Buscar

TRABALHO SOBRE RECURSO ADESIVO

Prévia do material em texto

16
17
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE DIREITO
ANDRESSA SLONGO 
BRUNO HERATH
RECURSO ADESIVO:
Conceito, hipóteses legais e especificidades
SÃO LEOPOLDO 
2020
RECURSO ADESIVO: 
1.1 Conceito de Recurso Adesivo: 
O recurso adesivo não é uma nova espécie de recurso, mas sim, apenas uma forma de interposição admissível na apelação, no recurso extraordinário ou no recurso especial, conforme previsto no artigo 997, § 2º, inciso II, do CPC. Sendo que, esse remédio processual refaz o direito de recorrer especificamente em casos de sucumbência recíproca. 
Humberto Theodoro Júnior
, leciona que o recurso adesivo é facultado à parte que não recorreu no devido tempo da decisão que provocara sucumbência recíproca. Logo, o recurso adesivo se submete a todos os pressupostos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade do recurso principal. 
Como o recurso adesivo é subordinado ao recurso principal, em casos de desistência do recurso principal ou até mesmo se for considerado inadmissível, o recurso adesivo não será reconhecido, em razão de que é inteiramente subordinado e associado ao recurso principal. Além disso, se o recurso principal for deserto, o recurso adesivo não subsistira e em casos que o recurso principal seja intempestivo, o recurso adesivo também será intempestivo. 
No entanto, frisamos que no Tribunal de Justiça, cada recurso será julgado de forma independente, ou seja, cada um tem um julgamento próprio. Aliás, devido a essa forma independente, o recurso principal pode não ter êxito em seu julgamento e o recurso adesivo pode ter êxito, mesmo que seja subordinado ao recurso principal. 
Portanto, entende-se que o objetivo do recurso adesivo é proporcionar que a parte que decaiu em proporções mínimas e em uma questão não muito relevante, reflita sobre a necessidade da interposição de um recurso autônomo/próprio. Além disso, a outra finalidade do recurso adesivo é permitir que a parte contraria reflita sobre a interposição do recurso principal, sendo assim, percebemos que se trata de um efeito psicológico.
Conforme o artigo 997, § 2º, do Código de Processo Civil, o recurso adesivo fica subordinado ao recurso independente, sendo-lhe aplicáveis as mesmas regras desse quanto aos requisitos de admissibilidade e julgamento no tribunal. Sendo assim, o prazo para interposição do recurso adesivo é de quinze dias úteis, ou seja, é o mesmo lapso temporal de que a parte dispõe para apresentar contrarrazões ao recurso principal.
A forma procedimental do recurso adesivo é caracterizada pelo recebimento do recurso principal pelo Juízo de primeiro grau, que abrira vista e intimará a parte contraria para apresentar contrarrazões no prazo de quinze dias úteis, momento em que a parte vai interpor o recurso adesivo. Esclarecemos, que as contrarrazões e o recurso adesivo são duas peças diferentes, ou seja, o recurso adesivo é interposto por petição própria. 
Contudo, diferente do Código de Processo Civil de 1973, o Novo Código de Processo Civil não menciona nada especificamente sobre o preparo nos recursos adesivos, porém, a nova lei menciona o preparo como um dos requisitos gerais do recurso, sendo necessário também nos recursos adesivos.
� JÚNIOR, Humberto Theodoro. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 3. 52ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. p. 1079.

Continue navegando