Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA PROCESSOS LICITATÓRIOS, CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO CÓD: 513454 DATA: 03/07/2020 UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização (GPU19)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX- CÓD: 513452-
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O julgamento das propostas é o momento que praticamente finaliza a licitação pública, pois é nesta etapa que se identificará o vencedor do processo licitatório, de acordo com o edital. De acordo com essa afirmativa, descreva o procedimento de julgamento das propostas previsto na legislação.
	Resposta Esperada:
O julgamento das propostas é o momento em que a comissão de licitação abre os envelopes dos habilitados, em ato público, e julga se as propostas estão de acordo com o edital, confrontando-as e identificando a mais vantajosa para a administração pública. Após isso, o vencedor terá direito subjetivo à adjudicação e estará qualificado para firmar o contrato com o ente. A legislação prevê também que, em caso de empate das propostas apresentadas, deverá ser realizado o sorteio como critério de desempate, sempre em ato público e amplamente divulgado.
	2.
	O governador do Estado de Santa Catarina, em razão das fortes chuvas que causaram enchentes e deslizamento de encostas de morro nos municípios do Vale do Itajaí, deixando 300 famílias desabrigadas, decretou estado de calamidade pública em oito municípios. Em razão do decreto, os prefeitos desses municípios realizaram contratações sem o devido procedimento licitatório a fim de garantir alimento, abrigo, remédios e segurança às famílias afetadas. Disserte sobre o tipo de contrato celebrado pelos municípios, discutindo se os prefeitos agiram de maneira correta em dispensar a licitação.
	Resposta Esperada:
Conforme o art. 24, inciso IV, da Lei 8666/93, é dispensável a licitação nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos. Portanto, no caso hipotético, justifica-se a dispensa de licitação. O tipo de contrato é de "Fornecimento" é aquele que se destina a aquisição de bens móveis necessários à consecução de serviços administrativos, que neste caso trata do fornecimento de bens móveis emergenciais necessários a fim de atender às necessidades emergenciais das famílias afetadas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais