Buscar

FÓRUM EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM EMPREENDEDORISMO
ALUNA: GESSILENE FERREIRA DOS ANJOS
· Meu caro aluno, sua tarefa neste fórum avaliativo é apresentar um texto que comente sobre as vantagens do sistema de franchising para o franqueador e as vantagens do sistema para o franqueado.
É importante entender que as vantagens para o franqueador e franqueado são bem parecidas, independentemente do ramo de atuação (venda de produtos ou serviços).
Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Vantagem para o franqueado, credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado. Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de beneficiar-se da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes. Vantagem para o franqueador, economia com propaganda. Os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede e, com isso, haverá uma redução substancial nos investimentos e ainda será possível melhorar a qualidade da publicidade. Além disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de compras da rede e ao investimento nos ativos fixos (como máquinas, equipamentos e instalações), que também sofrem uma redução pela quantidade necessária. Melhor planejamento dos custos de instalação, Em uma franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra e especificar máquinas e equipamentos. Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão.
O sistema de franchising permite que o franqueado tenha o Know-how de toda a operação (como fazer), sistemas de gestão e acesso às campanhas de Marketing da empresa franqueadora, que é dona do modelo de negócio.
Do ponto de vista do mercado, tais vantagens são bem interessantes para o empreendedor, pois reduzem custos futuros com relação a tais aspectos.

Outros materiais