A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
É possível dizer que o processo arbitral é uma

Pré-visualização | Página 1 de 2

É possível dizer que o processo arbitral é uma ____________, feita de modo __________ e ________ intervenção estatal. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento das lacunas a fim de expor as características corretas do processo arbitral:
Escolha uma:
a. espécie de resolução de conflitos. público. com.
b. espécie de resolução de conflitos. público. com.
c. conciliação. privado. sem.
d. negociação. público. com.
e. espécie de resolução de conflitos. privado. sem.
Comentário: Videoaula 03.É possível dizer que o processo arbitral é uma espécie de resolução de conflitos, feita de modo privado e sem intervenção estatal.
Feedback
A resposta correta é: espécie de resolução de conflitos. privado. sem..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o processo histórico brasileiro a respeito do “princípio da inafastabilidade da jurisdição”, analise as informações a seguir e identifique-as como verdadeiras ou falsas:
( ) o governo militar (1964-1985) admitiu integralmente o princípio da inafastabilidade da jurisdição, já que até mesmo os atos praticados pelo Comando Supremo da Revolução de 31.03.64 poderiam ser objeto de apreciação judiciária.
( ) segundo a Constituição Federal de 1988: "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”.
( ) historicamente, regimes ditatoriais tendem a rejeitar - ao menos parcialmente - o princípio da inafastabilidade da jurisdição.
Agora, escolha a alternativa que indica a ordem correta das respostas:
Escolha uma:
a. F. V. F.
b. F. F. V.
c. F. V. V.
Comentário: A respeito do “princípio da inafastabilidade da jurisdição”, é verdadeira as assertivas: Segundo a Constituição Federal de 1988: "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”. E, historicamente, regimes ditatoriais tendem a rejeitar - ao menos parcialmente - o princípio da inafastabilidade da jurisdição.
d. V. V. F.
e. V. V. V.
Feedback
A resposta correta é: F. V. V..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a escolha do árbitro pelas partes no processo arbitral, analise as assertivas a seguir e identifique quais delas são vantajosas para os envolvidos:
I. Permite às partes escolher alguém com um conhecimento técnico específico para o litígio em questão.
II. Permite a escolha de alguém previamente conhecido pelas partes, sobre quem as partes já têm ciência das qualificações.
III. Contribui para a indicação de alguém despreparado e tendencioso para o julgamento da questão posta sob análise.
Escolha a alternativa que compreende apenas as assertivas corretas:
Escolha uma:
a. Apenas II está correta.
b. Todas estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
Comentário: “Cabe destacar que a escolha do árbitro pelas partes guarda em seu âmago outras virtudes, entre as quais que é previamente conhecido dos litigantes e possui conhecimento específico sobre o assunto, bem como, pode dedicar-se exclusivamente para a solução da controvérsia posta. Destarte, é mais do que evidente que diante de tais predicados o árbitro terá maiores e melhores condições para encontrar a solução mais adequada para o caso, em termos comparativos às soluções apresentadas pela jurisdição uma”.
e. Apenas I estão correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas I e II estão corretas..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo o art. 1º da Lei da Arbitragem (Lei 9.307/1996): “As pessoas capazes de contratar poderão valer-se da arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis”, estabelecendo-se assim quais casos são aptos a serem submetidos à arbitragem e quem pode se submeter à arbitragem. Qual o nome atribuído a essa limitação da arbitragem instituída pelo referido artigo?
Escolha uma:
a. arbitrariedade
b. arbitrabilidade
Comentário: conforme consta no art. 1º da lei 9307/96.
c. economia processual
d. autenticidade
e. boa-fé
Feedback
A resposta correta é: arbitrabilidade.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a concepção moderna de separação de poderes, adotada em nosso Estado a partir do consagrado no art. 2º da Constituição Federal de 1988, é possível afirmar que os Poderes da República, independentes e harmônicos entre si, são os seguintes:
Escolha uma:
a. Legislativo, Executivo e Judiciário.
Comentário: Conforme artigo trabalhado: “A separação de poderes demonstra seus predicados diante da presença de uma harmonia e independência que o texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988 oferta à formação do Estado brasileiro. Em seu art. 2º segundo consta que “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.
b. Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador.
c. Legislativo, Executivo e Moderador.
d. Executivo e Judiciário.
e. Judiciário e Legislativo.
Feedback
A resposta correta é: Legislativo, Executivo e Judiciário..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“O princípio da autonomia da vontade é entendido como ___________________. Mas é preciso entender que esse princípio _____________ pela ________. Assinale a alternativa que apresenta o correto preenchimento das lacunas.
Escolha uma:
a. obediência ao Estado. pode ser limitado. costumes.
b. poder de auto-gestão. não pode ser limitado. costumes.
c. poder de auto-gestão. não pode ser limitado. lei.
d. poder de auto-regulamentação. não pode ser limitado. lei
e. poder de auto-regulamentação. pode ser limitado. lei.
Comentário: Videoaula 04. O princípio da autonomia da vontade é entendido como ¬¬¬¬-auto-regulamentação. Mas é preciso entender que esse princípio pode ser limitado pela lei.
Feedback
A resposta correta é: poder de auto-regulamentação. pode ser limitado. lei..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a importância do processo arbitral, é correto afirmar apenas o que se identifica em:
I. Pode ser constada, por exemplo, diante da impossibilidade de decisões arbirais serem homologadas ou ficarem sujeitas a recursos perante o Poder Judiciário, o que não deixa qualquer dúvida sobre o caráter jurisdicional da arbitragem.
II. A opção das partes pela composição do conflito por meio da arbitragem não possui qualquer contexto de afronta à jurisdição una consagrada pelo princípio da inafastabilidade jurisdicional.
III. O processo arbitral permite às partes abdicarem de uma decisão estatal passando-as para as mãos de um particular quando a matéria envolver direitos disponíveis.
Escolha a alternativa que compreende apenas as assertivas corretas:
Escolha uma:
a. Todas estão corretas.
Comentário: Sobre todas as assertivas, cabe compreender o que consta no seguinte trecho do artigo comentado: “A importância do processo arbitral de sobressai diante da impossibilidade de suas decisões serem homologadas ou ficarem sujeitas a recursos perante o Poder Judiciário, o que não deixa qualquer dúvida sobre o caráter jurisdicional da arbitragem. A opção das partes pela composição do conflito por meio da arbitragem, não possui qualquer contexto de afronta à jurisdição una consagrada no inciso XXXV do art. 5º da Constituição Federal. Isto porque, as partes apenas abdicarão de uma decisão estatal passando-as para as mãos de um particular quando a matéria envolver direitos disponíveis”.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas II estão corretas.
e. Apenas III está correta.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Qual foi o primeiro método de heterocomposição utilizado para resolução de conflitos adotado historicamente?
Escolha uma:
a. Mediação.
b. Conciliação.
c. Arbitragem.
Comentário: O primeiro método de heterocomposição utilizado para resolução de conflitos adotado historicamente é a Arbitragem. Videoaula 03.
d. Judiciário.
e. Negociação.
Feedback
A resposta correta é: Arbitragem..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No tocante à admissibilidade da Arbitragem na Administração Pública, analise as assertivas a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.