Buscar

sistema respiratório

Prévia do material em texto

Nome: Fernanda Saldanha da Rosa
Sistema respiratório
1. Nomeie cada ima das estruturas:
Laringe, traqueia, brônquios, bronquiolos, alvéolos
2. Cite as funções do sistema respiratório
Levar O² as células e remover o CO² produzidos pelas mesmas, chama-se troca gasosa
3. Estruturalmente, como se divide o sistema respiratório?
Superior: cavidade nasal, faringe e estruturas associadas; Inferior: laringe, traqueia, brônquios e pulmões
4. funcionalmente, como se divide o sistema respiratório?
Parte condutora: Consiste em uma série de cavidades e tubos
interligados, tanto fora quanto dentro dos pulmões nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, brônquiolos e bronquíolos terminais, que filtram, aquecem e umedecem o ar, conduzindo-os para dentro dos pulmões. PARTE RESPIRATÓRIA: São tecidos no interior dos pulmões nos quais ocorre a troca gasosa entre o ar e o sangue :bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
5. Fale, detalhadamente, sobre cada uma das estruturas do sistema respiratório.
Cavidade Nasal (nariz): A cavidade nasal é a escavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a Narina e um posterior denominado Coanas. Essas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e aquecido.
Faringe: Tubo que começa nas coanas (abertura nasal posterior), e estende-se para baixo no pescoço. Situa-se atrás das cavidades nasais a frente das vértebras cervicais. Funciona como uma passagem de ar e alimento. É dividida em três regiões anatômicas: asofaringe, Orofaringe e Laringofaringe.
Laringe: Órgão curto que conecta a faringe com a traqueia, situa-se na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais.
FUNÇÕES: Atua como passagem para o ar durante a respiração; Produz som (voz);Impede que o alimento entre nas estruturas respiratórias.
Traqueia: Tubo de 10 a 12,5 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro.
Faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Situa-se medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita. O arcabouço da traqueia é constituído aproximadamente por 20 anéis cartilagíneos, que são denominados cartilagens traqueais. Internamente é forrada por mucosa, e o epitélio é ciliado, facilitando
a expulsão de mucosidades e corpos estranhos. Inferiormente se bifurca em 2
brônquios principais: direito e esquerdo. A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência antero-posterior que recebe o nome de carina da traqueia, e serve para acentuar a separação dos 2 brônquios.
Brônquios: Brônquios são duas ramificações da porção final da traqueia que penetram nos pulmões. São divididos em direito: mais largo e mais curto e em menor ângulo. Emite 3 brônquios lobares: superior, médio e inferior e esquerdo: possui calibre menor e mais comprido. Se divide em 2 brônquios lobares: superior e inferior.
Bronquíolos: são ramificações dos brônquios que terminam nos
alvéolos pulmonares. Apresentam a mesma constituição da traqueia.
Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem a minúsculos túbulos denominados Ductos Alveolares. Esses ductos terminam em estruturas microscópicas, com forma de uva chamados Alvéolos.
Os alvéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias, cuja função é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar, alvéolo-pulmonar.
Alvéolos: Bolsas de ar ricamente vascularizada= hematose.
Pulmões: Estendem-se a partir do diafragma, onde está sua base até um pouco acima das clavículas, seu ápice. Possui o hilo pulmonar, onde saem e entram nervos, artérias, veias e brônquios. É dividdio em: Direito: é maior e contém 3 lobos: superior, médio e inferior.
Esquerdo: é menos e contém 2 lobos: superior e inferior.
Pleuras: Membranas serosas que envolvem os pulmões e revestem as paredes da cavidade torácica. Pleura visceral mantém contato com o pulmão; Pleura parietal reveste as paredes. Possui aproximadamente 10ml de líquido seroso que às mantém unidas. Esse líquido lubrifica e facilita o deslocamento entre elas.
6. O que é o bulbo? E qual sua função? 
O controle da respiração é realizado pelo centro respiratório localizado no Bulbo raquidiano, que se caracteriza principalmente nas concentrações de gás carbônico presente no sangue. Quando a concentração de gás carbônico está alta a consequência é a frequência respiratória aumentar. Do contrário quando a concentração do gás carbônico esta baixa a frequência cai 
7. Fale sobre a inspiração e a expiração. 
Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu abaixamento. Os músculos intercostais também se contraem fazendo com que as costelas se levantem. Isso faz com que o tórax aumente de tamanho e a pressão interna dos pulmões torne-se menor que a externa. Com a redução da pressão intrapulmonar, o ar acaba entrando pelas vias respiratórias e chegando até os alvéolos para que ocorram as trocas gasosas. Expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias. Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma. Diferentemente do que ocorre na inspiração, há uma redução do volume da caixa torácica, que volta ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, o que faz com que a pressão interna fique maior que a externa. O aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo. 
8. O que é hematose?
Hematose é um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Esse processo é fundamental para garantir o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico. O gás oxigênio é utilizado pelas nossas células para a realização da respiração celular, processo no qual a célula consegue produzir energia.

Continue navegando