Buscar

nooes de direito prova2

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	Leila Adriane Cruz de Souza (2554076)
	Disciplina:
	Noções de Direito (CTB09)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637355) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	19884888
Parte superior do formulário
	1.
	O Mandado de segurança, enquanto uma das ações constitucionais voltadas a garantir os direitos fundamentais, é um instrumento de liberdade civil e político. Sobre ele, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O mandado de segurança caberá contra um ato ilegal e coator de autoridade, quando contra este ato não couber habeas corpus e habeas data.
(    ) O mandado de segurança cabe contra direito líquido e certo, ou seja, aquele que poderá ser comprovado com o depoimento do impetrante (aquele que ajuíza o mandado de segurança).
(    ) O mandado de segurança pode ser individual, quando impetrado por uma só pessoa, ou coletivo, quando impetrado em nome de uma coletividade.
(    ) O mandado de segurança pode ser preventivo ou repressivo, ou seja, pode ser impetrado antes ou depois da ofensa ao direito líquido e certo em questão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	2.
	Definida como o vínculo jurídico e político que liga um indivíduo a um Estado, a nacionalidade pressupõe direitos e deveres e está ligada aos conceitos de povo, população e nação. Acerca destes conceitos, analise as afirmativas a seguir:
I- População é um conceito que abrange nacionais e estrangeiros, desde que habitem o território de um determinado país ou região.
II- Laços históricos, culturais, econômicos e linguísticos ligam os membros de uma nação.
III- Não existe distinção entre os conceitos de povo e população.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	b) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	 
	 
	3.
	A Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 5º, dispõe sobre direitos e garantias fundamentais destinados aos brasileiros e estrangeiros residentes no país para lhes assegurar uma vida digna e plena. Entre estes direitos e garantias fundamentais instituídos pela nossa Carta Magna, estão as liberdades de consciência, de crença e de pensamento, dispostas respectivamente nos incisos IV, VIII e IX do referido artigo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
	
	a) A Liberdade de pensamento é absoluta e impede a existência de censura sobre o pensamento e sua manifestação pelos indivíduos.
	
	b) A liberdade de consciência impede que alguém seja privado de seus direitos em virtude de suas convicções filosóficas ou políticas.
	
	c) A Liberdade de crença pode ser alegada para justificar o descumprimento de uma obrigação legal, como o pagamento de impostos, por exemplo.
	
	d) A Liberdade de pensamento impede que alguém tenha seus direitos restringidos em consequência de suas crenças religiosas.
	 
	 
	4.
	Além de dispor a liberdade como direito fundamental, a Constituição também prevê meios para garanti-la. Esses meios são chamados de ações constitucionais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O habeas data poderá ser impetrado (apresentado em juízo) quando o indivíduo for vítima de ilegalidade ou abuso de poder, para garantir seu direito à liberdade de locomoção.  
II- O Habeas corpus poderá ser impetrado quando houver uma recusa do poder público em fornecer informações de caráter público a respeito do indivíduo.
III- O habeas corpus pode ser repressivo ou preventivo, ou seja, pode se dirigir a ameaça ou à própria coação.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	5.
	O Direito Processual é o ramo do Direito que regula o modo como se processam as ações judiciais. O Direito Processual ou direito formal, define as formas e instrumentos a serem usados no âmbito do judiciário para garantir o direito material. Acerca do Direito Processual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem três grandes ramos de direito processual: o Civil, o Penal e o do Trabalho.  
(    ) Cada ramo do direito processual corresponde a um ramo equivalente de direito material.
(    ) O Direito Processual é um ramo do Direito Privado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V.
	
	b) V - F - F.
	
	c) V - F - V.
	
	d) V - V - F.
	 
	 
	6.
	No direto brasileiro, quando um fato a ser analisado constata-se que é algo já realizado, acabado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, pois já satisfez todos os requisitos formais para gerar a plenitude dos seus efeitos, torna-se, portanto, completo ou aperfeiçoado. Sua importância para o direito é a proteção dada à pessoa da imutabilidade da situação jurídica que de boa-fé foi realizada dentro dos parâmetros legais quando sobrevém nova lei. Sobre a lei descrita, analise as sentenças a seguir:
I- Ato jurídico perfeito, que é aquele completo, válido e eficaz.
II- Direito líquido e certo é o que já produziu todos os seus efeitos.
III- Ato perfeito é aquele que teve seu ciclo de formação encerrado, por ter esgotadas todas as fases necessárias à sua produção.
IV- Devido processo legal é o direito de acesso à justiça.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
	7.
	O Direito Constitucional é o ramo autônomo do Direito que abrange as normas jurídicas contidas na Constituição, ou seja, as normas jurídicas constitucionais. Estas normas jurídicas constitucionais dispõem sobre as bases do ordenamento jurídico nacional e os fundamentos do Estado Democrático. Acerca da definição e classificação do Direito Constitucional, analise as sentenças a seguir:
I- Direito Constitucional é o ramo do direito público responsável por estabelecer os princípios e normas de organização e funcionamento do Estado e de sua estrutura política.
II- O Direito Constitucional abrange todo o conjunto normativo brasileiro, compreendendo, além das normas jurídicas constitucionais, todas as demais leis e atos normativos que compõem o nosso sistema jurídico.
III- O Direito Constitucional brasileiro é regido pelo princípio do Estado de Direito, por meio do qual todo o poder no âmbito do Estado se subordina ao Direito. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	
	a) Somente a sentenças I está correta.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	8.
	O Direito Administrativo compreende o conjunto de normas que regem a Administração Pública. Neste sentido, são regulados pelo Direito Administrativo os modos, meios e formas a serem usados pela Administração Pública para atingir seus objetivos. Sobre este ramo específico do Direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Administração Pública possui discricionariedade para desobrigar os particulares de cumprirem a normas de Direito Administrativo.
(    ) O Direito Administrativo fixa as regras que organizam administrativamente o Estado.
(    ) Entre os poderes regulamentados pelo Direito Administrativo está o poder de polícia, que confere à Administração Pública a faculdade de coibir quaisquer atos individuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V.b) V - F - F.
	
	c) F - V - F.
	
	d) V - V - F.
	 
	 
	9.
	As leis são a principal fonte do Direito e dentre elas encontra-se a Constituição, definida como a Lei maior do ordenamento jurídico. A Constituição estabelece a base normativa sobre a qual devem ser erigidas as normas que regulamentam o Estado democrático de Direito. Sobre a Constituição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Constituição é a lei fundamental e suprema de um Estado, responsável por sua estruturação política e definição dos direitos fundamentais.
(    ) A Constituição deve dispor sobre os poderes públicos e seu funcionamento, assim como sobre os direitos, garantias e deveres dos cidadãos.
(    ) A Constituição conterá todo o conjunto normativo do sistema jurídico brasileiro, responsável por regular as relações de Direito Público e Direito Privado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	
	a) V - V - F.
	
	b) F - V - V.
	
	c) F - F - F.
	
	d) V - F - V.
	 
	 
	10.
	A proteção ao direito à vida é o princípio fundamental imutável previsto na Constituição Federal. A garantia ao direito à vida é pré-requisito para o exercício dos demais direitos, como o da liberdade, por exemplo. Analise as afirmativas a seguir que apresentam os remédios constitucionais, ou seja, os meios previstos na CF para a garantia da liberdade:
I- O mandado de injunção pode ser ajuizado na falta de uma norma regulamentadora.
II- O mandado de segurança é para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data.
III- O habeas corpus protege o direito de locomoção e somente pode ser impetrado por advogado.
IV- Tanto o habeas data como o habeas corpus pode se dar de forma repressiva.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa IV está correta.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Continue navegando