Buscar

Cetose relatorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cetose
É uma doença metabólica, alguns dos seus sintomas são perda de peso, metrite, mastite, deslocamento do abomaso e diminuição da produção de leite, ocorrem geralmente entre as 3 últimas semanas de gestação e as 3 primeiras após o parto. Isto é devido um aumento na demanda de energia relacionada a diminuição do consumo favorecendo o balanço energético negativo, este faz com que ocorra o aumento da oxidação de ácidos graxos no fígado resultando em corpos cetônicos que por sua vez são liberados no sangue.
Para diagnóstico estamos utilizando o KetoVet, um aparelho que necessita apenas de uma gota de sangue para tal verificação. Em apenas 5 segundos o aparelho informa o resultado da concentração de cetona no sangue em mmol/L. Os valores de referência são de 0 a 1,2 mmol/L, animais normais; 1,2 a 5,0 mmol/L, animais com cetose subclínica e acima de 5,0 mmol/L animais com cetose clínica.
Para tratamento estamos utilizando Catosal B12 na recomendação de 5,0 - 25,0 mL para bovinos adultos. Catosal B12 é um fósforo orgânico injetável, ele aumentará a ingestão de matéria seca, por diminuir os níveis de beta-hidroxibutirato.

Outros materiais