Buscar

DIREITOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Com relação à teoria filosófica do contratualismo, a ideia de Estado anti-leviatã deve ser associada ao conceito de:
		
	
	Concepção da Polis Grega
	
	Estado absoluto
	
	Estado corporativista
	
	Concepção medieval de Estado
	 
	Estado de Direito
	
	
	 2.
	Ref.: 141118
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Acerca da incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos na ordem interna, analise as seguintes afirmativas: I  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, não podem ter status de supralegalidade. II  Os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira sempre serão considerados como emendas constitucionais, independentemente do modo de sua aprovação pelo Congresso Nacional; III  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, podem equivaler à emenda constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos. IV  Os direitos previstos nos tratados internacionais sobre direitos humanos podem fazer parte do catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro, de acordo com a cláusula de abertura do art. 5º, § 2º, da CRFB/88. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I
	
	I e IV
	 
	III e IV
	
	I, III e IV
	
	II e III
	
	
	 3.
	Ref.: 141300
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com relação aos direitos fundamentais e suas três dimensões, assinale a resposta correta:
		
	
	Os direitos de segunda geração são geralmente descritos como direitos negativos e absenteístas, na medida em que garantem as liberdades individuais dos cidadãos comuns.
	
	Os direitos de primeira geração são geralmente descritos como direitos positivos, pois, normalmente, demandam ações prestacionais positivas do Estado.
	
	Os direitos fundamentais de terceira geração nascem atrelados à busca da igualdade formal e são direitos individuais.
	 
	Os direitos de segunda geração surgem com o objetivo de garantir a busca pela igualdade material e pela justiça social.
	
	As dimensões dos direitos fundamentais podem ser atreladas à trilogia da Revolução francesa, ou seja, a expressão fraternidade fica atrelada à primeira dimensão e a expressão liberdade fica associada à segunda dimensão de direitos.
	
	
	 4.
	Ref.: 911694
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Tratados são, por excelência, normas de direito internacional público. No modelo jurídico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o direito interno estatal, após a verificação de seu iter de incorporação. A respeito dessa temática, assinale a opção correta, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro. (OAB ¿ 2008.3)
		
	
	Uma vez firmados, os tratados relativos ao MERCOSUL, ainda que criem compromissos gravosos à União, são automaticamente incorporados visto que são aprovados por parlamento comunitário.
	
	NRA
	 
	Aprovados por decreto legislativo no Congresso Nacional, os tratados podem ser promulgados pelo presidente da República.
	
	Após firmados, os tratados passam a gerar obrigações imediatas, não podendo os Estados se eximir de suas responsabilidades por razões de direito interno.
	
	Uma vez ratificados pelo Congresso Nacional, os tratados passam, de imediato, a compor o direito brasileiro.
	
	
	 5.
	Ref.: 625213
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com relação ao direito constitucional do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A Constituição de 1988 prevê proteção jurídica apenas aos direitos fundamentais liberais.
	
	A Constituição brasileira de 1988 pode ser considerada um sistema fechado de regras jurídicas de aplicação silogística.
	 
	Apesar de dependerem da reserva do possível, os direitos sociais são direitos fundamentais.
	
	Os direitos fundamentais sociais são direitos sem efetividade, pois dependem sempre de norma infraconstitucional superveniente.
	
	Os direitos sociais não fazem parte do rol jusfundamental do cidadão brasileiro.
	
	
	 6.
	Ref.: 160104
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com relação à efetividade ou eficácia social dos direitos sociais, é comum afirmar-se que, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, tais direitos não estariam aptos para gerar verdadeiros direitos subjetivos para o cidadão comum. No entanto, parte da doutrina e da jurisprudência divergem de tal entendimento. Assim sendo, é correto afirmar que:
		
	
	o STF, em decisões recentes, afirmou a primazia do princípio da Reserva do Possível sobre o mínimo existencial.
	 
	o STF, em decisões recentes, vem reconhecendo a plena justiciabilidade (efetividade) dos direitos sociais, quando relacionados ao mínimo existencial.
	
	o STF afirma a primazia absoluta dos direitos sociais, mesmo quando sua efetivação vá além do mínimo existencial.
	
	o STF não pode intervir em matéria de direitos sociais, por não serem estes verdadeiros direitos fundamentais.
	
	o STF afirma a primazia absoluta das liberdades individuais sobre os direitos sociais, daí a sua atual posição não-concretista.
	
	
	 7.
	Ref.: 159559
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com relação aos remédios constitucionais, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I - O habeas corpus pode ser impetrado sem advogado, por qualquer pessoa, em nome próprio ou alheio. II - Conceder-se-á habeas data sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
		
	
	ambas assertivas são verdadeiras
	
	as duas assertivas são falsas
	 
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	
	as duas assertivas são falsas e a primeira justifica a segunda
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	
	
	 8.
	Ref.: 159806
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Nomeie, com alusão à defesa do Estado e das instituições democráticas, a opção válida:
		
	
	Os atos praticados pelo executor da medida, durante o Estado de Defesa, não estão sujeitos, de vez que resultantes da instauração de um sistema de legalidade extraordinária, ao controle judicial
	
	O Estado de Defesa, da mesma forma que o Estado de Sítio, só poderá ser decretado pelo Presidente da República, após autorização do Congresso Nacional
	
	Para a decretação do Estado de Defesa, o Presidente da República deve, antecipadamente, solicitar autorização do Congresso nacional.
	
	O tempo de duração do Estado de Defesa e do Estado de Sítio não poderá ser superior a 30 (trinta) dias improrrogáveis
	 
	Constituem pressupostos para a decretação do Estado de Sítio a comoção grave de repercussão nacional, a ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o Estado de Defesa e a declaração do Estado de Guerra ou resposta a agressão armada estrangeira
	
	
	 9.
	Ref.: 265482
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	¿Utilizado, de ordinário, para aferir a legitimidade das restrições de direitos ¿ muito embora possa aplicar -se, também, para dizer do equilíbrio na concessão de poderes, privilégios ou benefícios (...) em essência, consubstancia uma pauta de natureza valorativa que emana diretamente das ideias de justiça, equidade, bom senso, prudência, moderação, justa medida, proibição de excesso, direito justo e valores afins; precede e condiciona a positivação jurídica, inclusive a de nível constitucional; e, ainda, enquanto princípio geral do direito, serve de regra de interpretação para todo o ordenamento jurídico¿. Este texto refere-se a quais princípios da interpretação constitucional?
		
	
	unidade/força normativa;
	 
	proporcionalidade/razoabilidade;
	
	elástico/efeito integrador.
	
	correção funcional/máxima efetividade;
	
	eficácia integradora/interpretação conforme a Constituição;
	
	
	 10.
	Ref.: 159831
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com relação à proteção internacional dos direitos humanos podemos afirmar que:
		
	
	no campo internacional, os instrumentos internacionais não permitem invocar a tutela internacional, mediante a responsabilização do Estado, quando direitos humanos internacionalmente asseguradossão violados.
	 
	para o Direito Internacional dos Direitos Humanos, o Estado tem a responsabilidade primária no tocante à proteção de direitos, tendo a comunidade internacional a responsabilidade subsidiária, quando as instituições nacionais se mostrarem falhas ou omissas na proteção de direitos.
	
	os instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos, ao consagrarem parâmetros mínimos a serem respeitados pelos Estados, somente são acionáveis perante as instâncias nacionais dos Estados.
	
	no campo nacional, os instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos não complementam o Direito interno, mas estão alicerçados na primazia da pessoa humana.
	
	no campo internacional, os instrumentos internacionais até permitem invocar a tutela internacional, mediante a responsabilização do Estado, porém será necessária a aprovação do Conselho de Segurança da ONU.

Continue navegando

Outros materiais