preço dos bens relacionados (substitutos ou complementares), e a renda influenciam a escolha do consumidor.
C)
É a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado momento. Não há variáveis que influenciam a escolha do consumidor, pois pesquisas mostram que o brasileiro é específico em suas compras e conhecedor daquilo que precisa.
D)
É a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado momento. Variáveis como preço do produto, o preço dos bens relacionados (substitutos ou complementares), e a renda influenciam a escolha do consumidor.
E)
A quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam vender em determinado momento. Variáveis como preço do produto, o preço dos bens relacionados (substitutos ou complementares), e a renda influenciam a escolha do consumidor.
Questão 2
Nossa unidade 7 (Ambiente Inflacionário) nos ensina conceitos como inflação (suas causas e tipos), o regime de metas de inflação, como a inflação é calculada e os principais índices econômicos do Brasil.
Leia atentamente as sentenças abaixo:
 
 É o aumento contínuo e generalizado dos preços em todos os mercados.
 Acontece em virtude do aumento dos custos de mão de obra, de matérias-primas e da carga tributária.
 É a redução generalizada dos preços dos bens e serviços.
 
Assinale a alternativa que aponte, NECESSARIAMENTE NA ORDEM ACIMA DESCRITA, o conceito pertencente a cada sentença.
A)
Inflação, Inflação de Custos e Deflação.
B)
Regime de Metas de Inflação, Deflação e Inflação de Custos.
C)
Inflação, Deflação e Inflação de Custos.
D)
Inflação, Inflação de Demanda e Deflação.
E)
Inflação, Inflação de Demanda e Inflação de Custos.
Questão 3
O Banco Central é o órgão que controla a oferta monetária no país e os assuntos a ela relacionados. Sobre as funções do Banco Central, são dadas abaixo 3 sentenças. Analise-as:
I – Controlar a oferta de moeda (possui o monopólio de emissão);
II – Zelar pelo valor da moeda nacional frente ao mercado interno;
III – Zelar pelo valor da moeda nacional frente ao mercado externo.
Marque a alternativa correta a respeito das sentenças:
A)
Somente I é verdadeira.
B)
Todas são verdadeiras.
C)
Somente III é verdadeira.
D)
Somente I e II são verdadeiras.
E)
Somente II é verdadeira.
Questão 4
Em relação ao conceito de oferta, assinale a alternativa correta:
A)
A demanda está relacionada aos gostos dos produtores.
B)
A oferta de bens e serviços não depende dos custos de produção destes mesmo bens e serviços.
C)
O equilíbrio de mercado ocorre quando há mais quantidades demandadas do que ofertadas de determinados produtos ou serviços.
D)
A oferta expressa a ótica do produtor na atividade econômica.
E)
O conceito de oferta é puramente conceitual, sem nenhuma aplicação prática.
Questão 5
 
Sobre as divisões do estudo econômico, assinale a única alternativa correta:
A)
A microeconomia estuda os grandes agregados nacionais como o progresso tecnológico e as estratégias de crescimento. 
B)
O desenvolvimento econômico trata das questões de curtíssimo prazo, de maneiras para melhorar o padrão da vida da população.
C)
 A economia internacional pouco tem a ver com o crescimento de um país, pois exportações e importações não afetam em nada na formação do PIB – Produto Interno Bruto.
D)
A microeconomia estuda o comportamento dos produtores e dos consumidores, além de como eles se corrompem mutuamente no mercado.
E)
O desenvolvimento econômico trata de questões de longo prazo, em busca de maneiras para melhorar o padrão da vida da população.
Questão 6
Nossa Unidade de Aprendizagem 7 (Ambiente Inflacionário) nos ensina conceitos como inflação (suas causas e tipos), o regime de metas de inflação, como a inflação é calculada e os principais índices econômicos do Brasil. Leia atentamente as sentenças abaixo:
 Um país que passa por esse processo sofre com a alta elevada dos preços dos produtos.
 Um país que passa por esse processo sofre com a forte desvalorização da moeda.
 Um país que passa por esse processo pode entrar em recessão econômica.
Assinale a alternativa correta:
A)
As sentenças acima tratam do conceito de inflação de demanda.
B)
As sentenças acima apontam os estágios para chegar a um ambiente inflacionário.
C)
As sentenças acima apontam fatores que deflagram o quadro inflacionário.
D)
As sentenças acima caracterizam um quadro de hiperinflação.
E)
As sentenças acima tratam das consequências de se adotar o regime de metas de inflação.
Questão 7
Dentre os conceitos que estudamos na Unidade 2, aprendemos que, na condição de um dos agentes econômicos, estamos inseridos em um sistema econômico bem-estruturado, facilitador da vida em sociedade.
Assinale a alternativa correta sobre Sistema Econômico.
A)
O sistema capitalista (também chamado de economia centralizada ou planificada) é regido pelas forças de mercado, pela livre iniciativa e a propriedade dos fatores de produção é privada.
B)
Sistema econômico é a estrutura econômica, política e social adotada por uma sociedade, definindo como se organiza a produção, distribuição e consumo dos bens e serviços que seus membros utilizam.
C)
Um sistema econômico não tem relação com os problemas econômicos fundamentais de uma nação: trata apenas da divisão social entre as classes de uma sociedade.
D)
O sistema de economia mista é um conceito puramente teórico, sem nenhuma aplicação prática, que serve apenas para simular como seria uma sociedade caso houvesse a intervenção do Estado em uma economia na qual predominassem as premissas liberais.
E)
O sistema socialista (também conhecido como economia de mercado) possui um órgão central de planejamento e a propriedade dos fatores de produção é pública.
Questão 8
Os efeitos perversos do processo inflacionário se manifestam em praticamente todos os setores da economia, e sobre estes efeitos são apresentados três exemplos nas sentenças abaixo. Julgue-as, com base na teoria da inflação:
I - Baixa produtividade econômica: o processo inflacionário tende a prejudicar os investimentos, principalmente nos setores de base (infraestrutura), já que estes necessitam de um longo período de maturação.
II - Estímulo à formação de poupança: com a elevação generalizada dos preços, as famílias mais pobres reduzem o consumo, direcionando todas as economias para a poupança
III - Dificuldade de planejamento empresarial: em meio a uma espiral inflacionária, torna-se mais difícil acompanhar os orçamentos das empresas, o que impede que os empresários façam previsões mais razoáveis.
Marque a alternativa correta a respeito das sentenças acima.
A)
Somente a alternativa I está correta.
B)
Alternativas I e III estão corretas.
C)
Alternativas I e II estão corretas.
D)
Alternativas II e III estão corretas.
E)
Somente a alternativa III está correta.
Questão 9
Assinale a alternativa correta sobre o conceito de Lei Geral da Oferta:
A)
 O sistema econômico capitalista condena essa prática.
B)
Todas as alternativas apresentadas nesta questão estão corretas
C)
Quanto maior o preço de um bem ou serviço, maior será a quantidade
que o fornecedor entregará ao mercado.
D)
É um fenômeno econômico característico de países subdesenvolvidos.
E)
Se o preço do bem aumenta, a quantidade demandada diminui.
Questão 10
Assinale a alternativa correta sobre os instrumentos da Política Macroeconômica:
A)
Os Instrumentos de Política Macroeconômica buscam o equilíbrio de mercado, por meio das curvas de demanda e oferta.
B)
Por meio da Política Fiscal, o governo exerce o controle e a administração das contas públicas por meio da política tributária (arrecadação de tributos) e dos gastos públicos.
C)
As Políticas Monetária e Fiscal são realmente as Políticas que devem ter atenção do governo, uma vez que a Política Cambial é usada somente pelos outros países do mundo.
D)
Por meio do Banco Central, o governo atua sobre o volume de moeda, sobre a política de crédito e sobre o controle da inflação por meio da taxa básica de juros, fazendo deste modo Política Cambial.
E)
A Política Monetária trata das relações financeiras e comerciais entre os países, nas quais aparece como necessidade à conversão de moedas diferentes.
Questão 11
Aumento do desemprego, queda na renda familiar, redução do lucro das empresas e queda do nível de investimento são características de:
A)
Perda do poder de compra da moeda.
B)
Subdesenvolvimento econômico.
C)
Inflação.
D)
Economia de mercado.
E)
Recessão econômica.
Questão 12
Leia atentamente a sentença abaixo e assinale a alternativa CORRETA, considerando a definição de Economia.
Atender às necessidades humanas ilimitadas, que aumentam com o crescimento da renda ou com o aparecimento de novas tecnologias, e como distribuir da melhor maneira possível os recursos produtivos ou fatores de produção, que são escassos, é a principal questão: 
A)
Dos Princípios Básicos da Economia.
B)
Da Macroeconomia.
C)
Da Divisão do Estudo Econômico.
D)
Da Economia.
E)
Da Economia Internacional.
Questão 13
Economia é a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas (Vasconcellos; Garcia, 2008).
Para que tal aconteça, é necessário gerenciar os fatores de produção, e sobre os fatores de produção, são dadas abaixo 3 sentenças. Analise-as:
 I. Trabalho: refere-se aos recursos humanos, à mão de obra, seja ela no chão de fábrica, na lavoura, no escritório, no empreendimento individual ou no comércio.
 II. Terra: refere-se única e exclusivamente ao dinheiro que se pode empregar nos processos produtivos;
 III. Capital: refere-se unicamente aos recursos minerais, que podemos extrair do solo brasileiro.
Indique a única alternativa que faz uma afirmação correta sobre estas três sentenças:
A)
Somente II é verdadeira.
B)
Somente I e III são verdadeiras.
C)
Somente III é verdadeira.
D)
Somente I é verdadeira.
E)
Somente I e II são verdadeiras.
Questão 14
O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a básica de juros. Qual o nome da taxa básica de juros?
A)
Selic.
B)
INCC.
C)
IPI.
D)
Spread.
E)
IGPM.
Questão 15
Nossa Unidade de Aprendizagem 7 (Ambiente Inflacionário) nos ensina conceitos como inflação (suas causas e tipos), o regime de metas de inflação, como a inflação é calculada e os principais índices econômicos do Brasil. Leia atentamente as sentenças abaixo:
 Significa um comprometimento do Banco Central com a estabilidade da moeda e dos preços.
 Utiliza os prognósticos da inflação como principal variável indicativa da condução da política monetária.
 Utiliza a elevação da taxa de juros Selic, se a inflação projetada ultrapassar a meta, ou redução da taxa de juros, se a inflação projetada ficar abaixo da meta.
As sentenças acima estão relacionadas ao conceito de:
A)
Regime de Metas de Inflação.
B)
Deflagração de processo inflacionário.
C)
Relação de inflação de custos e inflação de demanda.
D)
Quadro recessivo.
E)
Ambiente Inflacionário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando