Buscar

PBL - Anatomia 2°Bimestre

Prévia do material em texto

PBL - Anatomia 2°Bimestre
Nome: Júlia Claro Cortez de Oliveira - Enfermagem 
Questões
1) Quais são as porções do estomago? Descreva detalhando suas funções. 
2) Descreva a anatomia interna do estomago. 
3) Descreva o mecanismo de refluxo gastroesofágico. 
Resposta
1) Ele é dividido em quatro partes: cárdia, fundo, corpo e piloro.
Cárdia: Corresponde a transição entre esôfago e estômago. Nessa região existem glândulas secretoras de muco. A porção da cárdia recebe esse nome porque fica muito próxima ao coração, separada dele somente pelo diafragma
Fundo e Corpo: O fundo corresponde a curvatura superior do estômago. O corpo situa-se entre o antro pilórico e o fundo e compreende cerca de ⅔ do volume total do estômago. O fundo e o corpo são responsáveis por secretar suco gástrico e muco. A porção central do corpo, onde ocorre a secreção de enzimas digestivas que se misturam com o bolo alimentar; O fundo é a porção mais alta, que serve com reservatório
Piloro: Situa-se na porção inferior do estômago. O piloro é caracterizado por uma válvula muscular que faz a comunicação entre o estômago e o intestino delgado. O piloro regula a passagem do bolo alimentar, impedindo que passe prematuramente ao intestino delgado. O relaxamento de sua musculatura permite a passagem do conteúdo estomacal para o duodeno.
2) Ele é um dos órgãos que integram o tubo digestivo. É caracterizado como uma bolsa de paredes musculosas.
É nele que ocorre uma importante etapa do processo digestivo. Nele, existem glândulas que produzem o suco gástrico, responsável por envolver os alimentos em digestão e transformar o bolo alimentar em quimo. 
A parede é revestida por epitélio produtor de muco. A mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco para sua proteção contra as agressões do suco gástrico, que é bastante corrosivo por ser ácido.
O epitélio do estômago sofre invaginações, denominadas de fossetas gástricas, onde são encontradas as glândulas. A parte muscular do estômago é composta por células musculares lisas.
3) Refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. Os alimentos são mastigados na boca passam pela faringe, pelo esôfago e caem no estômago, localizado no abdômen. Entre o esôfago e o estômago, existe uma válvula que se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico penetre no esôfago, pois a mucosa que o reveste não está preparada para receber uma substância tão irritante.

Continue navegando