Buscar

POLÍTICA SOCIAL: FUNDAMENTOS E HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: EMILLY FLAVIA DA SILVA CELESTINO COD: 830.456 
POLÍTICA SOCIAL: FUNDAMENTOS E HISTÓRIA
O Serviço Social surgi mediante a políticas sociais, na transição do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, se juntando ao Estado para ação das politicas sociais. Estado faz o papel de reprodução social, será uma parte em colaboração de riqueza, mas não será diretamente na produção, irá colaborar através de salário indiretos, colaborar com o sistema para que a produção alcance o objetivo de mais lucros.
As primeira formas de politica social foram para socorrer a burocracia pública em 1885-1889, só depois disso marinheiros e ferroviários conseguem seus seguros, suas caixas de aposentadoria (pois antes esse socorro público era de forma mais sigilosa). 
De forma sistemática começa com a industrialização , o estado da retaguarda no processo de produção criando politicas sociais de seguro, as caixa de pensão, depois algumas forma bem tímidas de assistência social, e na saúde ainda no âmbito do seguro (só acessava ela se fosse um trabalhador no âmbito formal.)
Grande crise do capital (Crash de nova York – Da Bolsa), o Estados Unidos implementou uma politica chamada “new deal”, com a proposta de ampliar um pouco o Estado. O Brasil pega um pouco dessa política norte americano no país, assim dando início a promulgação das chamadas Leis Trabalhista , para a implementação de mais ações voltadas ao trabalhador, assistir mais a população. Mas é somente em 1940-1950 que á uma certa ampliação do Estado Brasileiro, no desenvolvimento e a intenção de romper com a dependência.
O final da segunda guerra mundial, um marco nas politicas sociais para uma resposta a toda a desigualdade e o caos que a via acontecido pós segunda guerra. A resposta pra esse processo foi a criação do Estado chamado de “Bem estar social” , ampliando a produção e aumentando o salario dos trabalhadores, criando resistências contra as ideia socialistas que avançavam perto da Europa na União Soviética, não dando voz e força as ideias socialistas, para se conseguir uma serie de conquistas, pleno emprego e politica social, mas tendo seu limite. Foi conhecido como 30 anos gloriosos, e apesar de ter acabado ele inspirou muito na nossa constituição.
Já o Brasil neste período estavam vivenciando uma ditadura militar que surgiu a partir de um golpe 1964 , Jose Paulo neto chama de autocracia burguesa (os estado não tinha só funções militares, ele tinha um papel e foi financiado pela burguesia nacional e internacional) e isso ocorreu uma certa ampliação do estado, varias estatais foram criadas, muitas delas foram vendidas na década de 90 no processo de privatização. 
A década de 70 por mais que estava sendo um estado autocrático que matava e torturava pessoas, se também abriu uma expansão no mercado de trabalho para o Serviço Social a partir das politicas publicas, porem essas perspectivas começaram a decair no final da década 70-82, pois há uma implementação de ideias Neoliberais, que será um contraposto a intervenções anteriores, ideia essa baseada nos pensadores das escola de Chicago. 
O Brasil na década de 80 estará vivendo um processo social que é construir um estado cidadão, um estado de direito, a partir da promulgação da constituição federal de 88. 
Na década de 90 no Brasil, tiveram os governos famosos do Fernando Henrique Cardoso , sua proposta era dentro do dialogo Neoliberal, minimizar o estado o máximo possível, se preocupado com o básico, por exemplo o cidadão só deverá procurar pela saúde em risco de morte.
No tempo de Lula e Dilma tivemos o Neodesenvolvimentismo, que foca na politica social no âmbito da Assistência e na politica econômica no âmbito do desenvolvimento. Hoje nos temos a retomada do Neoliberalismo, que é privatizar o petróleo, a saúde, incentivar o plano de saúde, diminuir o recurso da Assistência Social, reforma da previdência. É um período das contras reformas das politicas sociais.

Continue navegando